segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ronaldo revela 'votos' ao prêmio da Fifa: Messi e Del Bosque


Se ganhar o troféu de melhor do ano nesta segunda-feira, argentino vai superar o Fenômeno, que é recordista, com três premiações

Por SporTV.com Zurique, Suíça

Três vezes ganhador do prêmio de melhor jogador do ano, Ronaldo deverá perder o posto de recordista da premiação concedida da Fifa. Isso se depender da opinião do próprio Fenômeno, que revelou que votaria no camisa 10 do Barcelona como o vencedor da edição 2012. Os vencedores serão anunciados nesta segunda-feira, em Zurique (Suíça), com transmissão ao vivo do SporTV a partir das 16h (de Brasília).

- Para jogador, votaria no Messi. E (para treinador) votaria no (Vicente) Del Bosque. Porque conheço muito bem ele. Treinei com ele no Real Madrid. É um cara fantástico. É uma cara que simplifica muito a maneira de treinar - afirmou Ronaldo em entrevista ao SporTV.

Messi tem a possibilidade de ganhar o prêmio de melhor jogador do ano pela quarta vez consecutiva, tornando-se assim o maior vencedor da história da premiação, criada pela Fifa em 1991. Ronaldo, Zidane e Messi são os maiores vencedores, com três prêmios cada um. O brasileiro venceu em 1996, 97 e 2002. O camisa 10 francês foi eleito em 1998, 2000 e 2003. O argentino ganhou as três últimas edições (2009, 2010 e 2011).

O craque do Barcelona disputa o troféu com Cristiano Ronaldo e Iniesta. Votam na eleição treinadores e capitães das seleções dos 209 países filiados à Fifa, além de 49 jornalistas escolhidos pela revista "France Football".

Além de Ronaldo, outros quatro brasileiros conquistaram o troféu: Romário (1994), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005) e Kaká (2007).

Preferido por Ronaldo para ser eleito o melhor treinador do ano, Vicente del Bosque conquistou em 2012 o título da Eurocopa no comando da seleção da Espanha. Treinador do Fênomeno no Real Madrid em 2002 e 2003, Del Bosque disputa o troféu com o português José Mourinho (Real) e com o espanhol Josep Guardiola (ex-Barcelona).

O Brasil tem dois representantes na disputa. Neymar luta pelo bicampeonato do Prêmio Puskas, concedido ao autor do gol mais bonito do ano. O santista concorre com o gol marcado diante do Internacional, na Vila Belmiro, em jogo da Taça Libertadores. E Marta tenta levar pela sexta vez o troféu de melhor jogadora do ano. A brasileira tem como concorrentes as americanas Alex Morgan e Abby Wambach.


Ronaldo, Zurique (Foto: Reprodução / Instagram)Ronaldo já está em Zurique para participar da Festa de Gala da Fifa (Foto: Reprodução / Instagram)

FONTE:

Nenhum comentário: