Dentre as
preferidas do bicampeão mundial estão a travada pista montada nas ruas
de Mônaco e o veloz e desafiador circuito de Spa-Francorchamps. Confira a
lista
Por Felipe Siqueira e Marcelo CourregeSão Paulo
Fernando Alonso, de 32 anos, é um dos pilotos mais
experientes do grid da Fórmula 1. Bicampeão mundial, o espanhol venceu
32
corridas, anotou 22 poles e subiu ao pódio 95 vezes. Ao longo de 12
temporadas,
já teve a oportunidade de guiar em 27 diferentes circuitos. E em
entrevista ao
GLOBOESPORTE.COM, o piloto da Ferrari apontou quais são as suas cinco
pistas
preferidas. Dentre os escolhidos, traçados bem distintos, desde o
charmoso, mas travado circuito de Mônaco, até o desafiador
Spa-Francorchamps.
Fernando Alonso vence o GP da Malásia de 2012 com a
Ferrari (Foto: Getty Images)
Sepang tem valor sentimental para Alonso. Foi lá que o espanhol fez sua primeira pole e subiu pela
primeira vez ao pódio, com o terceiro lugar em 2003, e uma das pistas onde tem
mais vitórias, três. Projetado por Herman Tilke, responsável pelos desenhos de
todos os circuitos que entraram na F-1 nos últimos anos, o palco do GP da
Malásia desde 1999, é um dos
traçados mais longos da categoria, com 5,543 km de extensão.
- É o circuito onde consegui minha primeira pole, meu
primeiro pódio. Tenho grandes recordações. É tecnicamente muito difícil, com
várias zonas muito diferentes, que tem que estar sempre muito concentrado.
GP
da Malásia de 2003 marca primeira pole e primeiro pódio
de Fernando
Alonso. Em primeiro, Kimi Raikkonen, seguido
por Rubens Barrichello
(Foto: Getty Images)
Circuito Internacional de Sepang - GP da Malásia:
Primeiro GP: 1999
Extensão: 5,543km
Recorde da pista: 1m34s223 – Juan Pablo Montoya (2004)
Maiores vencedores: Fernando Alonso, Michael Schumacher e Sebastian Vettel - 3
Números de Alonso:
Corridas: 12
Vitórias: 3
Pódios: 5
Poles: 2
Melhores voltas: 1
Fernando Alonso vence o GP de Mônaco de 2007 pela
McLaren (Foto: Getty Images)
O GP de Mônaco é o mais charmoso da Fórmula 1. Enquanto os
pilotos aceleram na pista, o público VIP prestigia a corrida dos luxuosos hotéis
e iates de Monte Carlo. Apesar do clima, nem todos os pilotos curtem se arriscar
a centímetros dos muros das estreitas ruas do principado. Porém, para Alonso, é
justamente esse desafio, juntamente com a atmosfera de glamour, que o estimula.
- É um circuito em si muito especial. Você tem que ser um
dez para conduzir, porque sempre está mudando durante o fim de semana e é
preciso estar no limite. E é um fim de semana fantástico, com toda atmosfera
que se vê em Mônaco.
Circuito
de Mônaco:
Primeiro GP: 1950
Extensão:
3,340km
Recorde da pista: 1m14s439 – Michael Schumacher (2004)
Maior vencedor: Ayrton Senna - 6
Números
de Alonso:
Corridas: 12
Vitórias: 2
Pódios: 4
Poles: 2
Melhores voltas: 1
Fernando Alonso, Ferrari, no GP do Japão, em Suzuka (
Foto: Getty Images)
O circuito de Suzuka, no Japão, tem uma particularidade que
o difere de todos os outros do calendário: uma sobreposição no traçado que
o faz ser percorrido metade no sentido horário e a outra metade no sentido
anti-horário. Além disso, tem trechos sinuosos de alta velocidade, como a
sequência da “Curva do S”, que são uma atração à parte.
- É rápido, que faz ser o circuito mais técnico, com as
curvas rápidas mais exigentes de todo o campeonato.
Circuito de Suzuka - GP do Japão:
Primeiro
GP: 1987
Extensão 5,807km
Recorde da pista: 1m31s540 – Kimi Raikkonen (2004)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6
Números de Alonso:
Corridas: 10
Vitórias: 1
Pódios: 4
Poles: 0
Melhores voltas: 1
Alonso diante da desafiadora e famosa curva Eau Rouge.
Piloto nunca venceu na Bélgica (Foto: Getty Images)
Spa é unanimidade entre os pilotos. Costuma-se
brincar que 11 a cada dez competidores têm o palco do GP da Bélgica como seu
preferido. Trechos de altíssima velocidade em um terreno de altura irregular, intercalados
com fortes freadas como a “La Source” fazem de Spa uma das pistas mais
desafiadoras do calendário. A grande atração é a famosa “Eau Rouge”, uma curva
de alta feita em subida, com ponto de tangência cego, na qual o desafio dos
pilotos da F-1 é percorrê-la de pé embaixo. Apesar de gostar do circuito,
Alonso não tem bom retrospecto em Spa, onde nunca venceu.
- Gosto de Spa, como quase todos os pilotos. É um circuito
de sete quilômetros, com subidas, descidas, curvas rápidas, curvas lentas.
Portanto, Spa é um circuito total. Tem tudo dentro.
Circuito
de Spa-Francorchamps – GP da Bélgica:
Primeiro GP: 1950
Extensão
7,004km
Recorde da pista: 1m47s263 – Sebastian Vettel (2009)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6
Números de Alonso:
Corridas: 10
Vitórias: 0
Pódios: 3
Poles: 0
Melhores voltas: 0
Circuito de Marina Bay, palco do GP de Cingapura,
única corrida noturna da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
Montado nas ruas localizadas às margens de Marina Bay, o
circuito de Cingapura não é conhecido por curvas desafiadoras – a maioria é
simples, em formato de 90º – nem trechos
velozes. Porém, tem uma peculiaridade que lhe dá todo um charme: é o único GP
do calendário disputado integralmente à noite. E para transformar noite em dia,
são necessárias 1.500 lâmpadas, num total de 2.000 watts de potência.
Curiosamente, foi em Cingapura que Alonso conquistou uma polêmica vitória em
2008, quando foi beneficiado pela batida proposital de Nelsinho Piquet, a mando
do chefe da Renault na época, Flávio Briatore.
- É circuito muito, muito difícil. Um circuito muito longo e
com a particularidade de se correr à noite. Essa mudança de horário, essa
mudança de rotina, faz de Cingapura um fim de semana espetacular.
Alonso vence o polêmico GP de Cingapura de 2008, marcado
pela batida de Nelsinho Piquet (Foto: Getty Images)
Circuito
de rua de Marina Bay – GP de Cingapura:
Primeiro GP: 2008
Extensão 5,065km
Recorde da pista: 1m48s574 – Sebastian Vettel (2013)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 3
Números de Alonso:
Corridas: 6
Vitórias: 2
Pódios: 5
Poles: 1
Melhores voltas: 2
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/12/top-5-fernando-alonso-elege-os-seus-circuitos-favoritos-na-formula-1.html