Equipe austríaca
demora no pit stop e permite que britânico da Mercedes tome ponta.
Felipe Massa larga em 14º e pontua em 10º. Felipe Nasr se choca com
companheiro
Por GloboEsporte.com
Monte Carlo, Mônaco
A
chuva que caiu pela manhã em Mônaco e parou no meio da corrida
transformou a 6ª etapa da Fórmula 1 em um jogo de xadrez a 300 km/h.
Para vencer nas apertadas ruas do Principado em um asfalto que secava a
cada volta, seria preciso achar o momento certo para as trocas de pneus.
E foi com uma estratégia ousada e uma pitada de sorte que
Lewis Hamilton
partiu do 3º lugar no grid para vencer pela primeira vez no ano e
espantar o azar. Enquanto os concorrentes optaram por trocar os pneus de
chuva pelos compostos intermediários na primeira parte da prova, o
inglês da
Mercedes preferiu se manter na pista o máximo possível e trocar direto para os de pista seca, economizando um pit stop.
Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez
no pódio do GP de Mônaco (Foto: Getty Images)
Mas
apesar do “pulo do gato”, o triunfo de Hamilton não seria possível não
fosse um vacilo da RBR. Pole position, Daniel Ricciardo liderava a
prova, mas em sua segunda parada nos boxes, os mecânicos austríacos não
estavam prontos. O tempo perdido foi suficiente para o australiano
voltar logo atrás de Hamilton
(confira o lance no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).
O piloto da RBR ainda tentou dar o bote, mas levou um "fechadão" do
rival da Mercedes e não teve mais chances. Após a corrida, o famoso
sorriso largo de Ricciardo deu lugar a uma inédita cara amarrada de
insatisfação com o erro do time. Semblante que contrastava com a
felicidade de Sergio Pérez, que surpreendentemente fechou o pódio após
largar em oitavo com a Force India. Foi a 44ª vitória de Hamilton, dono
do carro #44, na carreira. É a segunda vez que o britânico vence no
Principado.
Partindo
da 14ª posição, Felipe Massa conseguiu seu objetivo de marcar pontos. O
brasileiro acertou ao colocar pneus de pista seca mais cedo, ganhou
diversas posições e fechou a zona de pontuação em décimo, deixando para
trás o parceiro de Williams, Valtteri Bottas, que optou por três pit
stops, cruzou em 11º, mas levou uma punição por uma batida em Esteban
Gutiérrez e acabou caindo para 12º.
Já o duelo de Felipe Nasr
com o companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, virou briga dentro da
pista. Na metade final da corrida, o jovem brasileiro recusou a
orientação da equipe de dar passagem para o sueco. Ericsson, então,
forçou a ultrapassagem e os dois acabaram batendo e abandonando logo
depois. Após a prova, o sueco assumiu o erro e pediu desculpas. Outros
acidentes marcaram a corrida, como a batida do vencedor da etapa
anterior, Max Verstappen (RBR), o choque de Daniil Kvyat (STR) em Kevin
Magnussen (Renault) e o toque no muro do finlandês Kimi Raikkonen
(Ferrari).
Daniel Ricciardo é fechado por Lewis Hamilton
e reclama (Foto: Reuters)
Líder
do
campeonato, Nico Rosberg teve um domingo apático. E atípico. Partindo
de segundo, o
alemão não imprimiu bom ritmo na chuva e precisou deixar o caminho
livre para Hamilton. Além disso, perdeu posições para Sebastian Vettel
(Ferrari) e Fernando Alonso (McLaren) nos pit stops, para Nico
Hulkenberg (Force India) nas voltas finais e acabou apenas em sétimo,
quase levando uma volta do companheiro de Mercedes. Apesar do mau
resultado, Rosberg tinha tanta vantagem na tabela que segue como líder,
com 106 pontos. Com a vitória, porém, Hamilton pulou para a
vice-liderança com 82 pontos e agora está a 24 do alemão, diferença
menor que a pontuação de um vencedor.
Confira a classificação completa.
Ou seja, no GP do Canadá, daqui a duas semanas, se ele vencer e Rosberg quebrar, assume a ponta do campeonato.
Veja o calendário.
VOANDO BAIXO: RBR jogou vitória no MediterrâneoFÁBIO SEIXAS: Vitória dá novo fôlego para Hamilton no Mundial
Cantor Justin Bieber bebeu champanhe de
Lewis Hamilton em Mônaco (Foto: Reuters)
RESULTADO DO GP DE MÔNACO
CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA 2016
Largada -
A previsão de chuva se confirmou. E por questões de segurança, por
causa da pista molhada e dos apertados muros do Principado, a direção de
prova optou por realizar a largada sob safety car.
2/78 -
Enquanto os pilotos faziam fila atrás do carro de segurança, Daniil
Kvyat enfrentava problemas com sua STR. O russo parou nos boxes, chegou a
trocar o volante e voltou para a pista.
4/78 -
Pouco depois, Kvyat voltou aos boxes, mas apesar dos mecânicos estarem
preparados, ele passou direto pelo pit lane e retornou para a prova.
Enquanto isso, Hamilton era um dos pilotos que pedia a saída do safety
car e o começo efetivo da corrida..
7/78 - Após
sete voltas atrás do safety car, finalmente a direção de prova autorizou
a largada. Ricciardo manteve a liderança, seguido por Rosberg,
Hamilton, Vettell e Hulkenberg. Massa, que havia herdado a posição de
Kvyat, era 13º, e Nasr, que largara em último, era o 19º.
8/78 -
Magnussen, da Renault entrou nos boxes e ousou colocar pneus
intermediários. Já seu companheiro Palmer, mesmo com pneus de chuva
extrema, aquaplanou na reta principal e bateu na Sainte Devote,
provocando o acionamento do safety car virtual, onde todos os pilotos
precisam respeitar um limite de velocidade e as ultrapassagens são
proibidas.
10/78 - Duas voltas depois, a direção de prova autorizou a retomada da corrida.
11/78 -
Já com pneus intermediários, contra compostos de chuva extrema dos
primeiros 16 colocados, Button, Magnussen, Nasr e Kvyat passaram a fazer
boas voltas.
12/78 - Mas a pista continuava
traiçoeira, com trilhos secos e o resto ainda muito molhado. Tanto que
Raikkonen escorregou, tocou no muro e danificou a asa dianteira. O
aerofólio prendeu embaixo da roda de sua Ferrari, e o finlandês, sem
conseguir fazer curvas, acabou fechando Grosjean, que também se chocou
com o muro. Kimi abandonou a prova.
13/78 -
Os pneus de chuva ainda eram a melhor opção. E Ricciardo fazia melhor
volta em cima de melhor volta, na casa de 1m36s, depois 1m35s, cerca de
2s mais rápido que os demais concorrentes. Em poucas voltas, o
australiano colocou mais de 10s de vantagem sobre a dupla da Mercedes.
14/78 - Dos ponteiros, Vettel buscou se antecipar aos rivais e parou nos boxes para colocar pneus intermediários.
15/78 -
Com ritmo alto, Rosberg segurava Hamilton. Mas na 15ª volta, o alemão
não ofereceu resistência e deixou a porta aberta para o britânico
assumir a segunda posição. Mostrando que estava sendo segurado pelo
companheiro, Hamilton virou 1m35s na volta seguinte, enquanto Rosberg
virou de 1m40s.
17/78 - Hamilton passou a andar na casa de 1m34s, começando a diminuir a vantagem para o líder Ricciardo.
20/78 -
Com a pista secando gradativamente, após 20 voltas, a maioria dos
pilotos já havia trocado os pneus de chuva pelos compostos
intermediários. Quem ainda não havia trocado aparecia nas seis primeiras
posições: Ricciardo, Hamilton, Rosberg, Sainz, Pérez e Massa, além de
Wehrlein, o 13º.
21/78 - Rosberg parou nos boxes, colocou pneus intermediários e se manteve na terceira posição.
21/78 - Kvyat
e e Magnussem bateram na entrada da reta principal. Os dois vinham se
estranhando há diversas curvas e o russo forçou a ultrapassagem,
terminando no muro com o dinamarquês.
22/78 - Líder, Ricciardo, enfim parou nos boxes e optou por pneus intermediários. Com isso, a liderança provisória passou para Hamilton.
23/78 - Lá
atrás, Verstappen dava um show particular. Largando do fim do grid, o
holandês ia engolindo os adversários e já aparecia na zona de pontuação.
25/78 - O
sol abriu de vez em Mônaco e o asfalto começou a secar ainda mais
rápido. Ainda sem ter feito parada nos boxes, Hamilton vivia o dilema de
pular logo para os compostos de pista seca ou trocar pelos
intermediários. Com os compostos de chuva, o inglês foi rapidamente
alcançado por Ricciardo, mas conseguia imprimir um ritmo suficiente para
se manter à frente do australiano.
27/78 - Com
apenas Hamilton e Wehrlein sem terem feito pit stops, a classificação
era a seguinte: o britânico liderava, seguido por Ricciardo, Rosberg,
Vettel, Hulk, Sainz, Alonso, Gutiérrez, Verstappen e Massa. Nasr
aparecia em 15º
29/78 - Com o asfalto cada vez
mais seco, mas com alguns trechos fora do trilho ainda molhados,
Ericsson foi o primeiro a arriscar colocar os pneus slick. O sueco optou
pelos compostos faixa roxa, os ultramacios, novidade para esta
temporada que estreou nesta etapa.
30/78 - A
parada do sueco foi o sinal. Hamilton, enfim, fez seu pit stop e colocou
pneus ultramacios. Nas voltas seguintes, Rosberg, Pérez, Vettel,
Hulkenberg, Sainz, Verstappen e Button também colocaram compostos para
pista seca. Com isso, Ricciado reassumiu a ponta.
32/78 -
Mas Ricciardo também foi para os boxes colocar pneus de pista seca. Os
mecânicos, porém, não estavam preparados no momento do pit stop e
tiveram que correr para levar os supermacios (faixa vermelha) para o
carro. Com isso, o piloto perdeu muito tempo parado nos boxes,
suficiente para perder a ponta para Hamilton.
35/78 - Após
as paradas para pneus de pista seca, a classificação passou a ser a
seguinte: 1º Hamilton (ultramacio), 2º Ricciardo (supermacio), 3º Pérez
(macio), 4º Vettel (macio), 5º Alonso (supermacio), 6º Rosberg
(ultramacio), 7º Hulkenberg (macio), 8º Sainz (supermacio), 9º Button
(supermacio), 10º Gutiérrez (ultramacio), 11º Massa (supermacio) e 12º
Verstappen (macio).
36/78 - Andando acima do
limite e se arriscando a cada volta, Verstappen perdeu o controle da RBR
ao tocar em uma parte molhada da pista e acabou no muro. O acidente
provocou mais um acionamento do safety car virtual.
37/78 - Na
relargada, Ricciardo partiu para cima de Hamilton. O britânico errou a
entrada da chicane na saída do túnel e permitiu que o australiano
colocasse do lado. Mas Hamilton deu uma fechada, forçando o rival a
frear para evitar o choque. “O que ele fez?”, reclamou Ricciardo pelo
rádio. A direção de prova, porém, decidiu não punir o inglês.
42/78 - Massa deixou Gutiérrez para trás e voltou para a zona de pontuação, em décimo.
50/78 - Nasr
se encontrava em 15º, logo à frente de Ericsson. Pelo rádio, a Sauber
pediu para o brasileiro dar passagem para o companheiro. Ele, porém, se
negou a abrir passagem. O sueco, então, forçou, e os dois acabaram
batendo na Rascasse. O safety car virtual foi acionado novamente. Ambos
tentaram seguir na corrida, mas depois abandonaram.
51/78 -
Lá na frente, Ricciardo tentava se reaproximar do líder Hamilton. O
australiano chegou a colar novamente, mas na sequência perdeu terreno
para o britânico. A dúvida passava a ser se o britânico conseguiria
levar os pneus ultramacios até o fim da prova.
58/78 -
No duelo pela quinta colocação, Rosberg passou Alonso na saída do
túnel, mas cortou a chicane. Por precaução, o alemão preferiu devolver a
posição para o espanhol.
61/78 - A previsão do tempo indicou a possibilidade de chuva a oito voltas do fim.
68/78 - Um grande pedaço de plástico caiu na pista e foi preciso o acionamento de mais um safety car virtual para a retirada do objeto.
70/78 - Confirmando a previsão da meteorologia, começaram a cair alguns pingos de chuva a oito voltas do fim da prova.
74/78 -
Na ponta, Hamilton administrava uma vantagem de 4s para Ricciaddo. Mais
atrás, o quarto colocado Vettel se aproximava de Pérez em busca de um
lugar no pódio.
77/78 - Restando duas voltas, a
chuva começou a apertar um pouco. Ela seguia fina, mas com muros tão
próximos, qualquer erro teria consequências drásticas.
FIM DE PROVA - Apesar
das gotas de chuva, Hamilton levou o carro na ponta dos dedos para
vencer a prova. Ricciardo chegouem segundo, e Pérez completou o pódio.
Vettel, Alonso, Hulkenberg, Rosberg, Sainz, Button e Massa fecharam a
zona de pontuaç
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/05/hamilton-da-pulo-do-gato-conta-com-erro-da-rbr-e-vence-gp-de-monaco.html
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