sexta-feira, 25 de julho de 2014

“É Tois”? Com sobrenome francês, baiano sofre pela gíria de Neymar

Filipe Almeida utiliza sobrenome do bisavô, que tem a mesma grafia da gíria, mas é pronunciado "Toá", e reclama de ser confundido com um fã do atacante do Barcelona


Por Salvador

Neymar apresentação Barcelona (Foto: EFE)Neymar faz o gesto característico na apresentação ao Barcelona (Foto: EFE)

Um antebraço erguido em frente ao tronco encostando o punho cerrado ao outro antebraço, que descansa horizontalmente sobre o primeiro. A representação não fica restrita à linguagem corporal. Ela está sempre acompanhada por uma expressão: “É Tóis!”. É assim que Neymar e seu amigos, os "parças" na linguagem dos boleiros, se relacionam. A gíria ganhou o Brasil e é utilizada por muitos fãs do jogador do Barcelona. Está sempre associada à alegria e à descontração. Mas tem acarretado um pouco de dor de cabeça e desconforto a uma pessoa em especial.

Filipe Gonzaga de Almeida, baiano, estudante de Direito, 22 anos, não tem grande proximidade com o futebol. Torce pelo Palmeiras, mas não acompanha o esporte de perto há um bom tempo. A “corrupção no futebol” fez com que perdesse o prazer de acompanhar os jogos. Acredita que a sociedade precisa se preocupar com muitas outras questões que estão além das quatro linhas. Ficou decepcionado quando, durante a Copa do Mundo, os brasileiros se chocaram mais com a lesão que tirou Neymar do Mundial do que com a queda de um viaduto em Belo Horizonte, que matou duas pessoas. Em sua opinião, dificilmente um jogador pode ser considerado ídolo. Apesar de tudo isso, Filipe Almeida está agora diretamente ligado a um dos maiores ídolos do futebol atual: Neymar.

Os sobrenomes de batismo são Gonzaga de Almeida. Só que Filipe faz parte de uma família de origem francesa. Ao longo dos anos, o laço com a Europa foi sendo perdido, ao menos na nomenclatura. O baiano, entretanto, faz questão de honrar as raízes e, desde pequeno, utiliza o sobrenome do bisavô, José Tois. É aí que se inicia a confusão.

Estudante de direito Filipe Tois não gosta da comparação com gíria utilizada por Neymar (Foto: Arquivo Pessoal)Filipe Tois não gosta da comparação com gíria utilizada por Neymar (Foto: Arquivo Pessoal)

- Os problemas começaram quando ele [Neymar] surgiu com essa gíria. Apesar de não ter "Tois" como meu nome de batismo, sempre utilizei o sobrenome como oficial. Como o Lula e a Xuxa. Mas em meu caso é um nome de família e não um apelido, como o deles. Entre 2010 e 2011, as pessoas começaram a ver de forma diferente. Interpretaram que eu sou um fã de Neymar, o que não sou. Não tenho nada contra ele, mas não sou um fã. Nem admirador dele eu sou – ressalta Filipe.

A grafia do sobrenome e da gíria utilizada por Neymar é a mesma. O que não acontece com a pronúncia. De origem francesa, o sobrenome deve ser pronunciado como “toá”. A forma de falar incorreta, inclusive, é mais um dos desconfortos do estudante de Direito. Até alguns dias atrás, ele se incomodava em situações causadas apenas por amigos. O caso, no entanto, ganhou grandes proporções.

No dia 8 de julho, quando o Brasil enfrentou a Alemanha no Mineirão, Filipe resolveu desabafar na internet. Em sua conta no Twitter, o baiano se mostrou chateado com as mensagens que chegavam em apoio a Neymar e relacionavam seu sobrenome ao jogador.

- Não sei o que o Neymar está passando, mas sei o que eu passo todo dia por esse desgraçado ter inventado uma gíria imbecil com o meu sobrenome – escreveu.

Twitter de Filipe Tois sobre a gíria de Neymar (Foto: Reprodução)
No Twitter, Filipe diz que sofre 
bullying por causa da gíria de 
Neymar (Foto: Reprodução)

A simples postagem transformou Filipe em uma celebridade virtual. As publicações dele não costumavam ser repercutidas. Neste caso, o post ganhou o mundo. Foram mais de nove mil compartilhamentos e quase seis mil curtidas até a noite desta quinta-feira. Querendo ou não, a insatisfação pela gíria criada por Neymar fez com que o baiano ganhasse fama.

- Depois que escrevi o desabafo, tinha mais de 30 retweets. Achei estranho, porque, normalmente, só tenho um ou dois. Ganhei muito seguidor depois disso - revela o estudante baiano.

tiro sai pela culatra

A intenção de Filipe ao fazer o desabafo era de que as pessoas parassem de associá-lo ao atacante. Não queria mais ser visto como um fã de Neymar. Além disso, gostaria que todos passassem a pronunciar corretamente o sobrenome. O “tóis” seria deixado com os parças. O “toá” deveria ser a regra.

Mas não foi assim que aconteceu. Naquela lógica de que apelido bom é aquele de que o dono não gosta, Filipe passou a conviver diariamente com a gíria criada por Neymar. A cada cumprimento dos amigos, a mesma conclusão:

- É Tóis!

A repercussão não parou por aí. Por causa das críticas que faz, Filipe recebeu uma ameaça curiosa. Após postar a foto de uma personagem da série Game of Thrones em uma rede social, foi vítima de um spoiler - quando alguém faz uma revelação de fatos importantes ou, até mesmo, do desfecho de séries, livros, desenhos ou filmes. A “estraga prazer”, que já havia lido o livro que originou a série, ainda deixou um recado.

- Se falar mal de Neymar de novo, eu vou falar mais spoilers – avisou uma seguidora em todas as postagens feitas, até então, por Filipe.

Com ou sem a confusão causada pela gíria propagada por Neymar, o estudante baiano não pretende se separar do sobrenome. Pelo contrário. O desejo de ter o Tois oficialmente é tão grande que ele pretende entrar com uma ação de retificação de registro. Até ter a palavra em sua carteira de identidade, Filipe terá muito tempo para se acostumar às brincadeiras e, quem sabe, também entrar na onda e comemorar com um bem conhecido:


FONTE:

Nenhum comentário: