sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Secopa divulga sistema de avaliação da administração do novo Mineirão


Objetivo é garantir qualidade do serviço prestado, entre outros

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Na semana em que a Minas Arena anunciou o fim da parceria com a Lusoarenas para a gestão do Mineirão, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) de Minas Gerais divulgou nota informando que o contrato de parceria público-privada Governo de Minas com o consórcio responsável pela reforma e administração do estádio determina excelência na prestação de serviços para que o patrimônio público seja operado de forma responsável. A concessão será monitorada pelos próximos 25 anos.

Mineirão (Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação)Mineirão em obras para as copas da Confederação e do Mundo (Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação)

De acordo com o secretário interino da Secopa, a parceria público-privada do Mineirão "foi desenhada de forma tal que, independentemente dos parceiros com os quais a Minas Arena for aliar-se ao longo da concessão, o nível de excelência está assegurado".

A remuneração devida pelo Estado à concessionária está diretamente vinculada ao desempenho da operação mensurada através de notas. Para facilitar essa análise de performance, o documento estipula quatro índices de desempenho: o de qualidade, disponibilidade, conformidade e o financeiro.

O primeiro foi elaborado para retratar através de pesquisas semestrais de opinião a satisfação de quatro partes, quais sejam: público, clubes, federações e imprensa. O segundo índice vai avaliar a disponibilidade do Complexo do Mineirão para a realização de jogos. Qualquer interdição ou suspensão de uso dessas áreas será devidamente reportada. O índice de conformidade inclui normas de segurança e indicadores ambientais. Já o índice financeiro vai detalhar a relação entre a margem operacional final esperada pelo plano de negócio e a receita bruta estimada.

Além do contrato da parceria público-privada, o Estado conta com um segundo instrumento jurídico de acompanhamento da operação do Mineirão pelo consórcio Minas Arena. Para garantir um fiel monitoramento dos 184 itens para avaliação, foi contratada, através de licitação, a auditoria Ernst & Young, que faz o papel de verificador independente dos resultados obtidos pelo consórcio e funciona como um apoio adicional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/08/secopa-divulga-sistema-de-avaliacao-da-administracao-do-novo-mineirao.html

Exemplo vem de casa: irmão de Zé Roberto comanda o vôlei sentado


Inspirado no tricampeão, Fernando Guimarães estreia em Paralimpíadas pensando elevar modalidade adaptada ao nível da convencional

Por Cahê Mota Direto de Londres

O Brasil está longe de ser uma referência no vôlei sentado paralímpico, mas inspiração não falta para que coloque as manguinhas de fora nos Jogos de Londres. Como se não bastasse o resultado do vôlei nas Olimpíadas, com o ouro das mulheres e a prata dos homens, a seleção brasileira masculina tem o exemplo “dentro de casa”. Treinador da equipe, Fernando Guimarães é irmão de ninguém menos que José Roberto Guimarães, campeão na capital britânica há menos de um mês e único tricampeão olímpico do país.

Paralimpícos Fernando GUimarães treinador vôlei sentado (Foto: Gustavo Carvalho / Divulgação)Fernando Guimarães: inspiração no irmão famoso (Foto: Gustavo Carvalho / Divulgação)

Em sua estreia em Jogos Paralímpicos, Fernando deixou a família Guimarães orgulhosa. Com incríveis parciais de 25/5, 25/5 e 25/13, o Brasil despachou Ruanda por 3 sets a 0 e largou na frente no Grupo B. Ao pisar na quadra pela primeira vez, a cabeça do treinador foi longe e o coração bateu mais forte por dar continuidade, em outro movimento, a uma história iniciada pelo irmão há 36 anos.

- Vem um filme na cabeça. É uma inspiração. Cresci vendo o Zé Roberto, que já foi um grande jogador. Ele foi para as Olimpíadas de Montreal-1976 e até brinco com o Escadinha, que é meu amigo, dizendo que se o Zé jogasse até hoje ele nem seria líbero da seleção. O cara defendia muito. Então, cresci com os melhores jogadores do país dentro de casa. Tudo isso é uma inspiração e um grande orgulho.

Ele (Zé Roberto) mandou uma mensagem pelo celular, mas eu nem consegui ler, comecei a chorar"
Fernando Guimarães

Fisioterapeuta, Fernando Guimarães foi percussor ao levar o hipismo para portadores de deficiência para o Brasil. O convite para se envolver com o vôlei sentado partiu do ex-jogador Amauri, prata em Los Angeles-84, ouro em Barcelona-92 e atual presidente da confederação brasileira. Sem pestanejar, ele aceitou e desde então tem no irmão famoso um “auxiliar”.

- Ele me ajuda muito, dá toques quando precisa, pede para ficar mais calmo, porque sou muito nervoso. E tenho como passar isso para os meninos. Mostro os vídeos, falo das coisas, e ninguém mais tem isso. Só o Brasil. É um privilégio.

Antes da estreia, o tricampeão olímpico fez questão de incentivar a equipe brasileira. Uma mensagem foi enviada para Fernando Guimarães, mas chegou com mais precisão aos jogadores. O treinador não aguentou a emoção ao ver as palavras do irmão.

- Ele mandou uma mensagem hoje pelo celular, mas eu nem consegui ler, comecei a chorar. Acabei passando para o pessoal ler para mim.

Paralimpícos Fernando GUimarães treinador vôlei sentado (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)O técnico Fernando Guimarães em Londres
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Medalha é meta ousada

Também ex-jogador, Fernando já trabalhou com José Roberto como fisioterapeuta e “braço” (usado para atacar em treinamentos) em clubes e até mesmo na seleção brasileira. Tanta convivência deu ao treinador a confiança necessária para encarar um desafio complicado: tornar o vôlei sentado brasileiro tão forte quanto o convencional.

- Estamos tentando trazer um modelo que deu certo no vôlei convencional para o esporte adaptado. Não tem outro caminho. Falo sempre com o Zé que me sinto como nos anos 70, 80, quando técnicos mais novos começaram a mudar a concepção do vôlei. Entraram na parte psicológica, física e tática. Temos que sair do país para perder, perder, perder, até incomodar os caras. Já temos o modelo.

Satisfeito com a estreia, Fernando sabe que uma medalha em Londres é difícil, mas não impossível.

- Estamos chegando como sétima força de 10 equipes, mas do sétimo ao terceiro a diferença é pouca. Estamos começando a jogar certo, a mudar. É o que falo para eles, é pensar em só um jogo. Se jogarmos bem as quartas de final, vamos para jogo de medalha.
Além de Ruanda, o Brasil tem em seu grupo nas Paralimpíadas a China e as superpotências Irã e Bósnia. Prata em Pequim-2008, os bósnios são os rivais de sábado, às 17h (de Brasília), no Centro Excel.

87% concluído, Castelão deve ser entregue 15 dias antes do prazo



Das quatro etapas do Estádio, três já atingiram os 100%. A quarta está com 68% e inclui equipamentos como cobertura, gramado e arquibancadas

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE

A celeridade das obras do Castelão impressiona quem passa pelo seu entorno todos os dias. A pouco mais de três meses do prazo final para entregar o Estádio, 87% das obras já estão concluídos. E os 13% restantes podem ser terminados antes mesmo do previsto.

- Quero antecipar pelo menos 15 dias da data que marquei, que era 30 de dezembro. A gente está fazendo de tudo para conseguir fazer a festa de inauguração no dia 15 - promete o Secretário Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa.

Sobre a inauguração, o secretário não confirmou se haverá um show internacional nem algum clássico de seleções, porém garante que a população cearense terá uma grande festa.

- Neste momento, estou focado apenas nas obras. Mas garanto que vamos celebrar um grande momento. Será uma grande festa - diz.

As especulações dizem respeito à vinda de artistas como Madonna, Paul McCartney e Roberto Carlos, além de jogo do Brasil que deve ser contra Espanha - atual campeã mundial - ou Argentina.

Imagem em 3D da Arena Castelão (Foto: Vigliecca&Associados)Imagem em 3D da Arena Castelão (Foto: Vigliecca&Associados)

Quase tudo pronto

Das quatro etapas do Estádio, três já atingiram os 100%. A quarta está com 68% e inclui equipamentos como cobertura, gramado e arquibancadas. Espaços como quiosques, banheiros e camarotes foram os últimos a serem finalizados.

- Nós atribuímos essa celeridade das obras à força do povo cearense. Temos quase 2 mil homens e mulheres trabalhando, que entenderam a importância dessa obra para o nosso Estado - ressalta Ferruccio.

No fim de setembro, o Estádio já deve receber os primeiros sinais de grama. O terreno para o plantio do gramado já está sendo preparado para, até dezembro, o tapete verde estar completamente pronto na Arena Castelão.

O Castelão é mais adiantado do País e está entre os quatro maiores para a Copa, além de ser o maior do Norte-Nordeste. Nas Copas do Mundo e das Confederações, Ceará sediará, ao todo, nove partidas. Três delas - duas no Mundial e uma em 2013 -, com a presença já confirmada da Seleção Brasileira. Dependendo do desempenho do time, ainda poderá haver outros jogos na Terra do Sol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2012/08/87-concluido-castelao-deve-ser-entregue-15-dias-antes-do-prazo.html

Luxa cutuca: 'Palmeiras ganhou Copa do Brasil em 5 minutos'


Técnico do Grêmio lembra confronto na semifinal e diz que minutos finais foram determinantes no título do Verdão

LANCEPRESS! - 31/08/2012 - 14:21 Porto Alegre (RS)

Grêmio x Palmeiras - Copa do Brasil - Luxemburgo (Foto: Ricardo Rímoli)
O Grêmio x Palmeiras da tarde deste sábado será o quarto confronto do ano. No mata-mata, melhor para os paulistas. Na Copa do Brasil, melhor para os gaúchos. No entanto, a eliminação do Tricolor na semifinal ainda não saiu da cabeça de Vanderlei Luxemburgo. O técnico disse que precisa tomar cuidado às 18h30, no Pacaembu, mas que o Verdão ganhou o título em cinco minutos contra sua equipe.

No primeiro jogo da semi, o Palmeiras marcou o primeiro aos 43 minutos do segundo tempo. Barcos fechou o 2 a 0 aos 45. A isso se refere a análise de Luxa.

E MAIS 

> Grêmio minimiza problemas do Palmeiras e espera dificuldades
> Elano e Gilberto Silva são baixas



- Palmeiras levou a Copa do Brasil em cinco minutos, essa é a verdade. Nos dois gols que fez aqui no Olímpico. Os outros jogos foram normais, de gente que tem qualidade. Vai ser jogo igual, complicado. Se não cometermos o erro daqui, vai ser tão difícil para o Palmeiras quanto para a gente. Podemos ganhar lá - disse o comandante tricolor.

Na zona de rebaixamento, o Palmeiras tem 16 pontos ganhos e ocupa a 17ª colocação. Até pela situação, ainda que não possa deixar a zona, já que está a quatro pontos do Figueirense, Luxemburgo espera um jogo complicado.

- Tenho que me preocupar com ele (Barcos), com o Assunção (o volante, porém, não joga pois está se recuperando de uma cirurgia no joelho direito). Temos que nos preocupar, muitos podem fazer a diferença. Eles tem jogadores de qualidade. Estamos preocupados com o time como um todo. É um cla´ssico. Eles vão jogar porque estão precisando. Nós também. Não tem jogo fácil. Vamos lá em São Paulo e teremos dificuldades - avaliou.

O Grêmio viaja à tarde para São Paulo. O time não está confirmado, mas terá as baixas de Elano, com desconforto muscular na coxa esquerda, e Gilberto Silva, desgastado fisicamente. Marquinhos e Naldo devem continuar na equipe, já que jogaram contra o Vasco.

Bruninha vence e fica a uma vitória das semifinais no tênis de mesa


Brasileira de 17 anos sonha ser olímpica em 2016, no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Bruna Alexandre, a Bruninha, conquistou a única vitória brasileira no tênis de mesa nesta sexta-feira nas Paralimpíadas de Londres e agora está a um jogo das semifinais da classe 10, para amputados. A catarinense derrotou a francesa Audrey Le Morvan por 3 a 1 e vai enfrentar a australiana Melissa Tapper.

Bruninha tem 17 anos e sonha se classificar tanto para os Jogos Paralímpicos quanto para os Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. A inspiração é a polonesa Natalia Partyka, campeã  paralímpica em Atenas-2004 e Pequim-2008. Ela disputou Sydney-2000 com apenas 11 anos.

Bruna Alexandre tênis de mesa Paralimpíadas de Londres (Foto: Reuters)Bruninha vai disputar vaga nas semifinais neste sábado (Foto: Reuters)

FONTE:


Capixaba Aretha Wichelo retorna ao Vasco após título no vôlei chileno


Ponteira nascida em Itapemirim, que também joga vôlei de praia, revela que quer seguir os passos dos capixabas medalhistas olímpicos nas areias

Por GLBOESPORTE.COM Rio de Janeiro, RJ

Apontada como um dos fenômenos do vôlei de quadra e de praia da categoria juvenil no Brasil, Aretha Wichelo, de 19 anos, ponteira do Vasco da Gama, está caminhando para um futuro brilhante no esporte.

No último domingo, a capixaba, que iniciou sua carreira no projeto “Viva Esportes” da cidade de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, conquistou a liga profissional de vôlei do Chile pela equipe do Boston College, onde esteve durante um mês, emprestada pelo Vasco, a convite do presidente da Federação de Vôlei do Rio de Janeiro, Reinaldo Souto. Além do título inédito da equipe chilena, Aretha foi eleita a melhor jogadora da competição.

- Fui sem conhecer ninguém porque a proposta que fizeram era muito boa e viajei para conquistar o título. Dei o melhor de mim na competição e estou muito feliz por ter conquistado a liga, que foi muito difícil, já que disputei contra meninas mais velhas do que eu - comemora a 'pé-quente', campeã sobre o Clube Manquehue com o placar de 3 sets a 0: 25/18, 25/23 e 25/18.

Embora seja acostumada a sobreviver longe dos pais, já que desde os 13 anos de idade, mora com primos, no Rio de Janeiro, a itapemirinense viveu uma nova experiência no Chile.
- Só consegui conversar no portunhol com as meninas porque no meu quarto tinha uma peruana, uma americana e as demais meninas eram chilenas. Elas tinham que falar devagar, que assim dava para entender - contou aos risos.

Para o coordenador de vôlei e técnico do juvenil do Vasco, Frederico Lima, Aretha terá uma carreira de muito sucesso.

- A passagem dela no Chile foi importante para ela e para o clube. Aretha disputou uma liga muito forte, enfrentou muitas equipes, recebeu bem para jogar e voltou campeã. Esse foi o primeiro passo de uma carreira profissional.Ela é uma de nossas principais atletas do vôlei e sem dúvidas vai trilhar uma carreira de sucesso no esporte - comentou Frederico Lima.

Aretha Wichelo, jogadora do Vasco (Foto: Arquivo Pessoal)Capixaba Aretha Wichelo conquistou um título no Chile e foi eleita a melhor jogadora (Foto: Arquivo Pessoal)

Tradição capixaba no vôlei de praia

Aretha também esbanja muito talento nas areias. Ela participa do Circuito sub-21 Banco do Brasil de Vôlei de Praia e terminou o primeiro semestre de 2012 na segunda colocação do ranking geral da categoria. Ciente da responsabilidade de continuar representando bem seu estado, que tem medalhistas olímpicos, como Fabio Luiz (prata em Pequim), Alison (prata) e Larissa (bronze), em Londres, a cruz-maltina garante muita dedicação, para quem sabe, poder participar da próxima Olimpíada.

- Gosto muito do Alison e tenho ele como exemplo de jogador e de pessoa. Também conheço o Fábio Luiz, inclusive ele é da minha cidade. Fábio é um amor de pessoa. Só a Larissa que não conheço pessoalmente, mas admiro muito também. Espero seguir o mesmo caminho dos três, que são exemplos para mim. Vou trabalhar cada vez mais e mais pelas conquistas e espero um dia, conseguir disputar uma Olimpíada também – frisou.

A capixaba iniciou carreira no projeto “Viva Esportes” de Itapemirim, depois teve passagens pela seleção de Campos (RJ), AABB Tijuca, Grajaú, Flamengo e defende o Vasco desde o início de 2012. A jovem é campeã panamericana e vice-campeã mundial de vôlei de praia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/twitter-tulio-maravilha-avisa-estar-pronto-para-estreia-dia-15.html

Via Twitter, Túlio Maravilha avisa estar pronto para estreia dia 15


Atacante conta que corre 10km por dia na praia e faz um trabalho de duas horas na academia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Entusiasmado com a reta final para o projeto "Túlio a 1000", o atacante avisou via Twitter que está preparado fisicamente para sua estreia, dia 15 de setembro, contra o Tupi, em Juiz de Fora. O ídolo do Botafogo, de 43 anos, comentou sobre sua rotina de treinamentos.

- Todos os dias treino na academia 2 horas por dia e à tarde corro 10km na praia. Não vejo a hora de chegar dia 15. Estou pronto!...

Túlio realizou exames médicos no início desta semana e deve iniciar o trabalho de campo na próxima semana, com um time sub-23 montado especialmente pelo clube para o projeto "Túlio a 1000 - 7 gols de Solidariedade". De acordo com as contas do próprio atleta, ele tem 993 gols na carreira.


Túlio Maravilha faz exames no Botafogo (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Túlio Maravilha durante a realização dos exames (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)

FONTE:

Solteira, Sharapova faz nova vítima em 58 minutos e avança às oitavas


Russa perde apenas sete games em suas três primeiras partidas

Por SporTV.com Nova York

Maria Sharapova aumentou, nesta sexta-feira, sua trilha de devastação no US Open. Em apenas 58 minutos, a atual número 3 do mundo derrotou a convidada americana Mallory Burdette (252 do ranking) por 6/1 e 6/1 e conquistou com tranquilidade uma vaga nas oitavas de final do Grand Slam americano. Ao fim da partida, a bela russa confirmou aos jornalistas que não está mais noiva do jogador de basquete Sasha Vujacic.

Maria Sharapova tênis US Open 3r (Foto: Reuters)Maria Sharapova faz sua terceira vítima em Nova York  (Foto: Reuters)

Depois de três partidas, a ex-número 1 do mundo acumula apenas sete games perdidos. Na estreia, fez duplo 6/2 sobre a húngara Melinda Czink. Na segunda rodada, aplicou 6/0 e 6/1 em cima da espanhola Lourdes Dominguez Lino. Sharapova agora aguarda sua próxima adversária, que sairá do jogo entre a também russa Nadia Petrova (22) e a tcheca Lucie Safarova (17). Quem vencer será a primeira cabeça de chave no caminho da favorita.

Na entrevista coletiva, Sharapova foi indagada sobre seu relacionamento com o jogador de basquete Sasha Vujacic e revelou que os dois não estão mais noivos. O rompimento aconteceu na primareva (do hemisfério norte), segundo a tenista.

- Foi obviamente uma decisão difícil para nós dois. Vivemos um ótimo período, mas os calendários diferentes e as viagens faziam com que nos encontrássemos muito pouco. Ainda adoraria chamá-lo de amigo - declarou.

Sharapova e Vujacic começaram a namorar em 2009, quando o esloveno atuava pelo Los Angeles Lakers, da NBA. Em dezembro de 2010, o atleta teve de deixar a Califórnia, já que foi negociado com o New Jersey Nets. Em julho de 2011, Vujacic assinou com o Anadolu Efes, da Turquia, e deixou os Estados Unidos, onde mora Sharapova.

Número 1 na mira

Campeã do US Open em 2006 e atual dona do troféu de Roland Garros, Sharapova pode sair de Flushing Meadows com o posto de número 1 do mundo. Para isso, ela precisa conquistar o título e torcer para que a atual líder, Victoria Azarenka, não passe das quartas.

Blog Saque e Voleio: saiba mais sobre a briga pelo número 1 do mundo

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/em-58-minutos-sharapova-faz-nova-vitima-e-vai-oitavas-em-nova-york.html

Botafogo cede atletas à delegação paralímpica do Brasil em Londres


Em parceria com o Instituto Superar, Alvinegro terá um atleta no remo e mais oito com a Seleção de futebol de 7

LANCEPRESS! - 30/08/2012 - 18:41 Londres (ING)

Instituto Superar/Botafogo (Foto: Divulgação)
O Botafogo terá seus representantes nos Jogos Paralímpicos de Londres, que começaram nesta quarta-feira. Em parceria com a ONG Instituto Superar, o Glorioso terá nove atletas defendendo as cores do Brasil durante as competições.

Na Seleção Brasileira de futebol de 7 - uma adaptação para atletas com paralisia cerebral -, o Botafogo tem oito dos 12 jogadores que formam a equipe. O time brasileiro da modalidade nunca conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos, embora já tenha conquistado a prata em Atenas-2004.

Já no remo, o Botafogo é representado por Isaac Ribeiro, que competirá no skiff duplo misto, ao lado de Josiane Dias. A dupla foi vice-campeã da modalidade na Copa do Mundo deste ano, realizada em Belgrado, na Sérvia.

- A parceria entre Botafogo e Instituto Superar foi um passo importante para transformar o Rio na capital mundial do paradesporto. O Botafogo tem uma história vitoriosa, assim como os atletas paralímpicos. Temos uma grande expectativa em relação ao desempenho deles e a confiança de que irão bem. Mas, com medalhas ou não, eles são vencedores na vida - afirmou Marcos Malafaia, presidente do Instituto Superar.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-delegacao-paralimpica-Brasil-Londres_0_764923708.html

Verdão na zona de rebaixamento: erros que podem custar muito caro


GLOBOESPORTE.COM mostra os principais equívocos em 2012
que colocam o Palmeiras entre os piores do Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Em crise, afundado na zona do rebaixamento com 16 pontos, quatro a menos que o Bahia, 16º colocado e primeiro time fora do grupo que hoje cairia para a Segunda Divisão, o Palmeiras que agoniza em campo reflete uma série de erros de planejamento. São pelo menos sete pecados capitais que explicam o fato de o Verdão - campeão da Copa do Brasil e com vaga garantida na Taça Libertadores de 2013 -  ocupar a zona da degola, preocupadíssimo com o risco de uma nova queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Barcos, Portuguesa x Palmeiras (Foto: Levi Bianco / Agência Estado)Barcos lamenta contra a Portuguesa: o retrato da fase do Verdão (Foto: Levi Bianco / Agência Estado)

Veja abaixo os sete erros do Verdão e entenda o que o time precisa fazer para corrigi-los a tempo de se livrar do rebaixamento:

1) Priorizar uma competição – Com a cabeça na Copa do Brasil, o Palmeiras foi campeão, mas deixou o Brasileirão completamente de lado em suas rodadas iniciais. Quando tentou reagir, não encontrou forças e estacionou na 17ª posição na primeira rodada do segundo turno do torneio nacional. O time terá agora a Copa Sul-Americana pela frente, competição em que está nas oitavas de final e enfrentará o vencedor do duelo entre o Guaraní, do Paraguai, e o Millonarios, da Colômbia. Seria o caso de abrir mão da competição internacional e voltar as forças apenas para a recuperação do Brasileirão? A decisão será de Luiz Felipe Scolari.

2) Permitir o vazamento de assuntos internos – Quem mais luta contra o Palmeiras está dentro do próprio clube. Assuntos dos mais delicados, como a suposta ressaca de João Vítor num dia de treinamento, chegam quase que instantaneamente aos ouvidos da imprensa – o que raramente ocorre nos rivais Corinthians, Santos e São Paulo. Em 2011, Felipão já havia reclamado publicamente do problema, mas agora diz ter encontrado o informante.

3) Ter um técnico em rota de colisão com a arbitragem – Sim, Felipão tem um problema com os árbitros. Ele mesmo já admitiu isso várias vezes, insinuando que seria essa a causa de o Palmeiras sofrer com tantos erros dos juízes. Pode ser, claro, apenas uma coincidência. Mas tem muito torcedor achando que os árbitros estão de marcação com Felipão. Entre as maiores polêmicas está a reclamação após a derrota diante do Bahia, adversário direto contra o rebaixamento, na Arena Barueri.

4) Não ter boas peças de reposição – Como vários outros times na Série A, o Palmeiras sofre com desfalques por lesões ou suspensões. A diferença está nas peças de reposição. Muricy Ramalho, técnico do Santos e quatro vezes campeão brasileiro nos pontos corridos, sempre diz que é preciso ter dois bons jogadores para cada posição. O Palmeiras, porém, não conta com um bom reserva para posições importantes, como as duas laterais. Atualmente, apenas Artur e Juninho estão disponíveis para o setor. Cicinho foi vendido para o Sevilla, e Fernandinho, que vinha atuando improvisado no meio de campo, foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo e só vai voltar aos gramados no ano que vem.

5) Ser dependente das bolas paradas de Assunção – O pé direito de Marcos Assunção foi determinante na conquista da Copa do Brasil, mas, quando o volante se contundiu - o retorno aos treinos só deve acontecer daqui a três semanas -, o Verdão se viu numa difícil situação: o que fazer sem a consagrada jogada de bola parada?

Valdivia, do Palmeiras, sente lesão em jogo contra o Santos (Foto: Reprodução / TV Globo)Valdivia sente lesão contra o Santos, na primeira
fase do Paulistão (Foto: Reprodução / TV Globo)

6) Carecer de um armador de confiança – Valdivia e Daniel Carvalho, em tese, são os armadores do Palmeiras. Em tese, porque durante a maior parte da temporada o time não pôde contar com algum deles. Enquanto o primeiro luta contra lesões musculares e vê seu nome sempre envolvido em polêmicas e possíveis transferências, o segundo trava uma comovente briga com a balança, na qual, aparentemente, ele tem sido derrotado impiedosamente. Sem armador fica difícil.

7) Reforços de segunda linha – Betinho fez o gol do título da Copa do Brasil? Fez. Mas algum palmeirense realmente achou que ele poderia ser um jogador de confiança no elenco? Além do esforçado atacante, o Verdão faz apostas em atletas de clubes de menor expressão. Foi assim com Leandro Amaro, João Vitor, Artur, Mazinho e agora com Tiago Real, que chega ao clube com contrato válido por quatro anos após defender o Joinville na Série B do Brasileirão.

Clique e veja mais vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/08/verdao-na-zona-de-rebaixamento-erros-que-podem-custar-muito-caro.html

Peixe recusa nova oferta por Ganso e estuda dossiê contra o São Paulo


Valor foi de R$ 30 milhões, mas Peixe segue exigindo o pagamento integral da multa rescisória, que é de R$ 53 milhões

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo

Ganso (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Ganso, durante treino do Santos, no CT Rei Pelé
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

O Santos anunciou, na noite desta quinta-feira, que recusou a nova proposta feita pelo São Paulo, horas antes, pelo meia Paulo Henrique Ganso, nesta quinta-feira. A nova oferta foi de R$ 30 milhões. O Peixe segue irredutível: quer o valor integral da multa rescisória, que é de R$ 53 milhões. Irritados, alguns membros da diretoria santista estudam a possibilidade de enviar um dossiê para a Fifa reclamando da postura do São Paulo.

O Santos soltou nota confirmando a recusa e dando novas alfinetadas na diretoria tricolor, assim como há havia feito após a primeira proposta, feita na quinta-feira passada.

- Lamentamos a insistência do São Paulo FC em enviar propostas com cifras muito abaixo do valor da multa, ignorando a nota oficial do Santos FC. Mais ainda: um dia depois do São Paulo ter desistido da negociação em conversa telefônica entre o seu diretor Adalberto Baptista e o membro do Comitê de Gestão do Santos FC, Pedro Luiz Nunes Conceição. Por conta disso, tal como da primeira investida, rejeitamos liminarmente a segunda proposta encaminhada - diz a nota, assinada pelo presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. 

Desta vez, porém, a nota não critica Ganso. Pelo contrário. No documento, Laor diz se solidarizar com o meia, chamado de mercenário por torcedores durante o jogo contra o Bahia, na última quarta, na Vila Belmiro (veja no vídeo abaixo). Nesta quinta, houve pichação no muro do CT Rei Pelé

- O clube aproveita a oportunidade para manifestar total apoio a Paulo Henrique Ganso por conta das manifestações ocorridas ao final da partida contra o Bahia, na noite de ontem. Continuamos confiando no talento e na identificação do jogador com a camisa do Santos, que permanece sendo um ídolo do clube - diz a nota de Laor. 

Dossiê na Fifa e aumento para Ganso?
A possibilidade existe, foi discutida, mas não está fechada. Os santistas que querem a formalização de um dossiê contra o São Paulo, para ser enviado à Fifa, citam a veiculação de informações de que o Ganso já tem salário acertado com o São Paulo e o fato de Ney Franco ter declarado que já anda "rabiscando campinhos" com o meia na equipe, tudo isso às vésperas de jogos importantes do Santos. Fontes da diretoria santista garantem que se o São Paulo continuar insistindo, vão levar o caso para a Fifa. Eles entendem que o Santos está sendo desrespeitado e jamais tomariam atitude igual com algum jogador do Tricolor. 

Dirigentes do Santos e o camisa 10 se reuniram no CT Rei Pelé. No encontro, a diretoria afirmou a Ganso que o São Paulo teria desistido de sua contratação e que o Peixe estaria disposto a lhe dar um aumento para que ele cumprisse seu contrato, que vence em fevereiro de 2015. 

no jogo de ontem foram lamentáveis e o São Paulo viu por bem fazer uma nova oferta.

saiba mais

O São Paulo, no entanto, não havia desistido. E fez a nova proposta, no valor de R$ 30 milhões, que inclui os 45% dos direitos econômicos a que o Santos tem direito e os outros 55% do Grupo DIS. O Peixe, porém, continua exigindo o pagamento integral da multa rescisória, que é de R$ 53 milhões.

- Fizemos uma nova proposta hoje à tarde (nesta quinta) assinada pelo presidente Juvenal Juvêncio e pelo diretor Adalberto Baptista. Melhoramos substancialmente os valores apresentados na primeira oferta e fizemos essa proposta primeiro porque queremos contar com um atleta de grande qualidade, mas também para desmentir a informação que veio de Santos, que falava que o SP tinha desisitido. Não desistimos do atleta - afirmou o vice-presidente tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Segundo o dirigente são-paulino, os protestos que Ganso sofreu na Vila Belmiro também motivaram o clube tricolor a insistir no negócio (a primeira oferta, de R$ 10,7 milhões foi rejeitada pelo Santos na última sexta-feira).

- As cenas vistas 
O Tricolor e diretores do Grupo DIS, investidora que detém 55% dos direitos econômicos do meia, se reuniram nesta quinta para traçar nova estratégia e tentar viabilizar a contratação. Em seguida, enviaram a nova proposta ao Peixe.
O grupo de investidores é favorável à transferência e já acertou, inclusive, o salário que Ganso receberia no Morumbi. O Santos, porém, bate o pé e assegura que o jogador só sai pela multa e que não adianta o São Paulo negociar separadamente com o Alvinegro e o grupo investidor. Para o Peixe, a multa precisa entrar integralmente em seus cofres. Depois, repassaria a parte que cabe ao DIS.

Desde 2010, a novela se arrasta. O jogador não tem aceitado as propostas feitas pelo Santos, argumentando que nenhuma atende a seus interesses. Hoje, Ganso é um dos jogadores de menor salário entre os titulares: R$ 130 mil mensais. Fontes do clube alvinegro garantem que a última proposta santista é R$ 420 mil (R$ 300 mil de salários e mais R$ 120 mil como garantia mínima de eventuais publicidades), mas que o jogador pediu R$ 1 milhão mensais (R$ 850 mil de direitos de imagem e mais R$ 150 mil na carteira de trabalho). O estafe do jogador garante que os dois valores são irreais: a oferta santista é bem mais baixa e o jogador jamais pediu tanto.

Atualmente, Ganso possui quatro patrocinadores pessoais e recebe mais dinheiro com eles do que com os vencimentos vindos do Peixe.

Ainda segundo pessoas que trabalham com o atleta, não está descartada a possibilidade de aumento na segurança do jogador, em virtude dos protestos da torcida direcionados ao camisa 10. Tal medida, inclusive, seria discutida ainda nesta quinta-feira com Ganso. O jogador se diz tranquilo, mesmo com todos os últimos acontecimentos. No entanto, a impressão de quem o conhece é de que o meia está, sim, assustado com os últimos acontecimentos.

Ganso tem cinco jogos pelo Peixe no Campeonato Brasileiro e pode fazer mais uma partida antes de estourar o limite para poder atuar por outro clube da Série A.

*Adilson Barros, Alexandre Lozetti, Marcelo Hazan e Marcelo Prado

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/08/santos-recusa-nova-proposta-do-sao-paulo-pelo-meia-ganso.html

Torcedores invadem treino do Inter, pedem garra e agridem jornalistas


Colorados reclamam do momento do time. Vice de futebol Luciano Davi minimiza: 'Não vi nada de mais, nem vi ninguém ser tão agredido assim'

Por Tomás Hammes Porto Alegre

Invasão Torcida do Internacional (Foto: Wesley Santos / Gazeta Press)Torcedor coloca capuz para não ser identificado
(Foto: Wesley Santos / Gazeta Press)

Mais um dia de tensão no Inter. Após um torcedor discutir com o lateral Kleber no desembarque do clube na última quinta-feira, os colorados voltaram a demonstrar sua insatisfação com o momento da equipe. Um grupo de 60 torcedores invadiu as dependências do Beira-Rio em obras na tarde desta sexta-feira para protestar. Durante a manifestação, chegaram a agredir membros da imprensa.
A confusão principal começou quando os torcedores encontraram uma entrada para o campo do Beira-Rio, onde se localizava o Portão 8. Já em frente ao gramado, no espaço destinado à reforma do estádio, o grupo ficou indignado com a presença de dois jornalistas que fotografavam o episódio.

- Imprensa, não! Sem imagem!

O repórter do GLOBOESPORTE.COM foi agredido com dois socos, um no peito e outro no braço direito. Outro jornalista recebeu empurrões dos torcedores. Logo após a abordagem, os seguranças do clube se aproximaram e os protestantes deixaram o local.
Questionado, o vice-presidente de futebol Luciano Davi minimizou o incidente e até citou o futuro estádio do maior rival, o Grêmio.

- Não vi nada de mais, nem vi ninguém ser tão agredido assim. Tem muita gente querendo nos derrubar, mas não vai conseguir. Precisamos estar fortes, juntos. A Arena do Grêmio está pronta. Todo estádio pronto eleva a estima. O nosso não está pronto ainda, vai ficar ano que vem. É preciso ter paciência.

Torcedores do Inter fazem protesto no Beira-Rio (Foto: Tomas Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Torcedores do Inter fazem protesto no Beira-Rio (Foto: Tomas Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

Combinado por meio de redes sociais, o protesto começou por volta das 15h30h, quando estava programado o início do treino. Os colorados começaram a reclamar, ainda no antigo estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os torcedores soltavam foguetes e gritavam palavras de ordem.

Já dentro do complexo, passaram por trás da Capela Nossa Senhora das Vitórias e mantiveram o protesto. Poucos metros depois, conseguiram entrar em uma parte do estádio que está aberta em razão das obras para a Copa de 2014, xingando o presidente Giovanni Luigi, e cantando a música “Seja mais guerreiro, isso é Inter, não é Grêmio”.

Após a agressão aos jornalistas, os manifestantes seguiram para a parte externa do Beira-Rio até a polícia os dispersar do complexo. Os jogadores só começaram os trabalhos às 16h40min.

O Inter é o sétimo colocado, com 31 pontos. Nos últimos 12 pontos disputados, venceu apenas um. Enfrenta, neste domingo, o Flamengo, no Beira-Rio. O técnico Fernandão está pressionado no cargo, apesar das insistentes entrevistas da direção, garantindo a sua permanência.

Torcedores do Inter fazem protesto no Beira-Rio (Foto: Tomas Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Cerca de 60 torcedores participaram do tumulto (Foto: Tomas Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:

Bellucci e Feijão caem diante de favoritos e dão adeus nas duplas


Radek Stepanek e Leander Paes avançam às oitavas de final no US Open

Por SporTV.com Nova York

Thomaz Bellucci e João Souza, o Feijão, estão fora da chave de duplas do US Open. Os brasileiro foram derrotados nesta sexta-feira, na segunda rodada, por Radek Stepanek e Leander Paes. Cabeças de chave número 5 da modalidade, tcheco e indiano, respectivamente, aplicaram 7/5 e 7/6(3) e se classificaram para as oitavas de final.

O Brasil continua representado nas duplas por Bruno Soares, que forma parceria com o austríaco Alexander Peya, e por Marcelo Melo, que joga com o croata Ivan Dodig. Os dois mineiros ainda disputarão a segunda rodada do US Open.

Paes e Stepanek esperam seus próximos adversários, que sairão do jogo entre Jesse Levine (EUA) / Marinko Matosevic (AUS) e Jonathan Marray (GBR) e Frederik Nielsen (DIN).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/bellucci-e-feijao-caem-diante-de-favoritos-e-dao-adeus-nas-duplas.html

No dia do 30º aniversário, Roddick anuncia que deixará as quadras


Sem estar fisicamente 100%, americano encerrará carreira após o US Open

Por SporTV.com Nova York

Andy Roddick encerrará a carreira depois de sua participação no US Open. O americano, que não vem conseguindo jogar com plenas condições físicas, fez o anúncio de sua aposentadoria nesta quinta-feira, dia em que também comemora seu 30º aniversário.

- Acho que é a hora. Acredito que não tenho físico nem motivação para jogar mais um ano. Pensei o ano inteiro que saberia quando chegasse aqui (em Nova York). Quando joguei minha primeira rodada, eu soube - disse Roddick, em coletiva convocada de última hora.

Andy Roddick tênis US Open coletiva aposentadoria (Foto: Getty Images)Roddick fez o anúncio em uma coletiva convocada de última hora (Foto: Getty Images)

Ex-número 1 do mundo e campeão do US Open em 2003, Roddick é o atual 22º colocado no ranking mundial e ainda está vivo no torneio. Nesta sexta-feira, a partir das 20h (de Brasília), ele entra em quadra na segunda rodada para enfrentar o australiano Bernard Tomic (43 do mundo).
Desde o começo da temporada, o americano veio enfrentando questões físicas. Em janeiro, durante o Australian Open, Roddick abandonou sua partida de terceira rodada contra Lleyton Hewitt por causa de dores na coxa. Ele voltou às quadras em fevereiro, mas não conseguiu bons resultados.

Em março, Roddick viveu um de seus melhores momentos da temporada, e derrotou Roger Federer na terceira rodada no Masters 1.000 de Miami. No dia seguinte, porém, o americano não estava em boas condições físicas e foi facilmente superado pelo argentino Juan Mónaco. Após o revés, o veterano afirmou que estava fora de forma.

Roddick, então, sofreu seis derrotas seguidas antes de ganhar um convite de última hora para o ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra. Lá, encontrou seu tênis e conquistou o título, derrotando o italiano Andreas Seppi na final.

Embora sem sofrer uma lesão séria, o americano não conseguiu reencontrar o ótimo preparo físico que o fez terminar nove temporadas consecutivas entre os dez primeiros do ranking mundial. Mesmo assim, conquistou seu segundo título na temporada no ATP 250 de Atlanta, em julho. Número 1 de novembro de 2003 a janeiro de 2004, Roddick encerra a carreira com 32 títulos. O mais importante deles foi o US Open de 2003. Ele também foi vice-campeão do Torneio de Wimbledon três vezes: 2004, 2005 e 2009.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/no-dia-do-30-aniversario-roddick-anuncia-que-deixara-quadras.html

Diante da torcida, Venus reage tarde e cai para Kerber na segunda rodada


Americana acorda no segundo set, mas perde por 6/2, 5/7 e 7/5 para alemã

Por SporTV.com Nova York

Diante da torcida em Nova York, Venus Williams não resistiu ao maior volume de jogo da alemã Angelique Kerber, número 6 do mundo, e acabou eliminada do Us Open na segunda rodada. A americana (46ª) abusou dos erros no primeiro set, se recuperou no segundo, mas voltou a falhar na última parcial e amargou a derrota por 2 sets a 1 (6/2, 5/7 e 7/5), depois de 2h45m de partida. Na próxima fase em Flushing Meadows, Kerber vai encarar a bielorrussa Olga Govortsova, que bateu a britânica Johanna Konta por 2/6, 6/2 e 7/5.

Kerber, Tenis, Us Open (Foto: Agência Reuters)Kerber em ação: alemã tem trabalho, mas vence Venus e avançar em Nova York (Foto: Agência Reuters)

Semifinalista do Us Open em 2011, Kerber surpreendeu a americana na primeira parcial e não deixou que ela ganhasse nenhum saque. Dominando as ações e mais veloz nos golpes, Kerber aproveitou a falta de ritmo de Venus, que cometeu 5 duplas-faltas e 15 erros não-forçados, para vencer o set em 6/2, com tranquilidade.

Venus, US Open, Tenis (Foto: Agência Reuters)Venus Williams lamenta a derrota para Kerber e
a eliminação na segunda rodada (Foto: Reuters)

No set seguinte, Kerber conseguiu a quebra no primeiro game, confirmou na sequência, mas viu a americana devolver na mesma moeda para empatar e fazer 3/2. Quando parecia que Venus iria deslanchar, a alemã fez 3/3 e conseguiu nova quebra para assumir a ponta (4/3).

A partir daí, foram erros de ambos os lados no serviço. Venus conseguiu a quebra, não confirmou na sequência, mas devolveu outra vez: 5/5. Sacando firme, a americana venceu o 11º game e virou para 6/5. Pressionada, a alemã não conseguia encaixar seus saques com velocidade. Irritada e demonstrando um pouco de cansaço, Kerber exagerou nos erros e viu a rival crescer, obter a quebra e fechar em 7/5.

Após início equilibrado de terceiro set, Venus aproveitou as falhas de Kerber no serviço para quebrar o saque da alemã e abrir 4/2. Mas a alemã respondeu à altura. Garantiu a quebra em seguida e sacou para empatar: 4/4. Depois de salvar dois break-points, a americana fez 5/4, mas Kerber confirmou o seu serviço para deixar tudo igual e ganhar moral. Nervosa, Venus abusou dos erros não-forçados (45 durante o jogo) e teve o saque quebrado. E sentiu o golpe para valer. A alemã, por sua vez, mostrou perseverança, venceu o set por 7/5 e se garantiu na terceira rodada da competição.

Serena vence fácil e segue na luta pelo título


Por tranquilos 2 sets a 0 (parciais de 6/2 e 6/4) a irmã de Venus teve melhor sorte nesta quinta. Serena Williams derrotou a espanhola Maria José Martínez Sánchez e passou para a terceira rodada. A adversária da americana será a russa Ekaterina Makarova que eliminou a compatriota Elena Vesnina por 6/3 e 6/4.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/diante-da-torcida-venus-reage-tarde-e-cai-para-kerber-na-segunda-rodada.html

Federer bate alemão em sets diretos e vai à terceira rodada em Nova York


Número 1 do mundo, suíço passa fácil por Bjorn Phau com 6/2, 6/3 e 6/2

Por SporTV.com Nova York

O suíço Roger Federer avançou sem maiores dificuldades à terceira rodada do Us Open. Nesta quinta-feira, o número 1 do mundo derrotou o alemão Bjorn Phau (83º do ranking) por três sets (6/2, 6/3 e 6/2), após 1h30m de partida. O próximo rival de Federer em Flushing Meadows vai ser o espanhol Fernando Verdasco, que derrotou o seu compatriota Pablo Andújar, por 3 sets 2, com parciais de 4/6, 1/6, 76 (7/5), 6/3 e 7/5. (Confira os pontos finais)

Jogando à vontade e variando bem seus golpes, Federer quebrou o serviço de Phau no quarto game após dupla-falta e abriu 3/1. Agressivo nos ataques, o suíço confirmou na sequência com uma poderosa esquerda após salvar break-point. A partir daí, administrou a vantagem no placar para fechar o primeiro set em 6/2 com um belo voleio, em 32 minutos.

Federer, Tenis, Us Open (Foto: Agência Reuters)Federer em ação: vitória sobre Bjorn Phau e classificação para a terceira rodada (Foto: Agência Reuters)

Após um início equilibrado no segundo set, Federer conseguiu a quebra no sexto game depois de erros bobos do alemão e abriu 4/3. Tranquilo e impondo seu jogo em quadra, o número 1 do mundo deslanchou de vez. Sacando firme e usando bem o smash, fez 6/3 após 29 minutos.

Campeão do Us Open de 2004 a 2008, o suíço manteve a pegada no set seguinte. Quebrou o serviço de Bjorn no primeiro e no quinto game. Neste último, Federer aplicou winner espetacular de direita sem dar chances de devolução. O alemão virou presa fácil para o suíço, que apenas confirmou o favoritismo ao fechar em 6/2 para avançar em Nova York.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/federer-bate-alemao-em-sets-diretos-e-vai-terceira-rodada-em-nova-york.html

Stosur vence décimo jogo seguido em NY, faz dancinha e vai às oitavas


Atual campeã derrota americana e vai encarar Laura Robson ou Na Li

Por SporTV.com Nova York

Samantha Stosur parece mais à vontade a cada dia que passa em Nova York. Nesta sexta-feira, a atual campeã do US Open voltou a vencer, garantiu uma vaga nas oitavas de final e fez até comemorou dançando após o jogo. A vítima do dia foi a americana Varvara Lepchenko (32 do mundo), e as parciais do jogo foram 7/6(5) e 6/2.

Samantha Stosur tênis US Open 3r (Foto: Reuters)Samantha Stosur faz a festa ao conquistar a vaga nas oitavas de final do US Open (Foto: Reuters)

Atual sétima colocada no ranking mundial, Stosur deixou o mundo do tênis espantado quando derrotou a queridinha da casa, Serena Williams, na final do Grand Slam americano em 2011. A australiana agora acumula dez vitórias consecutivas no complexo de Flushing Meadows.

Com 28 anos, Stosur ainda busca conquistar seu primeiro título em 2012. Na atual temporada, ela alcançou apenas uma final, em Doha, e saiu derrotada por Victoria Azarenka. Na carreira, a australiana já levantou três troféus em simples (Osaka/2009, Charleston/2010 e US Open/2011) e foi vice 11 vezes. Em duplas, Stosur foi campeã 23 vezes.

Sua próxima adversária em Nova York será a inglesa Laura Robson (89). Dois dias depois de surpreender e decretar a aposentadoria de Kim Clijsters, a britânica voltou a derrubar uma favorita. Nesta sexta, a jovem de 18 anos derrotou a chinesa Na Li (8) por 6/4, 6/7(5) e 6/2.

FONTE;
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/stosur-vence-decimo-jogo-seguido-em-ny-faz-dancinha-e-vai-oitavas.html

Rogerinho corre e sua, mas cai em três sets diante do superior Djokovic


Atual campeão do US Open, sérvio avança à terceira rodada em Nova York

Por SporTV.com Nova York

Rogério Dutra Silva fez o que pôde. Correu, suou, gritou... Fez belos golpes e atacou o quanto conseguiu no Estádio Arthur Ashe, o maior do US Open. A diferença de nível técnico entre o brasileiro e Novak Djokovic, entretanto, era grande demais. Número 112 do mundo, Rogerinho venceu apenas cinco games em três sets e jamais ameaçou a vitória do favorito. Por 6/2, 6/1 e 6/2, o atual campeão do torneio avançou sem sustos à terceira rodada.

Dono de nove vitórias consecutivas no complexo de Flushing Meadows, Nole vai encarar na próxima rodada o vencedor do jogo entre o francês Julien Benneteau e o americano Dennis Novikov. Para o Brasil, o resultado significa a continuidade de um jejum que já dura oito anos: desde 2004, o país não tem um representante nas oitavas de final do US Open. O último a vencer dois jogos seguidos em Nova York foi Ricardo Mello.

O começo deixou nítida a diferença entre os tenistas. Enquanto Rogerinho não encontrava ritmo, Djokovic mostrava sua consistência costumeira. O brasileiro sofreu uma quebra de saque no segundo game e só saiu do zero quando o atual campeão já liderava por 3/0. Aos poucos, Rogerinho foi acertando mais seus golpes e colocando mais potência no jogo. O paulista confirmou o saque duas vezes, mas foi quebrado outra vez no oitavo game. Djokovic, que não teve o serviço ameaçado, fez 6/2.

O segundo set viu o brasileiro dar mais trabalho, pelo menos no início. Em um longo segundo game, Rogerinho salvou break points e deixou o placar igual pela primeira vez no jogo: 1/1. Durou pouco. Dois games e três erros depois, o azarão não teve como segurar o número 2 do mundo. Djokovic conseguiu mais uma quebra de saque e deslanchou outra vez. Ao encaixar um bom serviço que Rogerinho devolveu para fora, Nole fechou a parcial em 6/1.

No terceiro set, os dois tenistas viveram um momento de descontração no calor da partida. Rogerinho sacava em 0/2 e 0/30 e soltou um gemido ao devolver uma bola profunda do sérvio. Djokovic, acreditando ter ouvido um grito de um dos juízes de linha, parou de correr atrás da bola. Mesmo com uma rebatida fraca, o brasileiro ganhou o ponto. Depois, ao saber que o gritou tinha vindo do brasileiro, Djokovic riu e seguiu na partida, conseguindo mais uma quebra pouco depois e abrindo 3/0. Cinco games depois, completou a vitória.

Ferrer também avança

Número 5 do mundo e cabeça de chave 4 do US Open, o espanhol David Ferrer confirmou seu favoritismo sem passar sustos nesta sexta-feira. Por 6/2, 6/3 e 7/6(12), o espanhol derrotou o holandês Igor Sijsling (78) e avançou à terceira rodada. Semifinalista do torneio em 2007, o espanhol terá como próximo obstáculo este ano o vencedor do jogo entre o australiano ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt e o luxemburguês Gilles Muller.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/rogerinho-corre-e-sua-mas-cai-em-tres-sets-diante-do-superior-djokovic.html

Márcio termina dupla com Solberg e faz parceria com 'gigante' capixaba


Edson Filipe, de 2,02m e 25 anos, jogará ao lado do medalhista de prata em Pequim 2008. Atleta foi o que mais evoluiu no Circuito Brasileiro em 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Edson Filipe, o Filipão, vôlei de praia (Foto: Geremias Junior)Edson Filipe, o Filipão, é o novo parceiro de Márcio
para a próxima temporada (Foto: Geremias Junior)

A parceria entre Márcio e Pedro Solberg no vôlei de praia durou apenas oito meses. O medalhista de prata em Pequim 2008 anunciou nesta quinta-feira o fim da dupla, mas já arranjou um substituto a altura. O cearense jogará ao lado de Edson Filipe, capixaba de 25 anos que é um dos mais altos da modalidade no país, com 2,02m.

Ao lado de Solberg, Márcio não conquistou títulos, mas chegou bem perto do lugar mais alto do pódio. A dupla foi três vezes segunda colocada - uma na etapa de Salvador do Circuito Brasileiro e duas nas etapas da Áustria e da Polônia do Circuito Mundial. Eles ainda foram bronze no Grand Slam da China.

- Foi um prazer ter jogado com o Pedro. Conseguimos bons resultados em pouco tempo de parceria, mas o nosso projeto era voltado para defender o Brasil nas Olimpíadas de Londres. Com o começo de um novo ciclo, cada um segue o seu caminho e vai atrás de seus objetivos - resume Márcio. Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha foram os representantes brasileiros nos Jogos.

Edson Filipe, mais conhecido como Filipão, tem mostrado, além da estatura, um bom desempenho nas areias. Ele foi considerado o atleta que mais evoluiu no Circuito Brasileiro em 2011.

- O Filipão fez uma ótima temporada em 2011 e vem jogando muito bem também neste ano. As principais duplas do mundo têm apostado nesta mistura de experiência e juventude e tenho certeza que vai dar certo conosco também. O Filipão é um atleta jovem, alto, com grande qualidade técnica e muito tranquilo dentro da quadra - elogia o canhoto Márcio, de 38 anos.

A estreia da dupla esta marcada para o dia 14 de setembro, na primeira etapa do Circuito Brasileiro 2012/2013, em Cuiabá.


Márcio e Pedro Solberg volei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)Márcio e Pedro Solberg não conquistaram títulos nos oito meses de parceria (Foto: Divulgação / FIVB)

FONTE:

Prefeito de Londres e atriz consolam time e se arriscam no vôlei sentado


Boris Johnson e Barbara Windson prestigiaram partida feminina entre Grã Bretanha e Ucrânia, em que a equipe da casa foi derrotada por 3 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

O prefeito de Londres, Boris Johnson, e a atriz Barbara Windsor prestigiaram a partida de vôlei sentado feminino entre Grã Bretanha e Ucrânia, válida pelo Grupo A da fase classificatória das Paralimpíadas. Após a derrota por 3 sets a 0 (parciais de 25/9, 25/20 e 25/14) para a equipe europeia, os dois consolaram as atletas, tiraram fotos e até se arriscaram na modalidade, tentando bater bola sentados no chão na quadra da Arena de Vôlei. (Fotos: Reuters)

Boris Johnson, prefeito de Londres, posando com o time de vôlei nas paralimpíadas (Foto: Reuters)

Barbara Windsor e o prefeito de londres Boris Johnson jogam vôlei sentado paralimpíada 2012 (Foto: Agência Reuters)

Sidão e Dani Lins falam de casamento, filhos e aposentadoria



Casal planeja fazer projeto de vôlei em Taubaté depois da aposentadoria

Por Filipe Rodrigues Taubaté, SP

Há dois anos juntos, o meio-de-rede Sidão e a levantadora Dani Lins já têm todo o futuro desenhado: primeiro virão as medalhas como atleta, depois a aposentadoria e uma vida calma e cheia de filhos em Taubaté, terra de Sidão no interior de São Paulo.

Apesar de morarem juntos há um ano, as palavras ‘casamento' e 'filhos’ ainda são proibidas na vida dos atletas, que só querem colocar os planos em prática após a aposentadoria. Sidão, 30 anos, garante que brigará pelo ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, enquanto Dani Lins, 28, vai além e quer disputar pelo menos mais duas Olimpíadas.

Casal mostra medalhas conquistadas em Londres (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)Casal mostra medalhas conquistadas em Londres (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)

Em entrevista no TCC (Taubaté Country Club), onde Sidão começou a carreira de jogador aos 15 anos, o casal contou sobre o começo do relacionamento, seus planos conjuntos e a sorte que deram de jogar juntos no Sesi-SP.

- O Murilo e a Jaqueline estão juntos há 10 anos e só conseguiram agora jogar um perto do outro. Vontade de casar e morar juntos, nós temos, e planos também. Mas primeiro vamos pensar na nossa carreira.

Sidão contagiou Dani com amor por Taubaté

Medalhas de ouro e prata do casal (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)Medalhas que o casal trouxe de Londres
(Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)

Não é raro Sidão terminar entrevistas com a frase "Valeu Taubaté!". A Terra de Monteiro Lobato e Amácio Mazaroppi só traz boas recordações ao meio-de-rede, que contagiou inclusive a namorada. Dani Lins se considera uma filha de Taubaté.

- É uma cidade tranquila, e em um futuro próximo quero montar minha casinha e criar meus filhos por aqui. A população sempre nos recebe muito bem. A gente vem para cá sempre que tem uma folguinha.

Após deixarem as quadras, três ingredientes não podem faltar: vôlei, Taubaté e filhos. A ideia de Sidão e Dani Lins é criar um projeto de vôlei para desenvolver o esporte na cidade.

- Quem sabe, depois que parar, eu não ajude a desenvolver o esporte aqui. Na minha época, já era difícil a situação. Mas eu acho que a cidade pode ser melhor.

Dani Lins e Sidão visitaram Taubaté e foram tietados (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)Dani Lins e Sidão visitaram Taubaté e foram tietados (Foto: Filipe Rodrigues/ Globoesporte.com)

Dani sofre com exigente professor Sidão

Dani Lins sabe que jogou bem quando chega em casa e não ouve críticas do namorado. Brincando, a levantadora conta que é difícil agradar Sidão, que está atento a todos os movimentos da atleta dentro da quadra.

- Tem vez que termina o jogo, toca meu celular e quando atendo é o Sidão perguntando por que fiz tal jogada e que preciso melhorar. Eu falo: ‘Credo, amor!’. Mas isso é ótimo. Ele é perfeccionista e foi graças às dicas dele que ajudei a seleção feminina a conquistar o ouro em Londres.

Na próxima semana, Dani Lins já pode esperar por mais conselhos do ‘professor’ Sidão. A levantadora voltou a treinar nesta quarta-feira pelo Sesi-SP, onde se prepara a disputa da Superliga Feminina. Já Sidão está de folga até segunda-feira, quando volta para o Sesi-SP para a disputa da Divisão Especial do Campeonato Paulista.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/08/sidao-e-dani-lins-falam-de-casamento-filhos-e-aposentadoria.html