A um mês do início da Copa das Confederações no Brasil, evento que
serve como principal teste para a Copa do Mundo de 2014, as seis
capitais que receberão jogos do torneio não poderão avaliar a maioria
das obras planejadas o Mundial.
Atrasos nos cronogramas, descumprimento de prazos, suspeitas de
irregularidades, mudanças no projeto original e greve de operários são
alguns dos problemas surgidos ao longo dos últimos anos, responsáveis
por fazer da competição um teste apenas dos estádios, três deles ainda
não inaugurados.
A abertura da Copa das Confederações será no dia 15 de junho, em
Brasília, com partida entre Brasil e Japão. A final será em 30 de junho,
no Rio de Janeiro. Ao todo, serão 16 jogos. Além de Brasília e do Rio,
também são sedes Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.
O
G1 fez na última semana um levantamento da situação
das obras visando a Copa de 2014, cinco anos e meio após o anúncio
oficial que confirmou o Brasil como sede e restando pouco mais de um ano
para o início do evento.
A reportagem nas seis capitais realizou um balanço dos projetos de
mobilidade urbana e de acesso aos estádios, das reformas nos aeroportos e
dos outras obras, além de avaliar melhorias na rede hoteleira e no
comércio das cidades. Confira o panorama em cada uma das sedes:
BRT Cristiano Machado é uma das obras que não
ficarão prontas até junho (Foto: Pedro Cunha/G1)
veja situação das obras em BH
Apenas uma das oito obras de mobilidade urbana planejadas para Belo
Horizonte receber a Copa do Mundo de 2014 vai estar concluída em junho,
durante a Copa das Confederações. Além disso, segundo as repórteres
Raquel Freitas e
Sara Antunes,
o turista que visitar a capital mineira encontrará o aeroporto em
obras, contará com serviço restrito de telefonia 4G e poderá enfrentar
problemas no estádio do Mineirão, que foi criticado por frequentadores
em testes realizados até o momento.
Muitas das obras inacabadas deveriam ter sido entregues até o evento
deste ano, conforme o plano inicial, mas só o Boulevard Arrudas, via que
passa por importantes pontos turísticos da cidade e que é importante
para o trânsito, estará concluído e em funcionamento até mês que vem.
Segundo o secretário Municipal Extraordinário da Copa do Mundo, Camilo
Fraga, a maioria dos prazos estourados deve-se a "processos de
desapropriação mais demorados" e "adequações nos projetos".
O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda,
reconheceu que "a Copa das Confederações é acima de tudo um evento-teste
para a Copa do Mundo" e afimou que, mesmo com as obras em andamento, as
intervenções pela cidade não serão obstáculo à acessibilidade de
torcedores.
Vista aérea de trecho da DF-047 onde começaram
obras de acesso ao aeroporto (Foto: Reprodução)
veja situação das obras em Brasília
A única obra no Distrito Federal que deve ficar pronta para o evento é o
Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha. O único jogo na capital
federal será o da abertura, entre Brasil e Japão. Até 8 de maio, as
obras no local estavam 97% concluídas. Nenhuma obra de mobilidade
urbana, no entanto, ficará pronta até o início da competição, de acordo
com levantamento do repórter
Lucas Nanini.
A inauguração do estádio já foi adiada duas vezes. Diversas etapas
foram questionadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O último
levantamento feito pelo Núcleo de Fiscalização de Obras, em abril,
mostrou que a obra recebeu 19 aditivos, que fizeram o valor do estádio
saltar de R$ 696,6 milhões para R$ 1 bilhão.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), anunciado para a Copa do Mundo, só
deve ficar pronto depois da competição, em 2015. O projeto foi retirado
da Matriz de Responsabilidade, documento assinado pelo governo do
Distrito Federal e enviado à Fifa quando a cidade se candidatou como
sede da Copa.
Principal via de acesso ao Castelão tem cenário de
obras a 30 dias de evento (Foto: André Teixeira/G1)
veja situação das obras em Fortaleza
Nenhuma das obras de mobilidade urbana pensadas para facilitar o acesso
à Arena Castelão está pronta. Considerando as quatro vias de acesso ao
estádio, todas em construção ou adaptação, apenas 52% do trabalho foi
realizado. Em uma das ruas, a construção de túneis começou apenas no
último dia 11. No entorno da arena, máquinas e materiais dificultam o
acesso, também prejudicado pela lama ou poeira, como constatou o
repórter
André Teixeira.
O Metrô de Fortaleza ainda funciona em fase de teste, somente pelo
horário da manhã e sem cobrança de passagem, enquanto que o Veículo Leve
sobre Trilho (VLT) está em fase inicial de implantação. Segundo último
balanço divulgado, a reforma do Aeroporto de Fortaleza tem apenas 12%
das melhorias concluídas. Com isso, turistas encontrarão o terminal em
obras.
O setor de serviços ainda não "entrou no clima" dos eventos.
Representantes da hotelaria e de bares e restaurantes dizem que a Copa
das Confederações será um teste para a Copa do Mundo e que estão
investindo, mas reconhecem que os gargalos dos setores não vão ser
resolvidos até junho e são dúvidas até a Copa de 2014.
Cidade onde fica a nova arena não tem hotéis para
os turistas esperados (Foto: Luna Markman/G1)
veja situação das obras no Recife
Palco de três partidas da fase de grupos da Copa das Confederações,
sendo a primeira delas em 16 de junho, a cidade de São Lourenço da Mata
(19 km do Centro do Recife), onde foi construída a Arena Pernambuco, não
conta com rede hoteleira capaz de acolher os 40 mil visitantes
esperados para a competição. Na capital são 11,4 mil leitos disponíveis,
conforme apurou a repórter
Luna Markman.
A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de
Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) confirmaram as carências no
equipamento hoteleiro da cidade. Além da falta de hotéis e pousadas, não
há, até o momento, interesse dos moradores da região em alugar suas
casas aos visitantes.
Obras de mobilidade urbana planejadas para facilitar o acesso à arena
não estão concluídas. O estádio, que teve atraso em sua construção
devido à greve de operários, será inaugurado no próximo dia 20. Das
cinco obras de mobilidade que terão maior impacto no trânsito e no
transporte urbano na Região Metropolitana, três não serão entregues até
junho, segundo último balanço divulgado pela Secretaria Extraordinária
da Copa do Mundo (Secopa).
Operários ainda trabalham em obras no entorno do
estádio do Maracanã (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
veja situação das obras no Rio
A única obra completa a ser entregue para junho será o Maracanã. Ainda
assim, o palco das finais das duas Copas teve um jogo-teste cancelado e
será inaugurado apenas 14 dias antes de México x Itália. Outras obras,
todas previstas para ficarem prontas antes da Copa das Confederações, só
devem ficar prontas antes da Copa do Mundo, segundo reportagem de
Luís Bulcão.
O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, principal
ponto de aterrissagem de estrangeiros vai passar a competição sem a
maior parte das melhorias. Algumas obras, nas pistas e nos terminais,
ficam prontas somente em 2014. A privatização do serviço, hoje de
responsabilidade da Infraero, só sairá em setembro de 2013.
Principal obra de melhoria em mobilidade urbana, a BRT Transcarioca, um
corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto
internacional, inicialmente previsto para começar a operar em maio de
2013, como consta na matriz de responsabilidades original, só será
entregue em dezembro.
Também haverá mudanças no valor que o contribuínte pagará pelos
projetos. Ao analisar o primeiro relatório produzido pelo Ministério dos
Esportes, de janeiro de 2011, a reforma do Maracanã custava R$ 828
milhões, já superior aos R$ 600 milhões anunciados em 2010, na matriz de
responsabilidades original. O valor acabou sendo novamente reajustado e
o preço mais atualizado da obra foi fixado em R$ 1,049 bilhão.
Viaduto de acesso à Fonte Nova deve estar pronto
quando torneio começar (Foto: Lílian Marques/G1)
veja situação das obras em Salvador
Salvador possui diversas obras em andamento para que a cidade esteja
preparada na Copa do Mundo de 2014. Até a sexta-feira (10), apenas a
Arena Fonte Nova havia sido concluída para teste na Copa das
Confederações. Os viadutos em torno do estádio estavam quase prontos,
restando apenas provas finais, e devem estar liberados até a competição,
de acordo com a repórter
Lílian Marques.
No Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, três obras estão em andamento. A
ampliação dos pátios de manobra 1, 2, 3, iniciada em abril de 2011; a
construção da nova torre de controle, que começou em junho 2012; e a
reforma do terminal de passageiros, feita desde janeiro. A Infraero
informou que o andamento das obras está de acordo com o cronograma e que
todo o trabalho foi realizado, até o momento, com base no projeto
original. As mudanças devem ser concluídas até dezembro de 2013.
O porto de Salvador passa por obras de requalificação desde abril de
2012. A Companhia das Docas da Bahia (Codeba), responsável pela
administração, informou que o projeto inicial previa apenas um novo
terminal de passageiros, mas que foi acrescentado ao plano uma esplanada
dentro da área que deixa à vista a Baía de Todos-os-Santos, com apelo
turístico. Segundo a assessoria da Codeba, o porto está atualmente com
80% das obras concluíd
FONTE:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/05/com-obras-em-andamento-copa-das-confederacoes-testara-apenas-arenas.html