sexta-feira, 16 de junho de 2017

Renato cita "armadilha" ao Flu e diz que Grêmio não se acovarda fora de casa



GRÊMIO

Técnico valoriza vitória por 2 a 0 no Maracanã e elogia apresentação desta quinta



Por Felipe Siqueira, 
Rio de Janeiro



Pela terceira vez no ano, o Grêmio bateu o Fluminense com autoridade, a segunda dentro do Maracanã. Apesar de conhecer bem o rival, os cariocas não conseguiram superar a barreira montada por Renato Portaluppi, em uma "armadilha" citada pelo treinador em sua entrevista coletiva após o 2 a 0 desta quinta-feira. O técnico gremista também afirmou que sua equipe não "se acovarda" fora de casa.
Com um meio-campo mais robusto, priorizou primeiro neutralizar os movimentos do Fluminense para só depois chegar ao ataque. O gol de falta de Edílson, no início da partida, ainda facilitou o trabalho e o que foi montado por Renato como estratégia para o jogo. No segundo tempo, o Grêmio melhorou a partir das entradas de Everton e Fernandinho com velocidade no ataque.
– Procurei armar essa armadilha para cima do Fluminense. Havia dito, o grupo está de prova. Já batemos duas vezes e falei que eles iam vir com gana. Temos que ser inteligentes, valorizar a posse de bola, temos que fazer o gol. E aí vamos contra-atacar. Fizemos um gol de falta, depois o Flu começou a dar espaço, ter que ser lançar para o ataque. Começamos a colocar os jogadores de velocidade. Não é hoje, os outros dois jogos, onde joga se impõe. Não adianta jogar de uma maneira em casa e outra fora. Acaba se acovardando e não passando confiança para o grupo explicou Renato.

 Renato Gaúcho na entrevista coletiva no Maracanã (Foto: Felipe Siqueira / GloboEsporte.com)
Renato Gaúcho na entrevista coletiva no Maracanã (Foto: Felipe Siqueira / GloboEsporte.com)

A falta do gol de Luan foi sofrida justamente por Fernandinho depois de uma arrancada rumo à área do Fluminense. As substituições, inclusive, foram arquitetadas no intervalo e já avisadas ao grupo para a segunda etapa. Por isso, a "armadilha" colocada pelo treinador em sua entrevista. Um posicionamento talvez mais recuado, mas pensado para tal.

– Antes de mais nada, foi uma apresentação muito boa, enfrentamos uma grande equipe no Maracanã e conseguimos os três pontos importantes. Desde o início, procuramos neutralizar as jogadas, não dar espaço para a equipe adversária. Com o passar do tempo, sabíamos que teríamos espaço. Achamos na bola parada, também vale. Deu tranquilidade. Havia conversado no intervalo, sabia que os espaços iriam aparecer ainda mais, que eles iam se lançar. Por isso guardei o Everton e o Fernandinho. Sabia que iam dar o sufoco, mas dariam espaço. Por isso minhas substituições, foi pensado no intervalo. Deu certo, achamos em uma falta, ficou de bom tamanho. Se tivéssemos mais tranquilidade em algumas conclusões, poderíamos ter chegado ao terceiro gol – completou.


O Grêmio permanece no Rio de Janeiro até domingo, quando viaja para Belo Horizonte, onde enfrenta o Cruzeiro, na segunda-feira. Com a vitória, se manteve um ponto atrás do líder Corinthians, com 18. 

saiba mais




Nenhum comentário: