Já o Peixe, garantido na Taça Libertadores, busca quebrar sequência de seis jogos sem vitórias. Pode ser último jogo do ano para Neymar
Neymar deverá ter férias antecipadas
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
Desespero: faltam apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e o Goiás se agarra nos poucos fios de esperança que lhe restam. Está em penúltimo lugar, com 32 pontos, a sete do Vitória, primeiro time fora do Z-4. Tranquilidade: o Santos não tem mais o que fazer na competição. Atual campeão da Copa do Brasil, já tem vaga assegurada na Taça Libertadores. O sétimo lugar é cômodo. Mas há um detalhe deixando os santistas apreensivos: o time da Vila Belmiro acumula seis jogos consecutivos sem vitória. Os jogadores dizem que é preciso vencer logo para não terminar o ano com uma sequência negativa.(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
Esse é o clima do jogo deste domingo, às 19h30m (horário de Brasília), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Dois times em situação totalmente distinta disputam um jogo que só vale para um lado.
A partida ainda poderá marcar a despedida de Neymar na temporada. O Santos cogita antecipar as férias do garoto, que teve ano cheio e não deverá ter descanso, pois é considerado presença certa na convocação da Seleção Brasileira sub-20. O Brasil se prepara para o Sul-Americano da categoria, que será disputado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, no Peru. O torneio é classificatório para os Jogos Olímícos de Londres, em 2012, e os jogadores terão de se apresentar ainda no início de dezembro.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, em sistema pay-per-view, transmite ao vivo para todo o Brasil. A partida será apitada por Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), com Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ) como auxiliares.
Goiás: Penúltimo na classificação com 32 pontos, o Goiás só pode chegar, no máximo, aos 41 pontos. Em toda a história dos pontos corridos, nenhuma equipe conseguiu se livrar do rebaixamento com menos de 43 pontos. As chances, portanto, são remotíssimas. Além de vencer os três últimos jogos, o Esmeraldino tem de torcer por uma combinação de resultados.
Santos: o time tem muito pouco a fazer neste fim de ano, a não ser cumprir tabela. Com 52 pontos, o Alvinegro está na sétima posição. Com a vaga na Libertadores garantida, o time, que vem sendo comandado pelo interino Marcelo Martelotte, tem como única motivação quebrar a sequência de seis rodadas seguidas sem vitórias (duas derrotas e quatro empates).
Santos: o atacante Neymar volta à equipe após cumprir suspensão automática. O craque não enfrentou o Grêmio, sábado passado, mas está em ritmo de jogo, pois, quarta-feira passada, foi titular da Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina, em Doha, no Qatar. O volante Arouca voltou a treinar na última sexta-feira, mostrou estar recuperado de lesão na coxa esquerda e está escalado. Já Roberto Brum perdeu seu lugar no time para Adriano. O lateral-esquerdo Léo, suspenso, está fora. Seu reserva, Alex Sandro, com uma inflamação na garganta, também não joga. A escalação é a seguinte: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Pará; Adriano, Rodriguinho, Arouca e Marquinhos; Neymar e Zé Eduardo.
Goiás: O atacante Jones, autor do cruzamento para o gol de Rafael Moura, no último domingo, contra o Fluminense, no Engenhão, só volta a jogar em 2011. Contra o vice-líder do Brasileirão, o jogador sofreu uma lesão parcial do ligamento do joelho direito. Otacílio Neto é o provável substituto.
Santos: Léo, suspenso, Alan Patrick, machucado, e Alex Sandro, com a garganta inflamada, não jogam.
Goiás: Camacho, Carlos Alberto, Douglas, Ernando, Júnior, Wellington Saci
Santos: Adriano, Arouca, Bruno Aguiar, Durval, Keirrison, Maranhão, Marcel, Rafael, Zezinho
Goiás: o atacante Rafael Moura vem sendo o principal destaque do Goiás no segundo semestre. Depois de um início de Campeonato Brasileiro irregular, ele tem nove gols na competição e é o 11º na tabela de artilharia.
Santos: Neymar está voltando ao time após cumprir suspensão contra o Grêmio e ter defendido a Seleção Brasileira contra a Argentina. Artilheiro do Peixe no Brasileirão, com 13 gols, ele é a maior esperança santista de jogadas inspiradas.
Goiás: Artur Neto, técnico do Goiás: "Matematicamente, a situação do Goiás no Campeonato Brasileiro ainda não está definida. Tudo pode acontecer".
Santos: Edu Dracena, zagueiro e capitão - “Estamos sem vencer há seis rodadas e essa é uma situação que está incomodando. Não é legal ficar tanto tempo sem comemorar uma vitória, mesmo que a nossa situação no campeonato seja tranquila”.
- Se depender do retrospecto dos confrontos entre Goiás e Santos em Brasileiros, o time esmeraldino pode dar uma respirada. Precisando vencer a qualquer custo, o time do Centro-Oeste leva vantagem sobre o Peixe: em 37 jogos, foram 13 vitórias da equipe goiana, 15 empates e nove vitórias santistas.
- Na história do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu apenas um dos 18 jogos que disputou contra o Goiás em Goiânia. Foi em 2005, por 4 a 3. De resto, dez vitórias do Esmeraldino e sete empates, sendo seis por 0 a 0.
- Aliás, os empates sem gols são recorrentes na história dos confrontos entre as duas equipes. Foram sete no total. É o placar que mais se repetiu na história de Santos x Goiás em Brasileiros.