Diante do 499° do ranking, brasileiro joga apenas para o gasto, desconcentra no terceiro set, mas colocar país em vantagem na disputa por uma vaga na elite do tênis
A ideia do capitão Zeljko Krajan de fazer descansar Ivan Dodig para o duelo de duplas e arriscar com seu jogador mais fraco em quadra diante do número 1 do Brasil, de certa forma, funcionou. Mesmo com uma disparidade técnica enorme, Mate Delic (499° no ranking da ATP) conseguiu complicar e dificultar as ações de Thomaz Bellucci que, com uma instabilidade após o segundo set, precisou de mais tempo que o esperado até chegar à vitória. Ainda assim, ele superou o rival por 3 sets a 1, parciais de 6/1, 6/4, 3/6 e 6/4 em 2h33 para colocar o Brasil em vantagem na disputa com a Croácia na Copa Davis.
Thomaz Bellucci sofreu mais do que o esperado para vencer (Foto: Cristiano Andujar / CBTênis)
- A dificuldade hoje foi pelas condições de jogo. Estava muito vento, o tempo inteiro mudava de direção. Isso faz você arriscar menos e nivela por baixo. Se tiver essas condições no domingo, vou ter que arriscar menos de novo, correr menos riscos - disse Bellucci.
Ainda nesta sexta-feira, João "Feijão" Souza enfrenta Borna Coric na disputa pelo segundo ponto. No sábado, Marcelo Melo e Bruno Soares terão pela frente a dupla Ivan Dodig/Franko Skugor. No domingo, os duelos de simples se invertem. Bellucci enfrentará Coric, e Feijão fará o último confronto com Mate Delic. Para estes últimos três duelos, as equipes podem fazer mudanças nos jogadores que estarão em quadra.
O SporTV transmite ao vivo os duelos entre Brasil e Croácia pela Copa Davis. O SporTV.com acompanha o torneio por seleções com vídeos e notícias direto de Florianópolis e o Tempo Real das partidas. Assinantes do Canal Campeão também podem assistir às partidas pelo SporTV Play na internet.
Mate Delic conversa com o capitão croata:
jogador reagiu bem no terceiro set (Foto:
Cristiano Andújar / CBT)
Logo no primeiro game, Mate Delic demonstrou o por quê de ser apenas o 499° do ranking. Com direito a furada na recepção, viu Bellucci confirmar o serviço com dois aces e muita facilidade. O croata até conseguiu confirmar seu saque em seguida, mas foi só. O brasileiro passeou em quadra. Mesmo com dificuldade para encaixar os golpes por causa do forte vento, Bellucci quebrou Delic em duas oportunidade para fechar o set, salvando um triplo break point no último game, em um fácil 6/1.
Irritado com os próprios erros, Delic voltou cometendo erros bobos e facilitando a vida de Bellucci, que anotou uma quebra no terceiro game e abriu vantagem em 3/1 na sequência. Porém, a disparidade técnica fez com que o brasileiro se desconcentrasse um pouco na partida e baixou o nível. Assim, o croata passou a confirmar seus games e complicar um pouco mais Bellucci atrás da quebra. E ela veio no oitavo game, empatando o set em 4/4. Mais ligado, o paulista forçou bastante as devoluções no saque de Delic e devolveu o break para, em seguida, sacar e fechar a parcial .
Bellucci é incentivado pelo capitão João Zwetsch durante o jogo (Foto: Cristiano Andújar / CBT)
A confiança, que tinha aumentado, ficou ainda mais forte em favor do croata. Delic passou a errar menos e jogar de forma mais consistente. Assim, voltou a quebrar Bellucci logo no início do quarto set e abriu vantagem em seguida com 2/0 encaixando bons saques. Pouco a pouco, o brasileiro foi voltando para o jogo, fazendo o adversário correr mais e esperando os erros acontecerem. Enquanto isso, Gustavo Kuerten chegou para integrar o box do Brasil e deu um fôlego e motivação extras ao tenista e à torcida. Depois de forçar bem no sexto game, Bellucci enfim devolveu a quebra no oitavo, empatando em 4/4. Confiante, ele voltou a quebrar o croata no game decisivo para o jogo com uma boa troca de bolas, contando com o erro de Delic numa bola no fundo de quadra.
RESULTADOS E PROGRAMAÇÃO
Para
quem deseja assistir às partidas da Copa Davis, ainda há ingressos à
venda. O canal de compra é exclusivo na internet. Para adquirir seu
ingresso, basta entrar no site www.ingressonacional.com.br. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato no telefone (47) 3047-7350.
Thomaz Bellucci 3 x 1 Mate Delic - 6/1, 6/4, 3/6 e 6/4
João Souza x Borna Coric
Sábado, dia 19
11h - Marcelo Melo / Bruno Soares x Ivan Dodig / Franko Skugor
Domingo, dia 20
10h - Thomaz Bellucci x Borna Coric
Em seguida - João Souza x Mate Delic
OBS DO BLOG:
Para assistir ao VIDEO, clic no LINK da FONTE abaixo)
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2015/09/mesmo-instavel-bellucci-abre-serie-contra-croacia-com-vitoria-sobre-delic.html