Em estreia na Davis, gaúcho sente virilha no 3º set e desiste do jogo contra Emilio Gómez. Soares e Melo jogam neste sábado com série empatada
Lesão na virilha tirou Guilherme
Clezar da partida. Gaúcho fazia
sua estreia na Copa Davis
(Foto: AFP)
Com o abandono de Clezar, que foi encaminhado diretamente para uma clínica para realizar exames, a série válida pela segunda rodada do Zonal I das Américas está empatada em 1 a 1 - Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, derrotou Julio César Campozano na abertura do confronto. Neste sábado, às 15h30m (de Brasília) acontece a partida de duplas no saibro do estádio Francisco Segura Cano: Bruno Soares e Marcelo Melo defendem o Brasil contra Giovanni Lapentti e Gonzalo Escobar. O SporTV3 transmite o jogo ao vivo.
O vencedor da série (melhor de cinco jogos) entre Brasil e Equador se classifica para os playoffs do Grupo Mundial, que serão disputados em setembro. Já estão nessa fase oito países que foram derrotados nas oitavas de final da elite da Copa Davis: Holanda, Canadá, Espanha, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Bélgica e Sérvia.
Para o duelo contra o Equador, o Brasil está desfalcado do seu principal tenista. Número 104 do mundo, Thomaz Bellucci está em tratamento contra um quadro de desidratação que enfrentou nos primeiros meses desta temporada.
saiba mais
O jogoClezar não se acanhou diante da primeira oportunidade defendendo o Brasil na Copa Davis. Passado um primeiro momento de tensão, cedendo break point para Gómez no segundo game, o gaúcho foi adquirindo o posicionamento certo em quadra. Aos poucos, também foi se destacando no saque. No sexto game, confirmou rapidamente o serviço ao acertar quatro aces consecutivos, fazendo o chamado "game real". O primeiro set foi decidido no tie-break, e Gómez não mostrou consistência, pecando nos erros não forçados. Mesmo tomando mini-quebras, Clezar calibrou bem os ataques na parte final e contou com as falhas do adversário para levar o game de desempate por 7 a 3.
Atrás na partida, Gómez mudou o panorama do jogo. Mais concentrado, cresceu no jogo e fez Clezar perder espaço. O brasileiro inclusive tomou a quebra no quinto game do segundo set de modo displicente, ao arriscar uma deixadinha, mas errando a execução. Gómez depois chegou ao 5/3 e Clezar ficou a dois pontos de devolver a quebra. Mas o equatoriano conseguiu a virada e faturou a vitória na parcial.
Não bastasse o empate, Clezar acusou uma lesão na virilha no segundo game do terceiro set. Ele e Gómez travavam uma batalha para ver quem levaria a melhor, mas durante a igualdade o gaúcho sentiu a pontada na região. Pediu na hora a presença do fisioterapeuta e nem o atendimento médico o fez ter condições de jogo. Incentivado pelo capitão João Zwetsch, Clezar até tentou continuar em quadra. Porém, devido ao forte incômodo, perdeu o segundo game. No terceiro, sacou duas vezes sem força e ficou parado diante das devoluções de Gómez. Sem aguentar as dores, o brasileiro desistiu da partida.
Confira a parcial do confronto (horários de Brasília):
Sexta-feira, dia 4
Julio César Campozano (EQU) 1 x 3 Rogério Dutra Silva (BRA) - 6/4, 2/6, 6/4 e 6/4
Emilio Gómez (EQU) 1 x 1 Guilherme Clezar (BRA) - 6/7(3), 6/4, 1/1 (desistência do brasileiro)
Sábado, dia 5
15h30m - Gonzalo Escobar (EQU)/Giovanni Lapentti (EQU) x Marcelo Melo (BRA)/Bruno Soares (BRA)
Domingo, dia 6
12h - Emilio Gómez (EQU) x Rogério Dutra Silva (BRA)
Em seguida - Julio César Campozano (EQU) x Guilherme Clezar (BRA)
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2014/04/clezar-sofre-lesao-e-abandona-duelo-com-filho-de-campeao-de-r-garros.html