sexta-feira, 4 de abril de 2014

Clezar sofre lesão e abandona duelo com filho de campeão de R. Garros

Em estreia na Davis, gaúcho sente virilha no 3º set e desiste do jogo contra Emilio Gómez. Soares e Melo jogam neste sábado com série empatada


Por Guayaquil, Equador



tenis guilherme clezar lesao virilha copa davis (Foto: AFP)
Lesão na virilha tirou Guilherme 
Clezar da partida. Gaúcho fazia 
sua estreia na Copa Davis 
(Foto: AFP)

O início foi motivador, mas Guilherme Clezar teve uma estreia frustrante na Copa Davis, em Guayaquil, no Equador. Na primeira vez em que defendia o país na competição, o gaúcho de 21 anos sucumbiu a uma lesão na virilha. Sem suportar as dores na região, o número 170 do mundo abandonou a partida contra o equatoriano Emilio Gómez, 252º do ranking da ATP e filho de Andrés Gómez (campeão de Roland Garros em 1990) no começo do terceiro set, quando a parcial estava empatada em 1/1. Antes ele havia aberto o jogo com 7/6(3) a favor, mas perdido o segundo set por 6/4.

Com o abandono de Clezar, que foi encaminhado diretamente para uma clínica para realizar exames, a série válida pela segunda rodada do Zonal I das Américas está empatada em 1 a 1 - Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, derrotou Julio César Campozano na abertura do confronto. Neste sábado, às 15h30m (de Brasília) acontece a partida de duplas no saibro do estádio Francisco Segura Cano: Bruno Soares e Marcelo Melo defendem o Brasil contra Giovanni Lapentti e Gonzalo Escobar. O SporTV3 transmite o jogo ao vivo.

O vencedor da série (melhor de cinco jogos) entre Brasil e Equador se classifica para os playoffs do Grupo Mundial, que serão disputados em setembro. Já estão nessa fase oito países que foram derrotados nas oitavas de final da elite da Copa Davis: Holanda, Canadá, Espanha, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Bélgica e Sérvia.

Para o duelo contra o Equador, o Brasil está desfalcado do seu principal tenista. Número 104 do mundo, Thomaz Bellucci está em tratamento contra um quadro de desidratação que enfrentou nos primeiros meses desta temporada.


saiba mais
O jogo
Clezar não se acanhou diante da primeira oportunidade defendendo o Brasil na Copa Davis. Passado um primeiro momento de tensão, cedendo break point para Gómez no segundo game, o gaúcho foi adquirindo o posicionamento certo em quadra. Aos poucos, também foi se destacando no saque. No sexto game, confirmou rapidamente o serviço ao acertar quatro aces consecutivos, fazendo o chamado "game real". O primeiro set foi decidido no tie-break, e Gómez não mostrou consistência, pecando nos erros não forçados. Mesmo tomando mini-quebras, Clezar calibrou bem os ataques na parte final  e contou com as falhas do adversário para levar o game de desempate por 7 a 3.

Atrás na partida, Gómez mudou o panorama do jogo. Mais concentrado, cresceu no jogo e fez Clezar perder espaço. O brasileiro inclusive tomou a quebra no quinto game do segundo set de modo displicente, ao arriscar uma deixadinha, mas errando a execução. Gómez depois chegou ao 5/3 e Clezar ficou a dois pontos de devolver a quebra. Mas o equatoriano conseguiu a virada e faturou a vitória na parcial.

Não bastasse o empate, Clezar acusou uma lesão na virilha no segundo game do terceiro set. Ele e Gómez travavam uma batalha para ver quem levaria a melhor, mas durante a igualdade o gaúcho sentiu a pontada na região. Pediu na hora a presença do fisioterapeuta e nem o atendimento médico o fez ter condições de jogo. Incentivado pelo capitão João Zwetsch, Clezar até tentou continuar em quadra. Porém, devido ao forte incômodo, perdeu o segundo game. No terceiro, sacou duas vezes sem força e ficou parado diante das devoluções de Gómez. Sem aguentar as dores, o brasileiro desistiu da partida.

Confira a parcial do confronto (horários de Brasília):

Sexta-feira, dia 4
Julio César Campozano (EQU) 1 x 3 Rogério Dutra Silva (BRA) - 6/4, 2/6, 6/4 e 6/4
Emilio Gómez (EQU) 1 x 1 Guilherme Clezar (BRA) - 6/7(3), 6/4, 1/1 (desistência do brasileiro)


Sábado, dia 5
15h30m - Gonzalo Escobar (EQU)/Giovanni Lapentti (EQU) x Marcelo Melo (BRA)/Bruno Soares (BRA)


Domingo, dia 6
12h - Emilio Gómez (EQU) x Rogério Dutra Silva (BRA)
Em seguida - Julio César Campozano (EQU) x Guilherme Clezar (BRA)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2014/04/clezar-sofre-lesao-e-abandona-duelo-com-filho-de-campeao-de-r-garros.html

Nenhum comentário: