sexta-feira, 4 de abril de 2014

Por atuações melhores, Tata não descarta mudar Neymar de posição

Técnico admite que atacante rende melhor pela esquerda, mas só o trocará de posição quando achar que atitude é a melhor para time, e não apenas para Neymar


Por Barcelona, Espanha


saiba mais

O jogo contra o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, na última terça-feira, foi sintomático para o momento que vive Neymar no Barcelona. O posicionamento do brasileiro no ataque vem sendo maior obstáculo em sua adaptação do que parecia. Aos 15 minutos do segundo tempo, quando mudou do lado direito para o esquerdo, mudou também seu comportamento em campo, virou outro jogador e foi decisivo ao fazer o gol do empate.

Treino Neymar barcelona (Foto: Getty Images)
Neymar brinca com Song no treino do 
Barcelona: posicionamento só muda se 
for bom para o time 
(Foto: Getty Images)

Gerardo Martino, técnico do Barcelona, percebeu a diferença. O problema é que, depois de sete meses no comando do clube, Tata finalmente encontrou a formação que mais o agrada. O treinador quer encaixar sua equipe com Fábregas no time titular, ao lado de Iniesta, alternando pela ponta esquerda, deixando Messi como 'falso centroavante', e Neymar do lado direito.

- O Neymar se sente melhor na esquerda, mas o treinador tem a necessidade de criar hábitos nas partidas, dar continuidade. Tem algumas mudanças que ele vai ter de se adaptar, o que não é difícil quando se tem a qualidade que ele tem.
 
Tata Martino tem brigado pela sequência do time. Só que o próprio treinador se enche de dúvidas ao analisar o desempenho recente do Barça. Nas últimas três partidas decisivas, contra Atlético de Madrid e City pela Liga dos Campeões, e diante do Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, o time melhorou na segunda etapa, quando Tata fez alterações e deixou o Barça com três atacantes (veja as jogadas de Neymar na última terça no vídeo). Diante do Atlético, a melhora foi a mais notável, com o brasileiro pela esquerda, e Iniesta liderando a mudança de atitude. Neste jogo, Alexis Sanchez, que entrou no lugar de Fabregas, assumiu a ponta direita.

Martino continua dando indícios de que não mexerá no time. Para ele, em uma projeção otimista, faltam 12 partidas para o fim da temporada, contando que o Barcelona chegue à final da Liga dos Campeões da Europa. Por isso, o técnico considera importante mexer o mínimo possível no posicionamento da equipe nesta reta final. Mas o argentino não descarta trocar Neymar de lado no ataque, só não o fará se for melhor apenas para o brasileiro.

- Se eu achar que é melhor para o time, como acho no momento, vou começar o jogo com Neymar no lado direito. Porque o que importa é o que o melhor para a equipe e não para o Neymar. Mas percebo que ele fica melhor no outro lado e, se achar que é o melhor para o time trocá-lo, o farei também.

A próxima partida do Barcelona é neste sábado, contra o Bétis, atual lanterna do Campeonato Espanhol,  pela 32ª rodada, às 13h (de Brasília) - o GloboEsporte.com transmite em Tempo Real. O time catalão está na vice-liderança, com 75 pontos, um atrás do Atlético de Madrid, que joga pouco antes, às 11h (de Brasília), diante do Villarreal, sétimo lugar. Em terceiro com 73, o Real entra em campo depois dos dois rivais, às 15h. Enfrenta o Real Sociedad, sexto colocado, no estádio Anoeta, também com transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/por-atuacoes-melhores-tata-nao-descarta-mudar-neymar-de-posicao.html

Nenhum comentário: