Suíço controla partida contra Sam Groth e se classifica para terceira rodada
Do outro lado da rede estava o australiano Sam Groth, dono do saque mais rápido da história do tênis (263 km/h). Mas Roger Federer não teve problemas para derrotá-lo na partida válida pela segunda rodada do US Open. No confronto desta sexta-feira, em Nova York, o número 3 do mundo teve um rendimento no serviço melhor que o 104º ranking da ATP e se classificou para a terceira rodada com um triplo 6/4.
Ao final da partida, Federer computou nove aces, uma a mais de o oponente. Também cometeu menos duplas faltas: quatro contra oito do australiano. E ainda teve um aproveitamento de pontos no primeiro serviço maior que o rival: 84% contra 59%.
Federer jogará a terceira rodada no domingo. O adversário é o espanhol Marcel Granollers (42º), que derrotou na segunda fase o croata Ivo Karlovic (30º) por 3 sets a 2, parciais de 7/6(6), 6/7(3), 7/6(5), 3/6 e 6/4.
O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h (horário de Brasília).
O jogo
Apesar de ter entrado em quadra com a credencial do saque mais rápido do tênis, Groth mal conseguiu mostrar outras jogadas que o pudessem levar à vitória sobre o ex-número 1 do mundo. Muito mais talentoso que o australiano, Federer não teve dificuldades para vencer o primeiro set com uma quebra de vantagem, conquistada no sétimo game. O suíço continuou soberano na partida, inclusive fazendo dois aces seguidos e confirmando geralmente com rapidez o serviço. Ele fechou o segundo set um game depois de converter um break point com um erro de Groth na passada.
À medida que o tempo passava, o australiano via o quão difícil seria esboçar uma reação a partir do terceiro set. Não raramente Federer frustrava o oponente, como quando o encobriu no terceiro game. E o próprio Groth se esforçava para salvar break points. Porém, para euforia do australiano, o ex-líder do ranking cometeu um erro de direita e deu de presente a quebra no sexto game. Então Groth foi muito mal nas bolas junto à rede e já no game seguinte permitiu que Federer devolvesse a quebra. Depois deu de bandeja outra quebra, dessa vez com uma dupla falta. O suíço então faturou o quarto game consecutivo e encerrou o confronto com seu nono ace no jogo.
Outros resultados desta sexta-feira:
David Ferrer (ESP) WO Bernard Tomic (AUS) - desistência por lesão
Grigor Dimitrov (BUL) 3 x 0 Dudi Sela (ISR) - 6/1, 6/2 e 6/2
Richard Gasquet (FRA) 3 x 0 Paolo Lorenzi (ITA) - 7/6(4), 6/3 e 6/3
Adrian Mannarino (FRA) 3 x 0 Fabio Fognini (ITA) - 6/3, 6/4 e 6/1
Tomas Berdych (TCH) 3 x 2 Martin Klizan (EVQ) - 6/3, 4/6, 6/2 3/6 e 6/3
Grigor Dimitrov (BUL) 3 x 0 Dudi Sela (ISR) - 6/1, 6/2 e 6/2
Richard Gasquet (FRA) 3 x 0 Paolo Lorenzi (ITA) - 7/6(4), 6/3 e 6/3
Adrian Mannarino (FRA) 3 x 0 Fabio Fognini (ITA) - 6/3, 6/4 e 6/1
Tomas Berdych (TCH) 3 x 2 Martin Klizan (EVQ) - 6/3, 4/6, 6/2 3/6 e 6/3
FONTE: