Preocupado com a semifinal da Copa Sul-Americana, Ney Franco vai poupar os titulares do Tricolor em Campinas, neste domingo, no Moisés Lucarelli
Paulo Henrique Ganso fará seu primeiro jogo como
titular (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Ponte Preta e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 17h (de
Brasília), no Moisés Lucarelli, num jogo em que ambos parecem
menosprezar a matemática - a Macaca por ter um risco mínimo de cair, o
Tricolor por já não acreditar na possibilidade de terminar como
vice-campeão brasileiro, o que o levaria direto à fase de grupos da
Libertadores.titular (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Com 46 pontos, a Ponte só será rebaixada se perder seus dois jogos e vir Sport, Náutico, Bahia, Portuguesa e Coritiba fazerem uma complexa combinação de resultados. E, ainda assim, a Macaca leva larga vantagem sobre o Sport, primeiro time na zona do rebaixamento, no critério saldo de gols: o da Ponte é de sete negativos, e a equipe pernambucana tem déficit de 16.
Para o São Paulo, a vaga na fase prévia da Libertadores já está garantida, mas o vice-campeonato só viria com duas vitórias e tropeços de Atlético-MG e Grêmio. Até por isso, o foco tricolor está na partida de quarta-feira, contra a Universidad Católica, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Ney Franco vai poupar seus titulares e fazer alguns testes na equipe. O principal deles é a escalação de Ganso como titular - será o terceiro jogo do meia no Tricolor, o primeiro desde o início.
saiba mais
Como o risco de rebaixamento é praticamente nulo, a Ponte busca um
resultado positivo para se firmar na zona de classificação à
Sul-Americana. Com os novos critérios da CBF, no entanto, a presença no
torneio dependerá também da participação da equipe na Copa do Brasil de
2013. Se chegar às quartas de final da Copa do Brasil, a Ponte fica fora
da disputa continental.
Roger, da Ponte, e Ademilson, do São Paulo: apostas de gol ( Montagem sobre fotos da Futura Press)
Ponte Preta: Guto Ferreira iniciou a semana com a possibilidade de repetir pela primeira vez de uma partida para outra a escalação que considera ideal. Mas o treinador dificilmente conseguirá cumprir a expectativa. Com dores no púbis, o atacante Luan foi poupado dos treinos e é dúvida. Ele fará tratamento intensivo até momentos antes da partida para tentar reunir condições de atuar. Caso seja vetado, Rildo, que volta de suspensão, entra em seu lugar. O restante do time não sofrerá mudanças. A provável Ponte tem Edson Bastos; Wendel Santos, Cleber, Ferron e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Cicinho e Nikão; Rildo e Roger.
São Paulo: como o time retornou de viagem de Santiago na noite da última sexta-feira, o técnico Ney Franco teve apenas o treino deste sábado para trabalhar com a equipe que irá a campo. Ele vai abdicar do esquema 4-2-3-1, que vinha sendo utilizado com sucesso para usar o tradicional 4-4-2, com a seguinte formação: Denis; Douglas, João Filipe, Edson Silva e Henrique Miranda; Paulo Assunção, Maicon, Cícero e Ganso; Ademilson e Willian José.
Ponte Preta: Luan é a única dúvida da Macaca. O restante do elenco está à disposição de Guto Ferreira.
São Paulo: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo, Cortez, Wellington, Denilson, Jadson, Lucas e Osvaldo foram poupados pela comissão técnica. Luis Fabiano está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só retorna em 2013.
Ponte Preta: André Luis, Diego Sacoman, Gerônimo, Giancarlo, Gustavo Lazzaretti, Lucas e Ricardinho.
São Paulo: Ademilson, Bruno Cortez, Ganso, João Filipe, Maicon, Osvaldo, Paulo Assunção, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Rogério Ceni.
Luiz Flavio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). Luiz Flavio arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 404 faltas (média de 40,4 por jogo), aplicou 56 amarelos (média de 5,6 por jogo), um vermelho (média de 0,1 por jogo) e um pênalti (média de 0,1 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo da Macaca na Série A deste ano: Ponte Preta 2 x 1 Portuguesa (19ª rodada).
Ponte Preta: Ferron. O zagueiro completa 100 jogos com a camisa da Macaca. O São Paulo também foi o adversário na estreia do defensor pela Ponte, pela terceira rodada do Paulistão de 2011. Na oportunidade, a Ponte venceu por 1 a 0, no Morumbi. De lá para cá, Ferron ganhou espaço, entre altos e baixos, e participou das boas campanhas da Macaca na Série B do ano passado e no estadual deste ano. No Brasileirão, subiu de produção recentemente com a entrada de Cleber, ficando mais na sobra.
São Paulo: Willian José. Vice-artilheiro da equipe na temporada, com 15 gols, o atacante deverá começar como titular pela última vez. Isso porque seu contrato termina em 31 de dezembro e não será renovado. O atleta já tem um acordo encaminhado para defender o Santos em 2013.
Nikão, meia da Ponte Preta: “Independentemente dos jogadores que entrarem em campo, será uma partida complicada. Se eles (São Paulo) vierem com reservas, os atletas vão querer mostrar serviço para buscar espaço. Nós temos de fazer a nossa parte, entrar concentrados e manter o nosso foco, que é a Sul-Americana”.
Ney Franco, técnico do São Paulo: "Chegou o momento no ano que temos que priorizar e temos uma decisão importante na Sul-Americana. Optamos por recuperar fisicamente os titulares e vamos poupá-los neste domingo".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* As campanhas das equipes são bem diferentes no segundo turno. A Ponte Preta, dos 51 pontos que disputou, conquistou 23, fruto de seis vitórias, cinco empates e seis derrotas. Já o São Paulo somou 31 pontos (nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas) e tem a terceira melhor campanha, atrás de Fluminense e Corinthians.
* Como mandante, a Ponte tem aproveitamento de 61%. Foram 18 partidas, com nove vitórias, seis empates e três derrotas, marcando 22 gols e sofrendo 14. Já o São Paulo, como visitante, não tem bom desempenho. Com o mesmo número de apresentações, foram somadas cinco vitórias, três empates e dez derrotas. O time conquistou 33% dos pontos que disputou.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/com-risco-minimo-ponte-pega-o-misto-do-sao-paulo-com-ganso.html