terça-feira, 6 de setembro de 2016

No reino de Gilmar, a aula de democracia do juiz que soltou os jovens presos pela PM. Por Kiko Nogueira



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/no-reino-de-gilmar-a-aula-de-democracia-do-juiz-que-soltou-os-jovens-presos-pela-pm-por-kiko-nogueira/



por : 

O juiz Camargo: qualificar os jovens como criminosos é "temerário"
O juiz Camargo: qualificar os manifestantes como criminosos é “temerário”


Dois juízes deram uma aula de republicanismo, no bom sentido, nesta semana — fazendo com que você, que andava descrente de tudo, especialmente da Justiça brasileira, acostumado à onipotência de Sérgio Moro, recobrasse um fio de esperança.
O primeiro é Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou a liberação de 18 dos 26 jovens presos arbitrariamente pela PM antes do protesto contra Temer no domingo.
Na decisão, Camargo traçou um retrato da arbitrariedade do ato policial e referiu-se à ditadura:
  • O Brasil como Estado Democrático de Direito não pode legitimar a atuação de praticar verdadeira ‘prisão para averiguação’ sob o pretexto de que estudantes poderiam, eventualmente, praticar atos de violência e vandalismo em manifestação ideológica. Este tempo, felizmente, já passou.
  • As necessárias elementares do tipo de associação criminosa, estabilidade e finalidade de cometimento de delitos, não podem ser simplesmente presumidas pelo fato de os policiais terem encontrado com os averiguados uma barra de ferro, vinagre, material de primeiros socorros, extintor de incêndio e outros objetos, todos de porte lícito.
  • A prisão dos indiciados decorreu de um fortuito encontro com policiais militares que realizavam patrulhamento ostensivo preventivo, e não de uma séria e prévia apuração, de modo que qualificar os averiguados como criminosos à míngua de qualquer elemento investigativo seria, minimamente, temerário.

O “temerário” é obviamente suspeito, mas fica a seu critério achar que o termo tão bem empregado é uma alusão ao golpista. Havia outras palavras para usar e aquela, provavelmente, não foi por acaso. Como disse Dalton Trevisan a respeito da traição de Capitu, um personagem só tira o chinelo numa página se estiver resfriado na seguinte.
Já em Belo Horizonte, o juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17ª Vara da Justiça Federal em MG, estava de plantão num fim de semana quando expediu três alvarás de soltura para um caso de comércio ilegal de cigarros.
No despacho, Tomaz diz que “não há causa justa para a manutenção da prisão”. Em seguida: “Efetivamente, o custodiado está a ganhar seu pão, enquanto os bandidos deste país, que deveriam estar presos, estão soltos dando golpe na democracia”.
Nem tudo está perdido no reino de Gilmar Mendes.

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

A BOFETADA DOS PRODUTORES DE AQUARIUS EM REINALDO AZEVEDO E NA VEJA


FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-bofetada-estalada-dos-produtores-de-aquarius-em-reinaldo-azevedo-e-na-veja-por-paulo-nogueira/



Produtores usam ataque de Azevedo para promover filme em cartazes



image


Qual é o grau máximo de desmoralização de um jornalista?
Bem, há vários sinais.
Um deles é quando colocam seu nome, e o de sua revista, num cartaz que promove um filme.
Não da forma convencional, é claro, em que os produtores apanham elogios na mídia para convencer o público a ver o filme.
Mas o oposto: selecionam uma paulada de determinado jornalista e a utilizam para atrair bilheteria. Assim, mais ou menos: “Não vejam este filme!”
Bem, foi o que aconteceu com Reinaldo Azevedo. Os promotores de Aquarius extraíram uma frase de Azevedo em que ele vergastava o filme e a puseram no cartaz promocional.
É um fato inédito na história da publicidade do cinema nacional, e uma demonstração de quanto Azevedo e a Veja são desprezados por todos aqueles que não são conservadores extremados.
Azevedo chegou àquele ponto em que apupos seus são considerados aplausos pela imensa maioria das pessoas. Como complemento, ninguém quer ser elogiado por Azevedo.
Ele foi um dos precursores do jornalismo de guerra das grandes corporações jornalísticas contra o PT.
Era um jornalista medíocre. Jamais se destacara em nenhuma redação. Num certo momento, editou uma revista de um dos homens fortes do PSDB, Luís Carlos Mendonça de Barros.
A revista não foi adiante nem quando o amigo Geraldo Alckmin a encheu de anúncios que não faziam sentido numa publicação que ninguém lia.
A eleição de Lula mudou a vida de Azevedo. As empresas jornalísticas começaram a recrutar fâmulos, gente que era paga, e bem paga, para a operação de extermínio de Lula, PT e, depois, Dilma.
A Veja de Roberto Civita foi pioneira neste processo. Dois jornalistas fâmulos logo mostraram uma sede excepcional para cumprir os desígnios de RC: Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, um no site da revista e o outro na edição impressa.
Nenhum deles tinha qualificações para trabalhar na Veja na época de ouro da revista, nos anos 1970 sob Mino e na década seguinte com a dupla Guzzo-Gaspari. (Esta foi minha escola, a de Guzzo-Gaspari, quando eu iniciava a carreira.)
A pequenez de ambos deixou de ser problema, para receberem holofotes na Veja, quando o principal atributo valorizado por Roberto Civita, e logo depois pelos demais barões, era destruir Lula e o PT.
Mas qualquer coisa, ao se tornar extremamente repetitiva, perde a eficácia.
Azevedo e Mainardi, este agora no site da Epicurus O Antagonista, provocam muito mais galhofa do que outra coisa quando investem contra alguma coisa.
Foi o que o cartaz do filme Aquarius provou de uma forma tão contudente, tão divertida e tão inovadora
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

"Triste é viver num país que a gente não pode se manifestar", diz juiz que soltou manifestantes em SP


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/triste-e-viver-num-pais-que-a-gente-nao-pode-se-manifestar-diz-juiz-que-soltou-manifestantes-em-sp





Jornal GGN - No despacho em que libertou da prisão cerca de duas dezenas de manifestantes presos no último domingo (4), antes e durante os protestos contra o golpe do impeachment e por Diretas Já, o juiz Rodrigo Tellini, do Foro Central Criminal da Barra Funda, em São Paulo, considerou as ilegais as ações da Polícia Militar e lamentou o atual momento político.
"Vivemos dias tristes para nossa democracia. Triste do país que seus cidadãos precisam aguentar tudo de boca fechada. Triste é viver em um país que a gente não pode se manifestar", declarou.
Cerca de 27 jovens e adultos ficaram 24 horas detidos sob a acusação de "associação criminosa e corrupção de menores". Por quase seis horas, eles foram impedidos de terem assessoria jurídica e de se comunicarem com familiares.
A Polícia afirma que parte deles confessou que pretendia provocar tumultos na manifestação e, por isso, foi presa preventivamente. Já os acusados afirmam que foram alvo de arbitrariedades e até de provas plantadas pela PM para justificar as prisões.
A Defensoria Pública e o Ministério Público solicitaram a apuração de violência policial. 
No despacho, Tellini aponta que não é constitucional cercear o direito à liberdade de expressão com base suposta ação de prevenção. 
Em julho de 2013, Tellini atuou na segunda parte do julgamento do massacre do Carandiru. Naquela etapa, 26 militares integrantes do 1º Batalhão de Choque, acusados da morte de 73 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 do antigo presídio, foram julgados pelo Tribunal do Júri. 
Os sete jurados do conselho de sentença decidiram condenar os 25 policiais militares pela ação policial que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru. Eles foram condenados a 624 anos de prisão em regime fechado, cada um, por homicídio qualificado.
Tellini determinou a perda do cargo público para os policiais que continuaram na ativa. 

Carta aberta ao governador Geraldo Alckmin, contra a violência policial



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/carta-aberta-ao-governador-geraldo-alckmin-contra-a-violencia-policial





Jornal GGN - O cientista político da Universidade Estadual do Rio de Janeiro João Feres Junior divulgou, em sua página pessoal no Facebook, nesta terça (6), uma carta aberta ao governador Geraldo Alckmin repudiando a truculência da Polícia Militar contra manifestante em atos pelo "Fora Temer" em São Paulo, além das prisões arbitrárias de adolescentes e adultos usando como pretexto a prevenção a grupos adeptos da tática Black Bloc. O manifesto exige que a Polícia Militar seja submissa aos direitos constitucionais de liberdade à expressão e ao regime democrático.
Segundo Feres, a iniciativa surge após o protesto do último domingo (4) por Diretas Já, Fora Temer e nenhum direito a menos, com concentração na Avenida Paulista. Ao final do ato, a Tropa de Choque foi acionada para dispensar os manifestantes na região do Largo da Batata, com uso de jato d'água, bombas e balas de borracha.
"Todos devem estar acompanhando com apreensão a violência policial que tem atingido as manifestações políticas, especialmente em São Paulo. Por iniciativa de diversos colegas foi redigida uma carta aberta contra a ação truculenta da polícia nessas manifestações. Desejamos agora coletar o maior número possível de assinaturas de apoio, entre pessoas de diferentes setores."
Para assinar a carta é preciso enviar um e-mail para manifestoviolenciapolicial@gmail.cominformando nome, ocupação profissional e a filiação institucional.
Abaixo, a carta na íntegra.
Carta Aberta ao Governador Alckmin, contra a violência policial
As liberdades democráticas básicas requerem o respeito a direitos fundamentais, seja por parte do Estado, seja por outros cidadãos. Dentre tais liberdades básicas incluem-se a de reunião e a de manifestação com fins políticos. O direito à expressão pública – e em espaços públicos – de interesses, ideias e valores não pode estar submetido ao arbítrio das autoridades policiais ou de seus chefes, ocupantes de cargos governamentais eletivos ou não.
Como já ocorreu outras vezes, a manifestação de domingo, dia 4 de setembro, iniciada na Avenida Paulista e concluída no Largo da Batata, foi pacífica do começo ao fim, tendo perdido esse caráter unicamente pela ação desproporcional e truculenta da Polícia Militar. Antes mesmo que a manifestação principiasse, jovens (dentre eles menores de idade) foram detidos e mantidos incomunicáveis por diversas horas, sem que lhes fosse autorizado o acesso a suas famílias ou a advogados.
Tais condutas das autoridades policiais retratam um padrão na atuação das forças de segurança paulistas, que se reproduz frequentemente no trato cotidiano com a população, nos índices de letalidade policial e na impunidade dos crimes cometidos por policiais, como as chacinas.
Não bastasse a violação cotidiana dos direitos civis de cidadãos comuns, o uso desregrado da força em manifestações políticas coloca em risco não apenas a segurança individual das pessoas, mas atinge o cerne do próprio regime democrático. A discricionariedade necessária à ação policial não pode ser confundida com a arbitrariedade que motiva ações ao arrepio da ordem democrática.
A suposta defesa da ordem, que vale frisar, é muito mal definida na nossa legislação e objeto de fortes disputas sobre seu significado cotidiano, não pode se constituir num salvo-conduto para ações violentas de intimidação a manifestações legítimas numa democracia, nem se tornar um instrumento de imposição de outra ordem, não democrática, que atente contra a garantia de direitos e da vida.
A eventual presença ou ação de grupos violentos no interior de uma manifestação pacífica não pode se tornar justificativa para ações repressivas, de retaliação e à margem da lei que atinjam o conjunto dos manifestantes, jornalistas ou mesmo transeuntes sem qualquer relação com as atitudes de grupos isolados.
Exigimos que as forças policiais se conformem à ordem democrática, tendo claro que o desempenho de suas tarefas tem como pressuposto básico administrar conflitos e reconhecer a legitimidade das manifestações sociais, não se deixando levar por orientações morais ou por motivações político-partidárias, pautando-se – isto sim – pelos valores maiores que definem nosso Estado de Direito, previstos na Constituição Federal de 1988. Excessos no uso da força e ações arbitrárias poderão levar a uma escalada de terror e violência sem precedentes, e é dever das corporações policiais e de seus chefes hierárquicos impedir que isso aconteça, sob o risco de comprometerem a convivência social pacífica, a ordem legal e os fundamentos do regime 

Por que Henrique Meirelles não é alvo da Operação Greenfield?


FONTE:
http://jornalggn.com.br/luisnassif



Todos os presos temporariamente e os alvos que ganharam espaço na imprensa são ligados ao PT. Mas e os outras centenas de mandados? E os que não estão na mira?




Jornal GGN - A nova operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, que investiga a "gestão temerária e fraudulenta" de quatro dos maiores fundos de pensão do país - a Funcef, Petros, Previ e Postalis, traz algumas lacunas entre os mais de cem investigados no esquema, como a exclusão do nome de Henrique Meirelles, que comandou um dos maiores grupos nas mãos dos investigadores - a J&F.
 
O caso Greenfield impõe, direta ou indiretamente, uma devassa em gigantes do mercado brasileiro, desde os bancos Santander e Bradesco, até holdings e grupos controladores de outras dezenas de empresas.
 
Para coletar provas, os investigadores visitaram as residências e sedes das empresas, totalizando 106 mandados de busca e apreensão. Mais 28 empresários e possíveis envolvidos tiveram que prestar depoimento.
 
E foram presos temporariamente cinco: Carlos Augusto Borges e Maurício Marcellini Pereira, atuais diretores de participações e de investimentos da Funcef; o ex-presidente da Funcef e filiado ao PT, Carlos Alberto Caeser; o ex-conselheiro da entidade Demósthenes Marques, e Humberto Pires Grault Vianna, também ligado ao PT.
 
Mas entre os alvos da Greenfield, chama a atenção que a mira dos procuradores da República e dos delegados estava em ex-diretores, ex-presidentes, representantes e sócios das empresas investigadas, sobretudo possiveis envolvidos com o Partido dos Trabalhadores.

Ministério Público investiga governos de SP e RJ por repressão em protestos



FONTE:
http://jornalggn.com.br/luisnassif






Jornal GGN - O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, encaminhou nesta terça (6) aos governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, Geraldo Alckmin e Francisco Dornelles, respectivamente, um ofício informando a abertura de procedimento administrativo para averiguar denúncias de violações aos direitos humanos por parte de órgãos de segurança pública durante protestos contra o governo Temer realizados nos últimos dias nos dois estados. O ato se deu por iniciativa da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat

Léo Pinheiro prestará outro depoimento a Sérgio Moro



FONTE:
http://jornalggn.com.br/luisnassif




Jornal GGN - Os advogados do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, solicitaram que o empreiteiro preste um novo depoimento ao juiz da Operação Lava Jato no Paraná, Sérgio Moro. A petição foi protocolada um dia após o empresário ser novamente preso por Moro, que aceitou ouvir o empresário.
 
O juiz da Vara Federal de Curitiba considerou que Léo Pinheiro apresentava risco de obstrução à Justiça, e determinou novamente a sua detenção preventiva. O motivo da prisão traz, entre outros argumentos dos investigadores da Lava Jato, a ação que tramita contra o ex-senador Gim Argello.
 
Para Moro, hoje o quadro de provas contra o empresário se alterou e haveria risco de Léo Pinheiro interferir nas investigações. Isso porque supostamente teria pago R$ 5 milhões em propina ao ex-senador Gim Argello para que não convocasse empresários para a CPI mista da Petrobras.

93% QUEREM ELEIÇÕES JÁ



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/93-querem-eleicoes-ja



Enquete é do Senado

Fora Temer Eleições Já.jpg
Via O Dia:
Uma enquete no site do Senado Federal registra que 93% das pessoas consultadas querem a realização de novas eleições para presidente já em outubro, em conjunto com as eleições municipais.
A enquete trata-se de uma consulta pública, instrumento utilizado pelo portal e-Cidadania, do Senado, para verificar o apoio da população aos projetos de lei que tramitam na Casa. Nesse caso, os resultados são relativos à PEC 20/2016, que foi proposta ainda antes da votação de afastamento de Dilma Rousseff por senadores que se diziam independentes diante do processo de impeachment.
Até as 17h30 dessa segunda-feira, mais de 189 mil pessoas já haviam opinado sobre o projeto, sendo que 175,4 mil se disseram favoráveis à realização de novas eleições presidenciais.
(...)
Em tempo: do senador Roberto Requião:
RENAN DIZ AÍ, QUE NEGOCIO ESTRANHO DE TIRAR PESQUISA DAS DIRETAS DO SITE DO SENADO?

GOLPISTO NÃO DEIXA DILMA POUSAR EM POA



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/golpisto-nao-deixa-dilma-pousar-em-poa



Mr Fora Temer odeia o povo!


Dilma chega a Canoas.jpg
Dilma cumprimenta as pessoas em Canoas, depois de sair da Base Aérea
Conversa Afiada reproduz observação de um leitor do Quarto Poder:
Assim Dilma chegará em Porto Alegre. O golpista proibiu a Presidenta de aterrissar no Salgado Filho, onde o povo se preparava para recebê-la. Aqui, na base HB aérea de Canoas, os militares armaram uma barreira um km antes da entrada da base. O golpe é contra a mobilização social.

#FORATEMER LIDERA POSTAGENS NO TWITTER!


FONTE:



Logo depois, vem #DiretasJá!

Do Twitter de Zé Geraldo:

Rivalidade de Mourinho e Guardiola provoca atenção especial da polícia



FUTEBOL INGLÊS


Autoridades estão preocupadas com tensão que jogo pode causar. Profissionais do Old Trafford são treinados novamente após incidente em partida da última temporada




Por
Manchester, Inglaterra




jose mourinho pep guardiola  (Foto: Getty Images)Mourinho e Guardiola se reencontram no sábado (Foto: Getty Images)


A rivalidade de José Mourinho e Pep Guardiola não é tema somente entre os dois técnicos. A polícia está atenta a possíveis desdobramentos e elevação do nível de tensão do público no jogo entre Manchester United e Manchester City, no sábado, às 8h30 (de Brasília), no Old Trafford, pelo Campeonato Inglês. Serão 400 oficiais envolvidos na segurança e que já foram orientados sobre o que pode significar o reencontro dos ex-técnicos de Real Madrid e Barcelona, segundo o jornal Daily Mail.

- Não nenhum sistema de inteligência que sugere que haverá uma grande desordem. E mesmo não tendo risco, a polícia está ciente da rivalidade entre Mourinho e Guardiola e que a chegada dos novos gestores e sua própria rivalidade poderia trazer grande tensão - disse uma fonte ao jornal inglês.

Os cuidados são tomados para que não se repita o "fiasco", como a publicação comenta, da evacuação do Old Trafford em maio no jogo diante do Bournemouth por uma bolsa deixada justamente para um exercício de treinamento. Os profissionais do clube foram treinados novamente com pessoas especializadas para que o erro não volte a ocorrer em uma partida com o nível de importância que esta pelo Inglês está recebendo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2016/09/reencontro-de-mourinho-e-guardiola-recebe-atencao-especial-da-policia.html

Brasileiro ajuda Bulgária a vencer jogo de sete gols e duas viradas




ELIMINATÓRIAS DA COPA 2018 


EUROPA - FASE DE GRUPO

GRUPO A - 01ª RODADA




Ex-Bragantino e Mogi Mirim, Marcelinho marca logo depois de Luxemburgo reagir
no placar, selado apenas com uma sequência de bolas na rede nos acréscimos]




Por
Sofia, Bulgária



Longe de ser uma das favoritas a conseguir a vaga como primeiro lugar no Grupo A ou a segunda colocação que leva à repescagem nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018, a Bulgária surpreendeu e largou na frente de adversários mais tradicionais como França, Holanda e Suécia. E contou com a ajuda de um brasileiro para isso. Nesta terça-feira, o atacante Marcelinho, ex-Bragantino e Mogi Mirim, atualmente no Ludogorets, fez o segundo gol na vitória por 4 a 3 sobre Luxemburgo, num jogo com duas viradas e sete gols, no estádio Vasil Levski, em Sofia.

Marcelinho chuta a bola diante de Vincent Thill e Mario Mutsch em Bulgária x Luxemburgo (Foto: REUTERS/Stoyan Nenov)
Marcelinho chuta a bola diante de Vincent 
Thill e Mario Mutsch em Bulgária x 
Luxemburgo (Foto: REUTERS/Stoyan Nenov)


Os búlgaros abriram o placar com Rangelov, aos 16 minutos, num chutaço de fora da área. Só que, no segundo tempo, Joachim virou com dois gols seguidos, aos 15 e 17. Então, o brasileiro Marcelinho entrou em cena. Logo depois, aos 20, aproveitou bobeada da zaga de Luxemburgo em cruzamento para a área e concluindo no canto. Ainda contou com o desvio involuntário do zagueiro que levou a bola a entrar perto da trave, longe do alcance do goleiro Joubert.

Com o placar empatado, a Bulgária partiu para a vitória e conseguiu ficar em vantagem novamente aos 34, com Popov. Luxemburgo ainda teve forças para empatar outra vez, nos acréscimos, aos 46, com Bohnert. Mas, em seguida, Tonev tratou de selar a vitória dos anfitriões, aos 47.
Com três pontos, os búlgaros lideram o Grupo A, dois à frente de Suécia, Holanda, adversários nesta terça que empataram por 1 a 1, França e Belarus, que também somaram um apenas com um 0 a 0, na Borisov Arena.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-europa/noticia/2016/09/brasileiro-ajuda-bulgaria-vencer-em-jogo-de-sete-gols-e-duas-viradas.html

Estreante Gibraltar quase apronta, mas sofre goleada da Grécia no Grupo H



ELIMINATÓRIAS DA COPA 2018 


EUROPA - FASE DE GRUPO

GRUPO H - 01ª RODADA





Pequeno país localizado entre a Península Ibérica e o Mar Mediterrâneo faz seu 1º gol na história da competição, mas vê gregos vencerem com direito a pintura de Mitroglou



Por
Algarve, Portugal



Estreante nas eliminatórias europeias para Copa do Mundo, a modesta seleção de Gibraltar até que tentou fazer história logo de cara na competição, mas acabou goleada pela Grécia por 4 a 1 em jogo válido pelo Grupo H. Em outros jogos da chave, a Bósnia bateu a Estônia por 5 a 0, e a Bélgica derrotou o Chipre por 3 a 0.

Território britânico ultramarino localizado ao sul da Península Ibérica e banhado pelo Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico, Gibraltar começou a partida no estádio do Algarve, em Portugal (é,o país é tão pequeno que não possui um estádio dentro das normas exigidas pela Fifa e, por isso, manda suas partidas na Terrinha por conta proximidade geográfica), como se esperava: levando gol. E que gol! Mitroglou, com um sem pulo de fora da área no ângulo, abriu o placar para os gregos aos dez minutos.

No entanto, aos 26 minutos, o inesperado. Camisa 10 de Gibraltar, o meia Liam Walker recebeu na ponta direita, cortou para o meio, driblou o zagueiro Tzavelas e acertou um chutaço de canhota no ângulo de Karnezis. Golaço. O primeiro de Gibraltar na história das eliminatórias. Curiosamente, o país só foi incluído na competição no final de maio após uma decisão da Uefa (que também incluiu Kosovo).

Liam Walker celebra gol histórico de Gibraltar (Foto: Reuters)
Liam Walker celebra gol histórico 
de Gibraltar (Foto: Reuters)



Grécia vira com três gols em dois minutos

Empolgado com o gol, Gibraltar começou a dificultar a vida dos gregos que pareciam não acreditar com a zebra que passeava a frente deles. Mas assim como fez um gol inesperado, a pequena península britânica conseguiu a proeza de levar três em dois minutos no fim da etapa inicial.

Liam Walker celebra primeiro gol de Gibraltar na história das eliminatórias (Foto: Reuters)Liam Walker celebra primeiro gol de Gibraltar na história das eliminatórias (Foto: Reuters)


Aos 44, o zagueiro Wiseman não foi nada sábio e marcou contra o próprio patrimônio. O gol desestabilizou Gibraltar que viu Fortounis fazer o terceiro um minuto depois. E, na sequência, após perderem a bola, os anfitriões levaram o quarto, anotado por Torosidis.

No segundo tempo, com a boa vantagem o marcador, a Grécia tirou o pé diante de um esforçado Gibraltar e só esperou o apito final para assegurar os três pontos.


Saiba mais:

Grupo H: Com Henry de auxiliar, Bélgica vence Chipre. Bósnia goleia
Confira a classificação atualizada das eliminatórias europeias para Copa 

Mitroglou celebra golaço de sem pulo que abriu o caminho para vitória grega em Portugal (Foto: Reuters)
Mitroglou celebra golaço de sem pulo que 
abriu o caminho para vitória grega em 
Portugal (Foto: Reuters)


FONTE:

Grupo H: com Henry de auxiliar, Bélgica vence Chipre. Bósnia goleia



ELIMINATÓRIAS DA COPA 2018 


EUROPA - FASE DE GRUPO

GRUPO H - 01ª RODADA




Lukaku marca duas vezes, e belgas triunfam na primeira partida do técnico espanhol Roberto Martinez - cujo assistente é o ex-jogador francês - em uma competição oficial




Por
Nicósia, Chipre




Henry cumprimenta o zagueiro Verthogen após vitória sobre o Chipre (Foto: Reuters)
Ex-jogador e agora auxiliar: Henry cumprimenta 
o zagueiro Verthogen após vitória sobre o 
Chipre (Foto: Reuters)


Sob nova direção, a tão elogiada geração belga começou com o pé direito sua caminhada rumo ao Mundial da Rússia em 2018. Fora de casa, a equipe de Hazard, Lukaku, De Bruyne e companhia derrotou o Chipre por 3 a 0, em jogo válido pelo grupo H e que marcou a estreia do técnico Roberto Martinez, que tem o ex-atacante francês Thierry Henry como auxiliar, em competições oficiais.

Depois de debutar com derrota para Espanha em amistoso realizado na semana passada, Roberto Martinez pegou um rival, a principio, tranquilo na primeira rodada das eliminatórias europeias. Afinal, o Chipre nunca se classificou para um torneio de grande porte (Copa do Mundo ou Eurocopa).

> Estreante Gibraltar quase apronta, mas acaba goleada pela Grécia no Grupo H
> Confira a classificação atualizada das eliminatórias europeias para Copa 

Thierry Henry passa instruções do banco de reservas (Foto: AP)
Thierry Henry passa instruções do banco de 
reservas (Foto: AP)


Martinez comanda sua primeira partida em um torneio oficial (Foto: Reuters)Roberto Martinez comanda sua primeira partida em um torneio oficial (Foto: Reuters)


Lukaku, jogador do Everton e que por muito tempo foi comandado por Martinez no clube inglês, abriu o placar logo aos 13 minutos. A vantagem construída cedo não ajudou muita coisa, e o Chipre passou a incomodar. Por pouco não chegou ao empate no fim do primeiro tempo.

A Bélgica só ficou aliviada aos 15 do segundo tempo quando, novamente com Lukaku, fez 2 a 0. Com a vantagem mais folgada, os visitantes se soltaram  chegou ao terceiro com Carrasco aos 35 após receber passe de Hazard, do Chelsea.

Outro jogador dos Blues, o atacante Batshuayi, teve chance de ampliar no fim, mas acabou batendo mal um pênalti que foi defendido pelo goleiro Panayi.

Lukaku é abraçado por Fellaini após marcar 1º gol belga (Foto: Reuters)
Lukaku é abraçado por Fellaini após marcar 
1º gol belga (Foto: Reuters)



Bósnia goleia e lidera

Em outro jogo da chave, a Bósnia não teve dificuldade nenhuma para golear a Estônia por 5 a 0. Com o resultado, a ex-república iugoslava lidera a chave à frente de Grécia (que venceu Gibraltar por 4 a 1) e Bélgica.

Os gols da Bósnia foram anotados por Spahic (2), Dzeko (de pênalti), Ibicevic e Medunjanin.

De pênalti, Dzeko marca o segundo gol da Bósnia na vitória de 5 a 0 sobre a Estônia (Foto: Reuters)
De pênalti, Dzeko marca o segundo gol da 
Bósnia na vitória de 5 a 0 sobre a Estônia 
(Foto: Reuters


FONTE: