MUNDIAL FEMININO DE VOLEI 2010
Americanas não conseguiram parar as gigantes russas na semifinal
A seleção da Rússia confirmou seu favoritismo, manteve a invencibilidade no Mundial Feminino de Vôlei e chegou à sua segunda final seguida do torneio. Atuais campeãs mundiais, as russas passaram pelas americanas por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 13/25, 25/19 e 25/21, neste sábado, em Tóquio.
As russas aguardam agora o Brasil, que venceu o duelo contra o Japão por 3 sets a 2 neste sábado, para buscar o sétimo título mundial. O confronto deste domingo será a reedição da final da edição passada do Mundial, que terminou com vitória das europeias por 3 sets a 2.
Como já vem acontecendo em todo a competição, a seleção russa chegou à vitória graças aos desempenhos excelentes de Gamova e Sokolova. As gigantes de 2,02m e 1,92m, respectivamente, desmontaram o bloqueio e a defesa dos Estados Unidos. Do lado americano, a oposto Hooker bem que tentou, teve um desempenho excelente, mas viu sua equipe errar muito na hora de definir os pontos.
O jogo
O primeiro set da partida foi totalmente dominado pela equipe da Rússia, desde o primeiro ponto, as europeias mostraram que não dariam chance para as americanas, que sofreram com os ataques de Gamova, sendo na pancada na entrada de rede ou no fundo de quadra com algumas largadinhas.
O técnico Hugh McCutcheon tentou mudar um pouco a equipe trocando a levantadora titular Glass para a entrada de Berg, assim como já havia feito na derrota para o Brasil. A mudança, porém, não surtiu muito efeito com o bloqueio russo anulando Logan Tom. Com facilidade, as auais campeãs mundiais fecharam a parcial em 25 a 16.
No segundo set, os Estados Unidos voltaram com um desempenho diferente. Com o bloqueio mais em cima de Sokolova e Gamova, as americanas conseguiam amenizar os ataques rivais e contavam com uma bela atuação da oposto Hooker.
No saque de Logan Tom, as americanas abriram vantagem e com um ataque de Akinradewo chegaram com 16 a 9 na segunda parada técnica da parcial. O time russo sentiu o baque e cometeu diversos erros bobos de ataque. Com facilidade, os Estados Unidos empataram a partida com um massacrante 25 a 13.
O terceiro set começou com as americanas melhor e abrindo vantagem de 6 a 3 no placar. Mas a Rússia acordou novamente na partida, graças principalmente a um bom momento de Sokolova e chegou com 8 a 7 na primeira parada técnica.
Com um bom saque, que complicou a recepção das americanas, as russas conseguiram abrir um pouco de vantagem, fazendo 16 a 11 no segundo intervalo. Aproveitando os erros do ataque americano, as russas fecharam a parcial em 25 a 18.
As americanas sentiram a derrota na terceira parcial e voltaram apagadas para o quarto set. Motivadas, Gamova e Sokolova passavam com certa facilidade pelo bloqueio rival. Com estes ingredientes, as russas não tiveram trabalho para fechar a partida e manter vivo o sonho de conquistar o bicampeonato mundial.