sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Kvitova recebe alta e diz que mexeu os dedos: "Melhor presente de Natal"





TÊNIS



Com a mão enfaixada, bi de Wimbledon deixa hospital três dias após ser esfaqueada em tentativa de assalto: "Não importa o quanto vai demorar, quero voltar (a jogar)"



Por
Praga



Petra Kvitova; mão enfaixada; tênis (Foto: AP)Kvitova vai para casa com a mão esquerda enfaixada e não perde o bom humor (Foto: AP)


Três dias depois de ter sido esfaqueada na mão esquerda numa tentativa de assalto em sua casa, em Prostejov, a tcheca Petra Kvitova recebeu alta na manhã desta sexta-feira. Em breve declaração à imprensa antes de deixar o hospital, em Praga, a bicampeã de Wimbledon apareceu com a mão enfaixada, mas contou que já consegue apresentar movimentos nos dedos. Ela havia passado por uma cirurgia na região e evoluiu satisfatoriamente.

- Ontem (quinta) de manhã, durante uma visita do médico, eu pude mexer meus dedos. Foi o melhor presente de Natal que eu poderia desejar. Agora estou ansiosa para passar o tempo com a minha família e gostaria de pedir privacidade e paz uma vez que começo uma jornada para voltar às quadras - contou a tenista, demonstrando bom humor durante as declarações.

Petra Kvitova; mão enfaixada; tênis (Foto: AP)
Kvitova está usando proteção que protege 
toda a mão e vai até quase o final do 
antebraço (Foto: AP)


Kvitova sofreu lesões nos tendões e machucou os cinco dedos e dois nervos da mão esquerda. A tenista, atual número 11 do mundo, teve sua residência invadida e, na ação, o intruso a esfaqueou na mão esquerda.  O ataque aconteceu quando a tenista tomava café da manhã. A projeção atual é que ela deve ficar até seis meses fora do tênis.

- Realmente não importa o quanto vai demorar, se três meses, seis meses, um ano, ou o quanto for. Mas certamente quero voltar (a jogar) um dia e vou fazer todo o possível para isso - afirmou a jogadora.

De acordo com as autoridades, o invasor já era procurado e estava tentando se esconder. Tocou a campainha da casa da tenista e se passou por um técnico da empresa de energia, com o pretexto de que estava ali para conferir o leitor de eletricidade.

Em seguida, tentou roubar a atleta e a ameaçou com uma faca. Kvitova reagiu e teve ferimentos em todos os dedos da mão esquerda. O ladrão fugiu levando cerca de R$ 654 do apartamento. O responsável pelo crime fugiu e segue sendo procurado pelas autoridades da República Tcheca.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/12/kvitova-recebe-alta-e-diz-que-mexeu-os-dedos-melhor-presente-de-natal.html

Felipe Santana não planejava retornar ao Brasil: "Vi o projeto e resolvi voltar"




ATLÉTICO-MG


Jogador assina contrato por duas temporadas e admite interesse no projeto apresentado pelo Atlético-MG para os próximos anos




Por
Belo Horizonte




Segunda contratação confirmada pela diretoria do Atlético-MG, o zagueiro Felipe Santana estava há oito anos no futebol europeu. O planejamento inicial do jogador era continuar na Europa, onde fez carreira no futebol alemão, passando por Borussia Dortmund e Schalke 04, mas uma situação mudou todo o panorama do atleta de 30 anos.

Felipe Santana, novo zagueiro do Atlético-MG (Foto: Gabriel Duarte)
Felipe Santana, novo zagueiro do 
Atlético-MG (Foto: Gabriel Duarte)


- Não foi o fator time, não foi o fator clube, mas o projeto, para mim que estou fora há muito tempo, era difícil escolher uma equipe do Brasil. Não passava pela minha cabeça voltar ao Brasil. Mas quando recebi telefonema da diretoria do Atlético-MG, resolvi voltar. Até porque me apresentaram um super projeto muito ambicioso. Quando você veste uma camisa de peso do Atlético-MG, com um super momento, não tem como negar (a oferta) - disse o jogador.


LEIA TAMBÉM
Corinthians freia interesse e recusa oferta do Atlético-MG por Marlone
Proposta inglesa aproxima Pratto de antigo desejo: voltar a jogar na Europa


Felipe Santana foi revelado pelo Figueirense, onde estava treinando nos últimos dias para manter a forma, teve passagem por quatro clubes europeus: Borussia Dortmund e Schalke 04, da Alemanha, Olympiacos, da Grécia, e Kuban Krasnodar, da Rússia. Ele foi duas vezes campeão catarinense (2006 e 2008), dois Campeonatos Alemães (2010/11 e 2011/12), uma Copa da Alemanha (2011/2012), uma Supercopa da Alemanha (2008), além de outro Campeonato Grego (2014/2015).

Não passava pela minha cabeça voltar ao Brasil. Mas quando recebi telefonema da diretoria do Atlético-MG, resolvi voltar. Até porque me apresentaram um super projeto muito ambicioso
Felipe Santana

O jogador espera fazer uma boa temporada, principalmente em relação à Libertadores. O Galo está no Grupo 6, com Libertad-PAR, Godoy Cruz-ARG e Sport Boys-BOL.

- A melhor possível, quase 10 anos que estou fora, retornar projeto que o Atlético-MG está montando não foi muito difícil querer voltar. Agora é aproveitar. Tem muitas competições, tem a Libertadores, que é sempre uma competição difícil. O projeto é bom, e isso me motivou a voltar ao Brasil.
No Atlético-MG, Felipe Santana vai disputar posição com Leonardo Silva, que renovou contrato por mais uma temporada, Erazo, Gabriel e Jesiel. Ronaldo Conceição ainda está no clube, mas não deverá ser aproveitado por Roger Machado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/12/felipe-santana-nao-planejava-retornar-ao-brasil-vi-o-projeto-e-resolvi-voltar.html

Clube do Módulo II de Minas anuncia zagueiro campeão brasileiro pelo Fla




GUARANI-MG



Guarani-MG, de Divinópolis, divulga acerto com zagueiro Álvaro, de 39 anos, campeão pelo Rubro-negro em 2009 e com currículo no futebol brasileiro e espanhol




Por
Divinópolis, MG




Álvaro Flamengo zagueiro Guarani-MG (Foto: Agência Estado)
Campeão brasileiro pelo Fla em 2009, 
zagueiro Álvaro busca mais um título 
no interior de Minas 
(Foto: Agência Estado)


O Guarani-MG, de Divinópolis, que em 2017 disputa o Módulo II do Mineiro, anunciou na manhã desta sexta-feira uma contratação de impacto para o clube. O veterano zagueiro Álvaro, de 39 anos, é o mais novo reforço para a zaga do Bugre no Estadual. Campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo, o defensor tem longa carreira no futebol brasileiro, onde defendeu São Paulo, Atlético-MG e Internacional, e também pela Espanha, onde vestiu as camisas de Las Palmas, Zaragoza e Levante.
Esta não será a primeira participação de Álvaro no Módulo II em Minas Gerais. Em 2016 ele foi campeão da divisão com o Democrata GV.  De acordo com o presidente do clube, Vinícius Morais, a contratação ocorreu após análise de todos atletas que disputaram o Módulo II em 2016.
– O Álvaro era um dos principais nomes pelo campeonato que fez pelo Democrata. Essa competição é nova para nós, porque tem limite de idade. São sete nomes acima do limite de 24 anos e o Álvaro, por ter jogado essa competição, conviveu com a forma de disputa, com essa mescla de jogar com jovens. Foi vencedor em toda a sua carreira. A conversa foi rápida, apresentamos a proposta e ele aceitou, dentro da realidade do clube. A gente espera que possa ser um pilar na equipe para o acesso para o ano que vem – comentou o mandatário.

Na página oficial do clube no Facebook, o atleta publicou um vídeo com mensagem para a torcida de Divinópolis.

– Venho com uma motivação muito grande de fazer um excelente trabalho, de levar o Guarani aonde deve estar, que é a primeira divisão. Trabalhar com muita seriedade, agregando ao grupo, formando identidade de uma equipe vencedora e claro, trazendo muita alegria e criando identidade com o torcedor – afirmou.

Outro atleta que também foi anunciado pelo Guarani-MG para a defesa foi o companheiro de zaga de Álvaro no título do clube de Governador Valadares: Carciano, de 35 anos, defensor com muitas temporadas pelo Villa Nova-MG. A apresentação do elenco está marcada para 3 de janeiro.
O Bugre está no Grupo A do Módulo II, com Nacional, Betinense, Social e Tupynambás. Na competição, cada time pode contratar sete jogadores acima de 24 anos. A disputa começa em 18 de fevereiro, e o Guarani-MG estreia contra o Betinense, em Sete Lagoas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/futebol/times/guarani-mg/noticia/2016/12/clube-do-modulo-ii-de-minas-anuncia-zagueiro-campeao-brasileiro-pelo-fla.html

Carille exalta semelhança com Tite e diz: "Não sou interino. Sou treinador





CORINTHIANS


Novo técnico do Corinthians promete time bem organizado e com muito vontade: "É a mesma linha de trabalho do Tite. Meu estilo é muito parecido com o dele", declarou




Por
São Paulo



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Depois de oito anos como auxiliar técnico do Corinthians, Fábio Carille foi efetivado como técnico da equipe para a temporada de 2017. Segundo ele, o torcedor por ficar tranquilo com o futuro do Timão. Entrega e organização não faltarão. A promessa do novo técnico, aliás, é de um trabalho muito parecido com o de Tite, multicampeão com o Alvinegro e agora na seleção brasileira.

Alessandro Nunes Fabio Carille Flavio Adauto Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)
Carille (no centro) é apresentado por 
Alessandro Nunes e Flávio Adauto 
(Foto: Diego Ribeiro)


– O torcedor do Corinthians pode esperar uma equipe muito organizada e com muita entrega. As linhas serão muito organizadas e a equipe compacta. É a mesma linha de trabalho do Tite. Meu estilo é muito parecido com o dele – falou o técnico do Corinthians.

É a mesma linha de trabalho do Tite. Meu estilo é muito parecido com o dele"
Fábio Carille

 Antes de ser confirmado pela diretoria corintiana como técnico efetivo do Timão, Fábio Carille comandou o time interinamente em duas oportunidades nesta temporada. Depois da saída de Tite e também após a saída de Cristóvão Borges. Nessa última passagem, aliás, o presidente Roberto de Andrade chegou a dizer que ele ficaria até o fim do ano. Mas contratou Oswaldo.

– Não foi surpresa, sabia que isso poderia acontecer em algum momento. Estou muito feliz. Sei do tamanho da responsabilidade e sei que as coisas podem andar diferente. Não sou mais interino, não sou mais treinador 'até ali'. Sou o treinador – comemorou Carille.


LEIA MAIS:
Corinthians recusa oferta do Atlético-MG por Marlone: "Ele é importante"
Corinthians recua em negociação para contratar o volante Rithely, do Sport


O treinador sabe do tamanho da pressão que está por vir ao assumir essa responsabilidade, mas se vê preparado para encarar os desafios de comandar o Timão.

Carille Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)Carille foi auxiliar de Tite no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)


– As coisas acontecem sempre no momento certo. Participei de tudo aqui nesses oito anos. Sei como é a política do clube. Conheço muito bem o grupo para dar sequência – completou.
Nos últimos dias, Carille já vinha participando das conversas com a diretoria sobre reforços. Mas o técnico não quer abrir quem são os nomes analisados.

– Temos tratado isso muito internamente – despistou.

O Corinthians vai realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos, na disputa da Florida Cup. O Timão vai disputar também o Paulista, a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Sul-Americana em 2017.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/12/carille-exalta-semelhanca-com-tite-e-diz-nao-sou-interino-sou-treinador.html

Vasco faz mistério para anunciar reforço até o Natal; ênfase é no ataque





VASCO




Nomes de Diego Souza, Luis Fabiano e Kelvin ficam em evidência, mas diretoria adota cautela. Meta é diminuir média de idade do elenco; veja quem pode sair




Por
Rio de Janeiro



O clima em São Januário é de mistério. Pelo menos para a imprensa e para a torcida do Vasco. A diretoria adota cautela e corre para anunciar um reforço até o fim de semana. Na quinta-feira, Eurico Brandão Miranda, vice de futebol, e Anderson Barros, gerente, deram uma coletiva, mas com poucas pistas.

Luis Fabiano Tianjin Quanjian (Foto: Reprodução / Sina.com)Fabuloso é opção no ataque (Foto: Reprodução / Sina.com)


Algumas situações já estão definidas. Por exemplo, três jogadores já deixaram o clube. São eles: Aislan, Fellype Gabriel e William. Uma revelação feita pelo vice de futebol foi que sete jogadores já foram comunicados que não estão nos planos para 2017. Mas não há possibilidade de eles saírem por venda.

Desses sete, Leandrão está confirmado no Boavista. Os nomes dos outros ainda não foram revelados para a imprensa, mas nos bastidores já circulam quem são os possíveis atletas. Éderson e Junior Dutra, ambos com contrato terminando no meio da temporada que vem (junho e abril, respectivamente) podem sair. Assim como Julio Cesar, Jorge Henrique e Diguinho. Nada é concreto, porém.

Esses três últimos citados têm idade acima de 30 anos, o que pode ter a ver com a afirmação de Euriquinho de que o Vasco vai diminuir a média de idade de seu time - fator que ficou em discussão durante toda a temporada de 2016, e que o dirigente diz saber que é o que a torcida quer.

Além do capitão Rodrigo, que vai permanecer no clube, Nenê e Andrezinho são os mais veteranos. Nessa lista de sete nomes, especulou-se que um dos meias poderia ir embora. Os empresários do camisa 10 e do camisa 7, porém, afirmaram que não conversaram com o Vasco e que os dois devem permanecer para 2017.

Diego Souza Grêmio x Sport (Foto: Williams Aguiar/Sport)
Meia Diego Souza é um dos sonhos da diretoria, 
mas negociação é complicada 
(Foto: Williams Aguiar/Sport)


Dois jogadores têm renovação bem encaminhada, que serão definidas no início do ano que vem: os volantes Marcelo Mattos e Julio dos Santos. Ambos vão estender o vínculo por mais um ano.
Na busca por reforços, a ênfase é no setor ofensivo. Essa é a prioridade. Três nomes ficaram em evidência: Diego Souza, Luis Fabiano e Kelvin. Euriquinho causou alvoroço nas redes sociais ao responder na coletiva que um dos cinco nomes que estão em negociação já atuou com a camisa do Vasco.


+ Vasco diz que há cinco nomes em negociação; um deles já foi do clube 
+ Central do mercado: confira as últimas novidades para 2017
+ De volta à  elite, quanto custa o time do Vasco no Cartola FC? Confira o esboço


Sobre Diego Souza, é uma situação difícil por ele ter vínculo com o Sport e haver muita multa para rescindir o contrato. Uma hipótese seria o empréstimo, mas o clube do Recife não parece muito disposto a aceitar. É um nome que agrada a diretoria e que tem identificação com a torcida do Vasco.
 
As conversas com Luis Fabiano podem se estender até janeiro, porque ele precisa resolver pendências com seu antigo clube chinês. Mas a negociação não é simples para o Vasco. Kelvin é um nome que agrada muito o departamento de futebol cruz-Martino, mas sem nada concreto ainda.
 
As posições procuradas são atacante (talvez dois), meio-campo, volante e lateral-esquerdo. Enquanto a torcida fica na expectativa, o novo departamento de futebol do clube corre para bater o martelo sobre contratações, já que o presidente antecipou que terá um presente de Natal. Será?  


FONTE:

Elenco do Botafogo chega ao ES no dia 17 de janeiro para a pré-temporada





BOTAFOGO



Após desembarque no Aeroporto de Vitória, plantel segue para o CT China Park, em Domingos Martins. Retorno ao Rio de Janeiro deve acontecer nos dias 25 ou 26




Por
Vitória, ES




Treino Botafogo Espírito Santo (Foto: Thiago Lima / GloboEsporte.com)Botafogo voltará ao Espírito Santo para treinos de pré-temporada em janeiro (Foto: Thiago Lima / GloboEsporte.com)


Uma semana e meia. Este será o tempo da pré-temporada do Botafogo no Espírito Santo, de acordo com o comitê local que cuida da logística alvinegra, em Vitória. Os jogadores desembarcam no aeroporto da capital capixaba na manhã do dia 17 e de lá seguem para o CT China Park, em Domingos Martins, Região Serrana do Estado, onde ficam treinando até a semana da estreia do clube no Campeonato Carioca.

De acordo com Fernando Paiva, que faz parte do grupo que organiza a pré-temporada do Botafogo no Espírito Santo, problemas em encontrar vagas em voos prejudicou o planejamento e com isso, a delegação alvinegra chegará ao estado apenas no dia 17. O retorno, que ainda será definido, deve ser entre os dias 25 e 26 de janeiro.

- Na Libertadores o primeiro jogo do Botafogo é no dia 02 de fevereiro, se não me engano. Então acabamos de finalizar a logística da chegada deles, que por problemas de companhia aérea, só conseguimos colocar os atletas no dia 17, então eles chegam no dia 17, às 9h, em Vitória. Uma semana e meia de pré-temporada. A equipe vem para treinar e deve ter um jogo amistoso, no dia 21 ou 22. E devem estar retornando ao Rio de Janeiro no dia 25 ou 26, estamos definindo isso ainda, mas provavelmente deve ser no dia 25 mesmo, no final da tarde - afirmou.


MOSAICO - Pré-temporada Botafogo (Foto: Editoria de Arte)MOSAICO - Pré-temporada Botafogo (Foto: Editoria de Arte)


O CT do resort conta com um campo com as medidas oficiais da Fifa (105x68m), um gramado projetado pelo mesmo engenheiro da Arena Corinthians, e uma academia ao lado equipada sob orientação do Botafogo na primeira hospedagem do clube. Seu China disse que ainda vai colocar mais banheiras dentro dos vestiários dos jogadores por conta própria. A delegação, com cerca de 60 pessoas, terá dois prédios reservados apenas para ela e um centro de convivência exclusivo e personalizado com escudos do Alvinegro, contendo: auditório, sala de jantar, banheiros coletivos, sala de massagem e salão de jogos com mesa de pingue-pongue, sinuca, totó, TV e videogame.

Na área aberto do resort, há um parque aquático bem na frente do centro de convivência, piscinas normais e aquecidas, saunas, banheiras de hidromassagem, cinema, lago para pescaria e um teleférico com ampla visão do espaço de 1.200.000 m² do hotel, que atualmente tem capacidade para 405 pessoas. O CT do hotel foi construído como possível sede da Copa do Mundo de 2014 e, além do Botafogo esse ano, já abrigou o Paraná Clube durante o Mundial. Seu China já investiu mais de R$ 300 mil no centro de treinamento.

Esta será a terceira pré-temporada do clube no Espírito Santo. Em 2007, com Cuca, o Botafogo fez sua preparação em Vitória e terminou a temporada chegando à final do Campeonato Carioca, às oitavas de final da Copa Sul-Americana e foi nono colocado do Campeonato Brasileiro. Em 2016, com Ricardo Gomes e Jair Ventura, a equipe também foi finalista do estadual, chegou às oitavas da Copa do Brasil e garantiu vaga na Libertadores. Assim como aconteceu das outras vezes, deverá acontecer um amistoso na capital, que ainda será marcado, no fim de janeiro.

Para ler mais notícias do esporte capixaba, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GloboEsporte.com Espírito Santo no Twitter e por RSS.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/es/futebol/noticia/2016/12/elenco-do-botafogo-chega-ao-es-no-dia-17-de-janeiro-para-pre-temporada.html

Sem a 10: Montillo vai usar a camisa 7 em sua passagem pelo Botafogo




BOTAFOGO


Anúncio da numeração foi feito em rede social. Argentino vestirá uniforme com o número de maior tradição na história do clube



Por
Rio de Janeiro




Anunciado nesta manhã de quinta-feira pelo Botafogo, o meia Montillo não será o camisa 10 do clube em 2017. Pelas redes sociais, o Alvinegro informou que o argentino vai vestir a camisa 7, número com muita história no clube e que acompanhou Garrincha e Túlio. (Veja no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo gols de Montillo no futebol brasileiro)


montillo camisa 7 (Foto: Reprodução / Twitter)

O jogador, em texto em seu perfil, prometeu honrar a tradicional camisa. No Brasil, ele atuou por Cruzeiro e Santos.

- Com humildade e felicidade vou ter a honra de usar uma camisa com muita história. Obrigado mais uma vez Botafogo - escreveu Montillo.

A princípio, o argentino planejava usar o número 10, que acompanhou na maioria dos clubes pelos quais passou. O próprio Botafogo, ao anunciá-lo mais cedo, postou uma imagem com essa numeração (Veja na imagem abaixo).

Porém, os dirigentes mostraram para Montillo o tamanho do significado da 7 na história do Alvinegro e o meia topou a escolha. Com isso, Camilo seguirá vestindo a 10 em 2017.

Montillo Botafogo (Foto: Reprodução)
Anúncio da contratação com o nome de 
Montillo e a camisa 10 (Foto: Reprodução)

A equipe alvinegra não tem numeração fixa. Apenas Canales, que usa a 19, atua sempre com o mesmo número. No geral, em 2016, a 7 ficava com Neilton, mas o atacante acertou também nesta quinta com o São Paulo.

Montillo esteve em campo pelo Shandong Luneng (Foto: Twitter)
Montillo estava atuando pelo Shandong 
Luneng, na China (Foto: Twitter)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/12/montillo-vai-usar-camisa-7-no-botafogo.html

Carta do Papai Noel a Michel Temer. Por Jornalistas Livres



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/carta-do-papai-noel-a-michel-temer-por-jornalistas-livres/


por : 

(Brasília, DF 16/12/2016) Presidente Michel Temer e a Primeira-Dama Marcela Temer durante entrega de presentes feita pelo Papai Noel dos Correios. Foto: Beto Barata/PR


(Brasília, DF 16/12/2016) Presidente Michel Temer e a Primeira-Dama Marcela Temer durante entrega de presentes feita pelo Papai Noel dos Correios.
Foto: Beto Barata/PR
À sua excelência sr. Presidente Michel Temer,
Em dezembro passado recebi uma carta de desabafo de vossa excelência lamentando determinadas situações e desejando, de maneira discreta, guinadas “radicais” na política e sociedade brasileira.
As lamentações versavam sobre a desconfiança da então presidente Dilma Rousseff sobre lealdade política, o fato do senhor ser tratado como vice decorativo, além da perda de seu protagonismo político nos últimos anos e a não nomeação dos seus afiliados partidários.
Entre a leitura de diversas cartas e as realizações de muitas solicitações que recebo nessa época do ano, consegui concretizar, de forma quase milagrosa, um dos vossos sonhos mais profundos: a almejada presidência do Brasil. Sei que sua excelência ambicionava esse cargo há muito tempo.
Diante do esforço empreendido na realização dessa empreitada, dou-me a liberdade de escrever esta carta para, desta vez, apontar as minhas lamentações e agruras.
Como é de amplo conhecimento, as minhas atividades destinam-se em fomentar a esperança e presentear diversos pessoas que acreditam na magia do Natal. Essa difícil tarefa é concretizada, todos os anos, devido ao apoio daqueles que ficaram conhecidos como “ajudantes de Papai Noel”, especialmente duendes e reinas.
Poucas pessoas sabem, entretanto, que o Papai Noel e sua equipe escolheram o Brasil, devido ao clima agradável e natureza exuberante, para residir boa parte do ano. Todavia, as ações do vosso governo estão prejudicando as tradicionais atividades do Papai Noel e em especial dos meus ajudantes.
As reinas têm suas atividades intensificadas no período natalino. Nos demais meses, essas criaturas encantadoras desenvolvem diferentes trabalhos na sociedade brasileira. Entretanto, no ano de 2016 ficaram desempregadas somando-se aos 12 milhões de brasileiros que amargam essa condição. Acreditavam que com a mudança do governo a situação melhoraria. Chegaram a bater panelas e protestar nas ruas vestidas de verde e amarelo. Frustradas, passam o dia tentando criar poções mágicas para voltar no tempo.
Os duendes são as maiores vítimas do vosso governo. Muitos não conseguiram concluir seu estudo na idade da adolescência e, por isso, recorriam ao programa Brasil Alfabetizado, interrompido logo após a posse de sua excelência.
Alguns dos filhos desses duendes entraram no ensino superior e sonhavam com a realização de uma graduação sanduíche (parte no Brasil e parte no exterior) através do programa Ciência sem Fronteiras, agora vedado para essa modalidade de ensino.
Os duendes jovens estão ainda mais apreensivos. Assustaram-se com a MP que propõe a reforma do ensino médio e a possibilidade de profissionais com o suposto notório saber e sem conhecimentos pedagógicos assumirem salas de aula.
A PEC 55/241, aprovada no último dia 13, preocupa a todos, especialmente os enfermos que precisam acessar a rede pública de saúde. Duendes e reinas afirmam que se atualmente a saúde brasileira encontra-se na UTI, com a PEC e o congelamento dos gastos públicos por 20 anos teremos uma significativa redução da verba para essa área e, consequentemente, o seu agravamento. Não pretendo polemizar o assunto – estou cansado de ser confundido com comunista -, mas o comentário é que a PEC foi editada, na verdade, para disponibilizar vultosos recursos para subsidiar o setor financeiro.
Mas o golpe final do vosso governo foi infligido com a proposta da reforma da previdência. Duendes e reinas terão que trabalhar até os 65 anos de idade e caso almejem a aposentadoria integral deverão labutar por 49 anos. Impossível!
Sobre este ponto, eu, Papai Noel, aguardo ansioso a minha aposentadoria. Na realidade, conto os dias. Nos meus imprecisos cálculos faltam somente 10 anos para isso. Mas, se compreendi bem a proposta que tramita no Congresso, terei que trabalhar, além dos 10, mais 5 anos de pedágio. Todos esses anos de tralhado geraram diferentes problemas de saúde, como dor nas costas, bico de papagaio, bursite, etc. Sinceramente, sr. Presidente, não sei se conseguirei suportar esse tempo adicional.
Diante desse cenário, chamou-me a atenção nas cartas que estou recebendo este ano uma forte carga de desesperança e quiçá desespero. Lembrei do ditado popular que diz que “povo sem esperança é um povo morto”.
Dito isso e recorrendo a ampla popularidade da figura do Papai Noel, especialmente neste período do ano, venho solicitar que sua excelência repense a permanência em cargo tão importante. Caso renuncie até o dia 31 de dezembro, a população brasileira terá a oportunidade de escolher um(a) presidente que seja sensível às demandas populares. Insisto que caso prossiga no governo, a tradicional esperança brasileira renovada no período natalino esvaíra.
Velho Batuta [transcrito por Francisco Vagner – devido a uma tendinite], especial para os Jornalistas Livres.
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor

Para CUT, Temer institucionaliza o bico e acaba com o Natal dos trabalhadores


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/para-cut-temer-institucionaliza-o-bico-e-acaba-com-o-natal-dos-trabalhadores






Por Cida de Oliveira
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) classificou como ineficaz, inoportuno e autoritário o projeto de reforma trabalhista anunciado nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer (PMDB). Por meio de Medida Provisória (MP) enviada ao Congresso, o governo modifica regras sobre o contrato de trabalho temporário. E por um Projeto de Lei, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelece que o acordo firmado entre empresas e sindicatos dos trabalhadores prevaleça sobre a legislação trabalhista.
Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o pacote é ineficaz porque não resolve a grave situação política, econômica e institucional que o país atravessa. “Além de não atacar a estagnação econômica, a crise da indústria e o desemprego que atinge milhões de famílias, não propõe a criação de empregos. É típico de um governo sem nenhuma credibilidade, que está com popularidade semelhante à de (Fernando) Collor quando assumiu a presidência, confiscando a poupança dos trabalhadores”, criticou.
O conjunto de mudanças é avaliado como inoportuno por ter sido apresentado num momento de instabilidade política, social, econômica e institucional. "Está totalmente fora da realidade e não terá efeitos positivos; teria de ter sido apresentado em um outro momento, e não às vésperas do Natal, acabando com o fim de ano dos trabalhadores."
Questões referentes ao mercado de trabalho, segundo Freitas, são extremamente importantes para serem discutidas e encaminhadas de maneira unilateral, autoritária, sem amplo debate com representantes dos trabalhadores, em formato de Medida Provisória.
"O método só comprova o modus operandi de um governo ilegítimo, que não foi eleito e não tem preocupação com as relações sociais, nem com a opinião da sociedade, que demonstra a falta de compromisso dos golpistas com o povo, com a classe trabalhadora. Ao tomar essa decisão, o governo do golpista e ilegítimo de Temer demonstra mais uma vez o desrespeito para com a representação e a negociação de temas extremamente importantes para toda a sociedade", afirmou.
O presidente da CUT ressaltou que, ao contrário do que Temer afirmou à imprensa, a central não foi chamada e tampouco negociou o pacote com o governo. “Ao contrário do que disse o governo Temer, a CUT não foi chamada em momento algum para negociar mudanças na legislação trabalhista. A CUT é contra toda e qualquer retirada de direito da classe trabalhadora e lutará para que isso não aconteça. Não vendemos direitos dos trabalhadores.”
Ele lembrou que durante os governos anteriores, conduzidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), não foi tomada nenhuma decisão sem diálogo com as centrais sindicais. Ao contrário, foi constituído fórum para a discussão entre as partes envolvidas.
Sem detalhes
Sem ter acesso à integra dos documentos enviados ao Congresso até a noite desta quinta-feira, a CUT desconhece detalhes do pacote. No entanto, não poupa critica aos pontos divulgados pela imprensa, bem como a distorções intencionais na repercussão.
Freitas refutou o argumento do governo, do empresariado e da mídia corporativa de que a flexibilização das leis trabalhistas são necessárias para a criação de mais empregos. "Trata-se de medidas que atendem apenas a interesses do empresariado. Em vez de criar empregos, leis frouxas têm a finalidade de enfraquecer os direitos dos trabalhadores e os sindicatos, aumentando a precarização do trabalho e o lucro. Serão criados os chamados empregos intermitentes, em que o trabalhador ficará à disposição do empregador e só receberá e terá benefícios calculados sobre o período trabalhado”.
Essa modalidade de contratação, conforme destacou, seria rejeitada pelo trabalhador em tempos de estabilidade econômica e situação de pleno emprego. "Mas com o desemprego, os trabalhadores acabam se sujeitando", disse.
Conforme anunciado pelo presidente Temer, a MP amplia para 120 dias a duração do contrato de trabalho temporário, que pode ser prorrogado por igual período. Atualmente,a vigência é de 90 dias, com prorrogação pelo mesmo tempo.
E a prevalência do acordo entre empresas e sindicatos dos trabalhadores sobre a legislação – negociado sobre o legislado – ganha peso de lei. Com isso, os acordos poderão prevalecer sobre a lei trabalhista em 12 situações, entre elas, o parcelamento das férias em até três vezes, a compensação da jornada de trabalho, os intervalos de intrajornada, o plano de cargos e salários, banco de horas e trabalho remoto, entre outros.
O PL inclui também novas regras para o trabalho em tempo parcial, que atualmente está limitado a 25 horas semanais, sem a possibilidade de pagamento de hora extra. A proposta é ampliar a duração para 30 horas semanais sem a possibilidade de hora extra, ou uma jornada de 26 horas com a possibilidade de acréscimo de seis horas extras semanalmente.
Já a MP estabelece a prorrogação por mais um ano do prazo de adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE), permite a redução da jornada de trabalho e a redução no salário em 30% sem que haja demissão.
Pelo PSE, o governo compensa 50% da redução salarial, limitada a 65% do valor máximo da parcela do seguro-desemprego, utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PSE é uma continuidade do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que teria vigência até o fim deste ano. Ele permite a redução de jornada e de salário, com contrapartida da União.
Freitas lembrou de países que adotaram medidas semelhantes, como Chile e México, sem, no entanto, conseguir criar bons empregos e obter bons resultados para a economia. Ao contrário, o presidente da CUT defendeu a criação de empregos de qualidade, o fortalecimento das entidades sindicais, com maior participação e fiscalização dos trabalhadores, inclusive sobre questões relativas ao financiamento da atividade sindical, como o fim do imposto sindical, uma estrutura falida, segundo ele. “Não há democracia sem sindicato forte, que traz benefícios para todos."
Nesse cenário de ataques aos direitos, a CUT  segue na construção da greve geral. "Mas é o debate da reforma da Previdência, que vai tirar a aposentadoria do trabalhador e dos seus filhos, que deve levantar trabalhadores e estudantes e levar todos às ruas", acredita o dirigente.

Desaprovação a Temer cresce e atinge 77%, mostra pesquisa Ipsos



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/desaprovacao-a-temer-cresce-e-atinge-77-mostra-pesquisa-ipsos





Jornal GGN - Dados da pesquisa Pulso Brasil, monitoramento mensal de opinião pública feito pela Ipsos, mostram que 77% dos brasileiros desaprovam a forma como o presidente Michel Temer vem atuando no país, ante 72% em novembro e 59% em outubro. 
A Ipsos também mediu a “Avaliação da Gestão do Governo Federal” e houve piora no índice, que saltou de 52% em novembro para 62% em dezembro. A pesquisa foi realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, com 1.200 entrevistas presenciais em 72 cidades brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais.
“O aumento da desaprovação a Temer é fruto da combinação da falta de perspectivas concretas de melhora da economia mas, principalmente, da deterioração da imagem de seu governo causada pelas delações das
investigações da Lava Jato que vêm atingido figuras importantes desse governo”, afirma Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.
A pesquisa também mediu a aprovação do presidente do Senado, Renan Calheiros. O político é avaliado negativamente por 79% dos brasileiros na pesquisa concluída em dezembro. No mês anterior, eram 62%.
Outra figura pública avaliada na pesquisa da Ipsos foi o juiz Sérgio Moro, que está a frente da Operação Lava Jato. Dois em cada três entrevistados apoiam Moro. O índice de aprovação em dezembro é 12 pontos percentuais acima do registrado em novembro, quando estava em 54%.
Com informações da Ipsos

As intrigas natalinas em um Supremo risonho e franco



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/as-intrigas-natalinas-em-um-supremo-risonho-e-franco










O espírito natalino faz com que os atos de fim de ano sejam muito melhores do que a realidade do ano seguinte. O melhor de nós aparece nessa época do ano. Depois, quando se cai no espírito do mundo real, vai piorando gradativamente.

Lance 1 - A intriga

Sai a nota no Estadão, assinada pelo repórter Ricardo Galhardo (https://goo.gl/vkxUSZ). O título é “Lewandowski trava regra de indicação ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral.
Diz a matéria:
“Repousa desde março de 2012 em uma gaveta do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma resolução de emenda regimental que altera a forma de escolha dos ministros juristas que compõem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A substituição de dois dos sete ministros do TSE ainda no primeiro semestre do próximo ano é vista como um trunfo do governo contra a ameaça de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer”.
“(...)Se aprovada a proposta de mudança regimental feita pelo então presidente do STF Cezar Peluso, em 2012, o governo seria obrigado a mudar de estratégia. 
Pela proposta cada um dos 11 ministros da Corte indicaria dois advogados eleitorais com pelo menos dez anos de experiência. Então os ministros fariam uma eleição interna e os três mais votados seriam submetidos à escolha de Temer. 
Entre os críticos da fórmula atual está a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF. O ministro Marco Aurélio Mello chegou a adiantar seu voto favorável à mudança, mas Lewandowski pediu vista.
(...) Procurado por meio de seu gabinete, o ministro não explicou por que pediu vista em março de 2012 de uma resolução que tem apenas sete linhas e até hoje não liberou o processo”.

Lance 2 - A correção da intriga

Uma breve consulta ao site do STF (Supremo Tribunal Federal) mostra que o Processo Administrativo no. 353.132 está retido por pedido de vista do Ministro Dias Toffoli, aliado incondicional do Ministro Gilmar Mendes, em cuja área de influência (dele, Gilmar) orbita a presidente do STF Carmen Lúcia.








Lance 3 – O mapeamento da intriga

Uma consulta à Ata da Oitava Sessão Administrativa de 2016, realizada em 24 de agosto de 2014 mostrará que o Ministro Ricardo Lewandowski apresentou o Processo e o Ministro Dias Toffoli pediu vistas.

Quem fez a intriga não foi informado das decisões dessa sessão. Por isso a intriga não poderia ter partido de nenhum Ministro presente. Mas pode ter partido de algum Ministro que faltou e, por isso, não ficou sabendo das decisões daquela sessão.
Há três evidências, portanto, apontando a Ministra Carmen Lúcia:
1.     Segundo consta da Ata, foi a única faltante da sessão.
2.     A reportagem menciona a posição de apenas dois Ministros. No caso do Ministro Marco Aurélio, uma informação óbvia, visto ter sido o único que adiantou seu voto favorável à mudança. Dos dez outros Ministros, registrou-se apenas a posição da Ministra Carmen Lúcia, comprovando que o repórter não entrou em contato com nenhum outro Ministro para saber sua posição.
3.     A intriga teve como alvo o Ministro Lewandowski, velho desafeto da Ministra.

REFORMA TRABALHISTA: DIREITOS NÃO PODEM SER NEGOCIADOS!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/reforma-trabalhista-direitos-nao-podem-ser-negociados



CTB: Temer quer restaurar as propostas de FHC

vermelho.jpg
Proposta do governo Temer afronta o Direito do Trabalho
A CTB emitiu nesta quarta-feira (22) uma nota para denunciar o desmonte das leis trabalhistas proposto por Michel Temer. Os sindicalistas convocam a população para “a mais ampla mobilização popular em defesa dos direitos sociais, da democracia e da soberania nacional”.
Leia a nota na íntegra:
Proposta do governo afronta o Direito do Trabalho
O governo Temer mente ao afirmar que seu projeto de mudança na legislação trabalhista concilia os interesses de patrões e empregados, foi amplamente debatido com representantes da sociedade e conta com o apoio de todas as centrais sindicais brasileiras. A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) vem a público manifestar sua firme oposição às propostas em questão e expor os fundamentos de tal posição.
Na proposta, que não foi debatida nem nunca contou com o apoio da CTB, o governo biônico introduz o princípio da prevalência do negociado sobre o legislado. Procura restaurar, com isto, o projeto de reforma trabalhista do governo FHC, arquivado em 2003 pelo ex-presidente Lula. Trata-se de uma séria ameaça contra direitos trabalhistas fundamentais, conquistados ao longo de séculos de luta, como a restrição da jornada de trabalho diária a 8 horas e férias de 30 dias, entre outros.
Um dos objetivos declarados é permitir o alongamento da jornada a 12 horas diárias. Outro é o fatiamento das férias ao longo do ano, duas medidas que pretendem adequar o tempo de trabalho e de vida do empregado às flutuações cíclicas da produção capitalista, em prejuízo do tempo livre dos trabalhadores e trabalhadoras. Em perspectiva veremos o domínio da lei da selva no mercado de trabalho, onde o mais forte é e sempre foi o capital.
Ninguém, no movimento sindical, é contra a livre negociação, muito menos novas conquistas dela decorrentes, que nossa legislação trabalhista prevê e até estimula. O que a Lei proíbe é que seja negociado a redução de direitos, coibindo acordos que ficam abaixo, e à margem, das garantias previstas na CLT. É com esta restrição que o patronato quer acabar para impor a Lei do Mercado sobre o Direito do Trabalho. É disto que se trata.
A representação sindical por empresas proposta pelo governo tampouco está em sintonia com os interesses da classe trabalhadora e do sindicalismo classista. Abre brechas para a intervenção patronal, negociações à margem dos sindicatos e está longe de contribuir para a real organização independente por local de trabalho que reclamamos com urgência.
Finalmente, a reforma proposta não deve ser analisada isoladamente. Tem o mesmo caráter de classe da reforma previdenciária e da PEC do fim do mundo. Integram, em conjunto com a entrega do pré-sal e outras iniciativas do gênero, o projeto das classes dominantes.
Servem aos interesses do sistema financeiro e do empresariado em detrimento da classe trabalhadora, da democracia e da nação brasileira. É um projeto de restauração neoliberal que foi reiteradamente derrotado nas urnas, carece de respaldo e legitimidade popular e provém de um governo biônico, sem voto, oriundo de um golpe de Estado travestido de impeachment.
Propugnamos a mais ampla mobilização popular em defesa dos direitos sociais, da democracia e da soberania nacional. Vamos resistir e lutar com todas as forças para barrar o retrocesso.
Fora Temer!
Eleições diretas já para a Presidência!
Adilson Araújo, presidente nacional da CTB