Americana encara a chinesa Na Li, que derrotou Petra Kvitova na outra semi e alcançou o posto de número 3 do mundo. Decisão será neste domingo
Esta será a 11ª decisão de Serena nesta temporada. A americana sagrou-se campeã nos WTAs de Miami, Charleston, Madri, Roma, Bastad, Toronto e Pequim e também levantou troféus em Roland Garros e no US Open. A única final em que foi derrotada neste ano foi em Cincinatti, quando Victoria Azarenka levou a melhor.
Serena Williams chora copiosamente e esconde o rosto na toalha no intervalo
(Foto: Getty Images)
Jankovic quebrou o saque de Serena logo no início do primeiro set, abrindo 3 a 1. No intervalo que antecedeu a troca de quadra, a americana chorou copiosamente, sem motivo a aparente. Apesar do abatimento, a número 1 do mundo transformou as lágrimas em ponto de partida para uma grande reação e venceu os quatro games seguidos. Jankovic teve o break point para empatar o duelo em 5 a 5, mas não aproveitou. Serena desperdiçou alguns set points com erros não forçados, mas fechou o placar em 6 a 4.
Serena mostra abatimento durante toda a partida
e não comemora (Foto: Getty Images)
e não comemora (Foto: Getty Images)
O semblante de Serena seguiu triste no set de desempate, mas a postura em quadra mudou radicalmente. No primeiro game, teve duas chances de quebrar o serviço de Jankovic. A sérvia pediu o desafio eletrônico, que apontou bola boa e ponto da americana. A europeia até deu o troco no ponto seguinte, só que não conseguiu confirmar o próprio saque e cedeu mais duas quebras em sequência.
Após vencer um belo rali – Jankovic mandou uma diagonal curta para fora -, a número 1 do mundo marcou 5 a 1 e finalmente esboçou um sorriso. No entanto, sua expressão voltou a ficar fechada quando a sérvia ensaiou uma reação. Serena desperdiçou dois match points, teve o serviço quebrado e ameaçou bater com a raquete no chão. Quando os nervos pareciam controlados, jogou outros dois match points fora com duplas faltas seguidas. Com um smash, a líder do ranking pôs fim a sua agonia em quadra: 6/4.
Na Li bate Kvitova e vira número 3 do mundo
Após sobreviver ao "grupo da morte" do WTA Championships, Petra Kvitova sucumbiu à invicta Na Li na semifinal. Campeã em Roland Garros em 2011, a chinesa se classificou ao vencer a tcheca Petra Kvitova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Com a vitória, a tenista da cidade de Wuhan, em Hubei, ultrapassará Agnieszka Radwanska e Maria Sharapova no ranking mundial, alcançando o terceiro lugar, sua melhor posição na carreira.
Este foi o quarto triunfo da chinesa sobre a tcheca em sete confrontos. Agora, Na Li fará a sua 11ª partida contra a número um do ranking mundial. A única vez que a asiática superou Serena foi no saibro em Stuttgart.
O jogo
Agressiva, a chinesa começou pressionando a rival, conseguiu duas quebras e confirmou o serviço, abrindo 3 a 0 no placar. Kvitova não se imtimidou e reagiu com garra. Após devolver a quebra, a tcheca confirmou o saque e encostou. Na Li tratou de se impor e neutralizou a adversária com um bom volume de jogo e um ataque potente. O duelo seguiu equilibrado e, depois do empate por 4 a 4, a chinesa voltou a assumir a frente do placar, com mais uma quebra: 5 a 4. Sacando forte, fechou o primeiro set por 6 a 4, após uma hora de partida.
Na Li comemora vitória sobre Petra Kvitova no WTA Championship,
em Istambul (Foto: Getty Images)
Melhor em quadra, Na Li conseguiu 18 bolas vencedoras, quatro a mais que a europeia, além de cinco aces contra nenhum de Kvitova. A chinesa errou menos do que adversária: foram 15 falhas contra 29 da tcheca, que também mostrou um aproveitamento pior na rede, acertando em 50% das oportunidades, enquanto a asiática perdeu apenas cinco pontos.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/serena-tem-crise-de-choro-mas-vence-jankovic-e-avanca-final-em-istambul.html