sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sol às 3h da manhã faz Brasil comprar cortinas para Vila de Atletas de Kazan

Noites costumam durar apenas cinco horas por dia durante o verão russo. Para evitar desgastes com a claridade, CBDA encontra solução para os 90 quartos do Brasil



Por
Direto de Kazan, Rússia

 
No verão russo, o sol nascendo e entrando pela janela do quarto não significa exatamente que é hora de acordar. Bem longe disso. Em julho e agosto, o dia começa a amanhecer por volta das 3h30 da manhã e engana quem não está acostumando com a claridade tão cedo. Foi justamente preocupada com o reflexo negativo do despertar precipitado durante o Mundial de Kazan que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) resolveu investir na compra de cortinas para colocar nos quartos da delegação do país na Vila do Atletas. A competição russa acontece até o dia 9 de agosto.

- O cérebro, com a claridade, já acha que está na hora de acordar – alertou o superintendente da CBDA, Ricardo de Moura, explicando o motivo do cuidado a mais.

Sol nascendo cedo faz para comprar cortinas no Mundial de Kazan (Foto: Divulgação CBDA)
Sol nascendo cedo faz para comprar cortinas 
no Mundial de Kazan (Foto: Divulgação CBDA)


A Vila dos Atletas do Mundial de Kazan vem ganhando elogios dos competidores e das comissões técnicas do Brasil. Acostumados com os hotéis em torneios da modalidade, desta vez, os atletas estão aproveitando as modernas instalações construídas para a Universíade, em 2013. Antes de ficarem 100%, porém, sofreram um ajuste importante para tentar amenizar os efeitos do dia nascendo tão cedo, geralmente entre 3h e 4h da manhã, no verão. 

- Uma vez definido pela CBDA que a hospedagem seria na vila, comecei a pesquisa das condições de acomodação. Como o local tinha sido construído para a Universíade de 2013, fiz contato com alguns atletas e técnicos que haviam estado aqui. Já havia feito um levantamento sobre o número de horas de escuridão que as noites aqui tinham e verifiquei que se limitavam a um máximo de cinco horas – disse Giovana Moreira, chefe de missão do Brasil no Mundial de Kazan.




Foi assim que a CBDA acabou decidindo correr atrás de uma solução para o problema. Depois de uma visita de inspeção de Giovana na Vila dos Atletas e em outros locais, foram compradas cortinas "blackout" para todos os 90 quartos ocupados pelo Brasil. A China acabou seguindo os passos do time brasileiro e também colocou cortinas nas acomodações de sua delegação.

- Durante a visita pude constatar que realmente seria necessário a instalação das cortinas blackout e fiz o pedido de orçamento para a instalação. Também fiz a escolha do prédio em função da proximidade com o refeitório e o ponto do transporte - comentou Giovana.

SporTV transmite ao vivo o Mundial de esportes aquáticos. Assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play na internet. Entre os dias 2 e 9 de agosto, as finais da natação com brasileiros na disputa terão cobertura em Tempo Real do SporTV.com.


FONTE:

Pet lamenta empate fora de casa, mas elogia dedicação: "Ganhamos o grupo"

Comandante do Criciúma destaca invencibilidade de nove partidas na Série B 2015



Por
Varginha, MG


O Criciúma buscou o gol de empate nos minutos finais no confronto contra o Boa Esporte, somou um ponto na tabela de classificação e manteve a invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Desde que o sérvio Dejan Petkovic assumiu a camisa preta, branca e amarela, o Carvoeiro não sabe o que uma derrota na competição nacional: são três vitórias e seis empates. Apesar de não conseguir o triunfo fora de casa, Pet valorizou a entrega e a dedicação do grupo.


- Dominamos o segundo tempo todo, tivemos chances, talvez não criamos tantas chances claras nesse jogo, a proposta do Boa marcava atrás. A gente deixou de ganhar dois pontos aqui, mas acho que ganhamos o grupo. Nós buscamos até o final, fizemos mais substituições para dar velocidade, tivemos que correr atrás do jogo, do resultado, e quem entrou no jogo entrou muito bem - disse o comandante do Tigre após a partida. (Confira os dois gols no vídeo acima)

O excessivo número de passes errados dos tricolores na etapa inicial ajudou na construção do resultado negativo nos primeiros 45 minutos, que teve gol de Marcelo Nicácio, segundo Petkovic.

- Erramos muitos passe hoje, mas mesmo assim tivemos 65% de posse de bola. Imagina se errássemos menos? Antes de tomar o gol tivemos domínio, era só ter a paciência, tocar mais a bola, movimentar, a proposta era essa. Em algum momento íamos passar. No segundo tempo continuamos em cima, o tempo todo jogando no campo deles. Eles tentaram aproveitar, mas não conseguiram nada. Pena que não conseguimos fazer um gol mais cedo. Se tivéssemos empatado antes teríamos conseguido a vitória.

Depois de dois confrontos longe do Heriberto Hülse, o Criciúma volta para Santa Catarina e se prepara para receber o Oeste. A partida contra o time paulista acontece no próximo sábado, às 16h30, e é válida pela 17ª do Campeonato Brasileiro da Série B.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://glo.bo/1UdzRsI?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Com gol no fim, Boa cede empate ao Criciúma e mantém série de Petkovic

BRASILEIRÃO SÉRIE B - 16ª RODADA


Com empate em 1 a 1 na abertura da 16ª rodada, time de Varginha (MG) permanece na zona do rebaixamento; já o Tigre vai a 21 e estaciona no meio da tabela.



Por
Varginha, MG


Por pouco o Boa Esporte não tirou a invencibilidade de Petkovic à frente do Criciúma. Vencendo até os 42 minutos do segundo tempo, a equipe mineira levou o gol de empate e viu o sérvio aumentar para nove a sua série invicta como treinador do Tigre. Marcelo Nicácio, para o Boa e Maicon Silva, para o Criciúma, decretaram o empate de 1 a 1 na partida disputada na noite desta sexta-feira (31) no Estádio Municipal de Varginha (MG), na abertura da 16ª rodada da Série B.

Com o resultado, o Boa Esporte chega a 16 pontos, ganha provisoriamente uma posição, mas ainda permanece na zona de rebaixamento, na 17ª colocação. Já o Criciúma, vai a 21 e sobe para a 10ª posição.



- Confira como foi o Tempo Real da partida


Na próxima rodada, na sexta-feira (7), o Boa Esporte vai a Salvador enfrentar o Bahia às 21h. Já o Criciúma, no mesmo dia, só que às 19h30, recebe o Oeste no Heriberto Hulse. 


Boa x Criciúma Série B (Foto: Pakito Varginha/Futura Press/Estadão Conteúdo.)
Boa x Criciúma Série B (Foto: Pakito Varginha
/Futura Press/Estadão Conteúdo.)


Vantagem mineira no primeiro tempo

Empolgado pela vitória sobre o Luverdense na última rodada, na reestreia de Nedo Xavier à frente da equipe, o Boa Esporte sabia que mais uma vitória poderia afastar a equipe do pesadelo do Z-4. No entanto, logo no início da partida, quem foi pra cima foi o Criciúma. Guilherme arriscou de fora da área e por pouco não surpreendeu Andrey aos 12 minutos. O time mineiro reagiu e com Radamés, acertou o travessão do goleiro Luiz.

O Criciúma pressionava, mas o Boa Esporte tentava colocar velocidade no ataque. Em uma dessas escapadas, Clébson, que marcou dois gols no último jogo, quase guardou mais um em perigoso chute de fora da área após passe de Marcelo Nicácio. Bem antenados na partida, a dupla foi também a responsável pelo gol, que saiu aos 38 minutos. O camisa 10 achou Nicácio invadindo a área e ele, de primeira, bateu cruzado para abrir o marcador. O Boa ainda poderia ter ampliado com Chapinha, que tentou em lance perigoso, mas parou no goleiro Luiz. 



Criciúma empata no fim e Pet sai feliz


A vitória parcial por 1 a 0 animou os mineiros, que voltaram para o segundo tempo querendo logo matar a partida. O segundo gol quase saiu com o lateral-esquerdo Pirão, que após escanteio, apareceu na segunda trave para completar, mas ela foi pra fora. Pouco depois, foi a vez Pirão cruzar na cabeça de Pedro Augusto, que cabeceou mas viu brilhar a estrela do goleiro Luiz, que fez grande defesa.

O Tigre parecia entregue. Só parecia. Aos 33, os catarinenses ficaram na bronca em um lance polêmico. Natan bateu falta direto para o gol e Andrey apareceu para fazer a defesa. Os jogadores do Criciúma, no entanto, reclamaram com o árbitro dizendo que a bola teria atravessado a linha fatal. Mas o castigo para os mineiros e o alívio para Petkovic só viria aos 42 minutos. Neto Baiano recebeu na área, fez o pivô e rolou para Maicon Silva, que bateu cruzado e deixou tudo igual em Varginha. Final de jogo, 1 a 1. Invencibilidade mantida para Nedo Xavier à frente do Boa e para Petkovic no comando do Criciúma.



FONTE:
http://glo.bo/1UdsgdG?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Brasileiras levam goleada das italianas, mas continuam vivas no Mundial

POLO AQUÁTICO

Depois de duas derrotas e uma vitória na primeira fase, seleção feminina espera pelos resultados dos outros jogos da rodada para descobriu seu futuro em Kazan



Por
Direto de Kazan, Rússia

 
Os dois primeiros quartos da seleção feminina no jogo contra Itália no Mundial de esportes aquáticos de Kazan, na manhã desta quinta-feira, custaram caro. Apáticas as brasileiras demoraram a "acordar" na partida e, mesmo com uma boa reação no terceiro quarto, não conseguiram evitar a derrota por goleada: 15 a 6. Em terceiro no grupo C, o Brasil, no entanto, segue vivo na competição e agora encara a China nas oitavas de final. 

Amanda Oliveira seleção brasileira polo aquático Mundial (Foto: Sátiro Sodré)
Amanda Oliveira foi o destaque da seleção 
brasileira contra as italianas (Foto: Sátiro 
Sodré/SSPress)


Quatro grupos com quatro seleções formam a chave do polo aquático feminino em Kazan. O Brasil está no C, ao lado dos Estados Unidos, do Japão e da Itália, que foi a primeira colocada no fim da primeira fase e foi direto para as quartas de final. Em segundo, os Estados Unidos disputam as oitavas, assim como o Brasil, que pega a Austrália nas quartas de final se passar pela China.


Mais do Mundial:
Confira a agenda do polo aquático
Masculino: Após vitória histórica, Brasil perde por um gol para os croatas
Brasil valoriza derrota apertada para Croácia: "A gente perdia por 18 gols”


- O jogo contra a China é um jogo que estamos bem acostumadas. Empatamos com elas na Liga Mundial. Então, estamos com a expectativa boa - comentou Amanda Oliveira.
Marcando quatro dos seis gols do Brasil, sendo três deles no terceiro quarto, Amanda foi o destaque do time. Izabella Chiapinni e Melani Dias também marcaram um cada uma. Federica Radicchi e Roberta Bianconi balançaram a rede brasileira três vezes cada.

- Fazer o gol e não ganhar não vale nada (...). A gente deixou as italianas muito livres para chutar. A gente reagiu no terceiro quarto, mas já tinha muitos gols de espaço, era difícil de ir atrás - comentou Amanda. 

SporTV transmite ao vivo o Mundial de esportes aquáticos. Assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play na internet. Entre os dias 2 e 9 de agosto, as finais da natação com brasileiros na disputa terão cobertura em Tempo Real do SporTV.com.

Seleção brasileira polo aquático Mundial (Foto: Sátiro Sodré)
Seleção brasileira polo aquático Mundial 
(Foto: Sátiro Sodré)


Desde os primeiros momentos do confronto, a Itália mostrou superioridade. Marcando bem o Brasil, as italianas não encontravam a mesma dificuldade em seus ataques. Com dois gols de Federica Radicchi, fechou o primeiro quarto em 3 a 0. No segundo, as brasileiras passaram a arriscar mais, mesmo de longe, mas várias bolas pararam na trave. Depois de muita insistência, Amanda Oliveira, enfim, abriu o placar para o time brasileiro. As italianas, porém, seguiram dominando. Roberta Bianconi fez dois, e a equipe europeia chegou à metade do jogo com larga vantagem: 8 a 1.

Destaque do time do Brasil, Amanda Oliveira melhorou a situação do seu time ao marcar três gols no terceiro quarto, puxando uma boa reação. A Itália, no entanto, não deixou de fazer os seus e conseguiu manter a boa diferença: 11 a 4. No último quarto, Melani Dias e Izabella Chiappini também marcaram para o Brasil, mas as italianas seguiram com o bom ritmo e fecharam em 15 a 6.


FONTE:
http://glo.bo/1KAkfxy?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Brasil não se encontra no jogo, perde para o Canadá, mas avança em Kaza

POLO AQUÁTICO


Após derrota apertada para campeões olímpicos, seleção masculina é superada por 10 a 6 e termina fase sem vitória: "Esquecer desse jogo e pensar nas oitavas"



Por Direto de 
Kazan, Rússia


Mais uma vez, o primeiro quarto apático atrapalhou a seleção brasileira de polo aquático no Mundial de Kazan, na Rússia, nesta sexta-feira. No último jogo da primeira fase, os brasileiros demoraram para reagir e não conseguiram alcançar os canadenses, que saíram com a vitória por 10 a 6. Os chineses, porém, já tinham facilitado a vida do Brasil na competição, perdendo para a Croácia por 17 a 1. Assim, Brasil e China terminaram a primeira etapa com duas derrotas e uma vitória cada, mas o time verde e amarelo levou a melhor no saldo de gols e avançou para a próxima fase.

Com o Canadá não tem nem essa desculpa de que fica mais fácil crescer nos dois últimos quartos. Isso é mais para os times como o da Croácia, que os caras são maiores. Mas agora não adianta pensar muito nesse jogo. Agora é esquecer desse jogo e pensar nas oitavas"
Felipe Perrone

 - Com o Canadá não tem nem essa desculpa de que fica mais fácil crescer nos dois últimos quartos. Isso é mais para os times como o da Croácia, que os caras são maiores. Com o Canadá, não tem essa desculpa. A gente já tem que começar 100%. Mas agora também não adianta pensar muito nesse jogo. Agora é esquecer desse jogo e pensar nas oitavas - avaliou o capitão Felipe Perrone.

SporTV transmite ao vivo o Mundial de esportes aquáticos. Assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play na internet. Entre os dias 2 e 9 de agosto, as finais da natação com brasileiros na disputa terão cobertura em Tempo Real do SporTV.com.

Bernardo Gomes em ação no jogo entre Brasil e Canada pelo polo aquático do Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos em Kazan, Rússia (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Bernardo Gomes em ação no jogo entre Brasil 
e Canada pelo polo aquático do Campeonato 
Mundial de Desportos Aquaticos em Kazan, 
Rússia (Foto: Satiro Sodre/SSPress)


+ Brasileiras levam goleada das italianas, mas continuam vivas no Mundial
+ Ritmo do Brasil empolga torcida russa, e meninas ficam em 11º na rotina 
+ Piscina “padrão Fifa” em estádio de futebol impressiona natação brasileira

+ Treino pós-prova e 450ml em 4s: as “maluquices” valiosas de Ana Marcela


Com este resultado, o Brasil terminou em terceiro do grupo A, atrás da Croácia e Canadá. A China ficou na última colocação. Nas oitavas, os brasileiros vão enfrentar o segundo colocado do grupo B, os Estados Unidos, no próximo domingo.

Felipe Silva marcou duas vezes para o Brasil, Guilherme e Bernardo Gomes, Felipe Perrone e Josip Vrlic também balançaram a rede canadense. Do outro lado, Justin Boyd e Jerry Mcelroy  foram os destaques, marcando dois gols cada.

- A gente quis fazer um jogo que a gente não está acostumado a fazer. Normalmente, o nosso jogo é baseado na calma e na paciência. Mas, hoje, a gente tentou fazer a coisa um pouco mais acelerada e não deu certo - avaliou Felipe Silva.

Felipe Perrone, da seleção brasileira de polo aquático, se protege da marcação do Canadá no Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos em Kazan, Russia.  (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Felipe Perrone, da seleção brasileira de polo 
aquático, se protege da marcação do Canadá 
no Campeonato Mundial de Desportos 
Aquaticos em Kazan, Russia. 
 (Foto: Satiro Sodre/SSPress)


+ Confira a programação completa do nado sincronizado no Mundial

Assim como havia acontecido nos dois confrontos anteriores, o Brasil demorou para se encontrar no jogo contra o Canadá. No primeiro quarto, o capitão Felipe Perrone teve duas boas chances de marcar, mas parou na trave. Já os canadenses encontraram espaço para fazer três e abrir uma boa vantagem. No segundo quarto, os brasileiros começaram a tentar entrar no jogo. Felipe Silva se destacou balançando duas vezes a rede adversária. A partida ficou mais equilibrada, mas, com dois gols de Justin Boyd, o Canadá encerrou os primeiros 16 minutos em 6 a 3. 

A segunda metade do jogo seguiu equilibrada. Perrone e Guilherme Gomes marcaram para o Brasil, mas os canadenses seguiram diversificando os ataques e mantendo a boa vantagem, fechando o terceiro quarto em 9 a 5. Cansados, os times não produziram muito nos últimos 8 minutos de partida. Mais um gol para cada lado, e o Canadá levou a vitória por 10 a 6.


FONTE:

Mundial de Kazan: confira a agenda da natação e das maratonas aquáticas

Disputas das maratonas começam no dia 25 de julho e terão sete provas; natação será entre os dias 2 e 9 de agosto, com 110 provas entre eliminatórias e finais



Por
Kazan

Entre os dias 24 de julho e 9 de agosto, será disputado em Kazan, na Rússia, a 16ª edição do Mundial de esportes aquáticos. Ao todo, serão 2.650 atletas, de 190 países, disputando seis modalidades: natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, polo aquático, maratonas aquáticas e salto de penhasco. Confira abaixo a programação completa das provas das maratonas aquáticas e da natação. Os horários são de Brasília.

SporTV transmite ao vivo o Mundial de esportes aquáticos. Assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play na internet. Entre os dias 2 e 9 de agosto, as finais da natação com brasileiros na disputa terão cobertura em Tempo Real do SporTV.com.


MARATONAAS AQUÁTICAS

Dia 25/07 (sábado)
5km feminino - Betina Lorscheitter e Carolina Bilich - veja como foi
5km masculino - Samuel de Bona e Victor Colonese - veja como foi

Dia 27/07(segunda-feira)
10km masculino - Allan do Carmo e Diogo Villarinho - veja como foi

Dia 28/07(terça-feira)
10km feminino - Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto - veja como foi

Dia 30/07(quinta-feira)
Prova por equipes - Brasil - veja como foi

Dia 01/08(sábado)
2h - 25km masculino - Allan do Carmo e Diogo Villarinho
2h15 - 25km feminino - Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto



NATAÇÃO

Dia 2/08 (domingo)
3h30 - Eliminatórias
100m borboleta feminino - Daynara de Paula e Daiene Dias
400m livre masculino - Leonardo de Deus
200m medley feminino - Joanna Maranhão
50m borboleta masculino - Cesar Cielo e Nicholas Santos
400m livre feminino - Manuela Lyrio
100m peito masculino - Felipe França e Felipe Lima
4x100m livre feminino - Brasil
4x100m livre masculino - Brasil

11h30 - Semifinais e Finais
100m borboleta feminino (semifinal)
400m livre masculino (final)
200m medley feminino (semifinal)
50m borboleta masculino (semifinal)
400m livre feminino (final)
100m peito masculino (semifinal)
4x100m livre feminino (final)
4x100m livre masculino (final)

Dia 3/08 (segunda-feira)
3h30 - Eliminatórias
100m costas feminino - Etiene Medeiros
100m costas masculino - Guilherme Guido e Thiago Pereira
100m peito feminino - Jhennifer Conceição
200m livre masculino - João de Lucca e Nicolas Oliveira
1.500m livre feminino
11h30 - Semifinais e finais
100m peito masculino (final)
100m borboleta feminino (final)
100m costas masculino (semifinal)
100m peito feminino (semifinal)
50m borboleta masculino (final)
100m costas feminino (semifinal)
200m livre masculino (semifinal)
200m medley feminino (final)
Dia 4/08 (terça-feira)
3h30 - Eliminatórias
50m peito masculino - Felipe França e Felipe Lima
200m livre feminino - Larissa Oliveira e Manuela Lyrio
200m borboleta masculino - Leonardo de Deus
800m livre masculino

11h30 - Semifinais e finais
200m livre masculino (final)
100m costas feminino (final)
50m peito masculino (semifinal)
1.500m livre feminino (final)
100m costas masculino (final)
200m livre feminino (semifinal)
200m borboleta masculino (semifinal)
100m peito feminino (final)

Dia 5/08 (quarta-feira)
3h30 - Eliminatórias
50m costas feminino - Etiene Medeiros
100m livre masculino - Matheus Santana e Marcelo Chierighini
200m borboleta feminino - Joanna Maranhão
200m medley masculino - Thiago Pereira e Henrique Rodrigues
4x100m medley misto - Brasil

11h30 - Semifinais e finais
100m livre masculino (semifinal)
50m costas feminino (semifinal)
200m borboleta masculino (final)
200m livre feminino (final)
50m peito masculino (final)
200m borboleta feminino (semifinal)
200m medley masculino (semifinal)
800m livre masculino (final)
4x100m medley misto (final)
Dia 6/08 (quinta-feira)
3h30 - Eliminatórias
100m livre feminino - Larissa Oliveira e Graciele Herrmann
200m costas masculino - Leonardo de Deus
200m peito feminino
200m peito masculino - Thiago Simon e Felipe França
4x200m livre feminino - Brasil

11h30 - Semifinais e finais
100m livre feminino (semifinal)
200m medley masculino (final)
200m peito feminino (semifinal)
100m livre masculino (final)
200m borboleta feminino (final)
200m peito masculino (semifinal)
50m costas feminino (final)
200m costas masculino (semifinal)
4x200m livre feminino (final)
Dia 7/08 (sexta-feira)
3h30 - Eliminatórias
50m livre masculino - Cesar Cielo e Bruno Fratus
50m borboleta feminino - Daynara de Paula
100m borboleta masculino - Thiago Pereira e Arthur Mendes
200m costas feminino - Joanna Maranhão
4x200m livre masculino - Brasil
800m livre feminino

11h30 - Semifinais e finais
100m livre feminino (final)
200m costas masculino (final)
200m costas feminino (semifinal)
50m livre masculino (semifinal)
200m peito feminino (final)
100m borboleta masculino (semifinal)
50m borboleta feminino (semifinal)
200m peito masculino (final)
4x200m livre masculino (final)
Dia 8/08 (sábado)
3h30 - Eliminatórias
50m livre feminino - Etiene Medeiros e Graciele Herrmann
50m costas masculino - Guilherme Guido
50m peito feminino - Jhennifer Conceição
4x100m livre misto - Brasil
1.500m livre masculino
11h30 - Semifinais e finais
50m borboleta feminino (final)
50m livre masculino (final)
200m costas feminino (final)
50m peito feminino (semifinal)
100m borboleta masculino (final)
50m livre feminino (semifinal)
50m costas masculino (semifinal)
800m livre feminino (final)
4x100m livre misto (final)
Dia 9/08 (domingo)
3h30 - Eliminatórias
400m medley masculino - Thiago Pereira e Thiago Simon
400m medley feminino - Joanna Maranhão
4x100m medley masculino - Brasil
4x100m medley feminino - Brasil

11h30 - Finais
50m costas masculino
50m peito feminino
400m medley masculino
50m livre feminino
1.500m livre masculino
400m medley feminino
4x100m medley masculino
4x100m medley feminino


FONTE:
http://glo.bo/1SF274E?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Título? Para Tite, só com reforços: "Depende de trazer peças que faltam"

Treinador diz que não está preocupado com momento ruim de Vagner Love e destaca bons momentos de Atlético-MG, Palmeiras e do próprio Corinthians



Por
São Paulo


Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite ainda espera por reforços no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr 
/ Agência Corinthians)


Se a diretoria está pessimista, o técnico Tite ainda mantém a esperança de receber reforços para o Campeonato Brasileiro. Para o treinador, continuar na briga pelo título nacional está ligado à evolução da equipe nas próximas rodadas e nas contratações que ele ainda espera receber.

– Depende de como a equipe crescer, depende de trazer as peças que faltam. Digo que a equipe que vai bater campeã e bater Libertadores é aquela que crescer durante a competição. Estamos num processo de afirmação – disse o treinador, em entrevista à Rádio Globo.

Tite aguarda pela chegada de um meio-campista de criação para ser reserva de Jadson e, principalmente, um outro centroavante. A diretoria chegou a ter negociações avançadas com Teo Gutiérrez e Jonathas, mas os jogadores acertaram com Sporting, de Portugal, e Real Sociedad, da Espanha, respectivamente. Agora, os dirigentes admitem que não possuem outros nomes.


Enquanto um novo goleador não chega, Tite tenta recuperar Vagner Love. O “Artilheiro do Amor” ainda não conseguiu engrenar com a camisa alvinegra e voltou a ser questionado pela torcida. Na partida contra o Vasco, em outra má atuação, ele saiu no intervalo para a entrada de Luciano.

– Preocupado não é o adjetivo. Estou atento a treinar e dar a ele todas as condições para que possa retomar o melhor padrão, que já teve aqui naquela sequência de bons jogos e de gols – afirmou.

Tite voltou a colocar o Atlético-MG como dono do melhor futebol do Brasileirão, mas também elogiou as fases vividas pelo Palmeiras e pelo próprio Corinthians.

– Momentos do Palmeiras, momentos do Atlético-MG, momentos do Corinthians. Na sua montagem de equipe há mais tempo jogando um bom futebol, as outras ainda têm margem de crescimento, o Atlético-MG – avaliou.


FONTE:

De virada, Bellucci supera Andujar e vai à semifinal do ATP de Gstaad

Quebra de saque no início do segundo set é decisiva para recuperação da confiança, que quase rendeu um pneu ao brasileiro na terceira parcial. Rival de sábado indefinido



Por
Gstaad, Suíça


Thomaz Bellucci precisou de 1h50m e uma virada para mandar para casa o espanhol Pablo Andujar pelas quartas de final do ATP 250 de Gstaad, na Suíça. Após sofrer duas quebras e perder o primeiro set, o brasileiro se recuperou no começo do segundo, quando superou o serviço do número 49 do ranking. A vantagem deu confiança ao paulista, que passou a dominar as ações, até fechar o jogo por 2 sets a 1 (3/6, 6/4 e 6/1), com uma arrojada terceira parcial.

- A força mental acabou fazendo a diferença para mim na partida de hoje. Ele começou jogando muito bem e eu não estava me sentido à vontade. Eu sacava e ele devolvia bem profundo, me tirando a iniciativa do ponto. No decorrer do jogo, fui me soltando e entrando mais dentro da quadra. 

Consegui manter um bom volume de jogo e fui agressivo para garantir mais essa vitória. Estou muito feliz com mais essa semifinal aqui em Gstaad. Não tem como não me sentir bem e em casa aqui. Além de ser um lugar lindo, gosto muito das condições daqui, pois se adaptam muito bem ao meu jogo. Estou pronto para chegar a mais uma final - disse o brasileiro.

Na semifinal, Bellucci vai encarar o belga David Goffin, 14º no ranking da ATP e principal cabeça de chave do torneio, que virou sobre o português João Sousa e venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/7(7), 6/4 e 7/6(1). Os dois se encontraram apenas uma vez no circuito com vitória do brasileiro por 2 sets a 0 no ATP de Auckland, em 2013.

Bellucci ATP 250 Gstaad (Foto: EFE)
Bellucci conquistou bela virada sobre Andújar 
e garantiu classificação para a semifinal em 
Gstaad (Foto: EFE)


O jogo

No primeiro set, os dois tenistas tiveram desempenhos semelhantes, mas o espanhol conseguiu mais chances de quebrar o saque do brasileiro (5 a 2) e assim o fez duas vezes - Bellucci devolveu apenas uma delas (6/3).

A parcial seguinte deu confiança ao brasileiro com a quebra logo no segundo game. À frente, arriscou mais, conquistando importantes winners (bolas vencedoras). Porém, em um momento de desatenção no nono, sofreu o revés (5/4). Mas foi só um descuido. A recuperação foi imediata, e Bellucci fechou o segundo set e empatou o jogo.

Quem piscou, perdeu o set desempate. Absoluto, senhor do jogo, Bellucci quebrou de cara dois serviços de Andujar e esboçou dar um pneu (vencer por 6/0). Desconcentrado no quinto game, permitiu um game ao oponente, mas fechou em seguida.


FONTE:
http://glo.bo/1Des5e2?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nadal avança à semi em Hamburgo; Bruno Soares perde para colombiano

Espanhol supera uruguaio Pablo Cuevas e segue vivo no saibro alemão. De virada, brasileiro e austríaco Alexander Peya caem na semifinal para algozes da temporada



Por
Hamburgo, Alemanha
 
Rafael Nadal parece ter embalado no ATP 500 de Hamburgo. Após passar aperto na estreia contra o compatriota Fernando Verdasco e vencer, com dose de dificuldade, o tcheco Jiri Vesely, o espanhol fez sua melhor partida no torneio e não deu chances ao uruguaio Pablo Cuevas. A vitória por 2 sets a 0, (6/3 e 6/2), em 1h12m, garantiu o Touro Miúra na semifinal contra o italiano Andreas Seppi, que seguiu adiante sem entrar no saibro alemão. Com gastroenterite, seu compatriota Simone Bolelli decidiu desistir.

Décimo melhor tenista do ranking da ATP, Nadal mostrou força na sua canhota e encaixou bem os saques. Mesmo não conquistando aces, o espanhol levou 75% dos pontos em seu serviço contra 48% de Cuevas, que teve dois pontos de saque e seis duplas faltas.

Rafael Nadal vence Pablo Cuevas e avança à semi em Hamburgo (Foto: AFP)
Rafael Nadal vence Pablo Cuevas e avança à 
semi em Hamburgo (Foto: AFP)


BRUNO SOARES DÁ ADEUS

Pela terceira vez na temporada, Bruno Soares e Alexander Peya pararam nos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. Nesta sexta-feira, a derrota veio na semifinal do ATP 500 de Hamburgo. Após começar vencendo, o brasileiro e o austríaco cederam a virada e foram eliminados por 2 sets a 1 (3/6, 6/1 e 10/6).

Os duplistas já se encontraram outras duas vezes em 2015, ambas em torneios Masters 1000. Em Indian Wells, no mês de março, e em Roma, dois meses depois. Nas duas ocasiões, os compatriotas levaram a melhor por 2 sets a 1. No ATP 500 de Barcelona, em abril, Bruno e Peya passaram por um dupla da Colômbia, mas, à época, Cabal atuava ao lado de Santiago Geraldo (6/3 e 6/4).

Ainda não foi desta vez que Bruno Soares conseguiu voltar ao caminho das vitórias. Terceiro lugar do ranking individual de duplas da primeira semana de outubro de 2013, temporada onde levou seis títulos, até agosto de 2014, o mineiro hoje ocupa a 15ª posição. No ranking de duplas (equipe), Soares e Peya estão na 10ª colocação.


FONTE:
http://glo.bo/1SQPJPj?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Teliana vai à final e enfrenta algoz de Gabriela Cé no WTA de Florianópolis

Brasileira vence Anastasija Sevastova, da Letônia, e encontra Annika Beck, que venceu a gaúcha nas quartas de final; decisão acontece neste sábado, às 11h



Por
Florianópolis

teliana pereira brasil tennis cup florianópolis 2015 (Foto: Cristiano Andujar / Divulgação)Teliana Pereira vence tenista da Letônia e vai para final do WTA (Foto: Cristiano Andujar / Divulgação)


A tenista brasileira Teliana Pereira (78º no ranking da WTA) vai representar o país na final do Brasil Tennis Cup, disputado em Florianópolis. Na manhã desta sexta-feira, ela venceu Anastasija Sevastova, atleta da Letônia e número 188 do mundo. O triunfo demorou pouco mais de uma hora e terminou com 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. 

- Foi um jogo meio esquisito. Ela não dava muito ritmo, mas eu estava mentalmente mais tranquila. Fui agressiva nos pontos importantes e isso fez a diferença. A torcida também ajudou bastante no segundo set para eu poder reagir

Na decisão, que acontece neste sábado, às 11h (de Brasília), Teliana vai enfrentar Annika Beck, 68ª no ranking e cabeça de chave número 3 da competição. A alemã superou a americana Bethanie Mattek-Sands por 2 sets a 1, parciais de 7/6(8), 4/6 e 6/3 na outra partida desta sexta. Beck, aliás, foi a responsável pela queda de outra brasileira na competição. Na quinta, eliminou a gaúcha Gabriela Cé (249º) ao anotar duplo 6/3.

Será a segunda final de torneios WTA na carreira de Teliana. A pernambucana terá a oportunidade de conquistar seu segundo título. Ela se sagrou campeã em Bogotá, na Colômbia, em abril. A número 1 do país poderá quebrar mais um jejum que dura 28 anos. A última brasileira a conquistar um torneio deste porte no Brasil foi a gaúcha Niege Dias em 1987, quando levantou a taça do WTA do Guarujá, no litoral do estado de São Paulo.


RIVAL DA FINAL É CAMPEÃ NAS DUPLAS

Antes de enfrentar Teliana na final de sábado, Annika Beck voltou à quadra ainda nesta sexta-feira para a decisão das duplas. Ao lado de sua compatriota Laura Siegemund, a alemã venceu a argentina Maria Irigoyen e a polonesa Paula Kania por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6(1), em 1h32 de partida, conquistando o título do torneio.

Annika Beck e Laura Siegemund conquistam WTA Florianópolis nas duplas (Foto: Cristiano Andujar / Divulgação)
Annika Beck e Laura Siegemund conquistam 
WTA Florianópolis nas duplas (Foto: 
Cristiano Andujar / Divulgação)


- Eu não vim aqui com expectativa de ganhar um título e agora posso ganhar dois. Amanhã vai ser muito difícil porque jogo contra todos os brasileiros, mas estou ansiosa para a partida. Espero que consiga ganhar meu segundo troféu - disse Beck.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://glo.bo/1eGwScf?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Arévalo e Sobis mostram língua afiada sobre decisão no Monumental

Jogadores do Tigres não se intimidam com jogo decisivo na Argentina, uruguaio promete amargar festa do River, e brasileiro dispara contra zagueiro Maidana



Por
Monterrey, México


Rafael Sobis e Vangioni; Tigres x River Plate; Libertadores (Foto: EFE)Rafael Sobis não tirou o pé durante o jogo e nem durante a entrevista (Foto: EFE)


Os jogadores do Tigres não estão se intimidando por decidir a Libertadores no Monumental de Núñez. Se o técnico Marcelo Gallardo disse que o título não pode escapar do River Plate em casa, Rafael Sobis e Arévalo Ríos não deixaram por menos.

- A final está intacta porque estamos a um gol do objetivo. Eles acham que são campeões. Mas têm um grande time pela frente, e faremos a vida deles impossível para que não seja tão fácil. E vamos amargar a festa – afirmou Arévalo.

Rafael Sobis manteve o tom do companheiro de time. Questionado pelo jornal Olé se o Tigres teria personalidade para buscar o título no Monumental, o brasileiro foi direto.

- Personalidade? Ao ver os resultados que tivemos em toda a Libertadores, isso já responde. Foi parelho aqui (no México) e será lá. (O River) É um time forte, sabe jogar este tipo de competição, então temos que respeitar. Tomara que tentem jogar um pouquinho para que abram os espaços – disse o atacante ao jornal argentino.

Sobis também mostrou estar com a língua afiada ao falar sobre o zagueiro Maidana. Além de discordar da imprensa argentina de que o defensor tenha sido destaque no jogo de ida, Rafael criticou o jogador do River Plate que se desentendeu mais de uma vez com Gignac.

- É um jogador que, talvez por suas limitações, tenta jogar com a boca. Assim é a Libertadores. Sabe o momento de jogar duro. E fala muito com o árbitro. É sua forma de trabalhar. Está muito bem de sua parte, está conseguindo muitas coisas assim



FONTE:
http://glo.bo/1DeY91a?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Marcelo Cirino sofre lesão na coxa esquerda e desfalca o Fla no domingo

Atacante tem lesão muscular confirmada e não tem previsão de retorno. Cristóvão comanda treino tático fechado e volta a abrir atividade à imprensa somente no fim



Por
Rio de Janeiro


Treino Flamengo Ninho do Urubu (Foto: Ivan Raupp)Treino Flamengo Ninho do Urubu (Foto: Ivan Raupp)


Marcelo Cirino foi a novidade negativa do Flamengo nesta sexta-feira. O atacante foi submetido a exames, teve detectada uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, ocorrida durante o treino fechado de quinta, e vai desfalcar o Rubro-Negro no duelo de domingo, contra o Santos, às 16h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Ele, que não foi a campo, está fazendo fisioterapia e não tem previsão de retorno.

Sem Cirino, a tendência é que Everton forme o trio de ataque com Guerrero e Emerson. Com isso, Alan Patrick e Márcio Araújo são os favoritos para formar o meio-campo ao lado de Cáceres e Canteros. Ou joga um, ou joga outro.

O treino desta sexta, assim como nos dias anteriores, foi fechado para a imprensa em sua maior parte. Enquanto isso, Cristóvão Borges comandou um trabalho tático no campo principal do Ninho do Urubu. Quando a atividade foi aberta aos jornalistas, os zagueiros fizeram um treino à parte comandado pelo auxiliar Jayme de Almeida, e os demais trabalharam finalização.

Ederson participou do treino tático, mas focou mais na parte física. A presença do camisa 10 diante do Santos, no entanto, foi descartada por Cristóvão. Ele deve estrear contra a Ponte Preta, no domingo da próxima semana


FONT:
http://glo.bo/1Dfcmvl?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Ao vivo: veja as partidas que terão transmissão de TV no fim de semana

Destaque para os jogos válidos pelas Séries A e B do Brasileirão



Por
Rio de Janeiro


header_Jogos-na-TV 2 (Foto: infoesporte)

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SEXTA-FEIRA, 31
Brasileirão Série B
19h Boa Esporte x Criciúma
Transmissão: SporTV (menos MG), Premiere e PFCI (com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar)

21h30 Paysandu x Mogi Mirim
Transmissão: Premiere (com André Laurent e Carlos Ferreira)

21h30 ABC x Bahia
Transmissão: SporTV (menos RN) e Premiere (com Antero Neto e André Loffredo)


SÁBADO, 1º
Amistoso Internacional
11h Newcastle x Borussia M’Gladbach
Transmissão: SporTV 3 (com Paulo Stein e Ricardo Gonzalez)

Supercopa da França
16h PSG x Lyon
Transmissão: SporTV (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino)

Brasileirão Série B
16h30 Náutico x Macaé
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Marquinhos)

16h30 Oeste x Santa Cruz
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Júnior, Chiquinho e Wilson Souza) e Premiere (com Reinaldo Porto e Rivelino Teixeira)

16h30 Atlético-GO x Sampaio Corrêa
Transmissão: Premiere (com Victor Roriz e Cláudio Rabelo)

16h30 Vitória x América-MG
Transmissão: Premiere (com Pedro Canísio e Jorge Allan)
16h30 Botafogo x Luverdense
Transmissão: Premiere e PFCI (com Daniel Pereira e Edinho)

16h30 Paraná x CRB
Transmissão: Premiere (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha)

21h Bragantino x Ceará
Transmissão:  Premiere e PFCI (com Jorge Vinícius e Fernando Galvão)

Brasileirão Série A
18h30 Fluminense x Grêmio
Transmissão: SporTV (menos RJ), PFCI e Premiere (com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores)

Major League Soccer
20h30 Orlando City x Columbos Crew
Transmissão: SporTV 2 (com Eusébio Resende e Raul Quadros)

23h Seattle Sounders x Vancouver Whitecaps
Transmissão: SporTV (com Eduardo Moreno e André Loffredo)


DOMINGO, 02
Amistoso Internacional
11h West Ham x Werder Bremem
Transmissão: SporTV 2 (com Paulo Stein e Ricardo Gonzalez)

Brasileirão Série A
11h Coritiba x Goiás
Transmissão: Premiere (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha)

11h Palmeiras x Atlético-PR
Transmissão: Premiere e PFCI (com Milton Leite e Maurício Noriega)

16h Flamengo x Santos
Transmissão: TV Globo para todo o Brasil (com Cléber Machado, Júnior, Caio Ribeiro e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere (com Eduardo Moreno e Lédio Carmona)

16h Internacional x Chapecoense
Transmissão: Premiere e PFCI (com Luis Alano e Mário Marcos)
16h Joinville x Avaí
Transmissão: Premiere (com Cleiton César e Elton Carvalho)

16h Figueirense x Ponte Preta
Transmissão: Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)

18h30 Sport x Cruzeiro
Transmissão: SporTV (menos PE), PFCI e Premiere (com Rembrandt Júnior e Ricardo Rocha)


FONTE:

STJD tira Luis Fabiano do jogo contra o Corinthians; São Paulo pode recorrer

Atacante foi punido com dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Sport, mas Tricolor pode pedir efeito suspensivo. Osorio e Ganso estão liberados para o clássico



Por
Rio de Janeiro


STJD São Paulo (Foto: Vicente Seda)Auditores do STJD assistem a vídeo mostrado pelo advogado do São Paulo, no Rio (Foto: Vicente Seda)


Na tarde desta sexta-feira, no Rio, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Luis Fabiano com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra o Sport, realizada no dia 19 de julho, na Arena Pernambuco, no Recife. O atacante já cumpriu a suspensão automática contra o Cruzeiro, no domingo passado, no Morumbi, mas também ficará fora, a princípio, do jogo contra o Corinthians, no dia 9 de agosto, também no estádio tricolor.

O São Paulo pode entrar com um pedido de efeito suspensivo para permitir que Luis Fabiano continue atuando até o julgamento do recurso, no Pleno do STJD. Nesse caso, a manutenção ou a mudança da pena seria definida em novo julgamento, com data marcada de acordo com o número de processos na fila de espera. Se acontecer antes do Majestoso, o atacante ainda pode ser desfalque.

Também expulsos contra o Sport, o técnico Juan Carlos Osorio e o meia Paulo Henrique Ganso estão livres para enfrentar o Corinthians. O primeiro foi absolvido. O segundo recebeu apenas um jogo de punição, já cumprido contra o Cruzeiro.

O caso de Luis Fabiano era o que mais preocupava o São Paulo. Ele seria julgado em dois artigos: 254 (praticar jogada violenta) e 243-F (ofender árbitros, assistentes ou demais integrantes da equipe de arbitragem) - a pena máxima poderia chegar a 12 jogos. O árbitro André Luiz de Freitas Castro tinha relatado ofensas do jogador na súmula: "Vai tomar no c..., vai ser f.... Vocês estão acabando com o futebol. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar."

Entretanto, logo no primeiro voto do tribunal, após a apresentação dos argumentos da acusação e da defesa, o relator Marcio Amaral desqualificou os artigos do processo de Luis Fabiano. Para Amaral, o caso não era tão grave e deveria ser julgado com base no artigo 258 (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões) - essa era a tese do advogado do São Paulo, Roberto Armelin. Em seguida, o relator pediu dois jogos de suspensão para o atacante, e foi acompanhado pelos auditores que votaram sem seguida.

No julgamento, por atraso na entrada em campo, o São Paulo foi multado em R$ 3 mil. O Sport vai pagar R$ 1 mil pelo mesmo motivo. Tanto Osorio quanto os dois jogadores tricolores não estiveram presentes no tribunal.

Luiz Eduardo Luis Fabiano São Paulo treino (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)
Luis Fabiano (colete branco) participa de 
treinamento do São Paulo nesta sexta-feira 
(Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)


FONTE:

ncrível Hulk ataca na Rússia e ri com a situação: "É mais fácil jogar futebol"

Protagonista de ação promocional do Zenit, atacante ainda explica ausência em evento da Fifa e diz que já não fica mais chateado com racismo: "Brinco e mando beijo"



Por
Rio de Janeiro

Mosaico Hulk Zenit (Foto: Reprodução)Vídeos de ação promocional do Zenit colocam poderes especiais no brasileiro (Foto: Reprodução)


O incrível Hulk atacou na Rússia nas últimas semanas. Não que um monstro verde tenha deixado os quadrinhos para aterrorizar a população local e virar notícia em uma página de esportes. Na verdade, não passou de uma ação de marketing do Zenit cujo protagonista foi o atacante brasileiro que ganhou o apelido com o nome do gigante verde. Foram seis vídeos divulgados pelos russos desde o início do mês que demonstram como o jogador virou referência no clube tanto dentro fora dos gramados. A experiência como ator agradou o jogador de 29 anos, mas ele garante que o negócio dele é outro. 
  
- A gente tenta (risos). É mais fácil jogar futebol - disse o atacante, ao ser questionado se gostou da função atrás da câmera, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com. 


Com vídeos que brincam com a força do atacante, que quebrou paredes e portas (assista aqui), a ação de marketing promovida pela companhia russa de energia que patrocina o Zenit e por uma empresa de energéticos repercutiu bem. Ao menos, é o que mostra o número de visualizações no canal oficial no Youtube. O vídeo mais popular, em que Hulk derruba um companheiro do banco ao amarrar sua chuteira, deu quase cinco milhões de acessos.   


- Repercutiu muito bem, não só na Rússia, mas também em outras partes do mundo. Com uma ou duas semanas, já tinha mais de três milhões de visualizações. Todos ficaram legais. Acho que o chute forte, aquele que a bola estoura, e o que o goleiro cai dentro do gol. É a minha marca, o chute forte.  

Nos vídeos, é possível perceber um Hulk à vontade com o elenco do Zenit. Uma mudança significativa em três anos de casa. Quando chegou na Rússia, em 2012, teve problemas, segundo o próprio, motivados por ciúmes de jogadores insatisfeitos com os valores envolvendo sua transferência, avaliada em € 60 milhões (cerca de R$ 153 milhões, na cotação da época). Nesse período, o racismo das arquibancadas também foi um problema, algo que ele encara de uma maneira diferente atualmente.

- Agora não fico tão chateado. Brinco e mando um beijo. Se tentar responder na altura, o prejudicado sou eu - disse Hulk, artilheiro do Campeonato Russo com três gols, feito que conseguiu na temporada passada.
Hulk vídeo Zenit (Foto: Reprodução / Youtube)
Vídeo em que Hulk derruba companheiro de 
Zenit tem quase cinco milhões de visualizações 
(Foto: Reprodução / Youtube)


A entrevista com o atacante durou 30 minutos e, além de explicar a ação de marketing, o atacante explicou a ausência no evento da Fifa no sábado, falou sobre a adaptação e revelou as expectativas para a Liga dos Campeões, competição na qual o atual campeão russo entrará como cabeça de chave.


Leia a entrevista na íntegra abaixo:

GloboEsporte.com: como surgiu a ideia de produzir esses vídeos promocionais?  
Hulk: 
Tenho contrato com o Zenit, que tem patrocínio da Gazprom. Ações como essas divulgam a imagem da empresa. Só depois me falaram como seria. Achei que ficou bacana, bem feito. A equipe aqui é top.  


Hulk Zenit centro de treinamento (Foto: Reuters)
Hulk fala sobre racismo na Rússia: "Agora não 
fico chateado e mando até beijo" 
(Foto: Reuters)


O Zenit talvez seja o clube com maior poderio financeiro na Rússia, muito por conta do dinheiro da Gazprom. Como funciona a parceria? Até que ponto eles influenciam dentro do clube? Tem alguma semelhança com a parceria que a Unimed tinha com o Fluminense?  
É uma empresa russa, que patrocina o Zenit, que banca o Zenit. É uma empresa muito grande, os proprietários gostam muito do Zenit. Eu acredito que tem um pouco disso (semelhança da antiga parceria entre Fluminense e Unimed). Só que aqui é tudo feito pelo clube, lá parece que a Unimed ajudava a pagar os jogadores. Não tem nada disso com a Gazpriom, que só é a maior patrocinadora do clube.  
 No início foi um pouco complicado. Tinha o valor da transferência que causou um pouco de ciúme
Hulk

 Pelos vídeos, já dá pra ver que você está à vontade dentro do clube, depois de um início meio complicado. O que mudou?  
É verdade. No início foi um pouco complicado. Tinha o valor da transferência que causou um pouco de ciúme. Por conta do ciúme, estragou um pouco o clima. Estou muito bem adaptado agora. Todos estão muito bem adaptados, a comissão técnica também ajuda. Já tinha uma boa relação com o Villas Boas. Temos uma relação de amigos.  

Com técnico português e companheiros de várias partes do mundo em um clube russo, como é a comunicação no dia a dia?  
Entre nós, falamos português. No treino, coletivo é inglês, com tradutor em russo. No dia a dia, falamos mais inglês. Pois é... é complicado, mas acaba sendo engraçado. Mistura um pouco de tudo: português, inglês, russo, francês, italiano...  

Hulk Zenit (Foto: Reprodução do site oficial)
Hulk e Villas Boas: dupla trabalhou no Porto 
e agora leva o português para o Zenit 
(Foto: Reprodução do site oficial)


Já morou no Japão, agora vive na Rússia... Fala quantas línguas?  
- Um pouco de português nordestino (risos). Japonês sabia um pouco, mas esqueci algumas coisas. Já faz oito anos que não pratico. Sabia me virar no dia a dia. Acabei esquecendo muito. Inglês vou aprendendo um pouco, já dá para desenrolar. Russo é complicado, porque não falo muito russo. É uma língua complicada. Mas quando preciso falar russo mesmo vou com a tradutora.  

Em diversas ocasiões, criticou o racismo na Rússia. Acha que a chance é grande de acontecer na Copa? É algo que tem como ser evitado?  
Infelizmente, (o racismo) acontece muito aqui na Rússia. Acho que não só comigo. Eu ficava um pouco chateado com essas manifestações no início. Não deveria existir isso no mundo, independente de raça ou profissão. Agora não fico tão chateado. Brinco e mando um beijo. Se tentar responder na altura, o prejudicado sou eu. Se não estiver focado no jogo, pode perder a cabeça e se prejudicar mais ainda. Eu levo na esportiva agora. Estou nem aí. O Mundial envolve todo o mundo. Acho que não vai acontecer lá.  
O André (Villas Boas) pediu que fosse transferido o jogo, mas não foi. Eu iria tranquilo (para o evento da Fifa, no sábado), mas tenho que colocar em primeiro lugar o trabalho
Hulk

Jornais, como o inglês “The Guardian”, disseram que você não foi para o evento da Fifa no sábado por conta das declarações sobre racismo da Rússia. Como foi isso? Foi o Villas Boas que pediu para não ir por conta do jogo de domingo?  
Pelo contrário, eu queria representar meu país e o Zenit. Seria bacana. Eu não fui devido ao calendário. São Petesburgo fica a três horas viagem de avião (de Ecaterimburgo, local do jogo de domingo contra o Ural) e tem fuso, que é de duas horas a mais. Depois do treino pegamos o voo e chegamos oito horas da noite. O sorteio foi às 18h do horário daqui de São Petesburgo e, com o fuso, terminaria quase meia-noite do horário de lá. Ficaria corrido. Eu entendo a situação dele (do treinador do Zenit). O André pediu que fosse transferido o jogo, mas não foi. Eu iria tranquilo, mas tenho que colocar em primeiro lugar o trabalho.  
 
Tem acompanhado a preparação da Rússia para a Copa? Muito diferente daquela que teve o Brasil?  
No Brasil, estava acompanhando de longe. Quando eu cheguei no Brasil, já era para jogar o Mundial. Mas só não foi perfeito porque não ganhamos. Aqui, está evoluindo bastante. Estádios evoluindo bastante. Aeroportos bem adiantados. Apesar das dificuldades da economia, a Rússia tem muito dinheiro e está indo bem.  

Dentro de campo, como avalia o futebol brasileiro atualmente?  
O futebol brasileiro é o mais popular do mundo, o campeonato mais disputado do mundo. Tem oito, nove times que podem ser campeões. Bom de se jogar e assistir. Ainda estamos um pouco atrasados. Em termos de organização e estrutura é bem diferente. Eu joguei pouco tempo no Brasil. Foram dois jogos como profissional (pelo Vitória) e depois eu saí. Está um pouco atrás em termos de organização. Mas tem jogadores e clubes fortes em termos de qualidade. 

Hulk Zenit Dínamo Moscou (Foto: Divulgação Zenit São Petersburgo)
Com três gols, Hulk é artilheiro da liga 
russa, feito que conseguiu ano passado 
(Foto: Divulgação Zenit São Petersburgo)


FONTE: