sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sol às 3h da manhã faz Brasil comprar cortinas para Vila de Atletas de Kazan

Noites costumam durar apenas cinco horas por dia durante o verão russo. Para evitar desgastes com a claridade, CBDA encontra solução para os 90 quartos do Brasil



Por
Direto de Kazan, Rússia

 
No verão russo, o sol nascendo e entrando pela janela do quarto não significa exatamente que é hora de acordar. Bem longe disso. Em julho e agosto, o dia começa a amanhecer por volta das 3h30 da manhã e engana quem não está acostumando com a claridade tão cedo. Foi justamente preocupada com o reflexo negativo do despertar precipitado durante o Mundial de Kazan que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) resolveu investir na compra de cortinas para colocar nos quartos da delegação do país na Vila do Atletas. A competição russa acontece até o dia 9 de agosto.

- O cérebro, com a claridade, já acha que está na hora de acordar – alertou o superintendente da CBDA, Ricardo de Moura, explicando o motivo do cuidado a mais.

Sol nascendo cedo faz para comprar cortinas no Mundial de Kazan (Foto: Divulgação CBDA)
Sol nascendo cedo faz para comprar cortinas 
no Mundial de Kazan (Foto: Divulgação CBDA)


A Vila dos Atletas do Mundial de Kazan vem ganhando elogios dos competidores e das comissões técnicas do Brasil. Acostumados com os hotéis em torneios da modalidade, desta vez, os atletas estão aproveitando as modernas instalações construídas para a Universíade, em 2013. Antes de ficarem 100%, porém, sofreram um ajuste importante para tentar amenizar os efeitos do dia nascendo tão cedo, geralmente entre 3h e 4h da manhã, no verão. 

- Uma vez definido pela CBDA que a hospedagem seria na vila, comecei a pesquisa das condições de acomodação. Como o local tinha sido construído para a Universíade de 2013, fiz contato com alguns atletas e técnicos que haviam estado aqui. Já havia feito um levantamento sobre o número de horas de escuridão que as noites aqui tinham e verifiquei que se limitavam a um máximo de cinco horas – disse Giovana Moreira, chefe de missão do Brasil no Mundial de Kazan.




Foi assim que a CBDA acabou decidindo correr atrás de uma solução para o problema. Depois de uma visita de inspeção de Giovana na Vila dos Atletas e em outros locais, foram compradas cortinas "blackout" para todos os 90 quartos ocupados pelo Brasil. A China acabou seguindo os passos do time brasileiro e também colocou cortinas nas acomodações de sua delegação.

- Durante a visita pude constatar que realmente seria necessário a instalação das cortinas blackout e fiz o pedido de orçamento para a instalação. Também fiz a escolha do prédio em função da proximidade com o refeitório e o ponto do transporte - comentou Giovana.

SporTV transmite ao vivo o Mundial de esportes aquáticos. Assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play na internet. Entre os dias 2 e 9 de agosto, as finais da natação com brasileiros na disputa terão cobertura em Tempo Real do SporTV.com.


FONTE:

Nenhum comentário: