sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fluxo de pessoas, qualidade da água, estrutura: desafios do triatlo no Rio

Apresentação do esporte, percurso e instalações serão avaliados no evento-teste deste fim de semana pelo Comitê Rio 2016 e pela União Internacional de Triatlo



Por
Rio de Janeiro, RJ


Bloquear as principais ruas e avenidas, o calçadão e até mesmo o mar de Copacabana será um dos principais desafios da ITU (União Internacional de Triatlo) e do Comitê Rio 2016 durante a realização do evento-teste de triatlo e paratriatlo, que ocorre neste fim de semana, no Rio de Janeiro. 

Conhecida por receber inúmeros turistas, muitos deles adeptos da prática esportiva na orla, a praia carioca centralizará boa parte das atenções, a começar pela água. A notícia da Associated Press veiculada nesta quinta-feira, criticando a qualidade da água de Copacabana e taxando-a como prejudicial à saúde, deve estimular um posicionamento crítico por parte dos atletas, embora oficialmente não seja um item a ser avaliado pelo Comitê Rio 2016.

nadadores copacabana (Foto: Cleber Akamine)
Água da praia de Copacabana é questionada 
em pesquisa encomendada pela Associated 
Press (Foto: Cleber Akamine)


O ciclismo também trará peculiaridades. No percurso desenhado para as Olimpíadas, uma descida íngreme em que as bikes devem alcançar 80km/h, deixará triatletas e espectadores atentos para que não haja acidentes.

Na lista do Comitê Rio 2016, estão itens gerais como: competição esportiva, apresentação do esporte, resultados e sustentabilidade, além de integração entre organização e poder público e equipamentos.


Confira a lista elaborada pelo Comitê Rio 2016, mais alguns itens a serem observados pela União Internacional de Triatlo (ITU).

Competição esportiva:
 a logística da prova, começando pelo trabalho de voluntários, passando pelos árbitros e equipe técnica, recebe uma atenção especial. Horários de largada, chegada e premiação, montagens e reparos de equipamentos ou estruturas físicas antes, durante e depois da prova, gerência de pessoas que interfiram direta ou indiretamente no decorrer da competição serão avaliados. O mar, as vias e a orla de Copacabana recebem atenção especial por parte da ITU. Cuidados como manutenção do asfalto, objetos de sinalização do percurso (boias na água, cones e grades nas ruas e avenidas), ficam a cargo da União Internacional de triatlo.

Apresentação do esporte: 
a prova de triatlo terá um locutor bilíngue - português e inglês - para apresentar a modalidade e informar o público presente, antes, depois, e eventualmente durante a prova. Um DJ e um produtor também passarão por um crivo da organização.

Sustentabilidade:
 existe um cuidado para que a estrutura montada interfira o menos possível no meio ambiente. As modificações de natureza geográfica e suas consequências também serão avaliadas. Instalação de estruturas na areia da praia, armações metálicas no calçadão e objetos sinalizadores com grades e placas tem como objetivo provocar um menor impacto sobre a natureza.

evento-teste triatlo rio de janeiro copacabana (Foto: Cleber Akamine)
Comitê Rio 2016 acerta últimos detalhes para 
realização do evento-teste 
(Foto: Cleber Akamine)


Resultados:
 a divulgação dos resultados das provas está entre os itens avaliados pelo Comitê Rio 2016. Ao término da prova, a organização pretende divulgar a classificação e o tempo dos medalhistas para a imprensa.

Além destes itens levantados pelo Comitê Rio 2016, a União Internacional de Triatlo vai se atentar a integração entre organização e poder público. Como a prova é disputada numa área aberta, ruas e avenidas precisam ser totalmente interditadas para que não haja fluxo de veículos nas proximidades do local de prova. A segurança, tanto dos atletas quanto dos espectadores, fica a cargo do policiamento. Bombeiros devem estar de prontidão para eventuais problemas no mar durante a natação.

Aparatos tecnológicos como chips dos atletas, sensores de cronometragem, boias do percurso da natação, baias dos triatletas na área de transição, sinalização do percurso, veículos que acompanham a prova e espaços demarcados para técnicos e árbitros também estarão sob os olhares da ITU.

MAPA evento teste triatlo copacabana rio 2016 (Foto: Editoria de Arte)
MAPA evento teste triatlo copacabana rio 2016 
(Foto: Editoria de Arte)


FONTE:

Nenhum comentário: