Button vence em Suzuka, mas não impede
segundo título do alemão da RBR com quatro GPs de antecipação; Massa
volta a se desentender com Hamilton
Por GLOBOESPORTE.COM
Suzuka, Japão
Após a pole sensacional no sábado e a largada ousada no domingo, quando
fechou Jenson Button e manteve a ponta, Sebastian Vettel parecia
disposto a repetir seu roteiro de domínio no GP do Japão. Nem precisou. O
desgaste dos pneus macios em Suzuka mudou um pouco a história da
corrida, mas não um destino que já parecia traçado há muito tempo. Atrás
de apenas um ponto, o alemão da RBR fez uma prova sem riscos neste
domingo e cruzou em terceiro lugar. Foi o suficiente para se tornar o
mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1, aos 24 anos, três meses e
seis dias.
Único capaz de impedir a conquista do rival no Japão, Button fez seu
papel e venceu. Mas para manter a esperança de título, o inglês da
McLaren precisava ver Vettel fora da zona de pontuação, e não em cima do
pódio, como aconteceu. Pódio este que teve ainda Fernando Alonso, da
Ferrari, como segundo colocado. Felipe Massa chegou em sétimo, e Bruno
Senna foi o 16º, seguido por Rubens Barrichello.
Sebastian Vettel faz seu tradicional gesto duas vezes para comemorar o bicampeonato (Foto: Reuters)
A quatro corridas do fim do campeonato, o título de construtores ainda
continua aberto, assim como a luta pelo vice, que será disputado por
Button, Alonso, Webber e Hamilton. Os carros voltam à pista na próxima
semana, com o GP da Coreia do Sul marcado para o dia 16.
Vettel chegou aos 324 pontos em 2011 e se tornou o sétimo piloto a
conquistar um título em Suzuka, na 11ª decisão desde que ele entrou no
calendário, em 1987 (só esteve fora em 2007 e 2008, quando o GP foi
realizado em Monte Fuji). Ele se junta ao seleto grupo formado por
Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Mika Hakkinen (1998 e 1999), Michael
Schumacher (2000 e 2003), Nelson Piquet (1987), Alain Prost (1989) e
Damon Hil (1996), que foram campeões da F-1 no tradicional circuito
japonês.
Button deu um show de estratégia na corrida e chegou aos 210 pontos no
campeonato. O inglês apostou em seu talento para conservar os pneus e
lucrou com isso, conseguindo sua primeira vitória pela McLaren em pista
seca. Na briga pelo vice-campeonato, ele abriu oito pontos de vantagem
sobre Fernando Alonso, segundo colocado na corrida. Também com chances,
Mark Webber, da RBR, terminou em quarto em Suzuka e tem agora 194 pontos
no Mundial de Pilotos.
FOTOS: veja as melhores imagens da corrida que marcou o título de Vettel
Após duas semanas, a polêmica de Cingapura retornou com força em
Suzuka. Lewis Hamilton, que chegou em quinto e também tem chances de
lutar pelo vice em 2011, tocou em Felipe Massa na 22ª volta e danificou a
asa dianteira da Ferrari. O incidente foi investigado pelos comissários
do GP do Japão, mas eles decidiram não punir o inglês. O brasileiro
acabou apenas na sétima posição, atrás do alemão Michael Schumacher, da
Mercedes, o sexto colocado.
Bruno Senna saiu na nona posição, mas teve problemas na largada e ficou
longe dos dez primeiros em Suzuka. O brasileiro sofreu com os danos na
asa dianteira no início e chegou apenas em 16º. Vitaly Petrov, seu
companheiro, foi o nono colocado e fez dois pontos. Rubens Barrichello,
da Williams, também não andou bem e foi só o 17º colocado no GP do
Japão.
A corrida
O domingo começou com tempo ensolarado em Suzuka, sem a ameaça de chuva
para a corrida. Na largada, Vettel manteve a ponta, mas fechou Button,
que saiu melhor. O inglês chegou a colocar duas rodas na grama, mas se
manteve na pista. Entretanto, ele perdeu a posição para o companheiro
Hamilton na primeira curva do circuito, caiu para terceiro e reclamou
pelo rádio. Os comissários investigaram o incidente, mas decidiram não
punir o alemão da RBR. Massa se manteve à frente de Alonso, em quarto.
Bruno Senna e Barrichello perderam posições.
Vettel espreme Button na largada do GP do Japão, mas não recebe punição na corrida (Foto: Reuters)
Na sexta volta, Alonso usou a asa móvel para passar o companheiro Massa
na reta dos boxes e assumir a quarta posição. Com o alemão em primeiro e
abrindo vantagem para Hamilton, o desgaste dos pneus macios começou a
aparecer, principalmente nos carros da RBR. O inglês da McLaren teve um
furo de pneu, foi superado por Button na oitava passagem e teve de
entrar para um pit stop de emergência, perdendo algumas posições.
O alto desgaste antecipou a parada de Vettel para a nona volta, no que
foi seguido por Button na 11ª. A diferença entre os dois caiu e o inglês
da McLaren começou a ameaçar o alemão da RBR. Nessa altura, antes de
seu pit stop, Massa liderava a prova, mas caiu para quinto após entrar
nos boxes. Ele voltou atrás de Hamilton, na reedição do duelo polêmico
de Cingapura.
Vettel liderou a primeira parte da corrida, mesmo com problemas de desgaste dos pneus (Foto: Reuters)
Na frente, Vettel e Button continuavam a trocar voltas mais rápidas,
mas o alemão precisou fazer o pit stop mais cedo, na 20ª volta.
Administrando melhor o desgaste dos pneus macios, o inglês ficou na
pista tentando andar rápido. A tática deu certo e ele conseguiu superar o
líder do campeonato após sua parada, na passagem seguinte.
Hamilton e Massa continuavam a andar juntos. E na 22ª volta, a polêmica
voltou. O brasileiro tentou a ultrapassagem na freada para a chicane
Triangle e o inglês ignorou a presença do rival: jogou o carro para o
lado e danificou a asa dianteira da Ferrari. Apesar do risco de
punições, os comissários decidiram não tomar atitudes contra o inglês da
McLaren.
O detrito deixado pela Ferrari provocou a entrada do safety car na 24ª
volta. Os pilotos foram reagrupados e a relargada foi autorizada três
passagens depois. Button manteve a ponta, seguido por Vettel, que fez
sua última parada na 34ª volta. O alemão colocou os pneus médios mais
cedo que seus rivais e começou a perder tempo na pista. Com isso, perdeu
a segunda posição em Suzuka para Alonso, que entrou nos boxes na 38ª. O
espanhol conseguiu a vantagem ao andar mais rápido antes da troca.
Jenson Button cuidou melhor dos pneus na corrida e conseguiu a vitória no GP do Japão (Foto: Reuters)
As últimas voltas foram palco de uma perseguição de Vettel a Alonso. O
alemão chegou a tentar duas vezes a ultrapassagem sobre o espanhol, sem
sucesso, mas a equipe pediu que ele poupasse o carro para o final.
Depois foi a vez do espanhol tentar um bote sobre Button, mas o rival
soube administrar a corrida até o fim. Após a chegada e o bi de Vettel, o
inglês parou sua McLaren após a saída dos boxes, sem condições de
completar a volta da vitória.
Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka (307,573 quilômetros):
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 53 voltas em 1h30m53s427
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s160
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2s006
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s071
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 24s268
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 27s120
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 28s2408 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 39s377
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 42s607
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s322
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 54s447
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m02s326
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s705
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m04s194
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1m06s623
16 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1m12s628
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m14s19118 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1m27s824
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1m36s140
20 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
Não completou:Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 42 voltas/roda
Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s568, na 52ª
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/10/button-vence-mas-vettel-e-terceiro-e-leva-o-bicampeonato-no-gp-do-japao.html