domingo, 9 de outubro de 2011

Em noite de festa, Guga relembra os melhores dias e vence o amigo Moyá

No duelo de dois ex-líderes do ranking e campeões de Roland Garros, brasileiro faz a festa da torcida, brinca e chega a comer bananas de torcedores
Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

De cada lado da quadra, histórias parecidas. Dois ex-líderes do ranking mundial, os primeiros de seus países. Fizeram história ao brilhar especialmente no saibro e ao conquistar Paris com títulos em Roland Garros. E foram protagonistas de jogos memoráveis, como o de 1998, em Porto Alegre, pela Copa Davis. Na noite deste sábado, na abertura da semana de tênis que recebe seu nome, Gustavo Kuerten e o espanhol Carlos Moyá voltaram a se enfrentar. Em um jogo festivo, marcado pelo bom humor dos dois tenistas, o brasileiro voltou a levar a melhor diante de 4.500 presentes na arena de São José, em Florianópolis: 2 sets a 1, parciais 6/4, 2/6 e 6/3.

Guga desafio Moyá (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)Guga devolve bola de Moyá durante a partida (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)

Durante o jogo, Guga brincou, brindou o público com belas paralelas e matou a fome com bananas de dois torcedores presentes nas arquibancadas. O brasileiro, que, no circuito, teve quatro vitórias e três derrotas contra Moyá, chegou a receber aplausos do espanhol.

- Cada vez que eu venho, não quero ir embora, ainda mais porque meu físico surpreendeu. Tem toda a história, toda a lembrança. Esse esporte é a minha paixão. Tudo isso e mais um pouco. Eu tenho que agradecer, conquistar ainda mais o carinho dessas pessoas.

Após o jogo, Guga fez questão de elogiar o outro protagonista deste sábado.
- É um cara sensacional, me dava o privilégio de treinar com ele e pensar que eu poderia ir mais longe. Foi líder do ranking antes de mim, eu fui depois. Fizemos ótimos jogos.
A Semana Guga Kuerten continua após a partida. Daté o dia 16, eventos com jovens tenistas e cadeirantes tomarão conta de Florianópolis.

Tenistas esbanjam simpatia e disposição
A mobilidade e a precisão, claro, não eram as mesmas de dez anos atrás. Mas Guga e Moyá começaram o jogo com a mesma vontade de seus bons tempos. O brasileiro teve um início melhor, com três chances de quebrar o saque do espanhol, mas não soube aproveitar. Depois de permitir o empate em 40/40, o dono da festa ainda teve uma vantagem, mas Moyá confirmou: 1/0.
Na sequência, Guga mostrou bom trabalho nas paralelas e, apesar do esforço do espanhol, também confirmou seu serviço. A primeira quebra, no entanto, foi de Moyá. No quarto game, o brasileiro não conseguiu encaixar seu jogo e, após dupla-falta, o espanhol abriu 3/1 no placar.
Guga desafio Moyá (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)Moyá mostrou humor e bom tênis durante a partida (Foto: Cristiano Andujar / VIPCOMM)

Guga deu a resposta na sequência, antes de confirmar seu saque e empatar em 3/3. O brasileiro voltou a ter uma chance de quebra no nono game, mas Moyá evitou. Os dois riram do lance, e Kuerten aproveitou para sentar na cadeira do árbitro de linha e descansar, sob aplausos da torcida.
O brasileiro ainda teve outras três chances de quebra. Aproveitou na última, fez 5/4 e assumiu a vantagem no placar. No game seguinte, Guga teve tranquilidade para confirmar seu serviço e fechar o primeiro set em 6/4.
Moyá voltou melhor para o segundo set. Guga resistiu nos primeiros games, mas sofreu a primeira quebra do espanhol no sexto game. O convidado voltou a quebrar o saque do brasileiro e fechou o segundo set em 6/2.
Em caso de igualdade nas primeiras parciais, estava previsto um desempate no tie-break. Guga, no entanto, resolveu deixar a escolha para a torcida, e os dois voltaram para mais um set. A primeira quebra foi do brasileiro, que se aproveitou de falha do espanhol para fazer 2/1 no terceiro game.
Com 3/2 no placar, Guga sentiu fome. Olhou para a arquibancada e viu dois meninos comendo bananas. Pediu um tempo aos juízes e foi até os torcedores, querendo um pedaço, arrancando gargalhadas do público. Voltou para a quadra e confirmou o serviço. Na sequência, com uma bela devolução, arrancou aplausos até do rival. No último game, pediu que a torcida gritasse o nome de Moyá, que agradeceu (veja no vídeo acima). Em um erro do espanhol, fechou o jogo em 6/3 e comemorou a vitória, com o mesmo sorriso de anos atrás.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/em-dia-de-festa-guga-relembra-seus-melhores-dias-e-vence-carlos-moya.html
 

Nenhum comentário: