Três vezes vice no torneio, espanhol busca seu primeiro título na Flórida
Rafael Nadal teve seu backhand bastante
exigido por Kei NiIshikori (Foto: EFE)
exigido por Kei NiIshikori (Foto: EFE)
Nadal agora espera seu adversário, que sairá do jogo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga (6) e o alemão Florian Mayer (77). Os dois se enfrentam ainda nesta terça.
O jogo começou nervoso e cheio de variações, com break points nos quatro primeiros games. Nishikori quebrou Nadal no terceiro game, mas perdeu a vantagem logo em seguida, no quarto. A partida seguiu parelha até o décimo game, quando o japonês não resistiu à pressão. Diante de um set point, Nishikori teve uma bola fácil para se salvar, mas deu um pulinho para bater a direita e acabou mandando a bola longe. Game e primeiro set, Nadal: 6/4.
No começo da segunda parcial, Nishikori já tinha dificuldade para manter o alto nível do começo do jogo. Enquanto isso, Nadal crescia. Uma quebra no segundo game deu a ele a chance de abrir 3/0 em seguida. O espanhol manteve a liderança até sacar em 5/3. Sem nada a perder, Nishikori agrediu mais e contou com a sorte. No break point, viu uma bola sua tocar na fita e morrer do outro lado da rede. O ponto devolveu a quebra.
Fora da Davis, fora do conselho
Nadal pretendia defender o país nas quartas de final da Copa Davis, na próxima semana, contra a Áustria, mas alegou tendinite no joelho e se ausentara o time espanhol. O capitão, Albert Costa, convocou então David Ferrer, Nicolás Almagro, Marcel Granollers e Marc López.
O confronto será em solo espanhol, em quadra de saibro, e a Áustria contará com Jurgen Melzer, Andreas Haider-Maurer, Alexander Peya e Olivier Marach.
Esta semana, Nadal anunciou também que não faz mais parte do conselho dos jogadores da ATP. Segundo reportagem do jornal inglês "Daily Telegraph", o espanhol, que era vice-presidente, queixou-se de falta de apoio às mudanças que havia proposto.
Uma delas era a implantação de um ranking de dois anos, que somava os pontos dos tenistas ao longo de 104 semanas (o atual leva em conta 52 semanas). Segundo Nadal, seu sistema de contagem de pontos permitiria que os líderes do ranking perdessem menos posições em caso de lesão. Assim, poderiam voltar às quadras sem pressa e teriam suas carreiras prolongadas.
Outra questão em que Nadal foi derrotado envolveu o novo presidente da ATP. No fim do ano passado, o espanhol apoiava o holandês Richard Krajicek. O hexacampeão de Roland Garros acreditava que Krajicek, por ser ex-jogador, defenderia melhor os interesses dos atletas. Federer, por sua vez, endossava o nome do australiano Brad Drewett, que tinha mais experiência no mundo dos negócios. Drewett foi nomeado para o cargo.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/fora-da-davis-nadal-bate-nishikori-e-avanca-quartas-de-final-em-miami.html