sábado, 30 de novembro de 2013

No adeus a Tite no Pacaembu, Corinthians e Inter ficam no empate

Técnico se despede da torcida no estádio onde ganhou a maioria dos seus títulos. Alessandro também dá adeus à Fiel. Colorado cumpre tabela

A CRÔNICA 
 
por Diego Ribeiro e Rodrigo Faber

A partida pouco valia para Corinthians e Internacional. Sem pretensões no Campeonato Brasileiro, ambas as equipes foram coadjuvantes em uma noite especial para o Alvinegro. Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, técnico alvinegro desde outubro de 2010, fez sua despedida no Pacaembu, palco onde conquistou três dos cinco títulos - é o treinador mais vitorioso da história do Timão - em um empate sem gols, na noite deste sábado, pela penúltima rodada do Brasileirão. A idolatria da Fiel pelo comandante tomou espaço. Jogo em si ficou em segundo plano.

– Olê, olê, olê... Tite, Tite... – entoava a torcida.


Os jogadores do Corinthians ressaltaram a necessidade de vitória para que o adeus de Tite se tornasse ainda mais digno na capital paulista. Além dele, o capitão Alessandro também fez sua última partida como jogador profissional diante da Fiel, já que se aposentará ao fim desta temporada. Porém, o que se viu foi a mesma equipe apática e pouco criativa de 2013. O time dos 17 empates em 37 jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Dos dez 0 a 0 na competição.

Com a missão de estragar a festa de 33.201 pagantes para seus ídolos, o Internacional teve boas chances de sair com os três pontos de São Paulo. Especialmente no primeiro tempo, os visitantes incomodaram o Timão e, por pouco, não abriram o placar. Porém, quando perdeu Willians, expulso, no início do segundo tempo, a equipe gaúcha fez apenas o suficiente para administrar o empate.

O Corinthians termina a temporada no próximo sábado, contra o lanterna e já rebaixado Náutico, em partida ainda sem horário determinado pela CBF, na Arena Pernambuco. Já o Internacional fecha 2013 diante da torcida colorada, no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra a Ponte Preta, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

torcida homenagem Tite Corinthians x Internacional (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Torcida faz homenagens a Tite no Pacaembu 
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Timão apático e Inter perigoso
A noite era especial para o Timão, mas a animação das arquibancadas passou longe das duas equipes na etapa inicial. Entre muitas divididas e entradas duras, prevaleceu a marcação forte. Especialmente do Internacional, que neutralizou o Corinthians. As chances alvinegras se resumiram a um chute frustrado de Romarinho e a uma falta cobrada por Renato Augusto, que ficou na barreira.

A estratégia do Colorado foi clara: se segurar o máximo possível e buscar o gol nos últimos minutos. Toda a cautela do esquema montado por Clemer se transformou em ousadia a partir dos 30. Primeiro, o goleiro Walter assustou a Fiel ao sair errado do gol e quase permitir que Índio abrisse o placar de cabeça. Depois, salvou cara a cara com Damião, em um cochilo da melhor defesa do Campeonato Brasileiro.

Principal defeito do Corinthians neste Brasileirão, a falta de criatividade do meio-campo voltou a dar as caras. Com Renato Augusto como referência e Emerson isolado, a equipe passava longe de ameaçar o Inter. Os gaúchos chegavam mais perto de inaugurar o marcador.

- As homenagens foram feitas. A vitória é uma obrigação - sentenciou Sheik, na saída do gramado.

Dalessandro Corinthians x Internacional (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Com a bola rolando, o Inter foi bem na defesa e segurou o 
Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Empate em ritmo de festa
Tudo apontava para um jogo quente antes do intervalo. Bate-boca, reclamações com o juiz, ânimos exaltados... Na etapa complementar, foram necessários menos de 10 minutos para surgir a primeira discussão. O volante Willians, que já havia recebido o cartão amarelo no primeiro tempo, exagerou na reclamação após falta marcada sobre Emerson e acabou expulso pelo árbitro Felipe Gomes da Silva.

Com Alexandre Pato no lugar de Danilo, o Timão começou a incomodar mais. Empurrou o Internacional para trás e passou a comandar as ações. Com um a menos, o time gaúcho apostava em passes longos para Leandro Damião, isolado no campo de ataque. Tite também sacou Renato Augusto para jogar Douglas, mas a resposta da equipe foi pouco relevante. Com fôlego, o Colorado segurava a igualdade.

A torcida corintiana não desistiu até o último minuto. Gritou, incentivou, acreditou que era possível fechar a trajetória de dois grandes ídolos do clube de maneira perfeita... Não deu. Ainda assim, o clima após o apito final era de festa. Nada estragaria o adeus ao técnico que mais vitorioso do clube. No duelo entre Timão e Colorado, venceu Tite.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2013/30-11-2013/corinthians-internacional.html

Alecsandro elogia o time: 'Mostramos que ainda existe profissionalismo'

Autor do segundo gol atleticano no empate com o Fluminense, atacante destaca a postura da equipe no Maracanã: 'A gente veio fazer o nosso papel, que era jogar bem'

Por Rio de Janeiro

Autor do gol que decretou aos 37 minutos do segundo tempo o empate por 2 a 2 entre Fluminense e Atlético-MG (assista aos gols no vídeo ao lado), neste sábado, no Maracanã, o atacante Alecsandro revelou incômodo com os comentários ouvidos ao longo da última semana de que o Galo poderia facilitar a vida do Tricolor, que precisava da vitória para ficar mais longe do rebaixamento. Satisfeito com o ponto conquistado no Rio, o jogador elogiou a postura demonstrada pelos atleticanos, ressaltando que o time entrou disposto a vencer mesmo estando a poucas semanas do Mundial de Clubes - o Galo estreará no dia 18 de dezembro na competição no Marrocos.

- Hoje mostramos que ainda existe profissionalismo dentro do futebol. Fomos questionados se jogaríamos de forma devagar, mas estamos a 20 dias da competição mais importante do mundo e viemos para o jogo, com dedicação. É uma equipe guerreira. Nosso objetivo nunca foi prejudicar ninguém. A gente veio fazer o nosso papel, que era jogar bem - afirmou
.
Eu nunca falei que era Vasco. 

Joguei no Vasco e tenho um carinho pelo clube, do mesmo jeito que tenho pelo Inter e por outros clubes pelos quais atuei
Alecsandro
 
Alecsandro preferiu evitar homenagem ao Vasco, seu ex-clube e concorrente do Fluminense na briga contra o rebaixamento.
- Eu nunca falei que era Vasco. Joguei no Vasco e tenho um carinho pelo clube, do mesmo jeito que tenho pelo Inter e por outros clubes pelos quais atuei - disse.

O Atlético-MG se despedirá do Brasileirão no próximo sábado, diante do Vitória, no Independência. A torcida promete grande festa na última partida da equipe antes da disputa do Mundial de Clubes. O time embarca para o Marrocos no dia 9.


Alecsandro Atlético-MG x Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Alecsandro cabeceia para marcar o gol de empate do Atlético-MG 
no Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/11/alecsandro-elogia-o-time-mostramos-que-ainda-existe-profissionalismo.html

Bola na trave e cãibra: Tardelli sofre no fim do jogo contra o Fluminense

Autor do primeiro gol atleticano, atacante novamente se destaca e tem boa atuação diante dos tricolores: 'Vamos fazer esses jogos para chegar bem ao Mundial'

Por Rio de Janeiro

Uma bola na trave, já nos descontos. E uma cãibra inesperada, também nos últimos minutos do jogo. O atacante DiegoTardelli, mais uma vez, foi um dos destaques do Atlético-MG em uma partida deste Campeonato Brasileiro. E viveu emoções fortes no fim do empate por 2 a 2 com o Fluminense (assista aos gols no vídeo acima).

Foi uma partida tensa, na qual o Galo enfrentou um adversário ameaçado de rebaixamento. Mas o atacante atleticano não quis nem saber: correu, marcou, arriscou. Fez gol, mandou uma bola na trave (veja o vídeo acima). E, ainda, sofreu com dores. Mesmo com o time mineiro sem aspiração no Brasileirão, Tardelli se doou até o apito final.

Isso é o que importa: é fazer bem esses jogos, dentro e fora de casa, para chegar bem no Mundial
Diego Tardelli

 - No fim deu até cãibra, fiquei preocupado. Foi no último chute. Não pensei em tirar o pé na hora de dividir, porque se vai mole pode sair machucado.

Diego Tardelli, que marcou o primeiro gol do jogo, analisou mais um jogo preparativo do Galo, a poucos dias da viagem para o Marrocos, onde vai disputar o Mundial de Clubes.

- Jogando fora de casa, a gente sabia que a situação do Flu é delicada, mas a gente quer melhorar. Isso é o que importa: é fazer bem esses jogos, dentro e fora de casa, para chegar bem no Mundial.

Luan e Diego Tardelli gol Atlético-MG x Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Tardelli e Luan comemoram o primeiro gol do Atlético diante do
 Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/11/bola-na-trave-e-caimbra-tardelli-sofre-no-fim-do-jogo-com-o-fluminense.html

Após empate, tricolores admitem secar rivais, mas mantém confiança

Cavalieri e Felipe lamentaram resultado ruim diante da torcida, mas prometem foco para vencer o Bahia em Salvador e garantir permanência na Série A

Por Rio de Janeiro

Os jogadores do Fluminense vão ter de passar o domingo secando seus rivais diretos na briga contra a queda à Série B. Isso para chegar à última rodada, no próximo fim de semana, contra o Bahia, em Salvador, dependendo apenas de si para se manter na Série A. Após o empate por 2 a 2 com o Atlético-MG (veja os gols no vídeo ), os tricolores lamentaram o resultado diante da torcida, mas prometeram seguir lutando até o fim contra um novo rebaixamento. 

- Agora é trabalhar. Cada vez mais a situação se complica, e, provavelmente, com o andar da rodada, teremos que fazer o nosso resultado e torcer contra os outros. Já sai do nosso controle, mas temos que trabalhar até o final, sempre acreditando, mantendo o foco - disse o goleiro Diego Cavalieri, que jogou no sacrifício com sete pontos na mão esquerda.

Felipe também admitiu que a situação do Tricolor ficou complicada a uma rodada do fim do Brasileirão, mas afirmou que o time tem de sair de cabeça erguida pelo futebol que apresentou diante do Galo.

- Não foi o resultado que a gente queria. É uma situação complicada, sabemos da qualidade do adversário. A equipe sai triste pelo resultado, mas de cabeça erguida pelo que apresentou. Buscamos até o fim. Agora é secar os adversários diretos e buscar uma vitória fora de casa - disse o meia.

Na 38ª e última rodada do Brasileirão, o Fluminense encara o Bahia às 17h de domingo, na Fonte Nova.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/11/apos-empate-tricolores-admitem-secar-rivais-mas-mantem-confianca.html
:

Torcedores tentam invadir o vestiário do Flu e são detidos no Maracanã

Ao menos quatro tricolores são presos após empate diante do Atlético-MG

Por Rio de Janeiro

Torcida confusão invasão Fluminense  (Foto: Vicente Seda)Torcedor é imobilizado (Foto: Vicente Seda)
 
Um grupo de torcedores do Fluminense tentou invadir o vestiário do clube após o empate diante do Atlético-MG, por 2 a 2, neste sábado, no Maracanã. Ao menos quatro deles foram detidos pela Polícia Militar, com auxílio da segurança privada do estádio.

Parte da torcida tricolor que saía do setor Oeste, sem saber o que se passava, chegou a gritar que "a PM é a vergonha do Brasil". Também houve confusão do lado de fora do estádio. Segundo a coordenação do Jecrim, foram registradas diversas ocorrências envolvendo torcedores de Fluminense e Atlético-MG. Por conta do tumulto, funcionários do Maracanã chegaram a acorrentar o portão 11, que dá saída ao estacionamento da imprensa, temendo invasões.

Com o tropeço deste sábado, o Flu tem grande chance de entrar no Z-4 após os jogos deste domingo. O time está à beira da zona da degola, com 43 pontos, um a mais que o Coritiba, que enfrenta o Botafogo, e dois a mais que o Vasco, que mede forças com o rebaixado do Náutico. A última rodada do Brasileiro será diputada no próximo fim de semana.

Torcida confusão invasão Fluminense  (Foto: Guilherme Pinto / O Globo) 
Torcedor é retirado após confusão no Maracanã 
(Foto: Guilherme Pinto / O Globo)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/11/torcedores-tentam-invadir-o-vestiario-do-flu-e-sao-detidos-no-maracana.html

lu vira o jogo, mas Galo empata no Maracanã e amplia o drama tricolor

Empurrado pela torcida, time carioca marca com Gum e Biro Biro em jogo pegado, vacila na hora de segurar o placar e vai precisar secar os rivais 
 
A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O drama continua. Mesmo com o apoio maciço de 44.699 torcedores no Maracanã (38.779 pagantes, com renda de R$ 459.330,00) o Fluminense não conseguiu superar o Atlético-MG, neste sábado. Sob chuva fina, o empate em 2 a 2 deixou o time carioca à mercê dos dos rivais para depender das próprias forças na última rodada, quando encara o Bahia, em Salvador, e escapar do rebaixamento. Em jogo pegado, Diego Tardelli abriu o placar, Gum e Biro Biro conseguiram a virada, mas o ex-vascaíno Alecsandro deixou tudo igual perto do fim.

De olho no Mundial de Clubes, o Galo permanece em sexto lugar, agora com 56 pontos. Tranquilo, apenas cumpre tabela no domingo que vem contra o Vitória, em Belo Horizonte. O Tricolor soma 43 e pode ser ultrapassado por Coritiba e Vasco, o que tornaria a tarefa de evitar a Série B ainda mais inglória. O resultado, aliás, ratificou a queda da Ponte Preta, que já não pode alcançar o Flu.

Enquanto o público se acomodava no estádio, o suspense pela escalação do goleiro Diego Cavalieri crescia. O camisa 12 fez um teste no campo e, apesar de a escalação oficial inclui-lo, a confirmação só saiu mesmo quando ele voltou de uniforme. No fim, a torcida do Atlético, de laços fortes com a do Vasco, entoou coro de Segunda Divisão para o adversário e cantou até a parodia cruz-maltina da música "Anna Júlia", da banda Los Hermanos.

Antes de a bola rolar, os 22 atletas cruzaram os braços em apoio ao movimento Bom Senso FC, que luta por melhores condições de trabalho no futebol e mais transparência das diretorias.

Fernandinho Fluminense x Atlético-MG (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Luan disputa a bola com Igor Julião e tenta levar o Galo 
à frente (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Agitado, pegado e apressado, o clima de vida ou morte foi incorporado desde o primeiro minuto. Nada de estudar o adversário ou trocar passes com cautela. O Galo entrou na onda, tentou pegar o Flu desprevenido e partiu para cima. Mas sofreu na mesma moeda, tornando o duelo aberto. Aos sete minutos, Victor saiu mal do gol, Sobis não conseguiu encobri-lo e quem levou a pior foi Marcos Rocha, que saiu machucado. Aliás, o Tricolor não aliviou e preocupou os mineiros, focados no Mundial. Luan apanhou bastante, e Pierre foi outro substituído.

Inseguro na defesa, o time de Dorival Júnior oferecia espaços, e Tardelli aproveitou. Após bola rebatida, aos 21, fuzilou a meta de Cavalieri, que não conseguiu espalmar - seja culpa do corte no dedo ou não. Sem baixar a cabeça, lá foi o Fluminense atrás do prejuízo. Perdeu duas chances incríveis - com Wagner, parando em Victor, e Euzébio, em bate e rebate dramático. Mas desafogou sua torcida com o empate aos 36, com Gum, também num lance estranho. Perto do fim da etapa, o Atlético tornou a conter o rival e assustou em lances pelas pontas.

Gum gol Fluminense x Atlético-MG (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Após confusão na área, Gum marca o gol de
empate (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
No retorno do intervalo, o Flu manteve sua superioridade na posse de bola (59% a 41%), mas passou a errar passes demais, esfriando a reação. Só que o Galo parecia desconfortável, menos efetivo e deu espaços. Até que Wagner achou Biro Biro entre os zagueiros, e o garoto virou com um toque na saída do goleiro, logo aos oito minutos. Explosão no Maracanã! Sem a necessidade de correr mais riscos, o Tricolor recuou e esperou as chances nos contragolpes.

E a partida ganhou novos contornos de emoção neste estilo: o campeão da Libertadores na frente, à procura do encaixe de uma tabela fatal, e o atual campeão brasileiro apostando as fichas na correria de Rafinha e Biro Biro - o que quase deu certo. E assim foi até os 37 minutos.Alecsandro, que entrara na vaga de Michel, acertou cabeçada certeira no canto esquerdo e empatou. A festa nas arquibancadas, que já tinha virado apreensão, agora seguiu para o desespero. E poderia ser pior. Sem reação, o Fluminense ainda viu Tardelli carimbar o travessão aos 46.

 
FONTE:

Marcelo Oliveira revela cobrança diante do Bahia: jogar como campeão

Mesmo com título garantido do Brasileirão, treinador cobra desempenho em alto nível

Por Belo Horizonte

Marcelo Oliveira Cruzeiro e Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)Marcelo Oliveira quer atuação em alto nível contra o Bahia, neste domingo (Foto: Marcos Ribolli)
 
Engana-se quem pensa que será um jogo de festa para o Cruzeiro neste domingo. Não durante os 90 minutos da partida, garante o técnico Marcelo Oliveira. O treinador celeste falou da seriedade com que a Raposa vai encarar a partida contra o Bahia, que marcará a entrega da taça, e revelou as cobranças por uma atuação de alto nível. Ele espera que o Cruzeiro jogue como campeão e retribua o torcedor, tão importante na caminhada celeste até o título do Brasileirão.

- A cobrança é nesse sentido. Eu acho que se tem uma tranquilidade depois de ganhar um título importante, depois de tantos jogos decisivos. Mas nós precisamos demonstrar mais uma vez por que fomos campeões. Nada melhor do que jogando bem, com seriedade, com recomposição, como a gente sempre fez. Principalmente, apertando o adversário no Mineirão.

Outro objetivo do Cruzeiro é numérico. Com 75 pontos, o time mineiro quer bater a marca do São Paulo, campeão com maior número de pontos no Campeonato Brasileiro por pontos corridos e vinte times. O Tricolor fez 78, em 2006. Ou seja, a Raposa tem de somar quatro nos dois jogos restantes para superar.

- Esperamos cumprir com responsabilidade os compromissos. Temos o objetivo de bater a marca do São Paulo, de 78 pontos, nos ponto corridos com vinte times. É importante, passa para a história. Para isso, precisaríamos de uma vitória e um empate.

Cruzeiro e Bahia jogam neste domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/11/marcelo-oliveira-revela-cobranca-diante-do-bahia-jogar-como-campeao.html

Seedorf chega a 80 jogos no Bota, e Libertadores vira laço para sequência

Permanência do holandês no clube para a próxima temporada depende da classificação para a competição. Time enfrenta o Coritiba, domingo, no Couto Pereira

Por Rio de Janeiro

Seedorf treino botafogo (Foto: Satiro Sodré)Seedorf participa do treinamento do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SS Press)
 
Domingo, quando entrar no Couto Pereira para enfrentar o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, Seedorf vai completar 80 jogos com a camisa do Botafogo em apenas um ano e meio. Desde seus primeiros meses, o seu futuro passou por questionamentos, e eles chegam neste fim de temporada de forma mais intensa.

Ainda que tenha contrato com o Botafogo até o dia 30 de junho de 2014, Seedorf não tem sua permanência assegurada. A conquista da vaga na Taça Libertadores se transformou no laço que manterá o casamento por mais seis meses. Com 58 pontos, o time está na quinta colocação no Campeonato Brasileiro e ainda tem chances de classificação.

O desejo de Seedorf também é levado em consideração. Quando foi contratado, o jogador aceitou o desafio de levar o Botafogo a situações com as quais havia deixado de conviver. A principal delas seria a participação na Taça Libertadores, o que não acontece desde 1996.

Apresentar uma nova mentalidade de trabalho fez parte do processo. Seedorf interferiu em várias áreas do clube e comandou um treinamento para os jogadores das categorias de base do Alvinegro, algo que já fazia no time sub-17 do Boavista.

Aos 37 anos, ele já não apresenta o mesmo rendimento físico. A próxima temporada será apertada com jogos acumulados por causa da realização da Copa do Mundo, outro alvo de interesse do holandês, que deve trabalhar como comentarista na competição.

Caso não consiga a vaga na Libertadores, o Botafogo provavelmente passará por uma reformulação em campo. Mais jogadores das categorias de base serão promovidos, e poucos veteranos serão mantidos. Nessa situação, Seedorf não estaria entre eles e teria caminho livre para se despedir, já que a ideia do clube também passa pela redução dos gastos com salários.

Os 80 jogos de Seedorf podem se tornar a última marca redonda do holandês a se comemorar no clube. Faltam duas rodadas para o fim do Brasileiro, e o destino deste casamento está a 180 minutos de se revelar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/seedorf-chega-80-jogos-no-bota-e-libertadores-vira-laco-para-sequencia.html

Botafogo vê rivais fecharem patrocínio federal e vai cobrar resolução do caso

Clube vinha negociando com a Caixa desde o ano passado, inclusive o naming rights do Engenhão, mas havia recebido aviso para esperar até janeiro

Por Rio de Janeiro


botafogo mauricio assumpção   (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Maurício Assumpção vai cobrar solução da Caixa (Foto: Gustavo 
Rotstein/Globoesporte.com)
 
Depois de Flamengo e Vasco fecharem patrocínio nesta temporada com a Caixa Econômica Federal, o Botafogo deve apertar o cerco para entrar na lista de clubes brasileiros beneficiados com a parceria. A negociação entre as partes acontece desde o ano passado, antes mesmo do acerto com seus rivais.

A Caixa Econômica Federal estava próxima de fechar com o Botafogo o contrato para receber o naming rights do Engenhão e, de quebra, estampar sua marca na camisa do clube. A interdição do estádio interrompeu as negociações.

O Botafogo recebeu então a informação de que o orçamento não permitia o patrocínio apenas do uniforme e que a negociação seria retomada em janeiro de 2014. No entanto, viu Flamengo e Vasco acertarem com a estatal além de outros clubes brasileiros, como o Atlético-PR.

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, é o responsável pela negociação direta com os representantes da Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que o clube aperte o cerco no fim do ano para conseguir o patrocínio já a partir de janeiro.

Hoje, o Botafogo conta com cotas da Viton 44, Texaco e Herbalife. O clube espera a definição da classificação ou não para a Taça Libertadores antes de renegociar os contratos.

Neste domingo, o Botafogo enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Se vencer, voltará ao G-4, zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/botafogo-ve-rivais-fecharem-patrocinio-federal-e-vai-cobrar-resolucao-do-caso.html

Sem Elias e Renato, Bota faz últimos preparativos antes do 'jogo do ano'

Atacante é dúvida, mas viaja para Curitiba, enquanto volante está vetado do duelo deste domingo. Atletas e comissão técnica cobram empenho no treinamento

Por Rio de Janeiro

Bruno Mendes treino Botafogo (Foto: Fred Huber)Bruno Mendes deve ser o titular no ataque do Botafogo no domingo (Foto: Fred Huber)
 
O Botafogo realizou na manhã deste sábado, no campo anexo do Engenhão, o último treinamento antes da partida contra o Coritiba, domingo, às 17h, no Couto Pereira. Elias e Renato ficaram em tratamento e não participaram da atividade. Após receber uma pancada na perna esquerda, o volante está vetado. O atacante, no entanto, viaja com o restante do grupo e segue como dúvida para o jogo. Se ele não for liberado, Bruno Mendes entra em seu lugar.

Na lateral direita, Gilberto será o substituto de Edilson, suspenso. Depois de se recuperar de uma fratura no tornozelo, Lucas volta a ser relacionado. A provável escalação do Bota é: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Hyuri e Rafael Marques; Bruno Mendes (Elias).

Jogo do ano

Na primeira parte do treino deste sábado, os jogadores fizeram uma atividade tática em metade do campo e o auxiliar Jair Ventura pediu muito empenho a todo momento.

- É o jogo do ano, vamos lá!

Os jogadores também se cobraram bastante e lembraram da importância de vencer o Coritiba e da pressão que devem encontrar no Couto Pereira, já que os paranaenses estão na zona de rebaixamento e lutam para não cair para a Série B.

- Vamos fazer certo no treino para acertar no jogo. Lá vai ser p... - afirmou o lateral-esquerdo Julio Cesar.

A parte final do trabalho foi dedicado a praticar muitas bolas paradas, tanto ofensivas quanto defensivas. O técnico Oswaldo de Oliveira orientou o posicionamento dos atletas.

O Botafogo é o quinto colocado do Brasileiro com 58 pontos e entrará no G-4 se vencer neste domingo, já que Grêmio e Goiás se enfrentam nesta rodada. De acordo com o matemático Oswald de Souza, o Glorioso tem 49% de chance de classificação para a Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/sem-elias-e-renato-bota-faz-ultimos-preparativos-antes-do-jogo-do-ano.html

Com Willian e sem Geraldo, Coxa tem 22 convocados para duelo com Bota

Volante é liberado pelo departamento médico e é opção para o jogo de domingo, às 17h, no Couto Pereira. Já o angonalo desfalca o Alviverde

Por Curitiba

Willian Coritiba Vitória (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Willian está recuperado e pode ser titular no domingo (Foto: Divulgação/Site oficial do Coritiba)
 
O técnico Tcheco conta com 22 jogadores para armar o time coxa-branca para o jogo contra o Botafogo, às 17h (horário de Brasília) de domingo, no Couto Pereira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A principal novidade da lista é o volante Willian, que estava com dores nas costas, mas já tinha participado do treino de sexta-feira. Ele deve ser titular no meio-campo.

Por outro lado, o Verdão tem três desfalques. Um deles é o atacante Geraldo, vetado por dores na coxa direita. Além dele, o zagueiro Leandro Almeida (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e o atacante Keirrison (dores no adutor e teve lesão) também ficam fora do duelo com o time carioca.
Com isso, Tcheco deve mandar o Coritiba a campo com Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Junior Urso, Willian, Thiago Primão e Lincoln; Alex e Deivid.

O Coritiba abre a zona de rebaixamento com 42 pontos. Se vencer, ele pode deixar o Z-4 e subir até quatro posições - dependeria de tropeços de Bahia, Portuguesa, Criciúma e Fluminense. O confronto entre Coxa e Bota terá arbitragem mineira: Ricardo Marques Ribeiro apita, com Jannete Mara Arcanjo e Pablo Almeida da Costa nas bandeiras.

Confira os relacionados

Goleiros: Vaná e Vanderlei;
Laterais: Carlinhos, Diogo, Eltinho e Victor Ferraz;
Zagueiros: Bonfim, Chico, Cleiton, Escudero e Luccas Claro;
Volantes: Gil, Germano, Junior Urso, Uelliton e Willian;
Meias: Alex, Lincoln, Thiago Primão;
Atacantes: Deivid, Jânio e Julio Cesar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2013/11/com-willian-e-sem-geraldo-coxa-tem-22-convocados-para-duelo-com-bota.html
 

Algoz do Timão, Christian quer Inter longe do Z-4: 'Que se livre do risco'

Ex-centroavante marcou três gols em 1997 no Pacaembu e está na torcida para ver Colorado superar rival: 'Não podemos deixar para a última rodada'

Por Porto Alegre

Chega de sofrer. É o momento de vencer o Corinthians para acabar com qualquer hipótese de rebaixamento. O pensamento de todos os colorados não é diferente de um torcedor ilustre: Christian. E, diante de um rival que marcou o início de sua trajetória de sucesso no Inter, ele espera que os problemas de 2013 do time se encerrem.

O ex-centroavante, ídolo colorado do final dos anos 90, não esconde a apreensão com o momento delicado da equipe. Tem dificuldades para entender como um grupo recheado de nomes como D’Alessandro, Diego Forlán, Leandro Damião, Scocco, Alex, Kleber, Gabriel, Juan, entre outros, esteja a duas rodadas do término do Brasileirão a perigo.

- Não tem explicação como um grupo desses tenha uma campanha assim. Tem time infinitamente inferior que fez mais. Há algo que precisa ser corrigido. Não quero isso como torcedor. Vou ficar na torcida por uma vitória e um bom jogo que nos livre do risco. Não podemos deixar para a última rodada.

Christian Márcio Corrêa preparador físico Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso) 
Christian não quer deixar decisão para a última rodada 
(Foto: João Lucas Cardoso)
 
O "Jesus Christian", como era chamado pelos colorados, acredita que o Inter precise se fechar mais. Os episódios recentes no vestiário, com a discussão no Serra Dourada e a crítica de Willians a Clemer, reforçam essa ideia. E o ex-jogador entende que é preciso retomar a sincronia de anos como o 1997, quando despontou, e o de 2006, ano das principais conquistas (Libertadores e Mundial), para reencontrar o caminho das glórias:

- O maior adversário do Inter não é torcida, campo, adversário. É o próprio Inter. Quando encontrar o equilíbrio, todo mundo se ajudar, sem vaidade, não que tenha hoje. Em 2006, 97, sempre tinha união, além da qualidade.

O maior adversário do Inter não é torcida, campo, adversário. É o próprio Inter"
Christian
 
O ano de 97, aliás, foi o principal de Christian. Foi lá que ele virou o grande nome do Colorado. E o adversário deste sábado, o Corinthians, quem pavimentou essa caminhada de sucesso. No dia 6 de julho, os gaúchos, treinados por Celso Roth, começavam o Brasileirão. E, no mesmo palco da partida deste sábado, não tomaram conhecimento do Timão e de sua Fiel torcida.

Com um show do centroavante, o Inter fez 3 a 1. Os gols? Todos de Christian. Para o centroavante, aquela atuação foi um marco em sua carreira:

- O jogo com o Corinthians é um dos três mais importantes da minha carreira. Esse, o Gre-Nal (primeiro da final do Gauchão, empate em 1 a 1, quando fez o gol colorado), e o primeiro pela Seleção. Foi muito especial, transformou minha vida. Foi ali que eu dei o salto.

Christian passou pelo "vestibular de centroavantes", que ainda contava com Washington, Robson e Alberto. Antes do jogo, o ex-jogador teve uma conversa com Roth. E a confiança passada deu tranquilidade para mostrar seu faro de gols:

- Foi meu primeiro Brasileiro como titular, e fiz três gols no Pacaembu. O Celso conversou comigo e me falou que eu jogaria. Eu fui para a partida e não saí mais. Era meu jogo de vida ou morte, precisava dar a vida. Ainda era muito novo, com toda vontade. Ali foi o divisor de águas para mim.

Christian acabou como vice-artilheiro da competição com 23 gols, só atrás de Edmundo, que fez 29. Dezesseis anos depois, ele espera que a partida que o "lançou" para o futebol, garanta o Inter na elite do futebol nacional. A partir das 21h, no Pacaembu, sairá a resposta.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Família em campo e elenco unido: o adeus de Tite ao Pacaembu

Em seu último jogo pelo Corinthians na casa corintiana, técnico vai subir ao gramado com a mulher Rose. Jogadores armam volta olímpica

Por São Paulo

Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)Tite vai 'arrastar' sua esposa para dentro de campo (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)
 
Corinthians, Pacaembu e Tite. A combinação que deu títulos e vitórias nos últimos três anos terá seu capítulo final na noite deste sábado, quando o Timão enfrenta o Internacional, a partir das 21h (horário de Brasília), pela penúltima rodada do Brasileirão. Às vésperas de sua despedida do estádio, o técnico se prepara emocionalmente para suportar a emoção em homenagens e depoimentos que virão das arquibancadas e do vestiário, que estará lotado com todo o elenco alvinegro.

A maior emoção, porém, virá da família. Tite confirmou que sua mulher, Rose, vai lhe acompanhar na subida ao gramado e vai sentir de perto o carinho do Pacaembu cheio. Antes, os jogadores planejam uma homenagem ao técnico dentro do vestiário, com discurso dos principais nomes do time.
 
- Vou arrastar ela para o campo, vai vivenciar comigo tudo que ocorrer lá. Quero dividir esse momento com ela – destacou Tite.

Dentro de campo, o elenco quer dar a vitória como presente ao chefe. Se o Timão vencer, alguns jogadores planejam uma volta olímpica para o técnico, que se despediria do Pacaembu como se tivesse conquistado mais um título. Mesmo assim, o time preferiu não planejar nada previamente e deixar que a festa ocorra de forma espontânea.

Mais de 27 mil ingressos foram vendidos para o jogo, que não tem tanto valor para a tabela do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, a homenagem a Tite motiva os torcedores, que já levaram faixas e bandeiras para o técnico no empate sem gols com o Vasco, há duas semanas.

Além de Tite, outros três membros do clube se despedem do Pacaembu neste sábado, e todos terão seus familiares no gramado do Pacaembu: o auxiliar técnico Cléber Xavier, o preparador físico Fábio Mahseredjian e o lateral-direito Alessandro, que anunciou aposentadoria na quinta-feira passada.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/11/familia-em-campo-e-elenco-unido-o-adeus-de-tite-ao-pacaembu.html

Antes de jogo decisivo, diretoria do Flu paga premiação pelo título de 2012

Clube consegue empréstimo e, enfim, quita sua parte do prêmio - R$ 3 milhões - aos jogadores que continuam nas Laranjeiras e funcionários do departamento de futebol

Por Rio de Janeiro

Festa fred fluminense taça campeonato brasileiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fred ergue a taça em 2012: com mais de um ano de atraso, premiação pelo tetra foi paga na última sexta-feira (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
A diretoria do Fluminense, enfim, conseguiu quitar a sua parte da premiação pelo título brasileiro de 2012. Graças a um empréstimo bancário, o pagamento foi efetuado na última sexta-feira e serve de motivação extra para o jogo decisivo deste sábado contra o Atlético-MG, às 19h30m, no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O valor total do prêmio combinado era de R$ 6 milhões, divididos entre clube e patrocinadora. A Unimed pagou na época da conquista e só agora o Tricolor conseguiu honrar com o compromisso.

Em um primeiro momento, apenas os jogadores campeões que seguem no clube e os funcionários do departamento de futebol foram beneficiados com o pagamento de cerca de R$ 3 milhões. Os atletas que fizeram parte do elenco e já deixaram as Laranjeiras, como Thiago Carleto, Ricardo Berna, Thiago Neves e Wellington Nem, por exemplo, vão receber mais para frente, por volta do dia 20 de dezembro.

O Fluminense aguardava a assinatura de um acordo com a  Advocacia Geral da União (AGU), que é a última instância da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para conseguir o dinheiro bloqueado pela Justiça e pagar a premiação atrasada. Mas, como isso só deve acontecer após o fim do Brasileirão, o empréstimo conseguido pelo clube agilizou a situação.

Mais de um ano depois do título, o Tricolor vive agora uma situação completamente diferente no Brasileirão. Neste sábado, precisa vencer o Atlético-MG para encaminhar sua permanência na Série A em 2014. Com 42 pontos, o clube das Laranjeiras ocupa a 16ª posição - a primeira fora do Z-4 - e terminou a última rodada com 33,001% de risco de rebaixamento segundo os cálculos do matemático Oswald de Souza. Na última rodada, dia 8 de dezembro, o clube das Laranjeiras terá como adversário o Bahia na Arena Fonte Nova.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/11/antes-de-jogo-decisivo-diretoria-do-flu-paga-premiacao-pelo-titulo-de-2012.html

Desespero e vingança marcam duelo entre Flu e Atlético-MG no Maracanã

Vice do Tricolor em 2012, Galo pode empurrar rival para a zona de rebaixamento em jogo com promessa de estádio lotado neste sábado

Por Rio de Janeiro

Em 2012, os dois clubes protagonizaram a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O Fluminense levou a melhor, o que irritou jogadores e torcedores do Atlético-MG. Muitos acusaram o Tricolor de ter sido beneficiado pela arbitragem em alguns jogos, em declarações que nunca repercutiram bem nas Laranjeiras. Um ano depois, o Galo, sem pretensões na competição nacional, tem a chance de empurrar o adversário para a zona do rebaixamento, em rivalidade que apimenta ainda mais o duelo entre os times, neste sábado, às 19h30m (horário de Brasília), no Maracanã.

Faltando duas rodadas para o término do Brasileirão, o Fluminense precisa vencer para não correr risco de terminar o fim de semana no Z-4. Com 42 pontos, a equipe tem a mesma pontuação do Coritiba, primeiro da zona do rebaixamento, e apenas um ponto a mais que o Vasco, 18º colocado. Com 33,001% de risco de cair, de acordo com cálculos do matemático Oswald de Souza, o Tricolor apelou para a torcida e para a fé em semana que esteve longe de ser calma.


Primeiro, o goleiro Diego Cavalieri se acidentou em casa, precisou levar sete pontos no dedão da mão esquerda e é dúvida para a partida. Depois, a diretoria afastou o lateral Wellington Silva, que apareceu em foto ao lado de Vagner Love assistindo à final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-PR. Por fim, o departamento médico informou que  Fred e Carlinhos, machucados, só voltam a jogar em 2014. Alguns torcedores aproveitaram o péssimo momento para celebrar uma missa em prol da equipe, na sexta-feira, mesmo dia em que o clube anunciou que cerca de 20 mil ingressos já haviam sido vendidos para o confronto.

De olho na crise tricolor, a torcida do Atlético-MG pediu concentração total da equipe para o jogo, como forma de contribuir para o rebaixamento carioca e, assim, vingar o vice-campeonato brasileiro do ano passado. Mas a proximidade com o Mundial de Clubes pode frustrar os torcedores, inclusive com relação ao time que vai entrar em campo.

Ronaldinho, que era aguardado, sequer viaja, assim como Gilberto Silva e Josué. Com outros jogadores reclamando de dores musculares, o Galo pode ir a campo desfigurado. Fora de casa, a equipe conquistou apenas 12 de 54 possíveis no Brasileirão até agora. O time é o sexto colocado, com 55 pontos.


O SporTV transmite a partida para todo o Brasil (menos para o Rio de Janeiro). O sistema de pay per view, Premiere FC, também exibe ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Fluminense: Dorival Júnior mexeu na equipe que perdeu por 1 a 0 para o Santos na última rodada e barrou Edinho, colocando Valencia em seu lugar. O atacante Samuel não tem vaga garantida e pode ser preterido pelo volante Rafinha. O goleiro Diego Cavalieri, que treinou apenas na sexta-feira e sente muitas dores na mão esquerda, é dúvida. Se não agarrar, Felipe Garcia deve ser o escolhido. A provável escalação: Cavalieri (Felipe Garcia); Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Digão; Valencia, Jean, Rafinha (Samuel) e Wagner; Biro Biro e Rafael Sobis.
Atlético-MG: Cuca tem problemas para montar o time. A esperada volta de Ronaldinho Gaúcho não vai acontecer, já que o meia quer mais tempo para se recuperar. Além disso, Gilberto Silva e Josué sequer viajam com a delegação, enquanto Léo Silva e Luan são dúvidas. O time deve ter Victor; Marcos Rocha, Jemerson (Léo Silva), Emerson e Lucas Cândido; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardell, Dátolo (Luan) e Fernandinho; Jô.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Fluminense: Fred e Carlinhos, com lesões nas coxas, estão fora da temporada e só retornam em 2014. Bruno, com pubalgia, é outro fora da partida, assim como Marcos Júnior, machucado. Wellington Silva foi afastado pela diretoria por indisciplina, enquanto Michael está suspenso pelo STJD e só volta a jogar no ano que vem.

Atlético-MG: se não há suspensos, o mesmo não se pode dizer de problemas médicos ou musculares. Réver se recupera de uma entorse no tornozelo, Gilberto Silva reclamou de dores no joelho e Josué será poupado por dores musculares. Léo Silva, com dores na panturrilha, e Luan, com tendinite no joelho, são dúvidas. Ronaldinho ainda não volta e Guilherme segue em recuperação de um estiramento na coxa. Richarlyson só volta em 2014, enquanto Leleu sofre de amigdalite.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Fluminense: Biro Biro, Bruno, Diego Cavalieri, Digão, Fred, Jean, Rafael Sobis e Rafinha.
Atlético-MG: Fernandinho, Guilherme, Lucas Cândido, Michel, Richarlyson, Ronaldinho Gaúcho e Rosinei.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Marcos Andre Gomes da Penha (ES) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). O árbitro já atuou em sete partidas neste Brasileiro, sendo uma delas a vitória do Tricolor carioca por 2 a 0 sobre o Náutico. Ele tem média de 4,4 cartões amarelos aplicados e já expulsou dois jogadores. Marcos André já marcou um pênalti e assinala 32,6 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Fluminense: depois de duas vitórias consecutivas, o Flu perdeu para o Santos e se complicou novamente na luta para fugir do Z-4. Jogará em casa, onde venceu as duas últimas partidas, mas tem apenas o 13º melhor aproveitamento da competição: 53,7%. Contra os dois times de Minas Gerais, os grandes destaques de 2013, teve retrospecto razoável: uma vitória e uma derrota para o campeão Cruzeiro e empate com o Galo no Independência. Rafael Sobis é a grande esperança do Tricolor: marcou dez gols, dois deles de falta, e mandou quatro bolas na trave na competição.
Atlético-MG: como visitante, o Galo tem aproveitamento 57,4%, pior do que como mandante (79,6% em casa, contra 22,2% fora), deixando uma pulga atrás da orelha para Cuca, que busca a melhor preparação possível para o Mundial de Clubes. As duas únicas vitórias do Atlético-MG em 18 partidas longe de Minas foram diante de Corinthians e Grêmio. Quando encarou equipes do Rio de Janeiro, teve três derrotas fora de casa, além de duas vitórias e dois empates no Independência. Com seis assistências e 56 roubadas de bola na competição, o polivalente Luan tem se destacado.

header_na_historia (Foto: arte esporte)
 
No dia 7 de agosto de 2005 a situação era exatamente oposta a que os times vivem atualmente. O Fluminense, que hoje luta para não cair, conseguiu entrar no G-4 ao vencer o Atlético-MG no Mineirão. E o Galo, que hoje está na parte de cima da tabela, ficou na lanterna. Leandro fez um golaço de fora da área e colocou os tricolores em vantagem, mas Rodrigo Fabri empatou. O zagueiro Gabriel Santos, então, fez de cabeça o da vitória por 2 a 1 (veja a ficha no futpédia).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/desespero-e-vinganca-marcam-duelo-entre-flu-e-atletico-mg-no-maracana.html

Copa de Vôlei Feminino homenageia Frei Florêncio Monacelli, em Manaus

Responsável pela criação da equipe do São Sebastião, torneio pode ser o último com Florêncio em solo brasileiro. Ele está de malas prontas para a Itália

Por Manaus

O time amazonense de vôlei Grêmio Esportivo São Sebastião realizará, na próxima segunda-feira (2) a Copa de Voleibol Adulto Feminino. O torneio contará com uma homenagem ao fundador do clube, o Frei Florêncio Monacelli, que está de partida para seu país natal, a Itália. Além do São Sebastião, Nilton Lins e Amazonas também estarão na disputa.

São sebastião/Semp Toshiba vôlei Manaus (Foto: Divulgação) 
São Sebastião conquistou o título Amazonense (
Foto: Divulgação)
 
De acordo com a treinadora e capitã do clube, Ana Carla Marinho, a Copa será uma forma de homenagear Florêncio, já que quando o clube conquistou o Campeonato Amazonense, neste ano, ele não estava presente.

- Nunca sabemos se ele ainda voltará, como dessa vez ele está em um processo delicado, pois seu irmão encontrasse doente e, além disso, ele precisa cumprir alguns compromissos religiosos na Itália, acabamos criando essa disputa como forma de homenageá-lo e para que ele possa assistir a ,quem sabe, um último jogo do time que ele foi responsável por criar e sempre ajudou - disse ela.

frei são sebastião (Foto: Divulgação) 
Frei Florêncio Monacelli(Foto: Divulgação)
 
Para o presidente da Federação Amazonense de Vôlei, Tadeu Picanço, essa disputa é uma forma de  mostrar a gratidão que o voleibol amazonense tem pela figura do Frei.

- O Frei Florêncio sempre colaborou muito com o vôlei no Amazonas, e estaremos fazendo essa homenagem para ele ainda vivo, como forma de agradecimento e para que ele saiba que somos muito gratos por tudo que ele fez - disse.

A disputa começará segunda-feira (02), a partir das 19h30, entre Nilton Lins e Amazonas, no ginásio Renné Monteiro. Na terça-feira (03), o duelo será entre o perdedor do primeiro jogo e o São Sebastião, no ginásio da Vila Olímpica. Já na quarta (04), último dia da competição, ocorre a grande final no ginásio Renné Monteiro.

* (Por Alírio Lucas, com supervisão de Tadeu Matsunaga)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2013/11/copa-de-volei-feminino-homenageia-frei-florencio-monacelli-em-manaus.html

Campeão dos JASC, Rio do Sul volta atenções para a Superliga Feminina

om ingressos à venda, equipe do Vale, na 12ª colocação, recebe o estreante Araraquara, única equipe na competição com uma mulher no comando técnico

Por Rio do Sul

Rio do Sul vôlei (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Divulgação) 
Rio do Sul divide atenção entre duas competições 
(Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Divulgação)

Depois de uma pausa na Superliga, as atenções voltam à competição. Os ingressos para o jogo entre Rio do Sul x Araraquara, na próxima terça-feira, já estão a venda nos tradicionais pontos de comercialização na cidade de Rio do Sul. A compra antecipada pode ser feita por R$ 12, na Fundação Municipal de Desportos, Vida Ativa, Nikel Sports, Lourival Esportes e nos Postos R4. Na hora do jogo a entrada custa R$ 15.

A partida válida pela sétima rodada da Superliga Feminina será às 20h15m, no ginásio Artenir Werner, no bairro Canoas, em Rio do Sul. O adversário é o único time de toda a competição que tem em sua comissão técnica uma treinadora mulher. Sandra Mara Leão comanda o time do interior paulista que já tem duas vitórias e está na 11ª colocação no campeonato, uma à frente do time de Rio do Sul.

Mesmo disputando os Jogos Abertos de Santa Catarina, onde foi campeão, o técnico Rogério Portela não perdeu o foco para a competição nacional. As atletas que não estiveram envolvidas na disputa do JASC treinaram diariamente em Rio do Sul. 

- Este jogo contra o Araraquar será diferente, pois é um time estreante, mas já tem duas vitórias no campeonato. Como o nosso grupo está em situações distintas por conta dos Jogos Abertos, vamos ter que nos concentrar bastante para fazer uma boa apresentação - salientou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2013/11/campeao-dos-jasc-rio-do-sul-volta-atencoes-para-superliga-feminina.html

Com 37 pontos, Tandara supera dupla e bate recorde da Superliga feminina

Oposta tem noite de gala na vitória do Campinas sobre o Praia Clube e ultrapassa marca de Fernanda Garay e Karin Rodrigues: 'Um dos melhores jogos da vida', diz

Por Campinas, SP

Tandara Campinas Vôlei (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil)Tandara com o troféu Viva Vôlei de melhor em quadra (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil)
 
Tandara entrou na quadra da Arena Concórdia, na noite da última sexta-feira, disposta a descontar a raiva pela eliminação na semifinal do Paulista para o Sesi. Azar do Praia Clube. Em atuação de gala, a oposta liderou a vitória do Campinas por 3 sets a 2, com direito a quebra de recorde. Foram 37 pontos. É a maior pontuação da história da Superliga feminina de vôlei.
A marca anterior pertencia à dupla Fernanda Garay e Karin Rodrigues, com 36. A primeira atingiu o número na Superliga passada, na vitória do Osasco por 3 a 2 sobre o Sesi, igualando o desempenho de Karin na temporada de 1998/1999. 

O feito de Tandara é ainda mais impressionante devido à diminuição dos sets, que agora vão até 21 – anteriormente, iam até 25. Ela atacou de todos os jeitos e lados da quadra e coroou o jornada com oito pontos no tie-break. Diante do aproveitamento de Tandara, o troféu Viva Vôlei para a melhor do jogo não poderia ficar em outras mãos. 

- Senti muito a derrota para o Sesi na semifinal. E essa partida foi importante para retomar a confiança. Fiquei impressionada com as estatísticas. Com certeza foi uma das melhores atuações da minha vida e fico feliz por ter ajudado – afirmou Tandara. 

Entre um elogio e outro, o técnico José Roberto Guimarães brincou com a performance da comandada. 

- Ela foi decisiva. Estava inspirada hoje, mas como sou um perfeccionista, sei que ela ainda pode melhorar. 

Foi a sexta vitória do Campinas em seis jogos. O resultado manteve a equipe entre os líderes da Superliga. O próximo desafio está marcado para terça-feira, às 19h, fora de casa, contra o algoz Sesi. É a chance de Tandara e o Campinas superar de vez o trauma do Paulista. Quem sabe com um novo recorde.

Tandara Campinas Vôlei (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil) 
Tandara ataca para fazer um dos 37 pontos contra
 o Praia Clube (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/11/com-37-pontos-tandara-supera-dupla-e-bate-recorde-da-superliga-feminina.html

Presidente de Sindicato de Portugal entrega camisa de CR7 a Sepp Blatter

Joaquim Evangelista acredita num clima mais sereno entre o presidente da Fifa e o craque do Real Madrid. Mandatário suíço reconheceu grandeza do luso, afirma site

Por Zurique, Suíça

A polêmica entre Joseph Blatter e Cristiano Ronaldo parece ter ficado para trás. Ao menos na frente das câmeras. Na última sexta-feira, o presidente da Fifa reagiu com fair play e posou com uma camisa de Cristiano Ronaldo, quem o criticou no último mês em um debate com jovens de uma universidade britânica. Ela foi entregue pelo presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol de Portugal, Joaquim Evangelista.

- Acredito num clima mais sereno e que no futuro a Fifa e o seu presidente não deixarão de pautar a sua conduta com total respeito em relação àquele que considero ser o melhor jogador da atualidade - disse Joaquim.

De acordo com o site da SJPF, Blatter reconheceu a grandeza de Cristiano Ronaldo em seu gesto. No fim de outubro, ele fez referências repletas de ironia ao luso e disse preferir o futebol de Lionel Messi, astro do Barcelona.



Joaquim Evangelista Blatter camisa Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução / SJPF) 
Joaquim Evangelista posa com Blatter e a camisa 
de Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução / SJPF)
FONTE:

Confiante, Messi chega à Argentina para segunda fase de recuperação




Atacante ficará em Buenos Aires acompanhado de familiares e médico até o dia 2 de janeiro. Jornal de Madri afirma que craque pedirá outro aumento ao Barcelona

Por Buenos Aires

Messi aeroporto barcelona (Foto: Reprodução/Instagram)Messi no aeroporto (Foto: Reprodução/Instagram)
 
Lionel Messi desembarcou neste sábado em Buenos Aires para dar continuação ao tratamento de sua lesão muscular na perna esquerda. Confiante, o craque postou uma mensagem em seu perfil no "Instagram" para mostrar aos torcedores do Barcelona e da seleção argentina que está se esforçando para recuperar as melhores condições físicas.

- Já estamos na Argentina! A seguir com minha recuperação! #Argentina #TrabalhoDuro - escreveu.

Messi viajou acompanhado da sua esposa Antonella, do filho Thiago e de Luis Garcia, médico autorizado da AFA (Federação Argentina de Futebol). Em alguns dias se unirão a ele Ricard Pruna e Elvio Paolorosso, representantes do Barcelona. A expectativa é de que o camisa 10 retorne à Espanha no dia 2 de janeiro, logo após as festas de fim de ano.

Messi também teve o seu nome publicado pelo jornal madrilenho "AS" por outro motivo. Segundo a publicação, o atacante irá pedir um outro aumento ao Barcelona depois de rejeitar boas ofertas pela Europa. Seria a sétima renovação de contrato - o atual vínculo, assinado em fevereiro, vai até junho de 2018.


Lionel Messi Barcelona (Foto: Getty Images) 
Craque poderia pedir outro aumento ao Barcelona, 
segundo jornal de Madri (Foto: Getty Images)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/11/confiante-messi-chega-argentina-para-segunda-fase-de-recuperacao.html

Conmebol oficializa Pacaembu e 'La Fortaleza' para final da Sul-Americana

Entidade confirma estádios para duelos entre Ponte Preta e Lanús. Jogo de ida será quarta-feira, em São Paulo. Volta está marcada para dia 11, na Argentina

Por Campinas, SP

Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu vai receber o primeiro jogo da final da Sul-Americana de 2013 (Foto: Marcos Ribolli)
 
Pacaembu e ‘La Fortaleza’ serão os palcos das finais da Copa Sul-Americana entre Ponte Preta e Lanús. A Conmebol confirmou os estádios no seu site oficial. O jogo de ida, com mando da Macaca, está marcado para a próxima quarta-feira, em São Paulo. A grande decisão será dia 11 de dezembro, na Argentina. Ambas as partidas acontecerão às 21h50 (horário de Brasília). 

Pela segunda fase consecutiva, a Macaca não conseguirá atuar na sua casa. O Moisés Lucarelli não tem capacidade mínima de 40 mil, conforme determina o regulamento para a final. Na semi, a capacidade exigida era de 20 mil, o que o Majestoso também não comporta. O São Paulo fez pressão para a Conmebol vetar o local, e o clube alvinegro levou o jogo para Mogi Mirim.
 
O Pacaembu consegue abrigar até 40,3 mil pessoas. Os ingressos começam a ser vendidos domingo (confira os detalhes). O Lanús está livre para mandar a decisão no seu campo. O Estádio Néstor Dias Pérez, localizado a aproximadamente 20 quilômetros de Buenos Aires, tem capacidade para um publico de 47.027. 

Torcida  Lanus (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com) 
Torcida do Lanús na 'La Fortaleza', palco do jogo de volta,
 dia 11 (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

A Ponte chegou à final depois de eliminar Criciúma (fase nacional), Deportivo Pasto (oitavas), Vélez Sarsfield (quartas) e São Paulo (semifinal). O Lanús, por sua vez, precisou passar por Racing (fase nacional), Universidad do Chile (oitavas), River Plate (quartas) e Libertad (semifinal).

Na decisão, o gol fora de casa não é critério de desempate, ao contrário das fases anteriores. Quem for campeão da Sul-Americana, garante vaga para a pré-Libertadores, para a Recopa contra o Atlético-MG (campeão da última Libertadores) e também para a Copa Suruga, no Japão, contra o ganhador do torneio nacional.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/11/conmebol-oficializa-pacaembu-e-la-fortaleza-para-finais-da-sul-americana.html