sábado, 30 de novembro de 2013

Desespero e vingança marcam duelo entre Flu e Atlético-MG no Maracanã

Vice do Tricolor em 2012, Galo pode empurrar rival para a zona de rebaixamento em jogo com promessa de estádio lotado neste sábado

Por Rio de Janeiro

Em 2012, os dois clubes protagonizaram a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O Fluminense levou a melhor, o que irritou jogadores e torcedores do Atlético-MG. Muitos acusaram o Tricolor de ter sido beneficiado pela arbitragem em alguns jogos, em declarações que nunca repercutiram bem nas Laranjeiras. Um ano depois, o Galo, sem pretensões na competição nacional, tem a chance de empurrar o adversário para a zona do rebaixamento, em rivalidade que apimenta ainda mais o duelo entre os times, neste sábado, às 19h30m (horário de Brasília), no Maracanã.

Faltando duas rodadas para o término do Brasileirão, o Fluminense precisa vencer para não correr risco de terminar o fim de semana no Z-4. Com 42 pontos, a equipe tem a mesma pontuação do Coritiba, primeiro da zona do rebaixamento, e apenas um ponto a mais que o Vasco, 18º colocado. Com 33,001% de risco de cair, de acordo com cálculos do matemático Oswald de Souza, o Tricolor apelou para a torcida e para a fé em semana que esteve longe de ser calma.


Primeiro, o goleiro Diego Cavalieri se acidentou em casa, precisou levar sete pontos no dedão da mão esquerda e é dúvida para a partida. Depois, a diretoria afastou o lateral Wellington Silva, que apareceu em foto ao lado de Vagner Love assistindo à final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-PR. Por fim, o departamento médico informou que  Fred e Carlinhos, machucados, só voltam a jogar em 2014. Alguns torcedores aproveitaram o péssimo momento para celebrar uma missa em prol da equipe, na sexta-feira, mesmo dia em que o clube anunciou que cerca de 20 mil ingressos já haviam sido vendidos para o confronto.

De olho na crise tricolor, a torcida do Atlético-MG pediu concentração total da equipe para o jogo, como forma de contribuir para o rebaixamento carioca e, assim, vingar o vice-campeonato brasileiro do ano passado. Mas a proximidade com o Mundial de Clubes pode frustrar os torcedores, inclusive com relação ao time que vai entrar em campo.

Ronaldinho, que era aguardado, sequer viaja, assim como Gilberto Silva e Josué. Com outros jogadores reclamando de dores musculares, o Galo pode ir a campo desfigurado. Fora de casa, a equipe conquistou apenas 12 de 54 possíveis no Brasileirão até agora. O time é o sexto colocado, com 55 pontos.


O SporTV transmite a partida para todo o Brasil (menos para o Rio de Janeiro). O sistema de pay per view, Premiere FC, também exibe ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Fluminense: Dorival Júnior mexeu na equipe que perdeu por 1 a 0 para o Santos na última rodada e barrou Edinho, colocando Valencia em seu lugar. O atacante Samuel não tem vaga garantida e pode ser preterido pelo volante Rafinha. O goleiro Diego Cavalieri, que treinou apenas na sexta-feira e sente muitas dores na mão esquerda, é dúvida. Se não agarrar, Felipe Garcia deve ser o escolhido. A provável escalação: Cavalieri (Felipe Garcia); Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Digão; Valencia, Jean, Rafinha (Samuel) e Wagner; Biro Biro e Rafael Sobis.
Atlético-MG: Cuca tem problemas para montar o time. A esperada volta de Ronaldinho Gaúcho não vai acontecer, já que o meia quer mais tempo para se recuperar. Além disso, Gilberto Silva e Josué sequer viajam com a delegação, enquanto Léo Silva e Luan são dúvidas. O time deve ter Victor; Marcos Rocha, Jemerson (Léo Silva), Emerson e Lucas Cândido; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardell, Dátolo (Luan) e Fernandinho; Jô.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Fluminense: Fred e Carlinhos, com lesões nas coxas, estão fora da temporada e só retornam em 2014. Bruno, com pubalgia, é outro fora da partida, assim como Marcos Júnior, machucado. Wellington Silva foi afastado pela diretoria por indisciplina, enquanto Michael está suspenso pelo STJD e só volta a jogar no ano que vem.

Atlético-MG: se não há suspensos, o mesmo não se pode dizer de problemas médicos ou musculares. Réver se recupera de uma entorse no tornozelo, Gilberto Silva reclamou de dores no joelho e Josué será poupado por dores musculares. Léo Silva, com dores na panturrilha, e Luan, com tendinite no joelho, são dúvidas. Ronaldinho ainda não volta e Guilherme segue em recuperação de um estiramento na coxa. Richarlyson só volta em 2014, enquanto Leleu sofre de amigdalite.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Fluminense: Biro Biro, Bruno, Diego Cavalieri, Digão, Fred, Jean, Rafael Sobis e Rafinha.
Atlético-MG: Fernandinho, Guilherme, Lucas Cândido, Michel, Richarlyson, Ronaldinho Gaúcho e Rosinei.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Marcos Andre Gomes da Penha (ES) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). O árbitro já atuou em sete partidas neste Brasileiro, sendo uma delas a vitória do Tricolor carioca por 2 a 0 sobre o Náutico. Ele tem média de 4,4 cartões amarelos aplicados e já expulsou dois jogadores. Marcos André já marcou um pênalti e assinala 32,6 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Fluminense: depois de duas vitórias consecutivas, o Flu perdeu para o Santos e se complicou novamente na luta para fugir do Z-4. Jogará em casa, onde venceu as duas últimas partidas, mas tem apenas o 13º melhor aproveitamento da competição: 53,7%. Contra os dois times de Minas Gerais, os grandes destaques de 2013, teve retrospecto razoável: uma vitória e uma derrota para o campeão Cruzeiro e empate com o Galo no Independência. Rafael Sobis é a grande esperança do Tricolor: marcou dez gols, dois deles de falta, e mandou quatro bolas na trave na competição.
Atlético-MG: como visitante, o Galo tem aproveitamento 57,4%, pior do que como mandante (79,6% em casa, contra 22,2% fora), deixando uma pulga atrás da orelha para Cuca, que busca a melhor preparação possível para o Mundial de Clubes. As duas únicas vitórias do Atlético-MG em 18 partidas longe de Minas foram diante de Corinthians e Grêmio. Quando encarou equipes do Rio de Janeiro, teve três derrotas fora de casa, além de duas vitórias e dois empates no Independência. Com seis assistências e 56 roubadas de bola na competição, o polivalente Luan tem se destacado.

header_na_historia (Foto: arte esporte)
 
No dia 7 de agosto de 2005 a situação era exatamente oposta a que os times vivem atualmente. O Fluminense, que hoje luta para não cair, conseguiu entrar no G-4 ao vencer o Atlético-MG no Mineirão. E o Galo, que hoje está na parte de cima da tabela, ficou na lanterna. Leandro fez um golaço de fora da área e colocou os tricolores em vantagem, mas Rodrigo Fabri empatou. O zagueiro Gabriel Santos, então, fez de cabeça o da vitória por 2 a 1 (veja a ficha no futpédia).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/desespero-e-vinganca-marcam-duelo-entre-flu-e-atletico-mg-no-maracana.html

Nenhum comentário: