sábado, 30 de novembro de 2013

Aos 15 anos, Duda é convocada para seleção adulta: 'Foi tudo muito rápido

Campeã mundial sub-19, sergipana Duda é convocada pela primeira vez para defender seleção brasileira adulta em uma etapa do Circuito Mundial: 'Vou agarrar essa chance'

Por Rio de Janeiro

O desafio de enfrentar as principais jogadoras de vôlei de praia do mundo não assusta Eduarda Santos Lisboa, a Duda. Com apenas 15 anos de idade, a sergipana de 1,75m acaba de ser convocada para integrar a seleção brasileira adulta pela primeira vez. Apontada como uma das grandes promessas da nova geração das areias, a “menina prodígio” vai defender o país no Open de Durban, última etapa do Circuito Mundial, entre 11 e 15 de dezembro. Na África do Sul, Duda jogará ao lado da carioca Thaís, com quem foi vice-campeã mundial sub-23, na Polônia, em junho.

- Eu queria muito que acontecesse, só não pensei que seria tão rápido. Quando fiquei sabendo, me senti muito realizada, porque é o resultado de todo o esforço que estamos fazendo. Primeiro você treina muito, e depois consegue ver o fruto dessa dedicação. Não é uma rotina fácil, mas eu sinto que estou melhorando a cada dia. Com certeza, essa convocação para o Circuito Mundial é uma grande recompensa por todo esse trabalho. Agora, é jogar com tudo em Durban e aproveitar ao máximo essa oportunidade - comemorou Duda.

Com apenas 15 anos, Duda é uma das estrelas da nova geração do vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Com apenas 15 anos, Duda é uma das estrelas da 
nova geração do vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV)

Filha da ex-jogadora Cida Santos, Duda começou a treinar por incentivo da mãe, que mantém um centro de desenvolvimento do esporte em sua cidade natal, São Cristóvão (SE). A identificação com o vôlei de praia foi praticamente instantânea e, em pouco tempo, a garota já se destacava em competições regionais e nacionais. A consagração veio com a conquista do título do Mundial sub-19, em Portugal, em julho. No mês seguinte, Duda estreou no Circuito Brasileiro adulto. A jovem, que treina com a base em Saquarema (RJ), acredita que a experiência no torneio nacional vai ser decisiva na África do Sul.

Duda representará o Brasil no Open de Durban, na África do Sul, em dezembro (Foto: Divulgação / FIVB)Duda representará o Brasil no Open de Durban, na África do Sul, em dezembro (Foto: Divulgação / FIVB)
 
- A rotina em Saquarema é muito pesada, a gente treina todos os dias. Mas a oportunidade de ver as jogadoras mais experientes é muito importante. Elas jogam muito bem, ajuda na minha evolução e é ótimo poder assisti-las. Em Durban, vamos enfrentar adversárias de outros países, com diferenças no estilo de jogo. Mas a minha participação no Circuito Brasileiro tem me ajudado a ganhar confiança, e acho que tudo isso vai ser fundamental para superar os obstáculos. O Circuito Mundial é um dos principais torneios do vôlei de praia e queremos agarrar essa grande chance - avaliou a menina. 

Apesar do clima de férias na escola, o fim de ano promete ser o período mais agitado de 2013 para Duda. Antes de embarcar para a África do Sul, ela disputará a segunda e última etapa do Circuito Sul-Americano, em Montevidéu, Uruguai, de 6 a 8 de dezembro. Ao lado da paraibana Andressa, Duda tentará garantir sua classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, que será disputado em Nanjing, China, em agosto de 2014.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/aos-15-anos-duda-e-convocada-para-selecao-adulta-foi-tudo-muito-rapido.html

Nenhum comentário: