sábado, 26 de outubro de 2013

Lyoto encara amigo quinto do ranking na estreia em nova divisão no UFC

Na 'corda bamba', John Lineker enfrenta Phil Harris e Jéssica Andrade busca primeira vitória pela organização em evento que começa às 13h45m

Por Manchester

Casa de dois dos principais times de futebol da Inglaterra, Manchester recebe neste sábado mais uma edição do UFC, o terceiro na cidade e primeiro desde 2009. No evento principal, o público inglês vai testemunhar a primeira luta do ex-campeão peso-meio-pesado da organização, Lyoto Machida, em uma nova categoria de peso, o peso-médio. O desafio é de alto risco, mas de grande recompensa: o quinto colocado do ranking da divisão, Mark Muñoz, que é companheiro de treinos do brasileiro. Uma vitória insere Lyoto imediatamente entre os cinco melhores da classe e na fila para disputar o cinturão, atualmente em posse do americano Chris Weidman.

Outros dois brasileiros estarão em ação em Manchester, com desafios diferentes de Lyoto, mas também de grande importância: o peso-mosca John Lineker enfrenta o britânico Phil Harris em peso-casado, e a peso-galo Jéssica Andrade encara a francesa naturalizada britânica Rosi Sexton. O evento começa cedo, às 13h45m (horário de Brasília), e tem transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. O Combate.com acompanha todas as emoções em Tempo Real e exibe vídeo ao vivo da primeira luta, entre os pesos-médios Brad Scott e Michael Kuiper.

Lyoto Machida x Mark Munoz UFC (Foto: Reprodução / Instagram) 
Lyoto Machida e Mark Muñoz: confronto de amigos em Manchester
(Foto: Reprodução / Instagram)
 
A primeira vez de Lyoto
Frustrado após uma controversa derrota por pontos para Phil Davis no UFC 163, que o deixou mais distante de uma oportunidade de revanche contra Jon Jones pelo título dos pesos-meio-pesados (até 93kg), Lyoto decidiu que o momento era oportuno para descer aos pesos-médios (até 84kg), divisão que muitos consideram que seja natural para ele. O brasileiro teve uma luta casada com o americano Tim Kennedy para 6 de novembro, mas quando uma lesão no olho direito tirou o inglês Michael Bisping do torneio em Manchester, o ex-campeão foi chamado para assumir seu lugar e enfrentar Mark Muñoz no evento principal.

O desafio para sua estreia na nova categoria passou a ser muito mais perigoso, não só pela diferença de posição no ranking - Muñoz é o quinto colocado, enquanto Kennedy nem sequer se encontra entre os 10 primeiros - mas pela familiaridade entre os dois atletas. Lyoto e Muñoz treinaram juntos inúmeras vezes na academia Black House, em Los Angeles, e dividem vários treinadores e companheiros de treino, como Rafael Cordeiro e os irmãos Rener e Ryron Gracie. Aliás, os dois adversários tinham um treino juntos marcado para o dia seguinte à data em que o brasileiro foi convocado para a luta.

- Realmente, a gente iria fazer o treino e tivemos que cancelar. Foi um pouco chato na hora, ficou um clima estranho, mas entendemos a situação. É uma situação difícil, mas, principalmente, somos profissionais e empregados do UFC. Não somos amigos de frequentar a casa um do outro, mas eu o respeito muito e ele a mim. Já treinamos juntos anteriormente e vou lá disposto a fazer o meu melhor - disse o brasileiro ao Combate.com.

A familiaridade também não será um empecilho, garantiram ambos nesta semana. Lyoto disse ter uma "arma a mais" que não mostrou nos treinos para Muñoz. Já a "Máquina de Destruição Filipina", como é conhecido o americano de ascendência filipina, afirmou que "ensinou mais do que aprendeu" com o brasileiro.

- Como qualquer outro treinador e professor, você tem cartas que pode retirar de suas mangas. Dito isto, vai ser uma grande luta de qualquer maneira. Não sou mais do que um lutador que gosta de ação. Sempre quero pressionar ou ter um estilo "passivo agressivo". Lyoto espera por alguém que vá para cima - analisou Muñoz, em entrevista ao podcast "The MMA Hour".

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Lineker na corda bamba
John Lineker pesagem UFC toalha (Foto: Getty Images) 
John Lineker não bateu o peso para luta no UFC
pela terceira vez (Foto: Getty Images)
 
O peso-mosca John Lineker tem nome inglês, inspirado no famoso artilheiro da seleção inglesa Gary Lineker, mas não terá o apoio da torcida local quando enfrentar o britânico Phil Harris. O "Mão de Pedra" paranaense também não contará com muita simpatia do UFC, após falhar em bater o peso pela terceira vez em cinco lutas na organização. Lineker marcou 58,06kg na pesagem de sexta-feira, acima do limite de 57,1kg de sua categoria, e foi multado em 25% do valor de sua bolsa. Harris, que registrou 56,7kg na balança, aceitou o confronto em peso-casado, e tentará melhorar seu cartel de 22 vitórias, 10 derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado) contra um adversário mais pesado. Mesmo vindo de três vitórias consecutivas e com o nome cotado para uma disputa de cinturão, Lineker precisa do triunfo para reconquistar as graças dos dirigentes, e já considera subir de categoria após esta luta.

A divisão de cima é o peso-galo, única categoria que tem versões masculina e feminina no Ultimate. Outra paranaense, Jéssica Andrade, está entre suas atletas, e tenta sua primeira vitória na organização neste sábado, contra Rosi Sexton. "Bate-Estaca" impressionou em sua estreia, em julho, contra a ex-desafiante número 1 Liz Carmouche, mas acabou derrotada por nocaute técnico. Em Sexton, a brasileira vai encontrar uma adversária que também vem de derrota, por pontos, para Alexis Davis, mas com um cartel de 13 vitórias e três derrotas. Andrade tem nove triunfos e três derrotas na carreira.

Confira o card completo do evento deste sábado:
UFC Fight Night Combate: Machida x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)


CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Norman Parke x Jon Tuck
Alessio Sakara x Nicholas Musoke
Phil Harris x John Lineker


CARD PRELIMINAR
Al Iaquinta x Piotr Hallman
Luke Barnatt x Andrew Craig
Rosi Sexton x Jessica Andrade
Andy Ogle x Cole Miller
Jimy Hettes x Robert Whiteford
Brad Scott x Michael Kuiper


Banner Combate (Foto: Combate)
 

Nenhum comentário: