quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ramires e David Luiz reencontram Benfica na final da Liga Europa


Brasileiros começaram carreira no exterior na equipe portuguesa e mantêm carinho pelo clube, mas garantem que tudo muda dentro do gramado

Por Felipe Schmidt e Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Não bastasse a disputa por um título continental, a decisão da Liga Europa será especial para dois jogadores do Chelsea. Quando entrarem em campo nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), em Amsterdã, David Luiz e Ramires enfrentarão o Benfica, equipe que defenderam em seus primeiros passos no futebol estrangeiro. O reencontro, que será acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM, não é inédito, mas ainda desperta emoções na dupla brasileira.

- Eu não queria enfrentar o Benfica antes da final. Queria que fosse na decisão da competição. Tenho muitos amigos ali. Foi o clube que me abriu as portas da Europa. Tenho um carinho grande pela torcida. Torci muito por eles, mas, quando entrar em campo, estarei defendendo o Chelsea – contou Ramires.

David Luiz Ramires Chelsea (Foto: AP)David Luiz e Ramires em ação pelo Chelsea: duelo com o Benfica vale taça (Foto: AP)

O volante e David Luiz enfrentaram o antigo clube nas quartas de final da Liga dos Campeões da última temporada. Na ocasião, levaram a melhor, com vitórias por 1 a 0 e 2 a 1. Para o zagueiro dos Blues, todo duelo contra as Águias será especial.

- Sou grato ao Benfica e a Portugal. Sempre fui muito bem tratado. Sempre me aconselharam muito bem em minha passagem por lá. Fiz grandes amigos no Benfica. Do presidente aos funcionários do clube. Enfrentei o clube no ano passado pela Liga dos Campeões e agora enfrentarei de novo. Será sempre especial.

Inícios diferentes no Benfica

David Luiz chegou ao time português em janeiro de 2007, vindo por empréstimo do Vitória. O início, porém, foi difícil. Ele demorou para ter uma chance na equipe titular e, logo em sua estreia, num confronto com o Paris Saint-Germain pelas oitavas de final da Copa da Uefa, temeu ter de voltar para o Brasil. Apesar da derrota por 2 a 1 na partida, os portugueses conseguiram se classificar.

- Cheguei ao clube no último dia de transferência. Perdi o voo porque não encontrava o meu passaporte. O meu primeiro contrato era de seis meses. Até os três primeiros meses, eu não tinha jogado. Acabei entrando em campo num jogo contra o PSG, pela antiga Copa da Uefa. O Luisão se machucou, e eu entrei. O nosso time estava vencendo por 1 a 0 no primeiro tempo. Eles viraram a partida em um lance pelo meu lado. Fui para o intervalo pensando: “Vou voltar para o Brasil”. Mas me concentrei e voltei para o campo. Acabei sendo um dos melhores em campo e quase fiz um gol – relatou o zagueiro.

ramires david luiz benfica (Foto: Reuters)Dupla ainda nos tempos de Benfica (Foto: Reuters)

A passagem de Ramires foi menos turbulenta. Contratado em 2009 após se destacar pelo Cruzeiro, o volante logo se tornou peça-chave da equipe, que foi campeã portuguesa e da Taça da Liga. O bom momento rendeu a transferência para o Chelsea logo na temporada seguinte. Desde então, se firmou no clube londrino ao lado de David Luiz. A fase de maior destaque foi o título da Liga dos Campeões em 2012. Desta vez, a taça em disputa pode ter menos glamour, mas é encarada com a mesma seriedade.

- Toda final tem um gosto especial. Todo jogador sonha chegar a uma decisão. No ano passado, nós estivemos na Champions. Agora, nós estamos na Liga Europa – comentou David Luiz.

Chelsea sofre com desfalques

Caso levante a taça, o Chelsea será o primeiro clube da história a conquistar a Liga Europa uma temporada após faturar a Champions. Para isso, os Blues tiveram de superar uma eliminação precoce no principal torneio continental. No mata-mata, passaram por Sparta Praga, Steaua Bucareste, Rubin Kazan e Basel. Já o Benfica teve vida mais complicada após ser eliminado na Liga dos Campeões: passou por Bayer Leverkusen, Bordeaux, Newcastle e Fenerbahçe.

Para a decisão, os Blues estão com problemas. O meia Hazard vai desfalcar a equipe por conta de uma lesão muscular, enquanto o zagueiro Terry ainda é dúvida, por conta de um problema no tornozelo. Além disso, o atacante Demba Ba está indisponível, por já ter atuado na competição pelo Newcastle.

Fernando Torres Chelsea (Foto: Getty Images)Após muitas críticas, Torres atravessa bom
momento no Chelsea (Foto: Getty Images)

Duelo de artilheiros

Sem Demba Ba, a esperança de gols no Chelsea recai sobre Fernando Torres. Muito criticado desde que chegou ao clube por não conseguir repetir as atuações que teve por Liverpool e Atlético de Madrid, o atacante, porém, parece viver seu melhor momento com os Blues. Ele é o artilheiro da equipe na Liga Europa, com cinco gols em oito jogos.

- O Torres está numa fase boa. O time todo o apoiou quando ele não estava bem. Sabemos do potencial que ele tem e de como pode decidir a nosso favor. O time está contente com essa boa fase dele e isso é importante – afirmou Ramires.

Artilheiros em 12/13 Torres Cardozo
Jogos 47 36
Gols 19 30
Altura 1,85m 1,94m
Idade 29 anos 29 anos

    Contratado por (em R$

      152,3 milhões
20,8 milhões
 Do outro lado, porém, também há um artilheiro em grande fase. O paraguaio Oscar Cardozo tem seis gols em oito jogos na Liga Europa. Além disso, foi decisivo para o Benfica na classificação para a decisão, ao marcar dois gols na vitória sobre o Fenerbahçe. Por isso, David Luiz sabe que não pode vacilar perto do rival.

- O Cardozo é um dos melhores atacantes do mundo. Um grande matador. Ele costuma marcar pouco mais de 25 gols por temporada e está em ótima forma. Tenho que ficar atento o tempo todo com ele – analisou o defensor brasileiro.

Na comparação entre os dois, porém, Cardozo parece levar vantagem. De acordo com o jornalista português Paulo Alves, editor do diário “A Bola”, o paraguaio é mais importante para o Benfica do que Torres no Chelsea.

- Acho que o Cardozo é, neste momento, mais influente. Não digo que é melhor que o Torres, porque são jogadores diferentes, mas penso que Cardozo tem feito uma temporada mais importante. O Chelsea, por outro lado, tem outros jogadores determinantes – comentou Alves.

Oscar Cardozo, Benfica x Fenerbahçe (Foto: AP)Cardozo festeja: centroavante brilhou nas semifinais (Foto: AP)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2013/05/ramires-e-david-luiz-reencontram-benfica-na-final-da-liga-europa.html

Nenhum comentário: