domingo, 1 de dezembro de 2013

Mais perto da América, Grêmio tenta levar a vaga contra rival direto Goiás



Com vitória e tropeço do Botafogo, Tricolor, terceiro lugar, garante ao menos pré-Libertadores. Esmeraldino, quarto, busca retomar triunfos

Por Porto Alegre

Kleber e Amaral Goiás x Grêmio (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado) 
No primeiro turno, Goiás levou a melhor: 2 a 0
(Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)
 
Pedra no sapato. No primeiro turno, o Goiás impediu uma série histórica do Grêmio, de seis vitórias consecutivas em Brasileiros. Agora, pela 37ª rodada, pode estragar o grande objetivo tricolor: de pegar uma das vagas à Libertadores. Mas o Esmeraldino não tenta só atrapalhar. Afinal, é confronto direto, entre o terceiro e o quarto colocados, na Arena, em Porto Alegre, a partir das 19h30m (de Brasília), neste domingo.

Mas o Grêmio não está à frente apenas na tabela (61 a 59) e no fator local. É o único dos dois times que podem garantir já nesta rodada ao menos o terceiro lugar, que leva à Pré-Libertadores (obtém com vitória e ao menos empate do Botafogo, que joga às 17h contra o Coritiba). Não à toa os gremistas tratam a partida como o "jogo do ano", uma vez que o título escapara há tempos.

Como de hábito, Renato Gaúcho, que sequer sabe se permanecerá em 2014, não divulgou o time. Mistério também na escalação dos estrangeiros. Há quatro, todos disponíveis, embora só três possam atuar ao mesmo tempo. O time vem de duas vitórias seguidas na Arena, sequência interrompida com o melancólico empate com a Ponte Preta em Campinas.

A derrota por 4 a 1 para o Atlético-MG, no último sábado, interrompeu a sequência de dez partidas do Goiás sem perder no Nacional, mas não abalou a confiança da equipe. Mesmo com desfalques, o técnico Enderson Moreira vê o time esmeraldino forte para jogar de igual para igual com o Grêmio e conquistar um bom resultado na Arena. O objetivo do clube goiano é terminar a Série A entre os três primeiros para garantir vaga na Libertadores do ano que vem – o quarto colocado só se classificará se a Ponte Preta não for campeã da Copa Sul-Americana.

O SporTV (menos para o RS) e PremiereFC 2 transmitem, com narração de Milton Leite e comentários de Mauricio Noriega. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de 19h.


header as escalações 2
Grêmio: Apesar do mistério de Renato, a tendência é de repetição do time que empatou com a Ponte em Campinas no domingo passado. Segue a dúvida entre os quatro gringos - no último jogo, Riveros sobrara. Assim, irão a campo: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Vargas, Kleber e Barcos.
Goiás: Enderson Moreira deve fazer quatro mudanças no time que foi goleado pelo Atlético-MG, na última rodada, sendo duas delas forçadas. Suspenso, Rodrigo dará lugar a Valmir Lucas. Já no meio-campo, Thiago Mendes entra na vaga de David, que teve seu contrato encerrado e não renovou. Hugo e Renan Oliveira retornam no setor de armação. A dúvida fica por contra do outro jogador de criação. O Goiás entra em campo com Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha (Ramon ou Roni), Hugo e Renan Oliveira; Walter..


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Grêmio: Somente o zagueiro Gabriel. Submetido a cirurgia no joelho, não atua mais na temporada..
Goiás: O contrato de David se encerrou no último sábado. Como não prorrogou o vínculo, o volante não defende mais o Goiás. Outro titular absoluto, o zagueiro Rodrigo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Grêmio: Adriano, Alex Telles, Barcos, Bressan, Elano, Kleber, Pará, Ramiro, Saimon e Zé Roberto.
Goiás: Amaral, Dudu Cearense, Renan, Roni, Thiago Mendes e Vítor.


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Héber Roberto Lopes (PR) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). O árbitro já atuou em 14 partidas neste Brasileiro. Ele tem média de três cartões amarelos aplicados e não expulsou ninguém. Héber já marcou três pênaltis e assinala 36,1 faltas em média.O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Grêmio: Um confronto em que o mando de campo faz muita diferença. Em 21 jogos com mando gremista, foram dez vitórias do Grêmio, cinco empates em seis vitórias do Goiás, com 32 gols do Tricolor e 21 do Esmeraldino. Em jogo está a terceira vaga do Brasileirão na Libertadores. E o empate é suficiente para o Grêmio manter sua vantagem. Seria uma boa notícia o fato de ser a equipe menos flagrada em impedimentos (23), mas trata-se de baixa pressão ofensiva. O ataque gremista é segundo que menos finalizou em gol (175), o segundo que menos conseguiu fazer finalizações certas (65) e o terceiro que menos gols marcou (15) no segundo turno. Um dos motivos é que seus jogadores estão na quarta colocação como os mais caçados por adversários (308 faltas sofridas). Mas a defesa se garante: é a terceira que menos permitiu finalizações aos adversários (184) e a segunda que menos sofreu finalizações certas (64). Também por isso, seu goleiro é o que menos defesas difíceis fez (18 em 17 partidas do segundo turno). É a quarta defesa que menos levou gols (16).
Goiás: No segundo turno, o Goiás é a equipe menos punida com cartões (25 amarelos e um vermelho), a terceira que mais fez gols (29), a que mais fez finalizações certas (98) e a terceira que mais exigiu defesas difíceis de seus adversários (33). Contra uma equipe que deixa poucas oportunidades para os adversários, a esperança do Goiás está na precisão de seu ataque: tem o maior índice de finalizações certas (41,9%) e é a quinta com melhor índice de finalizaçoes que viraram gol (12,4%). Ajuda muito em seu desempenho o fato de ser a quarta equipe que menos permitiu finalizações certas (66) aos adversários na segunda metade do campeonato. Mas sofreu 18 gols, desempenho apenas intermediário.


header_na_historia (Foto: arte esporte)
Em 8 de dezembro de 1996, Porto Alegre recebeu um confronto decisivo entre tricolores e esmeraldinos. Se o atual tem Libertadores em jogo, a partida de 17 anos atrás valia vaga à final do Brasileirão. Na ida, dera Grêmio, 3 a 1. No Olímpico, portanto, bastava administrar. Foi o que aconteceu, num disputado 2 a 2. Marcaram no embate Adilson (2), para o Grêmio, e Lúcio e Evandro, para o Goiás. Veja a ficha do jogo no Futpédia.
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/mais-perto-da-america-gremio-tenta-levar-vaga-contra-rival-direto-goias.html

Nenhum comentário: