segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comentaristas: Estadual beneficia mineiros, paulistas têm maratona


Calendário menor dá vantagem a Atlético-MG e Cruzeiro, para Carlos Eduardo Éboli. Telmo Zanini: São Paulo e Timão têm quase 90 jogos

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Meia Montillo, do Cruzeiro, no clássico com o Atlético-MG (Foto: Denilton Dias/ Vipcomm)Atlético-MG e Cruzeiro só entram em campo em
fevereiro (Foto: Denilton Dias/ Vipcomm)

Com apenas 12 clubes, o Campeonato Mineiro tem apenas 11 partidas em sua primeira fase. Depois, os quatro primeiros fazem semifinais, com ida e volta, e os vencedores jogam a decisão. No total, são apenas 15 partidas para definir o campeão. Do outro lado, o Campeonato Carioca ocupa 21 datas, o Gaúcho pode ter até 22 jogos e o campeão paulista terá, necessariamente, que fazer 23 partidas.

Com isso, enquanto a maioria dos campeonatos se inicia no dia 19 deste mês, em Minas Gerais, a bola só começa a rolar em 2 de fevereiro. Para o comentarista Carlos Eduardo Éboli, da Rádio CBN, a maior pré-temporada beneficia Atlético-MG e Cruzeiro em comparação aos outros grandes do futebol nacional.

- Qualquer tipo de folga no calendário é ótimo. Neste ano, os times da Libertadores jogam a Copa do Brasil e isso gera ainda mais desgaste. Os Estaduais precisam ser repensados. Com essa carga de jogos, a pré-temporada se torna ainda mais importante. O time só fica pronto durante a competição. Apesar de o Estadual não ter o mesmo peso, sempre existe cobrança. Isso atrapalha  O Mineiro é mais enxuto, isso é bom para Atlético e Cruzeiro, mas só isso não basta - afirmou o comentarista.

Na opinião do comentarista do SporTV Telmo Zanini, o calendário ajuda os mineiros. No entanto, os outros clubes podem se preparar tão bem quanto os mineiros, poupando jogadores  neste início de temporada, principalmente nos estaduais.

- O Atlético e o Cruzeiro têm uma pré-temporada maior e não jogam duas vezes por semana sempre neste começo de ano. Isso dá uma certa vantagem, mas não é fundamental. Na verdade, os clubes que fazem mais jogos precisam ter um elenco maior. Os clubes devem utilizar muitos jogadores da base, do time sub-20.

Rogério Ceni e Lucas, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)Após 78 jogos em 2012, São Paulo quase fazer quase 90 partidas neste ano (Foto: Agência AFP)

Telmo Zanini conta que, se chegarem à final de todas as competições possíveis, Corinthians e São Paulo podem chegar perto de 90 partidas em 2013, apesar da pausa no calendário para a Copa das Confederações.

- Esses times podem fazer 23 partidas do Paulistão, 38 do Brasileirão, 14 da Libertadores, oito da Copa do Brasil ou da Sul-Americana, mais duas da Recopa Sul-Americana e outras duas do Mundial. Os clubes podem chegar a 87 jogos em 2013, mas os jogadores não vão nem passar perto disso.

Campeonato Cearense: campeão de jogos

Já neste domingo, a bola rola para o Campeonato Cearense. No entanto, Ceará, Fortaleza e Icasa, que disputam a Copa Nordeste, só entram em campo na segunda fase. Mesmo assim, ainda fariam 18 partidas para vencer o Estadual. Somadas com as 12 possíveis rodadas do torneio regional, os times do estado seriam os mais ocupados do primeiro semestre no Brasil. Na opinião de Carlos Eduardo Éboli, o excesso de datas no caso cearense se explica.

- É uma realidade diferente. O carro chefe ainda é o Estadual. As equipes não têm tanto brilho nacional, não disputam Libertadores ou Sul-Americana, por exemplo. O peso é diferente e, por isso, ocupa um peso maior no calendário. Mas, independente do estado, os estaduais poderiam ser repensados. Para mim, poderia se tornar um torneio de verão, como vemos na Europa. Mantém a tradição, o torcedor gosta de brincar com o vizinho, mas não pode passar disso. Os campeonatos perderam muita importância em relação à Libertadores, ao Brasileiro, à Copa do Brasil.

Ceará reapresentação  (Foto: Divulgação/Ceará S.C.)Ceará faz pré-temporada: Vozão ser campeão de jogos no primeiro semestre (Foto: Divulgação/Ceará S.C.)

Nenhum comentário: