segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grêmio espera ter Pará contra a LDU e evita 'desmanche' total na defesa


Lateral-direito deve voltar aos treinos no decorrer da semana. Para Quito, zaga e lateral-esquerda mudam. No gol, Grohe tem a sombra de Dida.

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre

 Pará  (Foto:  Fernando jogador do Grêmio) Pará deve ser o único a restar na defesa de 2012
(Foto: Fernando jogador do Grêmio)

A segunda melhor defesa do Brasileirão praticamente não existe mais. Por várias razões, o Grêmio precisou desmontar o setor que terminou 2012 com êxito e alguns elogios. Era grande a possibilidade de que, no jogo mais importante deste novo ano, diante da LDU, todas as peças fossem modificadas. No entanto, a direção espera que Pará, titular na última temporada, treine durante a semana e viaje para Quito, no domingo.

O lateral-direito passa por um complexo trabalho de retorno ao Grêmio. Ainda não se reapresentou porque trama seu novo contrato, após o fim do empréstimo com o Santos. O maior passo foi dado na semana passada. O clube gaúcho acertou com o paulista a compra dos 25% dos direitos econômicos do jogador, ao custo de aproximadamente R$ 800 mil. O que falta, agora, é negociar com investidores, donos dos 75% restantes. A direção espera ver Pará treinando com Vanderlei Luxemburgo até o fim da semana.

- Faltam detalhes. Deve voltar a treinar durante a semana - explica o diretor executivo de futebol Rui Costa.

Posição Zaga titular em 2012 Possível zaga titular contra a LDU
Goleiro Marcelo Grohe Grohe ou Dida
Lateral-direito Pará Pará
Zagueiro Werley Saimon ou Vilson
Zagueiro Gilberto Silva Cris
Lateral-esquerdo Anderson Pico Fábio Aurélio ou Alex Telles
De resto, todo o sistema defensivo deve mudar. Em 2012, os titulares eram: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico. O goleiro ganha a concorrência de peso do experiente Dida e tem grandes chances de ser substituído.

Werley está suspenso por três jogos pela Conmebol e excluído da pré-Libertadores. Gilberto Silva se transferiu para o Atlético-MG (sua alternativa imediata, Naldo também trocou de casa) - Cris, Saimon e Vilson são os zagueiros disponíveis (no domingo, Luxa treinou com os dois primeiros).  Por fim, Pico foi afastado esta semana do grupo principal. Fábio Aurélio e Alex Telles são as opções.

vanderlei luxemburgo dida grêmio treino (Foto: Wesley Santos / Press Digital)Luxa conversa com Dida, candidato a camisa 1
(Foto: Wesley Santos / Press Digital)

- O Cris chegou agora, a gente conhece bem, vem para ajudar. Isso é bom. Temos que esperar as oportunidades e agarrá-las com força - discursa Vilson.

Com Pará praticamente fechado, em termos de renovação falta Souza. As negociações com o Porto evoluíram bastante e devem ter desfecho positivo para o Grêmio. No entanto, não há na direção a mesma certeza do "caso Pará". Existe, portanto, uma pequena chance de o volante ficar de fora da viagem para o Equador.

O Grêmio volta aos treinos na manhã desta segunda-feira. Seguirá com trabalhos em dois turnos até sábado. No domingo, treina à tarde e, à noite, embarca para Quito onde, no dia 23, encara a LDU, pelo jogo de ida da pré-Libertadores. A volta é no dia 30, na Arena.

saimon cris alex telles grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Saimon, Cris e Alex Telles: opções para a defesa (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

Nenhum comentário: