quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Federer vai contra Djoko em doping de Troicki: 'Tem de dar a amostra'

Suíço alfineta atitude do sérvio, que não fez exame de sangue em Monte Carlo por se sentir mal. Nole defendeu compatriota após redução de pena

Por Direto de Londres

Novak Djokovic defendeu Viktor Troicki e criticou a Agência Mundial Antidoping depois que a pena de 18 meses do compatriota foi reduzida para 12 em um caso polêmico de doping. Porém, na opinião de Roger Federer, Troicki agiu contra as regras do exame antidoping. Ao ser questionado sobre o tema, o suíço exaltou a importância dos testes após as partidas e que todo jogador deveria passar pelo processo em qualquer situação.

- Eu não sei como foi a conversa (entre Troicki e a médica). Mas realmente acho que, quando te pedem uma amostra, você tem de dá-la, não importa o quão mal você esteja se sentindo. O teste no dia seguinte, para mim, não é mais um teste, por causa do que possa acontecer durante a noite. Eu não acredito em nada. Acredito no que quer que eles decidam. Eu acho que é importante dar a amostra quando requisitado. Você está lá, na frente deles, e não há mais escapatória. E exatamente aí que precisamos ser rígidos, acredito - declarou Federer.

tênis roger federer richard gasquet atp finals (Foto: AFP) 
Federer criticou atitude de Troicki em relação a não 
dar amostra de sangue após partida (Foto: AFP)
 
A opinião de Federer vai contra o que Djokovic manifestou ao saber que o Troicki continuava banido temporariamente do esporte. O número 2 do mundo criticou abertamente a WADA, citando falta de profissionalismo de empregados da entidade, e afirmou não ter mais confiança na agência.

Em julho, Troicki pegou 18 meses de pena por não ter fornecido uma amostra de sangue quando foi solicitado durante o Masters 1.000 de Monte Carlo, em abril. Em defesa, o tenista alegara que havia pedido permissão para ser dispensado do exame de sangue devido a um mal-estar, mas a explicação foi rejeitada pela direção do torneio. A médica que conduzia os exames também não teria explicado que era irregular o fato de não tirar o sangue logo após uma partida.

Troicki disse em um tribunal independente que foi assegurado pelo diretor de controle antidopagem que a amostra da urina já seria aceitável, já que se sentia mal. O tribunal não aceitou a justificativa e o atleta acabou punido.

Agora, no entanto, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) voltou atrás. Segundo a entidade, o diretor de controle antidopagem deveria ter informado claramente ao jogador os riscos de não fornecer a amostra de sangue. Com a redução da pena, Troicki estará liberado para competir a partir do dia 15 de julho do ano que vem. A punição inicial iria até o dia 15 de janeiro de 2015.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/federer-sobre-caso-troicki-tem-de-dar-amostra-quando-requisitado.html

Nenhum comentário: