quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Abalado, Grêmio prega 'reviravolta' e Libertadores vira 'questão de honra'

Renato, jogadores e direção fazem discurso de crítica interna e humildade. Koff torcerá pelo algoz Furacão na Copa do Brasil contra G-3 no Nacional

Por Porto Alegre

Para salvar a temporada do Grêmio, a vaga na Libertadores virou questão de honra. Sem a chance de conquistar a Copa do Brasil, o clube se volta totalmente ao Brasileirão, no qual é terceiro colocado, mas num momento de alerta anunciado pelos próprios dirigentes. Caso caia para o líder Cruzeiro, domingo, no Mineirão, corre risco de sair do G-4, após 19 rodadas entre os líderes. Para isso, Botafogo e Goiás precisam superar Inter e Flamengo, respectivamente.

Sendo o mais direto possível, a ordem no Grêmio passa a ser se agarrar no que tem. O foco é no lado psicológico, reconhecidamente abalado. Tanto que Renato já tentou estancar a sangria da decepção com a eliminação na semifinal da Copa do Brasil perante o Atlético-PR em conversa no vestiário ainda entristecido. Tudo por uma tão almejada 'reviravolta', expressão usada também pelo volante Souza.

- Tive papo de 5 minutos com o grupo. Agora, é questão de honra ao grupo colocar o Grêmio na Libertadores. Não adianta falar. Temos de classificar. Assumo o compromisso - disse Renato no auditório da Arena, ainda com semblante abatido com a desclassificação.


- Temos que ser coerentes. O torcedor quer o título. Infelizmente, caímos numa competição em que tínhamos todas as condições de vencer. Não adianta inventar desculpas. É pouco para o Grêmio. Agora, virou obrigação - reforçou o diretor executivo de futebol Rui Costa, sobre o G-4.
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital) 
Renato Gaúcho vive momento complicado no Grêmio 
(Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)
 
Koff torce pelo Furacão contra o G-3
O presidente Fábio Koff fez um discurso preocupado na noite de quarta-feira, ainda na zona mista da Arena. Caso o São Paulo conquiste a Copa Sul-Americana (está na semifinal da competição), o G-4 se transformará em G-3 automaticamente. Também por isso, o dirigente gremista passa a torcer por título do Atlético-PR sobre o Flamengo, o que abriria vaga extra para a competição pelo Brasileirão.

- Sempre projetei o Brasileirão com três vagas. O São Paulo, no meu entender, está em ascensão e pode ser campeão, o que aumenta a dificuldade. A partir de então, torço pelo Atlético-PR para abrir uma vaga a mais para a Libertadores - frisa o dirigente.

Não adianta inventar desculpas.
É pouco para o Grêmio (G-4). Agora, virou obrigação"
Rui Costa, diretor executivo de futebol
 
O grupo tenta agora retomar o foco na competição nacional. Enquanto conviveu com fases decisivas na Copa do Brasil, viu o rendimento cair bruscamente no Nacional. Nas últimas cinco partidas, por exemplo, venceu somente um jogo (1 a 0 em cima do Corinthians, na Arena).

Entre os jogadores, o discurso é o de ‘reviravolta’. Significa, na prática, recuperar o ânimo, e as vitórias.

- Precisamos da classificação para sair, no mínimo, com um saldo positivo no ano. Precisamos dar uma reviravolta nessa situação. Não tem motivação maior - avalia Souza.

O Grêmio é o terceiro colocado do Brasileirão, com 54 pontos – um a menos do que o vice-líder Atlético-PR, e a 14 do líder. Nas últimas seis rodadas, tem pela frente Cruzeiro (fora), Vasco (casa), Flamengo (casa), Ponte Preta (fora), Goiás (casa) e Portuguesa (fora).


Não é exatamente um título, mas a classificação para a Libertadores começa, a partir desta quinta-feira, a ser tratada como tal. Até porque, o Tricolor passa a projetar 2014 cada vez mais intensamente.

Confira as informações do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Nenhum comentário: