quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Melo e Dodig vencem mais uma e garantem vaga inédita nas semifinais

Brasileiro e croata derrotam Fyrstenberg e Matkowski e se classificam para próxima fase em Londres após vitória dos Bryans sobre Qureshi e Rojer

Por Direto de Londres

Marcelo Melo e Ivan Dodig estão classificados, de forma inédita, para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP. Com um início arrasador e um desempenho dominante no super tie-break, a terceira melhor dupla da temporada derrotou nesta quinta-feira os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski, por 2 sets a 1 (6/3, 3/6 e 10/2). Com duas vitórias em duas partidas, o brasileiro e o croata lideram o Grupo A da competição.

- A gente jogou a partida inteira muito bem. No segundo set, a gente perdeu o saque no ponto decisivo, faz parte. Como são jogadores que sacam muito bem, às vezes fica difícil voltar (no jogo). Tivemos poucas chances, mas fomos superiores no super tie-break. Acho que isso acabou dando a vitória para a gente - analisou o tenista mineiro.

Melo e Dodig ficaram na torcida pelos gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, que enfrentaram o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o holandês Jean-Julien Rojer à tarde. Uma vitória da melhor dupla da temporada classificaria o brasileiro e o croata de forma antecipada. E foi o que aconteceu. Com as parciais de 7/6(3), 1/6 e 14/12, os líderes do ranking conquistaram a primeira vitória em Londres. Eles haviam perdido na estreia justamente para Melo e Dodig, que estão invictos no torneio.

Essa é a segunda vez na história do torneio que um brasileiro avança de fase. O único até então foi Gustavo Kuerten, em 2000, ano em que conquistaria o título nas simples e se tornaria número 1 do mundo ao final da temporada. Pelo Grupo B, o mineiro Bruno Soares, que tem o austríaco Alexander Peya como parceiro, joga nesta sexta, às 16h (de Brasília) contra os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, em busca da vitória para também garantir vaga nas semifinais.
Já classificados, Melo e Dodig cumprem tabela no sábado contra os já eliminados Qureshi e Rojer. Com uma vitória em dois jogos cada, os Bryans definem seu futuro na competição contra Fyrstenberg e Matkowski no mesmo dia.

Ivan Dodig Marcelo Melo ATP Finals (Foto: Getty Images) 
Melo e Dodig vão às semifinais depois que irmãos Bryans 
bateram Qureshi e Rojer (Foto: Getty Images)
 
O JOGO
Melo e Dodig entraram em quadra sabendo que uma vitória poderia dar a classificação antecipada para a fase semifinal. Em busca de garantir logo a vaga, a terceira melhor dupla da temporada não teve medo de partir para cima dos poloneses. Até quando acabava atuando na linha de base, Melo explorava bem os espaços abertos pelos adversários. O início arrasador rendeu uma quebra logo na primeira vez que estiveram na devolução de saque. E com Dodig seguro atrás e o brasileiro agressivo e vibrante junto à rede, o mineiro e o croata encaminharam bem a vitória parcial. No último game, Matkowski até mandou um belo lob sobre Melo, mas o set já era da terceira melhor dupla do ano.

Marcelo Melo e Ivan Dodig duplas tênis ATP Finals (Foto: AFP) 
Melo e Dodig dominaram o primeiro set, cochilaram
no segundo, mas reagiram no fim (Foto: AFP)
 
O segundo set começou com os poloneses dando o troco. Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski abriram o mesmo 3/0 que tomaram no set anterior. O clima ficou um pouco tenso quando o Matkowski reclamou de um ataque de Dodig, mas com o passar dos pontos, os ânimos se acalmaram e o foco voltou para o duelo em quadra. Melo e Dodig ainda tentaram uma última cartada quando perdiam por 5/3, mas já era tarde. Os poloneses olharam feio para o box da dupla do brasileiro e do croata quando o nono game ficou empatado em 30-30. Não gostaram nem um pouco da vibração dos amigos de Marcelo. No fim, os poloneses conseguiram forçar o super tie-break.

No set decisivo, cabia Marcelo Melo e Dodig manterem a calma. Explorando o cansaço da dupla polonesa, logo abriram uma boa vantagem quebrando o saque dos adversários. A vibração dos amigos de Marcelo acordou a dupla. Dodig acertou um lob milimétrico e deu um banho de água fria na reação polonesa. Os arrasadores 10/2 no super tie-break confirmaram a boa fase de Melo e Dodig.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/melo-e-dodig-vencem-mais-uma-e-garantem-vaga-na-semi-em-londres.html

Nenhum comentário: