quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Após cinco match points perdidos, Federer vence a primeira em Londres

Suíço demora para fechar partida, mas se garante na briga por vaga nas semifinais. Derrota poderia significar a eliminação precoce do ex-número 1

Por Direto de Londres

Roger Federer escapou de uma situação complicada no Torneio dos Campeões da ATP. Depois de perder para Novak Djokovic na estreia, o suíço corria o risco de acabar eliminado da competição se fosse derrotado por Richard Gasquet nesta quinta. Porém, o ex-número 1 do mundo não deu chances ao azar. Mesmo desperdiçando cinco match points no game de saque do francês e enfrentando break points na maioria dos games de serviço no segundo set, o atual 7º do ranking venceu a partida em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/3, em 1h21 de partida.

- Estou feliz pela partida de hoje. Foi difícil. É uma grande vitoria para mim e espero continuar assim para a próxima partida, contra Del Potro - disse Federer, após o confronto.

Federer ATP Finals (Foto: Agência AFP) 
Federer venceu apesar dos cinco match points desperdiçados 
e seguidos break points no 2º set (Foto: AFP)
 
Se fosse derrotado para Gasquet, Federer teria que torcer para que Novak Djokovic superasse Juan Martín del Potro, em duelo que será disputado às 18h (de Brasília),com transmissão ao vivo do SporTV2. Se o argentino vencesse diante desse panorama, chegaria duas vitórias, e Djokovic e Gasquet se enfrentariam, com um deles chegando inevitavelmente também a dois triunfos. Federer, que ainda estaria buscando uma vitória em Londres, então estaria eliminado.

Federer agora tem uma vitória e uma derrota no Grupo B, mesmos números que Djokovic e Del Potro, mas com um jogo a mais que o sérvio e o argentino. Quem ficou em maus lençóis foi Gasquet. Se Nole vencer Delpo nesta quinta, o francês, que perdeu as duas partidas que já fez em Londres, não terá mais chances de avançar às semifinais.

tênis richard gasquet roger federer atp finals (Foto: AFP) 
Gasquet penou contra as largadinhas mortais de
Federer. Francês está quase eliminado (Foto: AFP)
 
O JOGO
Tenista mais fraco do"grupo da morte" de Londres, Gasquet parecia que ia ter vida tranquila diante de Federer. Sem muitos problemas, o francês abriu o jogo levando os seis primeiros pontos da partida. O suíço reagiu, quebrou o adversário no segundo game de devolução e foi segurando a vantagem. Então Federer perdeu a quebra de frente quando jogou com muita instabilidade -
aplicou dois aces, mas ao mesmo tempo cometeu uma dupla falta e pegou mal demais nos ataques de esquerda. Apesar do empate em 4/4, o ex-número 1 ganhou outra quebra de presente, quando Gasquet espirrou a raquete. Então foi só confirmar o serviço para o suíço vencer o primeiro set.

Na segunda parcial, Federer teve altos e baixos. Ele também levou os seis primeiros games da partida, sempre abusando das largadinhas e até tentando diminuir a velocidade do jogo com alguns slices. A diferença é que o suíço já ganhava a dianteira com a quebra no primeiro game do set. Gasquet não se deu por vencido e deu trabalho ao suíço. Depois de ter tomado a quebra, em todos os games de serviço de Federer o francês teve oportunidades de quebra. O ex-número 1 se saiu bem nos momentos de pressão, mas também desperdiçou cinco match points em cima do saque do francês. Só na sexta chance de fechar o jogo é que Federer o fez, com a quarta quebra no jogo, após uma bola de Gasquet na rede.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/apos-cinco-match-points-perdidos-federer-vence-primeira-em-londres.html

Nenhum comentário: