quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Atlético-PR segura Grêmio na Arena e faz sua 1ª final da Copa do Brasil

Empate sem gols com grande atuação do goleiro Weverton, em estádio com público recorde, leva Furacão para decisão contra o Flamengo

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
O passado indicava cenário favorável ao Grêmio. Tetra, três finais contra uma história sem protagonismo do Atlético-PR na Copa do Brasil. O presente, chance maior ao Furacão, graças à vantagem do 1 a 0 da semana passada. Porém, o maior barato do futebol é a certeza de ter um futuro imprevisível. O Tricolor pressionou, jogou melhor, contou com uma Arena pulsante, com público recorde de 43.899, teve gol anulado, bola na trave e... deu adeus ao sonho do penta. O Furacão, graças a uma excelente marcação e noite inspirada do goleiro Weverton, segurou o 0 a 0, nesta quarta-feira, e mudou a sua história: chegou à primeira final do torneio mata-mata.
Vai disputar o título com o Flamengo, que bateu o Goiás na outra semifinal. O primeiro jogo é em Curitiba (dia 20), o segundo no Rio de Janeiro (dia 27). Antes, porém, há o Brasileirão. O Grêmio desafia o Cruzeiro, domingo, às 17h, no Mineirão, partida na qual a Raposa pode levantar a taça de forma antecipada. O Atlético-PR recebe o São Paulo, mesmo dia e horário, no Durival de Brito.

Kleber jogo Grêmio e Atlético-PR Copa do Brasil (Foto: Marcos Cunha / Agência Estado) 
Weverton segura a bola após um dos muitos ataques 
gremistas (Foto: Marcos Cunha / Agência Estado)
 
Weverton salva Furacão
Com a necessidade de inverter a vantagem do adversário, o Grêmio mudou. Renato Gaúcho sacou Vargas e pôs Zé Roberto, jogador reivindicado pela torcida. Abriu mão do 4-3-3, apostou no 4-4-2. Objetivo: ter melhor articulação para dar fim à seca de gols. Eram quatro partidas. Mas...
 
Não deu certo, ao menos no primeiro tempo. O Tricolor teve as mesmas dificuldades dos outros jogos. Encontrou um rival bem postado e, na melhor característica das equipes de Vagner Mancini, rápida nos contragolpes. Suportou a pressão inicial, cujo ápice foi uma cabeçada de Rhodolfo logo a um minuto, e levou perigo a cada ataque embora não tenha criado nenhuma oportunidade.

A verdade é que Zé, embora a tentativa, não conseguiu executar o planejado. Parou na marcação, que, por vezes, tinha três contra um. Então, sem conseguir entrar na área de Weverton, o Grêmio decidiu arriscar chutes de longe. Souza, com batida fraca, deu o caminho para tornar a superioridade de posse de bola (54% a 46%) em gol. Porém, Barcos e Alex Telles não passaram do tradicional ‘uh’ da torcida. Os dois miraram o ângulo direito, os dois lamentaram as grandes defesas do camisa 1 paranaense. Foram oito finalizações contra quatro, mas o placar não saiu do zero.

Pressão, pressão e mais pressão
O que não conseguiu fazer antes do intervalo, o Grêmio fez na etapa final. Entrou na área rival e, a partir daí, criou chances de gol. É verdade que a primeira foi um chute de Kleber, da meia-lua. Assustou Weverton. Mas depois... O próprio Gladiador, lançado por Zé, ficou cara a cara com o goleiro, mas preferiu tentar um drible em Manoel e perdeu a chance.
A pressão resultaria em gol de Ramiro, que pegou rebote de Manoel, porém, anulado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, que marcou falta de Barcos no defensor. Àquela altura, o Furacão marcava com os 11 atletas no campo defensivo. Mantinha a postura defensiva. Arriscou, aos 23, em cruzamento de Baier, que Everton não alcançou. Foi a partir daí que o Grêmio mandou na partida.

Ramiro, de novo, aos 29, acertou o travessão. Barcos, aos 33, fez Weverton fazer grande defesa. Elano, Vargas e Mamute entraram. O Furacão não passou do meio de campo. Se retrancou com a entrada de João Paulo. Teve praticamente um a menos, afinal, Marcelo atuou machucado. Teve sorte: Barcos venceu Weverton, mas Luiz Alberto salvou em cima da linha. E deu certo: segurou o 0 a 0 e foi à final. Fez história. E pode fazer mais. Não terá Léo expulso junto com Kleber logo após o apito final. Antes da comemoração de um, e tristeza de outro.

 
FONTE:

Nenhum comentário: