quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Com erros cruciais de Wawrinka, Nadal vence, avança e assegura nº 1

Miúra bate suíço pela 12º vez e segue sem perder sets para rival. Espanhol garante liderança do ranking e vaga nas semis com dois triunfos em Londres

Por Direto de Londres

Rafael Nadal manteve a invencibilidade contra Stanislas Wawrinka e, de quebra, conquistou não só a vaga nas semifinais do Torneio dos Campeões da ATP como também assegurou o posto de número 1 do mundo até o final do ano. Pela segunda rodada do Grupo A, nesta quarta-feira, o líder do ranking derrotou pela 12ª vez consecutiva o segundo melhor tenista da Suíça. Chances de superar o rival não faltaram ao 8º do ranking, que desperdiçou vários pontos em que poderia quebrar o espanhol durante a partida. Com as parciais de 7/6(5) e 7/6(6), o Touro Miúra foi o primeiro a garantir vaga na próxima fase em Londres.

- O jogo foi duro. Foi mais importante assegurar o número 1 do mundo ao final da temporada. Isso era o que importava. Eu sempre falei que não era meu objetivo, mas a grande verdade é que, depois de todo o sucesso que tive nesta temporada, depois de tudo o que aconteceu no ano passado, eu sinto que mereço estar lá (no topo do ranking) ao fim da temporada. Consegui isso - disse Nadal.

Em um dos erros marcantes, Wawrinka chegou a se irritar ao ter tropeçado no ponto que o fez perder o primeiro set. A raquete do tenista pagou o pato e ficou destruída com o ataque de raiva do suíço.

Tênis Rafael Nadal  (Foto: Agência Reuters) 
Rafael Nadal vence Wawrinka e assegura número 1 
(Foto: Agência Reuters)
E já é grande a freguesia de Wawrinka para Nadal. Nos 12 duelos com o líder do ranking no circuito profissional, o suíço não venceu um set sequer. Com a partida desta quarta, o número 8 do mundo já acumula seis tie-breaks perdidos nos confrontos diretos.

Com duas vitórias em dois jogos, Nadal joga na sexta contra o tcheco Tomas Berdych para tentar se consolidar na primeira colocação do grupo. Os dois triunfos eram os necessários também para o Miúra somar pontos suficientes para terminar 2013 na liderança do ranking. Já Wawrinka, que derrotou Berdych na estreia, tenta se recuperar contra o espanhol David Ferrer, no mesmo dia.
tênis Stanislas Wawrinka atp finals (Foto: Agência AP) 
Stanislas Wawrinka sucumbe diante de Rafa Nadal 
(Foto: Agência AP)
 
O jogo
tênis rafael nadal atp finals (Foto: Agência Getty Images) 
Espanhol leva a melhor em Londres
(Foto: Agência Getty Images)
 
Wawrinka apresentava um bom aproveitamento no saque no começo do jogo. Abriu o jogo com quatro pontos consecutivos e imprimia dificuldades a Nadal na devolução. Mas, no quinto game, o suíço bobeou. Tomou a quebra com uma dupla falta e teve que lidar com as pancadas e os contra-ataques do espanhol em busca da recuperação. Depois que Wawrinka salvou um break point, sua esquerda brilhou. Construindo os pontos para usar o golpe, ele teve duas chances para empatar em 4/4, mas foi só quando Nadal sacava para fechar o set que o suíço melhorou. Ele maltratou o número 1 do mundo com a esquerda em vários momentos e então definiu o ponto da devolução de quebra soltando a direita com a quadra aberta.

A disputa foi para o tie-break, e Wawrinka esteve muito próximo de vencer o primeiro set da carreira contra Nadal. Quando perdia por 5 a 4, Nadal contou com a sorte nos dois pontos de saque, com bolas arriscadas e lobs que quicaram dentro de quadra por milímetros. O suíço não aproveitou esses momentos, mandando para fora duas esquerdas. Pressionado depois de o Miúra chegar ao set point, Wawrinka deu azar e tropeçou na hora que ia dar um voleio. Conseguiu devolver a bola, mas tomou o contra-ataque e perdeu o 25º set consecutivo para o espanhol. Decepcionado, descontou toda a raiva na raquete.

tênis rafael nadal atp finals (Foto: Agência Getty Images) 
Rafa Nadal é o principal tenista do mundo no momento 
(Foto: Agência Getty Images)
 
Wawrinka não voltou a se exaltar, mas teve motivos para tanto na segunda parcial. Desperdiçou um duplo break point no início do set e uma outra chance de quebra mais à frente com devolução para fora. Nadal havia quebrado o suíço no quarto game e só no sétimo, depois de tantas oportunidades jogadas fora, Wawrinka devolveu a quebra. Com uma leve ajuda da rede, o voleio entrou, mantendo as esperanças do 8º do ranking.

Depois de ter tomado o empate em  4/4, Nadal não se afobou. O espanhol mantinha o espírito aguerrido e presenteou o público com um plástico smash de costas. Já Wawrinka ameaçou perder o set ao cometer uma dupla falta. Era o 30-30 quando Nadal tinha 6/5 de frente. Mas o tie-break foi necessário novamente, e mais uma vez o suíço era prejudicado pelos próprios erros, tendo altos e baixos. Ele saiu de duas mini-quebras de desvantagem e, impulsionado pela torcida, chegou ao set point. Então Nadal cresceu. Depois de se salvar com um smash, assumiu a frente e ganhou a partida com uma bola de Wawrinka na rede.


 
Ferrer perde outra e fica fora das semifinais em Londres
Se o primeiro jogo do grupo rendeu o primeiro classificado do Torneio dos Campeões, o segundo apresentou o primeiro eliminado. Jogando melhor que o rival David Ferrer, Tomas Berdych conquistou quebras no mesmo momento de cada set, quando as parciais estavam empatadas por 4/4. O número 3 do mundo não suportou a força com que o 6º do ranking atuou com o primeiro serviço - o tcheco fechou o segundo set com 100% de aproveitamento no fundamento - e foi derrotado nesta quarta por um duplo 6/4.

Com duas derrotas em Londres - perdeu para Nadal em sets diretos na estreia - Ferrer não tem mais como se classificar para as semifinais. A segunda vaga do grupo está entre Berdych e Wawrinka,que possuem uma vitória e uma derrota cada.

tênis david ferrer tomas berdych atp finals (Foto: AFP) 
tênis Derrotado por Nadal e por Berdych, Ferrer não 
tem mais como chegar às semifinais (Foto: AFP)
 
FONTE:

Nenhum comentário: