quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bruno Soares cresce no set decisivo e arranca virada diante de espanhóis

Ao lado do austríaco Alexander Peya, brasileiro tem grande atuação no super tie-break para manter dupla viva no Torneio dos Campeões da ATP

Por Direto de Londres

O brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya precisaram de muito tempo para aquecer e entrar no jogo diante dos espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez, nesta quarta-feira. O duelo era decisivo para pretensões das duas duplas de seguir adiante no Torneio dos Campeões da ATP após tropeços na rodada de estreia. Por isso, o mineiro se entregou em quadra no super tie-break. Ace, smash, lob. O repertório de Bruno Soares foi grande para arrancar a virada depois de um início apático. Com a vitória por 2 sets a 1 em 1h27min - parciais de 3/6, 6/4 e 10/5 -, a dupla número 2 do mundo continua com chances de ir às semifinais em Londres.

- Entramos jogando bem, mas acabamos perdendo de 6/3. Eles estavam se defendendo bem, para eles estava dando tudo certo. Mas com esses caras tem que manter a calma. Hoje era mata-mata. Se perdêssemos, estávamos fora. (A vitória) foi importante para dar confiança - disse Bruno Soares.

Bruno Soares e Alexander Peya tênis  (Foto: AP) 
Bruno Soares e Alexander Peya arrancaram a virada 
sobre Granollers e Lopez (Foto: AP)
 
Foi o primeiro triunfo do brasileiro em uma edição do Torneio dos Campeões da ATP e um alívio depois de ter sido superado pelo indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek na terça-feira. Agora, a dupla austro-brasileira encara os espanhóis invictos David Marrero e Fernando Verdasco para ter chances de seguir adiante. Se o indiano e o tcheco também vencerem Granollers e Lopez, a decisão das vagas será nos critérios de desempate.

O JOGO
Depois da derrota para Paes e Stepanek, Bruno Soares previu o que vinha pela frente: uma armada espanhola. E os primeiros membros do "exército" impuseram dificuldades. Soares e Peya tentaram ao máximo fechar a rede e neutralizar as pancadas de Granollers e López. A estratégia não funcionou com tanta eficiência. Ela deu certo quando conquistaram uma quebra para empatar o set, mas os espanhóis por vezes encontravam buracos no paredão austro-brasileiro e os exploravam. Com três quebras, uma em cima do saque de Soares e duas sobre Peya, Granollers e López levaram a primeira parcial (6/3).

Os espanhóis seguiram levando maior vantagem no segundo set. Jogando de forma brilhante, deixavam a segunda melhor dupla do ano sem reação, como quando Granollers soltou uma esquerda cruzada vencedora depois de um rali que teve de tudo - voleios, lobs e smashes. Diante da difícil situação, os amigos de Soares passaram a incentivar com mais força o mineiro, com gritos de "vai, Bruno".

Bruno Soares e Peya (Foto: Getty Images) 
Bruno Soares foi o nome do super tie-break 
(Foto: Getty Images)
 
Mas quem diria que um duelo tão tenso teria espaço para o bom humor? Após uma disputa no quarto game, a bola chegou alta bem junto à rede. Granollers parecia que ia incorporar um jogador de vôlei e bloquear o smash de Peya, mas se abaixou e se protegeu do tiro. O austríaco então só devolveu com calma, num ponto.

Se esse ponto foi o do riso, aquele que fechou o quinto game foi o da vibração. Soares e Peya já haviam desperdiçado dois break points, mas conquistaram a quebra no ponto decisivo, bombardeando os adversários. Eles mantiveram a vantagem e levaram o duelo para o super tie-break (6/4).

Bruno Soares cresceu na hora da decisão. Ele fez um ace, deu um smash e uma bela devolução de saque em sequência para abrir 3/1. Os espanhóis viraram, mas o brasileiro reapareceu com um lob e mais um ace para abrir 6/4. Peya encontrou um belo smash e irritou no Granollers, que reclamou muito com o árbitro, contestando o lance. Os espanhóis então perderam a concentração e foram superados com facilidades nos últimos pontos pela dupla número 2 do mundo (10/5).

Resultados desta quarta-feira do Torneio dos Campeões da ATP
Grupo B: Stepanek/Paes 0 x 2 Marrero/Verdasco - 4/6 e 6/7(5)
Grupo A: Rafael Nadal 2 x 0 Stanislas Wawrinka - 7/6(5) e 7/6(6)

Grupo B: Soares/Peya 2 x 1 Granollers/Lopez - 3/6, 6/4 e 10/5

FONT:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/bruno-soares-cresce-no-set-decisivo-e-arranca-virada-diante-de-espanhois.html

Nenhum comentário: