quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Meninas encaram viagem de 25h, afastam sono e vão à quadra no Japão

Seleção faz trabalho de adaptação em CT antes da Copa dos Campeões

Por GLOBOESPORTE.COMKobe, Japão

A viagem foi longa. No total, a seleção brasileira levou 25 horas para chegar a Kobe, no Japão. Mas, apesar do cansaço, nada de tempo livre. Antes da Copa dos Campeões, de 12 a 17 de novembro, em Nagoia e Tóquio, as pupilas de José Roberto Guimarães já iniciaram os treinos, no CT de Hisamitsu.

- O primeiro dia de fuso é sempre complicado. Ainda estamos na adrenalina da chegada e começando a adaptação. No entanto, o nosso preparador físico, José Elias Proença, fez algumas brincadeiras para tirar o sono. Estamos fazendo exercícios em um horário que o nosso corpo quer dormir. Isso é difícil, mas hoje encaramos o primeiro dia com sono, mas com um sorriso no rosto. Temos pouco tempo de treinamento por aqui e precisamos nos adaptar o mais rápido possível - disse Fabi.

jogadores vôlei treino (Foto: CBV) 
Meninas da seleção fazem trabalho em quadra 
(Foto: CBV)

O preparador físico ressalta a necessidade dos exercícios para acostumar a musculatura das jogadoras.

jogadores vôlei treino (Foto: CBV)Preparador da seleção fez trabalho de adaptação das jogadoras após jornada (Foto: CBV)
- Com o fuso, temos que treinar em um horário que normalmente estaríamos dormindo. Tentamos contornar isso com atividades mais lúdicas com foco na percepção do corpo. Usamos bolas de ginástica para estimular a percepção corporal, a contração do abdômen, dos braços, pernas e a concentração. Tudo isso de uma forma lúdica para poder manter o corpo desperto. Depois das atividades com as bolas, fizemos exercícios de deslocamento para trabalhar o sistema cardiorrespiratório. Para finalizar, optamos por um trabalho muscular com os exercícios mais conhecidos de perna, braço e tronco, com duas passagens, para ir acostumando a musculatura - disse José Elias Proença.

Na Copa dos Campeões, o Brasil vai enfrentar Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão. A equipe tem um título na competição, em 2005. Na última edição, em 2009, ficou com a prata.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/meninas-encaram-jornada-de-25h-afastam-sono-e-vao-quadra-no-japao.html

Nenhum comentário: