quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Djokovic segura Del Potro, vence e avança às semifinais em Londres

Argentino melhora na partida ao ser mais eficiente no saque, mas vê sérvio ganhar jogo e se juntar a Nadal entre os classificados para a próxima fase

Por Direto de Londres

Novak Djokovic se juntou a Rafael Nadal e também está classificado para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP, em Londres. Cumprindo o favoritismo no Grupo B às duras penas, o número 2 do mundo conseguiu derrotar o argentino Juan Martín del Potro nesta quinta-feira. Para obter as parciais de 6/3, 3/6 e 6/3, o sérvio teve uma defesa sólida no primeiro set e precisou segurar a reação do 5º do ranking, que recebia o apoio da considerável torcida hermana na Arena de North Greenwich.

- Todos os três sets foram decididos quando estava 3/2. Poucas quebras podem definir a partida. Quando ele sacava, definitivamente era uma grande vantagem se eu conseguisse a quebra. Del Potro esta fazendo uma das grandes temporadas da carreira, e estou lisonjeado por ter vencido essa partida - disse Djokovic, após ter conquistado a 19ª vitória consecutiva.

Invicto em Londres, Djokovic acabou sendo responsável pela eliminação de Richard Gasquet, seu próximo e último adversário na fase de grupos, em jogo que será realizado no sábado. Com duas derrotas, o francês não tem mais como se classificar, já que Del Potro e Roger Federer se enfrentam, também no sábado. Tanto o argentino quanto o suíço possuem uma vitória e uma derrota, e um dos dois chegará a dois triunfos de qualquer maneira.

tênis novak djokovic del potro atp finals (Foto: AFP) 
Assim como Nadal, Djokovic já está nas semifinais do 
Torneio dos Campeões da ATP (Foto: AFP)
 
O jogo
Com Del Potro como adversário, Djokovic teve outro apoio do público. Ainda que não fosse o mesmo suporte que Roger Federer recebeu na estreia, o sérvio já não tinha todo um estádio torcendo contra ele, apesar do bom número de argentinos na arena. Dentro de quadra, a disputa foi equilibrada, mas Del Potro tinha dificuldades em confirmar o serviço. Nole atuava bem na defesa, e os contra-ataques do sérvio foram um pesadelo para o argentino, que se salvou em quatro break points antes de tomar a quebra no sexto game. Delpo tentava ser agressivo no saque, mas já era tarde demais para uma reação, já que o número 2 do mundo confirmaria sem problemas os serviços seguintes.

Del Potro melhorou bastante no saque e foi ganhando confiança para fazer Djokovic se mexer mais em quadra. Bem até então, o sérvio teve um momento de seguidos erros não forçados e de pura falta de sorte. No sexto game, o vice-líder do ranking deixou Delpo alcançar o duplo break point. No ponto que deu a quebra ao argentino, a bola bateu na fita e caiu mansa no lado de Djokovic. A partir daí, os fãs do número 5 do mundo se agitaram. Vibraram ainda mais quando ele confirmou o serviço e ficou a um game de empatar a partida. E foram à plena euforia quando soltou o braço no último game de saque para levar o segundo set.

Em alta, Del Potro seguiu pressionando. Mas quando mais precisou, Djokovic mostrou eficiência no saque, salvando dois break points no terceiro game. O sérvio não tomava tanto a iniciativa dos pontos e foi premiado pela paciência. No sexto game, Del Potro errou quase tudo que tentou, perdeu quatro pontos em sequência e tomou a quebra. Em vantagem, Nole novamente manteve a tranquilidade, confirmou o game seguinte de serviço, com direito até a deixadinha matadora, e garantiu a classificação para as semifinais.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/djokovic-segura-del-potro-vence-e-avanca-semifinais-em-londres.html

Nenhum comentário: