quinta-feira, 3 de abril de 2014

Em resposta à Fifa, Barça defende política de formação de jogadores

Sem poder contratar até junho de 2015 após punição, clube diz que não há jovens em situação irregular e tampouco violou legislação civil: 'São residentes legais'


Por Barcelona, Espanha


saiba mais
Não tardou a resposta do Barcelona. Horas depois de ser punido pela Fifa por transferências e inscrições ilegais de jovens atletas, o clube divulgou um comunicado para defender-se das acusações. Em 14 tópicos, afirmou que "o modelo de La Masía incorpora programas de formação educativa, moradia, manutenção, assistência médica, atenção às necessidades dos menores e planos para desenvolvimento esportivo", além de garantir a legalidade na situação de todos os seus jogadores menores de 18 anos.

Como sanção, o Barcelona não poderá realizar transações tanto nacionais quanto internacionais até a janela do verão europeu de 2015 e ainda terá de pagar uma multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão) - o que claramente atrapalha os planos de renovação de elenco. O clube tem até 90 dias para recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Confira o comunicado abaixo, na íntegra:


Josep Maria Bartomeu novo presidente do Barcelona (Foto: AFP)
Josep Maria Bartomeu é o presidente 
do Barcelona (Foto: AFP)

1 - Segundo o comunicado oficial emitido hoje pela Fifa, a Real Federação Espanhola de Futebol também foi sancionada por contratações internacionais de menores.

2 - A Norma supostamente infringida tem como finalidade a proteção de menores diante das atuações de clubes esportivos que incorporam menores sem garantir os direitos de formação e atenção que o FCB desenvolve no modelo de La Masía.

3 - O modelo de La Masía incorpora programas de formação educativa, moradia, manutenção, assistência médica, atenção às necessidades dos menores e planos para desenvolvimento esportivo. O FCB forma pessoas antes que esportistas, questão que não foi considerada pela Fifa, que aplica um critério de punição ignorando a função educativa do nosso programa de formação.

4 - Todos os jogadores do FCB sempre tiveram em ordem suas licenças federativas segundo as exigências das federações correspondentes. Todos eles em todo o momento.

5 - Alguns dos jogadores afetados pelo expediente da Fifa foram inclusive convocados pela Federação Catalã de Futebol para participar nos campeonatos autônomos com a seleção catalã.

6 - Desde que se abriu o expediente da Fifa, as licenças federativas dos jogadores foram retiradas e eles não voltaram a participar em jogos oficiais. Assim pois, em nenhum caso se produziu alguma participação esportiva não regulamentada de nenhum deles.

7 - O Barcelona não violou nenhuma legislação civil e todo os menores que desfrutam do centro de formação são residentes legais no país.

8 - Os jogadores que por ordem da Fifa tenham visto suas licenças federativas anuladas pediram a opção de continuar no clube, que mantém com eles um compromisso de zelar pela formação educativa com o objetivo de que não sofram prejuízos sociais apesar de não estarem aptos a jogar.

9 - Nenhum jogador do Barcelona está em situação irregular.

10 - O Barcelona alertou a Fifa há muito tempo e em diferentes âmbitos sobre a necessidade de revisar os regulamentos que pretendem proteger os menores, a fim de tornar esta proteção mais eficaz.

11 - O modelo de formação do Barcelona sempre recebeu o reconhecimento expresso da Fifa, e La Masia sempre foi utilizada como exemplo de boas práticas.

12 - Nossos candidatos à Bola de Ouro são um reconhecimento da Fifa em nossos procedimentos de formação esportiva.

13 - O modelo de formação do Barcelona ajuda as famílias de muitos jogadores em sua integração e crescimento social.

14 - Apenas na Catalunha, estima-se em 15 mil a cifra de jogadores menores de idade inscritos na federação que estariam em situação irregular por terem nascido fora da Espanha, segundo os critérios da Fifa em sua punição.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/em-resposta-fifa-barca-defende-politica-de-formacao-de-jogadores.html

Nenhum comentário: