quinta-feira, 3 de abril de 2014

Com o 'caçula' Vitor Felipe, Paraíba volta ao Rei da Praia depois de 14 anos

Convidado para ser reserva do torneio em 2013, jovem de 22 anos será um dos protagonistas do torneio, que teve Zé Marco em 1999 e 2000 representando o estado


Por Maceió


saiba mais

O paraibano Vitor Felipe vai ter a oportunidade de jogar pela primeira vez o Rei da Praia, que acontece neste fim de semana nas areias de Ipanema, no Rio de Janeiro. Aos 22 anos, o jogador mais novo da competição terá um grande desafio pela frente: representar o estado da Paraíba, que há 14 anos não tem um atleta na disputa do torneio. Novo morador do Rio e apaixonado pelo esporte desde pequeno, ele garante que vai se divertir e revela que, graças à mãe, virou jogador de vôlei de praia.

- Estou muito feliz, ano passado fui reserva e fiquei com muita vontade de participar do Rei da Praia. Este ano eu consegui, entrei num ranking melhor e espero aproveitar todos os momentos com os parceiros que eu for jogar.

Quero aprender, é meu primeiro ano, então não sei muito sobre o torneio. Minha dupla será mais experiente que eu, porque ali, todos já participaram.
Vou tentar me divertir e aproveitar o torneio que é tão diferente. O Rei da Praia tem uma energia positiva, todo mundo está sempre rindo. Eu acho muito legal - disse Vitor Felipe, que completa 23 anos na próxima semana, no dia 10 de março.

vitor felipe, vôlei de praia, paraibano vitor felipe (Foto: Paulo Frank / CBV)
O paraibano é o atleta mais jovem da 
temporada de 2014 do Rei da Praia 
( Paulo Frank/CBV)

O torneio vai contar com os melhores atletas do vôlei de praia do país. No Grupo A estão Alison, Márcio, Vitor Felipe e Pedro Solberg. No B, Emanuel, Ricardo, Bruno Schmidt e Evandro, seu parceiro oficial nas competições oficiais. Vitor monstra orgulho e preocupação ao saber que será o único representante da Paraíba, desde a participação de Zé Marco, no Rei da Praia de 2000. 

- Fiquei muito feliz, o vôlei de praia da Paraíba tem atletas de nível muito forte. Não consigo entender porque demorou esse tempo todo para ter um novo representante da Paraíba. Fico muito feliz de representar meu estado, é o lugar que eu amo.

vitor felipe, vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Vitor Felipe mostra algumas de suas 
conquistas no vôlei de praia (Lucas 
Barros / Globoesporte.com/pb)

Para Vitor Felipe, que antes da praia passou pelas quadras, o vôlei começou muito cedo. O menino tímido de João Pessoa, capital paraibana, confessa que se não fosse pela insistência da mãe, talvez ele não tivesse conseguido realizar o grande sonho de sua vida.

- Comecei a jogar no vôlei muito novo, com 13 anos. Na época, minha mãe resolveu me levar no Iate Clube lá em João Pessoa. Eu não queria ir, porque era muito tímido, mas ela me deu força. Quando cheguei no ginásio, estava rolando um projeto de verão que eram treinamentos para os torneios paraibanos, o técnico era o João Pereira e foi lá que onde tudo começou. Se não fosse pela minha mãe, talvez eu não tivesse me apaixonado pelo vôlei de praia. Eu sempre adorei vôlei, sempre tive esse sonho de ser jogador de vôlei. Joguei na quadra porque tinha a seleção paraibana. Aprendi muito na escolinha, é uma fase da vida que eu quis passar e que me ajudou muito para ter base no vôlei de praia. 

saudades da paraíba
Mesmo acostumado com a nova rotina de carioca, o morador do tradicional bairro de Copacabana há quase dois anos ainda sente saudades de casa e recorda com carinho o lugar onde nasceu. 

- Tudo que eu gostava de fazer em João Pessoa eu consigo fazer no Rio. Para mim, a única diferença do Rio para João Pessoa é que no Rio tudo é bem maior. Sempre que dá eu vou à Paraíba, sinto muita falta. Minha namorada está no Rio agora, mas meus pais, minha irmã e meus amigos estão lá. Sinto saudades da minha família, da minha casa, da minha cama, sinto falta de tudo. Sempre que dá, faço uma visita - afirma Vitor Felipe.

vitor felipe, o músico
Além do talento nas quadras, ele começa a dar os primeiros passos na música. Quando o assunto é o passatempo nas folgas, a lista parece não terminar. Vitor Felipe diz que nunca fica parado e revela que, mesmo se esforçando, ainda está nas primeiras notas musicais.

- Gosto de cinema, teatro, de surfar, de caminhar na praia, jogo videogame, sou hiperativo! Estou aprendendo a tocar gaita, mas ainda estou no dó-ré-mi-fá. Demorei um mês para aprender "Marinheiro Popeye", sou uma negação.
Agora estou tentando tocar uma música natalina. É o primeiro instrumento que estou aprendendo. Escolhi a gaita porque adoro o som e dá para levar nas viagens, pena que incomoda quem está do lado - brinca o atleta. 

Evandro e Vitor Felipe, na etapa pernambucana do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Paulo Franck/CBV)
Vitor Felipe com seu parceiro Evandro, 
na etapa pernambucana do Circuito 
Brasileiro (Foto: Paulo Franck/CBV)

Sobre o fato de ele nunca ter mostrado seu "talento" na música para seu parceiro Evandro, que também irá participar do Rei da Praia, o jogador admite que precisa de mais algumas aulas para tocar melhor. 

- Ainda não posso tocar para ninguém, tenho que treinar no banheiro para as pessoas não escutarem - diverte-se Vitor Felipe.

O SporTV transmite os jogos neste sábado e domingo, ao vivo. Alison, atual tricampeão seguido, briga por mais uma coroa do Rei da Praia. Emanuel, também tricampeão, luta diretamente para não perder a liderança em títulos.

Confira abaixo todos os vencedores do torneio:

Info_Rei-Rainha_PRAIA (Foto: Infoesporte)

* Com a colaboração de Renata Heilborn, estagiária do GloboEsporte.com


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/04/com-o-cacula-vitor-felipe-paraiba-volta-ao-rei-da-praia-depois-de-14-anos.html

Nenhum comentário: