quinta-feira, 3 de abril de 2014

Rei da Praia: com 30 anos de areia, Franco diz que emocional pode decidir

Ex-jogador, que atualmente trabalha com as categorias de base da CBV, dá dicas aos candidatos à coroa; Gabi, da seleção e do Rio de Janeiro, é fã da competição


Por Rio de Janeiro


O evento Rei e Rainha da Praia é um dos xodós de atletas e ex-atletas do vôlei de praia e de quadra. No último final de semana, as mulheres iniciaram a disputa, coroando Talita com o tricampeonato. Neste sábado, em Ipanema, chega a vez de os homens brigarem pela coroa. Alison, prata em Londres 2012, é tricampeão do Rei da Praia (2011, 2012 e 2013) e terá pela frente Emanuel, Ricardo, Pedro Solberg, Marcio, Bruno Schmidt , Evandro e o estreante Vitor Felipe, jogador mais novo do torneio, com 23 anos. 

Rei e Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Alison vai defender o título de Rei da 
Praia  (Foto: Divulgação/Rei e Rainha 
da Praia)

O ex-jogador Franco, com 30 anos de experiência nas areias e mais velho a ganhar uma etapa do Circuito Mundial, com 40 anos, ao lado de Pedro Cunha, agora trabalha na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com as categorias de base e faz questão de dar algumas dicas para os postulantes à coroa neste ano.

- Esse torneio é diferenciado e para ganhar tem que saber tirar o melhor proveito possível do parceiro que estará jogando com ele naquele set.
Depende muito também do aspecto emocional, da alegria de jogar, de você se concentrar e conseguir enxergar a deficiência de seus adversários. Acredito que essa seja a receita para o jogador se tornar o campeão - disse Franco que, apesar do discurso, nunca venceu o Rei da Praia.

Franco vôlei de praia  (Foto: Renata Heilborn )
Franco, ex-jogador de vôlei, dá dicas 
sobre o desafio de vencer o Rei da 
Praia (Foto: Renata Heilborn )

Bicampeão do Circuito Mundial e tetracampeão do Circuito Brasileiro, Franco acredita que, a cada ano que passa, o evento está melhor, para jogadores e público. 

- É um evento muito charmoso. São sets mais curtos e com parceiros diferentes, então você nunca vê a mesma dupla jogando. Isso atrai a curiosidade dos fãs, da imprensa, de todos que estão envolvidos no meio do vôlei, de realmente descobrir quem são o Rei e a Rainha da praia. É um evento que já está há mais de 15 anos e eu fico muito feliz de estar participando, está cada vez melhor. Quero aproveitar e convidar o público para vir torcer, porque é um grande espetáculo - declarou Franco.


Gabi vôlei  (Foto: Renata Heilborn )Gabi, jogadora de vôlei da quadra, foi acompanhar de perto a final do Rainha da Praia (Foto: Renata Heilborn )

Para Gabi, jogadora da seleção brasileira de vôlei de quadra e do Rio de Janeiro, a praia também tem seus encantos. 

- Eu acompanho muito vôlei de praia pela televisão, mas nunca tinha tido a oportunidade de acompanhar o Rei e Rainha da praia. Quando surgiu essa oportunidade, eu não podia deixar escapar, porque eu adoro vôlei, e o vôlei de praia tem se tornado uma rotina desde que eu cheguei no Rio. Quando eu venho à praia, acabo jogando com os amigos, então para mim é um prazer muito grande poder assistir a esse torneio.É sem dúvida um grande evento. 

Um dos candidatos ao título é Pedro Solberg, Rei da Praia em 2009. Ele admite que, quando não está jogando, vira torcedor para acompanhar as irmãs Carol e Maria Clara, que disputaram o Rainha da Praia.

- Eu torço muito, gosto de vê-las jogando. Sempre que posso ir aos torneios, eu paro um tempinho para ver o jogo delas, adoro! 

maria clara, carol, pedro solberg, isabel Vôlei (Foto: Túlio Moreira)
Pedro com as irmãs Maria clara, Carol 
e a mãe, a ex-jogadora de vôlei Isabel 
(Foto: Túlio Moreira)

Em relação ao Rei da Praia, Pedro garante que o nível técnico está muito bom e revela qual a sua estratégia para poder chegar ao lugar mais alto do pódio.
- Eu estou empolgado, é um ano diferente, em que os atletas tiveram mais tempo para se preparar, estão todos em um nível altíssimo, e eu espero me sair bem.Todos nós nos conhecemos, treinamos junto, jogamos juntos todo final de semana. Na minha chave, já joguei com o Márcio, com o Alison, já joguei aqui no Rei da Praia. O torneio é muito curto, então você tem que se concentrar, estar bem, com a cabeça boa. Venho tendo bons resultados no Circuito Brasileiro, e quero ser campeão. 

A competição mantém o formato de 2013. No sábado, serão disputados jogos com um set de 21 pontos, de acordo com as regras oficiais da FIVB. No primeiro dia, serão realizadas seis partidas, e o atleta com maior número de vitórias em cada chave se classifica para a decisão no domingo. Para a final, disputada em melhor de três sets, o jogador poderá escolher qualquer outro participante já eliminado para compor sua dupla. Quem vencer será coroado.
No Grupo A estão Alison, Márcio, Vitor Felipe e Pedro. No Grupo B, Emanuel, Ricardo, Evandro e Bruno Schmidt. O torneio começa às 11h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.


Renata Heilborn, estagiária, sob supervisão de Eduardo Orgler


FONTEhttp://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/04/rei-da-praia-com-30-anos-de-areia-franco-diz-que-emocional-pode-decidir.html

Nenhum comentário: