quinta-feira, 3 de abril de 2014

Presidente do Barça alega ataque ao clube e critica 'decisão abusiva' da Fifa

Josep Maria Bartomeu critica atraso na notificação, dá a entender que existe uma conspiração contra a equipe e revela que Valcke admitiu que medida é excessiva


Por Barcelona, Espanha


Coletiva Josep Maria Bartomeu Presidente Barcelona (Foto: REUTERS)Josep Maria Bartomeu: revolta com punição(Foto: REUTERS)

A punição da Fifa que deixará o Barcelona sem poder fazer contratações até o fim da próxima temporada está trazendo grande dor de cabeça à diretoria do clube. O presidente Josep Maria Bartomeu convocou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira para tentar realizar a defesa pública do Barça, alegando que o clube foi vítima de uma injustiça por parte da entidade máxima do futebol mundial.

- É estranho que (a Fifa) se reúna, tome uma decisão abusiva e nos comunique quatro meses depois. Cada um interpreta como quiser. Quero dizer aos sócios que estamos indignados. Castigam um modelo de 35 anos para castigar a essência de nosso clube, um modelo exemplar que a Fifa abalou. Não pensamos em renunciar a nossa formação modelo. Defenderemos todos os menores, seremos um acompanhante de luxo na formação. E a mensagem é que La Masía não se altera, não se mexe. Com esta sentença que queremos ser entendidos - declarou, lembrando que a investigação da Fifa ocorre desde novembro.

Apesar da punição da Fifa afetar diretamente o time profissional, pela proibição de contratações, o tom da entrevista de Bartomeu foi, principalmente, da escola de La Masía, já que a infração do clube teria sido justamente a contratação irregular de menores estrangeiros.  O modelo de formação consagrou as categorias de base do clube na última década após gerar, dentro do clube, a atual geração, a mais vencedora de sua história. Em tal modelo, diversos talentos são buscados em todo o mundo e desenvolvidos pelo clube, com direito a moradia, escola e estrutura completa.

Bartomeu garantiu que o clube não descumpriu o artigo citado pela Fifa, alegando que todos os menores, quando jogaram partidas oficiais, tinham documentação regularizada. O presidente também afirmou que não haverá modificações no planejamento da próxima temporada por enquanto e que a preocupação do clube hoje é investigar o motivo da punição, para poder entrar com um recurso para anulá-la.

Coletiva Josep Maria Bartomeu Presidente Barcelona (Foto: AFP)
Barcelona entrará com recurso junto à 
Fifa contra punição (Foto: AFP)

- Aqui não há nenhuma atitude passiva. O que percebemos externamente é que estão tentando fazer dano ao Barça. E estamos investigando e temos evidências. Teremos certeza do que acontece. Aqui faz-se as coisas muito bem feitas, e alguém tem vontade de nos fazer dano. Estamos revisando a veracidade dos documentos e veremos quem está por trás de tudo isso.

 Lutaremos muito por La Masía. Estamos sofrendo muito nos últimos tempos. Estão atacando nosso modelo e se temos uma certeza, a demonstraremos.
Iremos até onde precisarmos, pois o correto tem que vir à tona. Vamos até o final - disse, quando questionado sobre a possibilidade de um recurso junto à Justiça comum.

O presidente preferiu não apontar possíveis responsáveis pelas denúncias contra o clube e revelou que o secretário geral da Fifa, Jérome Valcke, achou que a punição ao clube catalão foi pesada.

- Não falei com Blatter, mas com Valcke. Eles estão surpresos, pois creem que a medida é excessiva. Veremos nos próximos dias. Me disse que voltará à Suíça e falará com o departamento jurídico. Quer saber o que aconteceu.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/presidente-do-barca-alega-ataque-ao-clube-e-critica-decisao-abusiva-da-fifa.html

Nenhum comentário: