quinta-feira, 3 de abril de 2014

Operários paralisam as obras do Parque e da Vila Olímpica do Rio 2016

Consórcio responsável confirma paralisação, mas alega que já entrou em acordo com sindicato da categoria e que trabalhadores voltarão ao serviço nesta sexta-feira


Por Rio de Janeiro


As obras do Parque Olímpico e da Vila Olímpica das Jogos do Rio 2016 foram paralisadas nesta quinta-feira. Desde o início da manhã, os operários não trabalharam no local, que fica na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, e é a principal estrutura do evento.

instalações Rio 2016 Parque Olímpico  (Foto: Lydia Gismondi)
Entrada do Parque Olímpico do Rio 
2016, na tarde desta quinta-feira 
 (Foto: Lydia Gismondi)

A reportagem do GloboEsporte.com foi ao local, mas não encontrou trabalhadores para comentar o fato. Os seguranças na entrada se recusaram a dar declarações. Responsável pelas obras, a concessionária Rio Mais confirmou a paralisação e emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira, afirmando que já entrou em acordo com o sindicato da categoria, e que os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira (confira a nota na íntegra abaixo).


Durante a semana, operários que participam das obras da Transcarioca também fizeram paralisações na capital carioca. No caso deles, a reclamação é de que houve um desconto além do devido nos salários do mês de março. 
Além disso, na terça-feira, a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia, pediu demissão para retornar ao setor privado, dez dias depois da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 deixar o Rio de Janeiro. Na ocasião, foi informado, por meio de nota da Prefeitura, que ela "seguirá participando do projeto olímpico da cidade ao lado do prefeito Eduardo Paes, como conselheira especial, colaborando com o conhecimento adquirido em quase três anos de cargo". 

Confira na íntegra a nota oficial emitida pela concessionária Rio Mais:

"A Concessionária Rio Mais, responsável por parte das obras no Parque Olímpico Rio 2016, informa que cumpre a Convenção Coletiva dos Trabalhadores vigente e que já houve acordo como sindicato que representa seus trabalhadores para a Convenção que vigorará nos próximos 12 meses. Por essa razão, os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira (04/04). A Rio Mais reafirma a postura de diálogo permanente e transparente com todos os funcionários desde o início das atividades. Por fim, reitera que as horas de paralisação serão reprogramadas dentro do cronograma de produção, de modo a não impactar no prazo final de conclusão das obras".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/04/operarios-paralisam-obras-do-parque-e-da-vila-olimpica-do-rio-2016.html

Nenhum comentário: