sábado, 2 de novembro de 2013

Calmo, Djokovic vira para cima de Roger Federer e vai à final em Paris

Sérvio perde o primeiro set, se recupera nos dois seguintes e pega na decisão o vencedor do ano passado, o espanhol Ferrer, que bateu Rafael Nadal

Por Paris

Roger Federer "veio para o jogo". Correu, acertou belas bolas, venceu o primeiro set. Mas ser uma lenda do esporte não foi o suficiente para passar pelo número dois do mundo Novak Djokovic. Em jogo apertado e decidido nos detalhes, o sérvio deu a volta por cima, se recuperou do revés no primeiro set e virou, batendo o número seis do ranking da ATP por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, em duas horas de partida, se classificando para a decisão do Masters 1.000 de Paris. Na decisão, às vésperas do ATP Finals, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, Djokovic encara o espanhol David Ferrer, que venceu o líder do ranking Rafael Nadal.

O duelo foi o 30º entre Federer e Djoko. E o suíço segue com a vantagem, tendo vencido 16 jogos contra 14 do sérvio. Na última vez em que os dois se encontraram em uma final, Djokovic venceu o ATP Finals do ano passado, em Londres. Os dois, inclusive, estão no mesmo grupo para a competição que começa na semana que vem, novamente na Inglaterra.

tênis novak Djokovic atp de Paris (Foto: Agência EFE) 
Djokovic virou para cima de Federer e está na decisão 
do Masters 1.000 de Paris (Foto: Agência EFE)
 
Federer abre vantagem
Federer começou o jogo logo quebrando o saque de Djokovic no terceiro game do jogo, abrindo 2/1 após disputa na rede com o sérvio. Em seguida, o suíço, mostrando um tênis de alto nível, como acostumou seus fãs, abriu 3/1 sem grandes dificuldades, com direito a um smash que desnorteou o número dois. No game posterior, Federer e Djokovic chegaram em 40/40 e numa troca de direitas potentes, que levantou o público, o suíço abriu vantagem, mas depois permitiu ao sérvio confirmar seu serviço: 3/2 Roger.

Com Federer sacando, o jogo fluía. O suíço conseguia passar fácil pelas devoluções de Djoko, que ficava bravo a cada erro e fazia caretas. Assim, o número seis do mundo abriu 4/2, mas logo depois viu o rival se recuperar e também confimar seu saque: 4/3 Federer. Quando Fededer sacava em 30/15 a seu favor, Djokovic mais uma vez explodiu, mas agora com as arquibancadas. Quando ia defender o saque do rival, um grito o atrapalhou. E ele esbravejou em alto e bom som, sob vaias do público: 5/3 para o suíço.

tênis roger Federer atp de Paris (Foto: Agência EFE) 
Federer aparentou cansaço do segundo set em diante 
(Foto: Agência EFE)
 
Novak então conseguiu confirmar seu saque no game seguinte e trouxe para 5/4. No game que decidiu o primeiro set, o sérvio apertou o jogo, quase quebrou o saque de Roger Federer, mas falhou quando teve a bola do game. Sem bobear, o suíço conseguiu um ace depois de ter a vantagem no 40/40 e fechou o set que durou pouco mais de 40 minutos em 6/4.

Djokovic se recupera e vira
O segundo set começou com o mesmo cenário do primeiro. Logo no primeiro game, Djokovic sofreu. Abria um ponto e via Federer buscar. Assim, viu o game chegar a 40/40, com vantagem para o rival em seguida. Em novo desperdício para ganhar o ponto, o sérvio devolveu na direita do número seis do mundo e dançou, tendo seu serviço quebrado: 1/0 Federer. No game seguinte, porém, Djoko abriu logo 30/0 e mesmo com Federer reagindo, conseguiu devolver a quebra, empatando o jogo em 1/1.

tênis novak Djokovic atp de Paris (Foto: Agência Getty Images) 
Djokovic está em mais uma final no ano
(Foto: Agência Getty Images)
 
Nos dois games seguintes, ambos confirmaram seus serviços, com a partida ficando em 2/2. Novak manteve mais um saque, e no game posterior quebrou o serviço do suíço, tendo 4/2 a seu favor, ficando próximo de deixar o jogo empatado. Enfim acordado, o número dois do mundo voltou a ser letal no game seguinte, e com um minuto e dois aces, fez 5/2. Federer então venceu seu game, trouxe para 5/3, mas não conseguiu evitar a vitória do sérvio no set, com um 6/3.

O terceiro set teve início com os tenistas que sacaram em apuros. Federer e Novak Djokovic sofreram para confirmar seus serviços: 1/1. Com o suíço sacando novamente, Djoko conseguiu a primeira quebra do game e abriu 2/1 no marcador. Mesmo apertado, o sérvio encontrou o caminho e venceu mais um game, fazendo 3/1 sobre Federer ao forçar as devoluções na canhota do suíço. Federer voltou a confirmar seu serviço, mas viu Djoko não só manter seu saque como voltar a quebrar o do suíço, abrindo 5/2 e sacando para a vitória com dois aces em cima do rival: 6/2.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/11/calmo-djokovic-vira-para-cima-de-roger-federer-e-vai-final-em-paris.html

Nenhum comentário: