sábado, 2 de novembro de 2013

GUIA DA RODADA #32: diferença de pontos cai e aquece briga pelo G-4

Apenas três pontos colocam o quarto colocado (Atlético-PR) à frente do quinto (Goiás). Luta para sair do Z-4 também segue animada

Por Rio de Janeiro

Seedorf, Botafogo x Goiás (Foto: Jorge William/Agência O Globo) 
Botafogo e Goiás empataram no primeiro turno
(Foto: Jorge William/Agência O Globo)
 
A briga pelo G-4 esquentou. Os resultados da semana passada diminuíram para três pontos a diferença do quarto colocado (Atlético-PR) para o quinto (Goiás). É a menor distância desde a 21ª rodada, na qual apenas um ponto separava o mesmo Furacão do Internacional, então quinto colocado. E há um jogo pontual neste domingo, às 17h, no Serra Dourada: Goiás e Botafogo duelam.

Não menos interessante está a briga na parte de baixo da tabela. A Ponte Preta, depois de ter enfrentado o Vasco no domingo passado, agora tem pela frente outro integrante do Z-4: o Criciúma. O jogo será disputado em Santa Catarina. Outro destaque é o encontro entre o Cruz-Maltino e o Coritiba, quatro pontos acima da zona de rebaixamento. A rodada também pode confirmar matematicamente o rebaixamento do Náutico.

VASCO x CORITIBA
Guia da rodada 32 - Vasco x Coritiba  (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 19H30M - MOACYRZÃO
O Vasco perdeu uma posição na rodada passada ao ser derrotado no confronto direto com a Ponte Preta e ampliou sem jejum de vitórias para quatro jogos. A coincidência positiva é que seu último triunfo no estado do Rio de Janeiro aconteceu justamente em Macaé, local do duelo deste sábado. Lá, em 3 de outubro, fez 3 a 1 no Internacional. O Coritiba, por sua vez, vem de vitórias maiúsculas sobre Cruzeiro (2 a 1) e Grêmio (4 a 0). Se bater o time carioca e houver um empate entre Criciúma e Ponte, abre nove pontos para o Z-4.
Cartola FC: Pedro Ken retorna, livre de um problema na coxa direita, e é boa pedida no meio-campo vascaíno. É o maior ladrão de bolas da equipe, com 43 roubadas, possui média razoável (3.45) e bom preço: C$ 10.16. Pelo lado do Coxa, o faz-tudo Robinho é alternativa ao alto custo de Alex (C$ 20.72). O meia está avaliado em C$ 11.58, marcou cinco gols, deu três assistências e ainda se desdobra na marcação, com 39 roubadas de bola.
Na TV: SporTV Rede (menos RJ) e PremiereFC 2, com Luiz Carlos Junior e Lédio Carmona.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por Cleryston Cley Barretos Rios (SE) e Fabiano da Silva Ramires (SP)
Você sabia que...: Em 1979, Vasco e Coritiba fizeram uma das semifinais do Campeonato Brasileiro e o time carioca levou a melhor? Em 12 de dezembro, diante de mais de 50 mil pessoas no Estádio Couto Pereira, as duas equipes empataram por 1 a 1, gols de Catinha para o Vasco e Luís Freire para o Coxa. No Maracanã, quatro dias depois, com mais de 60 mil pessoas, o Vasco se classificou para a final derrotando o Coritiba por 2 a 1.  Paulinho e Roberto marcaram os gols cruz-maltinos, enquanto Gardel fez o do Coxa.

SÃO PAULO x PORTUGUESA
Guia da rodada 32 - São Paulo x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 19H30M - MORUMBI
O São Paulo teve participação pífia no primeiro turno, terminando na 18ª colocação, com 18 pontos. No returno, da água para o vinho, já é o time de melhor campanha ao lado do Cruzeiro - só é superado no saldo de gols. E contra a Lusa pode dar o passo decisivo para enterrar qualquer ameaça de rebaixamento. Uma vitória deixa o Tricolor com 46 pontos. A Lusa, em situação menos confortável, vem de dois empates e precisa voltar a vencer. O São Paulo, porém, não é derrotado há oito jogos.
Cartola FC: o mais desvalorizado dentre os titulares são-paulinos é o goleiro Rogério Ceni. Além de ter potencial para render cartoletas, ele não custa tanto (C$ 13.00) e certamente terá trabalho contra um dos quatro melhores ataques do campeonato. Na Lusa, o artilheiro Gilberto é outro que está com variação negativa e conta com ótima média: 7.21. O preço ainda é camarada: C$ 8.95.
Na TV: SporTV Rede (menos MG) e PremiereFC 2, com Luiz Carlos Jr e Bob Faria.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Você sabia que...: computando todas as competições, uma partida entre Portuguesa e São Paulo não termina empatada há 13 anos (ou 20 jogos)? O último aconteceu em 30 de abril de 2000, pelo Campeonato Paulista: 1 a 1 no Morumbi, gols de Evandro, para a Lusa, e França. Nos últimos 20 jogos entre as duas equipes, o São Paulo obteve 14 vitórias, contra seis da Lusa.

ATLÉTICO-MG x NÁUTICO
Guia da rodada 32 - Atlético-MG x Náutico   (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 21H - INDEPENDÊNCIA
Sem aspirações no Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro tem como motivação a tentativa de manter campanha avassaladora no Independência, onde venceu 37 vezes, empatou 13 e perdeu apenas uma em 2013. Se o Galo vencer, inclusive, confirma matematicamente o previsível rebaixamento do Náutico. A degola, aliás, pode acontecer mesmo com vitória alvirrubra nesta rodada.
Cartola FC: o veloz atacante Fernandinho tem chances de se dar bem contra a pior defesa do Brasileiro. Suas credenciais são: baixo custo (C$ 9.65), três gols, três assistências e 59 faltas sofridas. E a variação ainda está no vermelho. No Timbu, Maikon Leite vive ano de estrela solitária. Tem, disparado, a maior média do time (5.65), sete gols e duas assistências. Ele custa C$ 12.04, mas pode valer o risco por ser, provavelmente, uma opção pouco escolhida, dada a situação do Náutico.
Na TV: PremiereFC 3, com Jaime Junior e Leo Figueiredo.
Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Sergio Campelo Gomes (MA).
Você sabia que...: a primeira partida disputada entre Atlético e Náutico na história da Série A do Brasileiro aconteceu em 26 de outubro de 1972? Na oportunidade, o Timbu venceu o Galo por 3 a 0 no Arruda, com gols de Dedeu (dois) e Elói.

VITÓRIA x CORINTHIANS
Guia da rodada 32 - Vitória x Corinthians (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - BARRADÃO
A cinco pontos do G-4, o Vitória chega embalado por uma invencibilidade de quatro jogos para enfrentar o Corinthians. Vale destacar que nesta rodada há um confronto direto entre Goiás e Botafogo, e um empate neste jogo pode ser interessante. É claro que os rubro-negros têm de vencer. Já o Corinthians, dono da 17ª pior campanha do returno, tem 41 pontos e segue sua trajetória insossa. Na rodada passada, aumentou sua lista de empates para 14, o que o faz líder nesse quesito.
Cartola FC: o lateral Juan é capaz de ser melhor opção do que os homens de frente do Vitória, pois a defesa do Corinthians, melhor do Brasileiro, pode frear o ímpeto baiano. Como o ataque paulista também marca poucos gols, Juan, dono de média considerável (4.92) e preço em conta - C$ 10.20 - ainda pode levar 5.00 pontos se a zaga não for vazada. Substituto de Cássio, Walter é sugestão interessante, pois certamente será exigido e tem respondido com segurança. Nem será preciso desembolsar tanto: o goleiro custa só C$ 3.63.
Na TV: Globo para SP, PR, GO (Goiânia), BA (menos Salvador), SE, PE, CE, com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba. PremiereFC 2 e PFCI, com Pedro Canísio e Jorge Allan

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ricardo Bezerra Chianca.

Você sabia que...: o Vitória derrotou o Corinthians pela última vez em 2004, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil? Na oportunidade, o time baiano venceu por 2 a 0 em Salvador, com gols de Adaílton e Magnum. O resultado eliminou o Corinthians da competição. Desde então, as duas equipes se enfrentaram mais sete vezes, todas pelo Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias corintianas e dois empates.

GRÊMIO x BAHIA
Guia da rodada 32 - Grêmio x Bahia (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - ARENA DO GRÊMIO
O Grêmio estava em situação confortável no G-4, mas após empate no Gre-Nal e derrota acachapante por 4 a 0 para o Coritiba, viu sua vantagem em relação ao quinto colocado cair para cinco pontos. Além disso, vem de derrota pela Copa do Brasil por 1 a 0 para o Atlético-PR. O Bahia também vive situação delicada no Brasileiro. Só somou um ponto dos últimos 12 que disputou. O empate na rodada passada com o Furacão, porém, garantiu os baianos fora do Z-4 por mais uma rodada independentemente do resultado na Arena do Grêmio.
Cartola FC: Graças à ausência de criadores no meio-campo do Grêmio, Alex Telles é bastante acionado na lateral esquerda. Além de estar desvalorizado, ele está entre as melhores médias do elenco (4.26), já deu três assistências e não compromete a defesa (42 roubadas de bola). Os gaúchos sofrem poucos gols, o que amplia a possibilidade de pontos, caso o Bahia passe em branco. Se acreditar que o Grêmio, econômico no ataque, vá esbarrar na zaga baiana, Lucas Fonseca surge como opção, com 41 roubadas de bola e média de 3.55. A exigência é baixa: C$ 7.83.
Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD: Ramiro Ruschel e Mario Marcos.
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG) apita o jogo, auxiliado por Nadine Schramm Bastos (SC) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que...: o Grêmio não perde para o Bahia pelo Campeonato Brasileiro há dez anos? A última vitória baiana neste confronto aconteceu dia 3 de maio de 2003, na Fonte Nova: Bahia 2 a 1 no Grêmio, com gols de Nonato e Jair; descontando Caio para o Grêmio. De lá pra cá foram disputadas seis partidas entre os times pelo Brasileiro da Série A, com quatro vitórias do Grêmio e dois empates.

GOIÁS x BOTAFOGO
Guia da rodada 32 - Goiás x Botafogo (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - SERRA DOURADA
O Goiás pode entrar pela primeira vez no G-4 do Brasileirão 2013 nesta rodada. Para isso, precisa vencer o Botafogo e que o Atlético-PR seja derrotado pelo Internacional. Além disso, é preciso tirar saldo (atualmente o do Furacão é de nove gols pró contra seis do Esmeraldino). Os donos da casa vêm de cinco triunfos consecutivos na competição - perderam para o Flamengo, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira. O Bota, por sua vez, tenta enterrar de vez o trauma da eliminação na Copa do Brasil e espera se consolidar na vice-liderança.
Cartola FC: o goleiro Renan já praticou 46 defesas difíceis no Brasileiro e não deve ter vida fácil contra os chutes de Seedorf, Rafael Marques e Lodeiro. Ele vale C$ 8.92 e não leva gols há três partidas. O atacante Elias retorna de lesão e volta a ser referência do ataque alvinegro. Vale lembrar que ele balançou as redes sete vezes, tem valor baixo (C$ 5.61) e vinha sendo titular. Possivelmente, estará sem ritmo de jogo, mas pode surpreender.
Na TV: Globo para RJ, RS, SC, ES, GO (menos Goiânia), TO, MS, MT, BA (Salvador), AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, com Luis Roberto, Junior e Arnaldo César Coelho. PremiereFC 4, com César Resende e Kleber Guerra.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Márcia Bezerra Lopes (RO) e Clovis Amaral da Silva (PE).
Você sabia que...: Goiás e Botafogo se enfrentaram 16 vezes em Goiânia na história do Campeonato Brasileiro? Foram nove vitórias dos donos da casa, quatro empates e apenas três triunfos da equipe carioca. Houve 34 gols do Goiás e 18 do Botafogo.

SANTOS x CRUZEIRO
Guia da rodada 32 - Santos x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - VILA BELMIRO
O Santos está praticamente livre de rebaixamento e suas chances de chegar à Libertadores 2014 são remotíssimas. Assim, sua única motivação é se manter como o melhor paulista do atual Brasileirão. O adversário, porém, é o Cruzeiro. Líder isolado e com 12 pontos de vantagem em relação a Grêmio e Botafogo, a Raposa só tem um ponto negativo recente capaz de animar os torcedores do Peixe: foi derrotado em seus dois últimos jogos como visitante, contra o Galo (1 a 0), no Independência, e Coritiba (2 a 1). 
Cartola FC: muito desvalorizado na rodada anterior, Cícero deve estar em muitas escalações dos "cartoleiros", mesmo diante do líder. O meia custa C$ 14.92, mas corresponde com gols (marcou nove) e muita disposição para levar o time à frente. Não à toa, tem 5.02 de média. No Cruzerio, não dá para fugir dos inflacionados. O atacante Willian se destaca nas assistências (já deu sete) e destoa dos companheiros no preço - é só sacar C$ 11.74 para contar com seus serviços. Sua média geral é superior até à de Éverton Ribeiro: 5.79.
Na TV: Globo para MG, com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas. PremiereFC 3, com Linhares Jr e Muller.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que...: os últimos títulos brasileiros de Cruzeiro e Santos foram conquistados sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo, hoje treinador do Fluminense? Em 2003, a Raposa teve campanha avassaladora, marcando 100 pontos (eram 46 rodadas) e confirmando a Tríplice Coroa (ganhou também o Mineiro e a Copa do Brasil). No ano seguinte, o Peixe, com Luxa, levou o caneco em competição equilibradíssima.

FLAMENGO x FLUMINENSE
Guia da rodada 32 - Flamengo x Fluminense (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - MARACANÃ
Os flamenguistas estão eufóricos com a ótima campanha na Copa do Brasil. Depois de eliminar o Botafogo com uma goleada, o Flamengo iniciou a semifinal vencendo o Goiás fora de casa, por 2 a 1. No Brasileiro, porém, o time já não vence há duas rodadas e tem um fim de competição difícil. Faz jogos complicados fora de casa (contra São Paulo, Grêmio e Vitória), tem o clássico deste domingo pela frente e fecha sua participação contra o provável campeão Cruzeiro. Situação muito mais alarmante, porém, vive o Fluminense, que não vence há sete rodadas. Se perder e Vasco ou Ponte Preta vencerem, pode entrar na zona de rebaixamento.
Cartola FC: a torcida rubro-negra ainda não está satisfeita, mas Carlos Eduardo tem subido de produção no meio-campo e terá ótima oportunidade de mostrar a que veio num Fla-Flu. A aposta vale C$ 4.76 e deve constar em poucas escalações, o que será lucro o camisa 20 rubro-negro vá bem. O lateral tricolor Igor Julião é jovem, rápido e ofensivo, e pode surpreender o Flamengo atacando pelo lado de André Santos, que já não dispõe do mesmo fôlego. Julião custa somente C$ 1.67 e tem grande chance de valorizar, pois fez -3.10 na última rodada.
Na TV: PremiereFC 1, PFC HD e PFCI, com Luiz Carlos Jr e Edinho.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que...: a vitória por 3 a 2 do Flamengo sobre o Fluminense no primeiro turno deixou o confronto direto entre os clubes pelo Campeonato Brasileiro empatado? São 17 triunfos para cada lado e 12 empates em 46 jogos. O Fla só leva a melhor no número de gols marcados, com 56 contra 49.

CRICIÚMA x PONTE PRETA
Guia da rodada 32 - Criciúma x Ponte Preta  (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - HERIBERTO HULSE
Empatar é um verbo proibido para Criciúma e Ponte Preta neste domingo. O resultado mantém a dupla na zona de rebaixamento e pode aumentar o hiato em relação aos times fora do Z-4. Arriscar, então, é preciso. A Ponte tem ótimo retrospecto recente em jogos contra times também ameaçados pela degola. Em seus últimos três compromissos, venceu Coritiba, empatou com o Fluminense fora de casa e bateu o Vasco. Já o Tigre, após triunfo também contra a equipe de São Januário, vem de três derrotas seguidas.  
Cartola FC: se a ideia for escapar do alto preço de Lins (C$ 19.63), vale apostar no zagueiro Matheus Ferraz, forte na bola aérea e um dos líderes do Tigre. Ele já marcou quatro vezes e é bem mais barato: C$ 7.13. O único inconveniente é cometer muitas faltas (60). Pelo lado da Ponte, Adrianinho dá o toque de qualidade no meio-campo, é perigoso nas bolas paradas e não subtrai muito do patrimônio: são necessários apenas C$ 5.49.
Na TV: PremiereFC 3, com Bachin Jr e Roberto Gaúcho.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que...: Criciúma e Ponte Preta têm uma série de marcas negativas neste Brasileiro? Com 17 derrotas, o Criciúma é a segunda equipe que mais perdeu na competição, à frente apenas do Náutico (22). A Ponte vem logo a seguir, com 16 derrotas. Com nove vitórias cada, Criciúma e Ponte Preta superam apenas Vasco (oito) e Náutico (quatro) no ranking de vitórias da competição.

ATLÉTICO-PR x INTERNACIONAL
Guia da rodada 32 - Atlético-PR x Internacional  (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - ARENA JOINVILLE
Atlético-PR e Internacional voltam a se enfrentar depois de dois duelos na Copa do Brasil e um outro, válido pelo primeiro turno. Foram três empates, resultado desinteressante para ambos os lados. O Furacão, depois do empate com o Bahia, viu o Goiás colar em seus calcanhares. O Internacional, por sua vez, faz campanha fraca no returno, com três vitórias, mesmo número de empates e seis derrotas. Sem vencer há três rodadas, o Colorado tem de arriscar para tentar afastar de vez a remota hipótese de rebaixamento.
Cartola FC: o lateral Léo é um dos mais regulares do Furacão. Participativo, ele sobe bem ao ataque (dois gols e uma assistência), sofre muitas faltas (53), rouba bolas (39) e ainda vale pouco: C$ 3.75. Um ótimo custo-benefício. No Colorado, Willians deve ser cotado, mesmo fora de casa. O volante é, de longe, o grande ladrão de bolas do Brasileiro, com 88 roubadas e se apresenta bem no ataque, já tendo três gols na conta. O valor (C$ 17.75) é de acordo com a média do ex-flamenguista, superior até à de D’Alessandro: 6.24.
Na TV: SporTV Rede (menos PR) e PremiereFC 2, com Milton Leite e Mauricio Noriega.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que...: tradicionalmente, os confrontos entre Atlético-PR e Internacional são sempre muito equilibrados e com vitórias apertadas? Em 38 jogos pelo Campeonato Brasileiro, apenas três partidas terminaram com vitórias por diferença superior a dois gols, todas conseguidas pelo Inter: 3 a 0 em 1978, 6 a 0 em 2004 e 4 a 1 em 2010. Pela competição, são 15 vitórias coloradas, 11 do Furacão e 12 empates.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/guia-da-rodada-32-diferenca-de-pontos-cai-e-aquece-briga-pelo-g-4.html

Nenhum comentário: