sábado, 2 de novembro de 2013

América-MG vence no Horto, quebra 'dois tabus' e enterra o ASA na Série B

Equipe mineira volta a triunfar em casa após quase dois meses, bate alagoanos pela primeira vez na Segundona e volta a sonhar com acesso

A CRÔNICA 
 
por Léo Simonini

Não foi fácil, mas o América-MG voltou a vencer em casa depois de quase dois meses (a última vitória havia sido no dia 6 de setembro, diante do Guaratingueta), pôs fim a um tabu na Série B diante do ASA e torna a sonhar com o acesso à Série A. O Coelho venceu o time de Alagoas por 1 a 0, gol do lateral Danilo, o que representou a primeira vitória do time diante da equipe de Arapiraca em jogos da Segundona. Antes, o ASA tinha cinco vitórias em cinco jogos.
 

O triunfo, diante de bom público de 6.756 pagantes, para uma renda de mais de R$ 32 mil, voltou a dar ao América o direito de sonhar com a Série A em 2014. O time chegou aos 51 pontos, subiu para a sétima posição e reduziu a distância para o G-4 para apenas dois pontos, pelo menos até o complemento da rodada. Já o ASA viu suas chances de permanecer na Série B, que já eram reduzidas, ficarem ainda menores. O time é o lanterna, soma apenas 26 pontos e para sair do Z-4 teria que ter aproveitamento perfeito e ainda torcer por vários tropeços nesta reta final.

Gol do América-MG contra o ASA (Foto: Reprodução / PremiereFC) 
Com gol no segundo tempo, América-MG bate o 
ASA por 1 a 0 (Foto: Reprodução / PremiereFC)
 
Na próxima rodada, o América-MG enfrenta o São Caetano, terça-feira, às 21h (de Brasília), fora de casa, no Anacleto Campanella. Já o ASA recebe o Avaí, mas na sexta-feira, dia 8, às 21h, no Municipal de Arapiraca.

Apoio, pressão, mas placar em branco
Empurrado pela torcida que voltou a comparecer em bom número, mesmo após o revés de terça diante do Paysandu, o Coelho começou pressionando o rival. Com menos de cinco minutos, foram pelos menos duas chances de marcar. Na primeira, a defesa afastou cruzamento de Nikão, e logo em seguida foi uma confusão na área até que Elvis colocou força demais na bola e pouca direção.

Logo depois, veio a resposta do ASA. Em jogada bem trabalhada pela esquerda, Caique caprichou no cruzamento, mas antes que Lúcio Maranhão pudesse marcar, Danilo tirou de peixinho.


Os primeiros minutos foram mais elétricos, mas todo o primeiro tempo foi muito movimentado, com o Coelho sempre comandando as jogadas ofensivas. Franco atirador e virtualmente rebaixado, o ASA se fechou como pôde, segurou a pressão e ainda teve uma boa chance no fim do primeiro tempo defendida por Matheus.

Apesar do amplo domínio territorial, os donos da casa não conseguiram abrir o placar. O centroavante Alessandro se ressentiu da presença de um companheiro mais próximo no ataque, apesar dos meias Nikão, Elvis e Bady terem tentado dar opções na linha de frente. Com esse cenário, os primeiros 45 minutos foram sem gols.


Pressão, gol e apoioPoderia dizer-se que o segundo tempo começou como o primeiro, não fosse o detalhe mais importante num jogo de bola: o gol. Aos 2, o goleiro Marcos Vinicius já havia salvado em cobrança de falta de Danilo. Mas dois minutos depois não teve jeito, e foi dos pés do mesmo Danilo que a torcida mineira explodiu no Independência.

Depois de cruzar toda a área do ASA, a bola sobrou com o camisa 6, que recuperou bola quase perdida na linha de fundo, mas mesmo com pouco ângulo resolveu arriscar. Ele contou com o desvio em Samuel para sair fazendo uma grande festa.

Em desvantagem, o técnico Heron Ferreira queimou as últimas alterações, já que no intervalo havia perdido Didira, lesionado. Entraram Diogo Silva e Tallyson, que se juntaram a Wanderson, para as saídas de Reinaldo Silva e Fabiano.

As alterações surtiram pouco efeito. Mesmo com a vantagem, o Coelho continuou a pressionar, verdade que com menos ímpeto, mas dando poucas chances ao rival. Na que deu, em boa tabela pelo meio, Wanderson bateu rasteiro, com força, mas o excelente Matheus fez uma defesa incrível. Na que ele não segurou, Diogo Silva acertou o travessão em cobrança de falta próxima a área. No rebote, a bola ainda quase entrou, mas o goleiro mandou pela linha de fundo com o pé, para desespero dos alagoanos.


Apesar da melhora dos visitantes, o Coelho segurou a pressão nos minutos finais, garantiu o triunfo e voltou a brigar por uma vaga no G-4.

Nenhum comentário: