sexta-feira, 3 de maio de 2013

'Güle güle, Brasil': fã de Salve Jorge, Garay se ambienta à cultura turca


Antes de se mudar para Instambul para defender o Fenerbahçe, ponteira conhece costumes da Turquia e se delicia com café da manhã típico

Por Marcos Guerra São Paulo


O passaporte já está em ordem, mesmo que a data da esperada viagem ainda seja incerta. A ponteira Fernanda Garay mal contém a ansiedade para embarcar em uma aventura no vôlei turco. Desde que assinou contrato com o Fenerbahçe, quase toda noite é a mesma coisa: ela se posiciona à frente da TV pouco depois das 21h para ver "Salve Jorge". O que antes era apenas um hobby de uma noveleira assumida, agora é uma espécie de laboratório, em que a jogadora tem seu primeiro contato com paisagens e expressões. Ela se prepara como pode para não encarar a Turquia como uma completa desconhecida.

Fernanda Garay visitou o Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) para se ambientar às tradições e à culinária do país onde jogará por uma temporada. Recebida de braços abertos pela comunidade turca de São Paulo, ela se deliciou com um café da manhã típico e ainda pôde entender melhor as expressões aprendidas em "Salve Jorge".

- Agora os brasileiros estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a Turquia por "Salve Jorge". Sou noveleira, eu confesso (risos). Eu me ambiento mais aos pontos turísticos, porque a novela apresenta a Turquia, mas é bem brasileira. A novela me dá vontade de conhecer a Capadócia e o Grand Bazar - diz a jogadora.

fernanda garay volei café turco (Foto: Reginaldo Castro)Garay é tietada por torcedor do Fenerbahçe e prova café da manhã turco (Foto: Reginaldo Castro)

Os lenços, as botas e os pratos de porcelana do tradicional mercado turco terão de aguardar. Por ora, Fernanda Garay se contenta em aprender os costumes do país. Ela agora sabe que deverá tirar os sapatos quando entrar em uma casa de Instambul. Cumprimentar homens com um beijo na bochecha, então, está fora de cogitação. A ponteira deixou os turcos envergonhados com seu jeito caloroso de dar boas vindas, mas logo o constrangimento ficou de lado, e lá estava a jogadora, tentando aprender palavras chave para não ficar perdida em quadra.

- Não queria arriscar as expressões, porque, às vezes, vejo a novela e acho que é uma coisa, mas a palavra tem outro sentido. Agora vou anotar tudo - disse Garay.
Sou noveleira, eu confesso. Vendo Salve Jorge, eu me ambiento mais aos pontos turísticos, porque a novela apresenta a Turquia, mas é bem brasileira. A novela me dá vontade de conhecer a Capadócia e o Grand Bazar"
Ferenanda Garay

A língua será um grande desafio para a jogadora. Ela já atuou fora do Brasil, mas teve a ajuda de uma intérprete quase 24 horas por dia quando estava no Japão, na temporada 2010/11. Desta vez a ponteira descartou o auxílio.

- Não vai ter interprete na Turquia. Quero uma experiência diferente. Quero passar esse perrengue da língua (risos). Assim, consigo viver mais, aprender, ter de me virar no inglês. Agora, o turco me parece complicado, mas o Zé Roberto (que já foi treinador do Fenerbahçe) me disse que depois fica mais fácil de entender.

Se a comunicação promete ser uma barreira e tanto para Garay, a culinária não deve ser problema. A jogadora saboreou cada mordida do café da manhã oferecido pela comunidade turca de São Paulo, do bolo doce de sêmola à salada picante de batata. O chá turco, porém, foi o que mais agradou.

fernanda garay volei café turco (Foto: Reginaldo Castro)Fernanda Garay posa para foto com as bandeiras da Turquia e do Brasil (Foto: Reginaldo Castro)

- Tomamos chá o dia inteiro. Antes e depois do jogo. É como se fosse chimarrão - explicou o diretor do CCBT), Kamil Ergin.

- De chimarrão, eu entendo.  Sou gaúcha. Minha mãe vai ser a encarregada por não deixar faltar o chimarrão - brinca a jogadora, que ainda experimentou e aprovou o café turco – Já vi que não terei problemas com a comida. É tudo muito bom. Pode ser que eu volte mais gorda.

Dona Jussara Garay, aliás, visitará sua filha mais velha durante as férias da caçula Isabella. Foi a mãe que ajudou a filha a superar o perrengue provocado pelo tsunami de 2011, que abalou o Japão. A ponteira passava noites em claro, com medo dos frequentes terremotos. Um sufoco que a jogadora não espera encontrar em Instambul.

fernanda garay volei café turco (Foto: Reginaldo Castro)Garay diz que não terá problema com a culinária turca: 'Tudo muito bom' (Foto: Reginaldo Castro)

Garay já esteve na capital da Turquia, Ancara, mas pouco pôde aproveitar, já que estava a serviço da seleção brasileira. As grandes mesquitas, o calor da torcida turca e a cultura pitoresca causaram boa impressão. As boas referências das outras brasileiras que passaram pelo Fenerbahçe também pesaram para a escolha da ponteira pelo time de Instambul.

- Logo que veio a oportunidade de jogar na Turquia eu lembrei as coisas boas que o Zé Roberto e a Fabiana me falaram. Vi um clube com estrutura, em que eu poderia estar bem amparada. Além disso, gostei dos desafios que me foram propostos. A última temporada não foi de bons resultados para o Fenerbahçe, então tenho de levar o time ao topo. Essa experiência fará com que eu amadureça - disse Garay.

Expressões de Salve Jorge
Merhaba Oi
Güle Güle Tchau
Tamam Está bom
Evet Sim
Yok yok Não, não
Hadi Vamos, rápido
Maşallah Que Deus te proteja
 A ponteira só conhece uma futura companheira. A sul-coreana Yeon-Koung Kim, melhor jogadora das Olimpíadas de Londres, era adversária na temporada japonesa e agora será aliada de Garay. Se sua nova equipe ainda é desconhecida, a brasileira já pôde sentir o calor e a pressão da torcida do Fenerbahçe. Na visita ao CCBT, o fanático Samet Çobanoğlu pediu para Fernanda vestir a camisa do clube pela primeira vez e fez uma cobrança: quer ver a jogadora ter o mesmo sucesso que o meia Alex teve no futebol - ele até ganhou estatua.

- Já tive oportunidade de ter contato com a torcida turca e vi que é uma coisa impressionante mesmo. Tem de jogar tudo, especialmente contra o rival Galatasaray. O Osasco também tinha uma torcida muito presente. Vou tentar fazer como o Alex (que ganhou uma estatua). É difícil alcançar essa meta, mas quem sabe.

Fernanda Garay só deve se mudar para Instambul entre outubro e novembro. Na próxima segunda-feira, ela se apresenta a Zé Roberto para a preparação da seleção brasileira, que tem o Grand Prix como maior objetivo do ano. Entre treinos com o Brasil, a ponteira vai se familiarizando com as poucas palavras que já sabe em turco. Por ora, ela apenas ensaia o adeus: “Güle güle, Brasil!”

* Agradecimento especial: Centro Cultural Brasil-Turquia, no Jardim Paulista, em São Paulo.

Acompanhe os vídeos do SporTV News

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/gule-gule-brasil-fa-de-salve-jorge-garay-se-ambienta-cultura-turca.html

Nenhum comentário: